Violão Clássico com Palheta

    Autor Mensagem
    3D
    # dez/02


    olá,
    Gostaria de saber se é recomendável tocar violão clássico com palheta, sem ser dedilhado. Ouvir falar que palheta é melhor para elétricos.

    ?
    # dez/02


    A diferença é no som...
    Violão clássico (cordas de nylon), tendo as cordas mais macias, se pode tocar com os dedos de forma bem confortável, dando um timbre mais suave e baixo.
    Já no violão elétrico (cordas de aço), pela distância entre cordas e pela tensão das mesmas, se torna bastante confortável tocar-se com palheta, dando um timbre mais brilhante e alto.
    Mas, tocando num clássico, se quiser um timbre mais voltado ao agudo, tenta tocar perto da ponte...
    Espero ter ajudado

    Silas
    # dez/02


    Depende do que você quer dizer...
    Se for violão estilo clássico,como músicas de Villa Lobos por exemplo,ficaria difícil...
    Mas,se for violão modelo clássico,com o 12º traste encostado na caixa do violão,não tem problema nenhum!

    johnny
    # dez/02


    É impossível tocar violão clássico com palheta! E eu acho o timbre de um violão clássico bom, bem construido com as madeiras certas, é o melhor que existe entre os violões. Se vc colocar umas cordas de alta tensão vc consegue tirar bem mais volume que em um violão de cordas de aço. Tipo, mas tem que ser um violão clássico bom, nível de João Batista, Ramirez, Abreu, ... esses caras que só fazem violão bom!

    3D
    # dez/02


    Pq é impossível? Vilão clássico que eu digo é o modelo, mas não necessáriamente vou tocar músicas que "só" podem dedilhadas, com a palheta... nunca vou tocar Garota de Ipanema assim, por exemplo.

    johnny
    # dez/02


    A táh! Se é o modelo de violão... tudo bem! Vc toca como vc achar melhor, mas o estilo clássico naum dá pra tocar com palheta!

    Sversut
    # dez/02


    Violão clássico é qualquer violão com nylon. POde ser um Giogio antigão remendado que é clássico. Portanto, tem violões e violões clássicos.
    Músicas clássicas, como manja o Jonny, não cabe palheta, mas dedos.
    T+
    Sversut

    Coringa
    # dez/02


    O violão clássico é um dos instrumentos mais versáteis que existem.... portanto toque do jeito que preferir, tenho um e toco dedilhando e com palheta, de acordo com a música que quero tocar.....
    Se vc tá querendo uma dica, faça o que bem entender, não fique muito preso a regras....
    Espero ter ajudado....

    nukebass
    # dez/02


    Cara, o Malmsteen toca violão clássico com palheta e não decepciona!!! Ouça o disco orquestrado dele!!!

    Anônimo
    # dez/02


    geralmente esses violoes q dizes classico como o da di giorgio sao soh uma violao de qualidade media entre o de estudando e top

    tocar uma musica classica com palheta seria mto dificil...

    johnny
    # dez/02


    Difícil??? É impossível! Naum dá pra tocar acordes com a palheta, fazer a melodia e o baixo juntos ao mesmo tempo! Vc pode solar com a palheta, fazer acordes rasqueados, mas vc não consegue fazer com uma palheta nem 10% com o que vc pode fazer com quatro dedos!

    johnny
    # dez/02


    Dae nukebass! Eu conheço este disco do Malmsteen, é massa! Mas pegue uma de Andres Segovia e dae compare o violão clássico! O som do cara é inconfundível!

    Rafael Librenz
    # dez/02


    Eu não toco música clássica. Toco rock, pop, coisas que tocam por aí, etc.

    RARAMENTE (muito raramente) toco sem palheta. Não consigo fazer sem palheta no violão o que faço com ela. Só quando tem algum Riff que use dueto, aí não tem como usar palheta.

    Eu sou assim: sem palheta ou sem violão é quase a mesma coisa, tenho que ter os dois.

    Rafael Librenz
    rafael@profissom.com.br
    htpp://www.librenzcifras.cjb.net/

    Sversut
    # dez/02


    Rafa,
    No meu caso é o contrário: ainda acho que não aprendi tocar estilos pop/Rock com palheta.
    Sei lá. Meu violão é eletroacústico de aço. O som fica uma barulhera metálica.
    Qual o skema??
    Falowwwww
    Sversut

    Rafael Librenz
    # dez/02


    Dae Sversut!!

    Beleza, véio? Lembra de mim? A gente já chegou a se corresponder por email, falando de violão...

    Cara, eu não sei com violão de aço, o meu é nylon, mas... Até pra te falar a verdade já toquei com violão de aço, sem palheta, e pelo que me lembro foi o dia que eu mais senti falta dela, as cordas de aço esbulaglharam meus dedos, aquelas pelezinhas sensíveis fininhas que ficam embaixo da unha, sabe?? Baaah, véio... Sei lá, eu não sei tocar sem palheta...

    Falô!! ;-)

    Rafael Librenz
    rafael@profissom.com.br
    http://www.librenzcifras.cjb.net/

    Sversut
    # dez/02


    Grande Rafa,
    Lembro do Senhor. Captei umas musykynhas no seu syte e trocamos figurinhas.
    Mas no meu caso já foi foi a pelinha que disse, então não problema o aço. A ponta dos meus dedos é um cascão só.....
    ( )
    Sversut

    Coringa
    # dez/02


    Escutem André Geraissati ( acho que é assim que escreve ) vejam o som que o cara faz com as cordas de aço!!!!!!!!!!!!!
    É muito bom!Ele não usa palheta mas tem as unhas compridas e toca dedilhando e usando a unha do indicador como uma palheta....

    sversut
    # dez/02


    Corinthiano,
    Onde ouvir essas músicas do /andré??
    Falow
    Sversut

    Régis Renner
    # dez/02


    Não se deve entender por violão clássico aquele cujas cordas são de nylon, poxa... peças partituradas para violão vem com designações para cada dedo em cada corda e em cada casa do violão, ainda não vi até hoje(que eu me lembre) alguma partitura com símbolos referentes à paletas, lembrem-se sempre: "Unhas são paletas naturais." ; e por isso mantenha um padrão de tamanho das unhas da mão direita, cabe somnete à vc controlar, força, intensidade e timbre para com as cordas de nylon...

    Coringa
    # dez/02


    Resp. Onde ouvir André:

    Eu não sei muito bem, mas se vc tem kasa ou qualquer programa do tipo não deve ser tão difícil de puxar, caso vc não tenha o programa ou o PC que dê pra fazer esse tipo de coisa, vá até a FNAC (SP) , lá vc pode ouvir os cds antes de comprar...
    ou procure em lojas de cd mas tem que ser loja gde

    Rafael Librenz
    # dez/02


    Pra mim os dedos da mão esquerda (sou destro) ficam cascudos... mas no início era muito mais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Clássico com Palheta