Palheta?

Autor Mensagem
Wilson Fisk
Veterano
# out/04
· votar


Cada um pode usar a técnica que melhor lhe agradar. O uso de palheta pode, realmente, comprometer a agilidade quando se deseja fazer arpejos com precisão, mas na hora de produzir uma batida forte e bem estridente ela é praticamente insubstituível. Eu toco violão folk - e mesmo guitarra - sem palheta na maioria das vezes, pois usando os dedos consigo obter variações mais interessantes, embora muitos achem que o som perca um pouco do brilho. Tudo é uma questão de gosto. Vocês já devem ter ouvido/visto Edward Van Halen tocar guitarra usando uma furadeira na música "Poundcake"... tudo é uma questão de gosto.

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


Caraca meu ouçam ou vejam Eduardo Agni, joel Colman que são brasileiros e tocam two hands com violão. Ouçam Laurence Jurbert catem coisa do grupo D'Alma, Camarilha, Quaternaglia,Hélio Delmiro, Heitor TP, Tião Carreiro, Yassir Chediak, Banda Dom..........
O Robson Miguel e o Gauchão que esqueci o nome são para mim identicos em espédie ao Malmsten tocam muito mas não dizem absolutamente ...nada.
Ouçam Toninho Horta, Perinho Santana, Pepeu Gomes, Jimmy Raney ( acho que é assim que se escreve, ele tocava com Stan Getz)

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


Desculpem os erros de portugues na mensagem anterior

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Greenwood

Esta foi a primeira mensagem deste tópico:

eu gosto muito de tocar cifra. eu to tentando me acostumar a usar palheta.mas olha: me disseram que "nao existe ficar tocando musica com acorde com a unha,tem que usar palheta"
se isso for verdade,pra que crescer a unha?ou ele esta enganado?


O cara então está pedindo uma opinião e eu dei a minha...só isso...logicamente ele faz o que achar melhor para ele, que certamente, o melhor para ele não deve ser o melhor para mim e vice versa...:D

Fabiane Ferreira de Almeida
Veterano
# out/04
· votar


o que é um CD unplugged

Greenwood
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd

Valeu Al! É sempre bom lembrar a gênese das questões! A gente acaba deturpando um pouco.


Fabiane Ferreira de Almeida

Que nomezão, hein? Fabi ficaria mais cool...
Unplugged vem do inglês: "desplugado". Ou seja: acústico. A moda do momento.

Volrath
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd

acostumei a usa paleta..... agora nem fudeno q consigo toca sem.... fica uma bosta..... a guitarra estraga a habilidade com os dedo....

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Fabiane Ferreira de Almeida

É o mesmo que acústico. Sem plugg...hahaha...tô sem palavras agora para descrever Unplugged.....

Greenwood

Hehehe....tá falado companheiro!!!

Volrath

Você tem razão nesse ponto. Eu fiquei um certo tempo tocando violão só com palheta. Nessa época eu tocava muito Rolling Stones no violão. Foi na época em que eles soltaram aquele CD unplugged, lembra? Daí eu perdi uns 80% na minha habilidade de harpejar. Estava parecendo um iniciante no violão. Os dedos não queriam me obedecer. Então eu larguei a palheta na hora...:D

Volrath
Veterano
# out/04
· votar


kra, eu n largo a paleta, pq to juntano dinhero pra compra uma guitarra nova.... enqto eu n compro ela, to tocano violaum pra n perde o gosto....se eu comeca a usa os dedo, tenho medo de perde a habilidade com a paleta, ai jah era.... hehehe

UnderCover
Veterano
# out/04 · Editado por: UnderCover
· votar


meu..eu acho o seguinte...o que impede o cara de tocar com ou sem palheta?? Meu, vai tocar um rockinhu..usa palheta, usa a que quizer, a qual vc acha melhor, dura mole. Vai tocar uma coisa mais dedilhada?? Toca com os dedos..usa os dois porra. Eu geralmente toco soh com os dedos...meu violao é um Eagle aço...mas sempre tenho uma palheta comigo..a gente nunca sabe quando vai precisar =)

Parece que nego quer que o cara soh toque com os dedos ou com a palheta...usa os dois dependendo do que for tocar..issu eh normal.

Metal Contra as Nuvens eh tesao...to sempre tocando nos churrasquinho da galera...o povo endoida. =)

[]'sss

Paulinho Eletrico
Veterano
# set/08
· votar


ma verdade eu keria saber se tem algo de errado em tokar um violão eletrico aço apenas cm os dedos sem palheta??

qm puder me ajudar agradeço

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Paulinho Eletrico
não tem nada de errado. cada toca como preferir.

há quem diga o contrario, que é errado tocar violão nylon com palheta. violão erudito não usa palheta, mas popular vale tudo.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Paulinho Eletrico

Como disse o kiki, no popular vale tudo. Eu, do erutido, soumais limitado: fui tocar sábado, de convite assim inesperado, e tinha o meu violão de sete cordas sem volume nenhum, com corda velha e acústico, e um cara me ofereceu um excelente violão de aço, "eletrucutado". Fiquei com o meu mesmo, pois o aço ia acabar com minha unha. Além do mais, eu não vejo graça nenhuma num violão de aço: timbristicamente falando, ele tem muito menos opções. No violão de nylon, só o fato de você mudar a unha, o tipo de toque, ou um centímetro mais pra perto do cavalete ou dos trastes, já dá uma diferença timbrística enorme, que dá pra usar na hora de tocar. A palheta, inclusive, limita muito neste sentido: além de ser praticamente impossível tocar coisas como Prelúdio n° 1, do Villa, com palheta na mão, a variação tímbrica também é menor. Vai tocar Estudio sin luz, do Segóvia, com palheta, vai! Nunca vai conseguir, nem chegar perto (e olha que é uma peça razoavelmente fácil).

Enfim... Eu prefiro continuar super-chato-perfeccionista-detalhista-metódico-sistemático-violonista- clássico e fazer o que me dá na telha com meu instrumento, com unha mesmo, sem palheta (que unha substitui palheta, inclusive com vantagens no nylon), variar timbres, volume, etc.. na música como eu achar que deve ser e talz, a achar que tocar violão é botar uns acordes na mão esquerda e puxar de qualquer forma na mão direita.

Pode tocar sem palheta no aço sim, como quiser (nossa, finalmente eu respondi sua pergunta!), mas a sua unha vai estar em problemas (se você deixa crescer, né?), e se não deixa crescer, os calos nas pontas dos dedos da direita surgirão!

Timo
Veterano
# set/08
· votar


Galera..
qual seria a melhor tensão de encordoamento pra quem toca mais batido violão de aço?.. dizem que 0.10 tem o mellhor timbre mas 0.11 e 0.12 são mais seguras... enfim.. qual melhor?
Aliàs, outra questão: violão de aço... Crafter ou Takamine pra quem gosta de um som mais seco com um timbre variando entre agudos e graves?

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Timo

Bom, o timbre de uma corda mais leve, menos tensa, é sempre mais aveludado, melhorzinho, mais limpo. Uma 0.09 seria excelente, mas 0.10 também dá.

Quanto a marca, variará de modelo para modelo, então... E eu mesmo não saberia indicar bem um aço...

Facchini
Veterano
# set/08
· votar


vagalume

sahuauhshua =D

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Facchini

Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Pardal
me ofereceu um excelente violão de aço, "eletrucutado"
kkkkkk

ficou chocado?

Paulinho Eletrico
Veterano
# set/08 · Editado por: Paulinho Eletrico
· votar


Pardal

Eh eu jah tokei em um violão aço uma vez só....nada de mal aconteceu com a minha unha...rsrsrsrsr....q eu deixo crescer sim....

quando eu adquirir meu proprio violão aço vamos ver o q acontece....vlwww pela super explikaçãoo.....obrigadão de verdade...[b][/b]

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Eu toco na unha, tanto nylon como aço e também guitarra.

Sem trocadilho, acho o som das unhadas mais "orgânico".

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Pardal
Paulinho Eletrico
erico.ascencao
eu não uso unha. tentei e nao consegui, minha unha é muito fraca, ela entorta, quebra, etc.

e prefiro o dedo. acho o som mais macio.
pra aço doi um pouco, acho que é questao de costume (nao tenho violao aço).
e as vezes uso palheta no nylon mesmo.

TioAle
Veterano
# set/08
· votar


Pardal

Bom, o timbre de uma corda mais leve, menos tensa, é sempre mais aveludado, melhorzinho, mais limpo. Uma 0.09 seria excelente, mas 0.10 também dá.

professor, vou ter que discordar de vc pela primeira vez no fórum...rs... o calibre da corda (estamos falando de violão de aço) tem influência com sua construção.

exemplo: pegue um violão jumbo, e coloque cordas 0.09.... o som fica pobre, muito xoxo, ruim de harmonicos, mesmo regulando ele bem, pegue esse mesmo violão regule-o para cordas 0.11 ou 0.12, terá um ganho de qualidade sonora muito considerável, torna-se outro violão, os violões jumbo em sua maioria são conebidos para trabalhar com cordas 0.12, nem por isso ficam mais "duros", pelo contrário isso é regulagem do instrumento, o 0.12 fica super macio bem regulado, e fica com o som mais aveludado tbm, o contrário tbm é válido, existem violões que ficam mais agradáveis com 0.09.

depende muito da construção do violão, para saber a melhor escolha de cordas, junto com seu gosto pessoal de timbres, vc escolhe a melhor corda para o conjunto, instrumentista e intrumento.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


kiki

ficou chocado?

Não, nem peguei no violão.

eu não uso unha. tentei e nao consegui, minha unha é muito fraca, ela entorta, quebra, etc.

e prefiro o dedo. acho o som mais macio.
pra aço doi um pouco, acho que é questao de costume (nao tenho violao aço).
e as vezes uso palheta no nylon mesmo.


Com a unha, dá pra fazer vários timbres, inclusive o timbre só do dedo, com a vantagem de dar mais volume. É só saber usar. Mas, claro, é questão de costume.

TioAle

professor, vou ter que discordar de vc pela primeira vez no fórum...rs... o calibre da corda (estamos falando de violão de aço) tem influência com sua construção.

exemplo: pegue um violão jumbo, e coloque cordas 0.09.... o som fica pobre, muito xoxo, ruim de harmonicos, mesmo regulando ele bem, pegue esse mesmo violão regule-o para cordas 0.11 ou 0.12, terá um ganho de qualidade sonora muito considerável, torna-se outro violão, os violões jumbo em sua maioria são conebidos para trabalhar com cordas 0.12, nem por isso ficam mais "duros", pelo contrário isso é regulagem do instrumento, o 0.12 fica super macio bem regulado, e fica com o som mais aveludado tbm, o contrário tbm é válido, existem violões que ficam mais agradáveis com 0.09.


Eu não sou nem de longe um bom entendedor de violões de aço, mas acredito que se o violão depende de uma corda específica para funcionar, ele não é um bom violão. Se ele está bem calibrado, você escolhe a corda com base na sua preferência, e o violão se encarrega do resto (claro que depende da qualidade da corda também). Mas, denovo, não sou um grande entendedor do assunto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palheta?