Palheta?

Autor Mensagem
Sabbath93
Veterano
# out/04


eu gosto muito de tocar cifra. eu to tentando me acostumar a usar palheta.mas olha: me disseram que "nao existe ficar tocando musica com acorde com a unha,tem que usar palheta"
se isso for verdade,pra que crescer a unha?ou ele esta enganado?

SsubwooferR
Veterano
# out/04
· votar


a unha grande eh pra dedilhar, palheta eh mais pra baladinha rock, musica de guita.. E isso de toca com a unha não existe eh bafo, dexa qeto e toca do jeito q sair melhor!

SsubwooferR
Veterano
# out/04
· votar


a unha grande eh pra dedilhar, palheta eh mais pra baladinha, rock, musica de guita.. E isso de toca com a unha não existe eh bafo, dexa qeto e toca do jeito q sair melhor!

SsubwooferR
Veterano
# out/04
· votar


hehehe mandei a msg duas vezes.. so meio lerdo ainda nesse forum

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Sabbath93

´depende do estilo que vc quer tocar!!
Só toca violão com palheta quem nao toca violão e sim guitarra! violão não se toca com palheta! mas enfim, depende do estilo!

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


(MODO HUMILDE PENSAMENTO DO GABRIEL ON)

Eu penso que usar palheta ou os dedos, depende do jeito que a pessoa se adaptar ao instrumento... depende do tipo de musica que a pessoa vai tocar... depende do jeito que a pessoa aprendeu a tocar ou começou a tocar... etc. Então penso que seja escolhe pessoal de cada um...

(MODO HUMILDE PENSAMENTO DO GABRIEL OFF)

MacCa
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

É isso que eu digo pra todo mundo, mas insistem em me chamar de doido... pô, pouquíssima gente que eu conheço sabe tirar proveito de um violão, e ainda compara-o à guitarra, dizendo que guitarra é melhor, que o violão é limitado.. claro, os manés querem tocar powerchords e solos do angra no violão...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


MacCa

claro, os manés querem tocar powerchords e solos do angra no violão...

é por isso que eu mencionei que so toca violão com palheta quem nao toca violão e tem profundo desconhecimento das possibilidades do violão! instrumento qual o grande compositor Leo Brouwer se refere como orquestra portátil!!!

o que é verdade! agora com palheta nao da pra tocar nada de bom, a não ser que esteja querendo tocar uns acordes para acompanhar o canto ou simplesmente nao queira gastar as unhas num horrível violão com cordas de aço!!!

é isso!

jao
Veterano
# out/04
· votar


[b][/b]Balbino Júnior

que coisa feia falar mal dos violões com corda de aço hein?
Pois saiba que tenho o conheciomento de pessoas que tocam violão clássico e tiram um som "cristalino" desses violões, sim claro, eles foram construidos a principio para se tocar umas batidas.
foram feitos para serem uma guitarra acústica, um negócio mais legião, mais paralamas, mas mesmo assim nada impede de se tocar classico em um violão com corda, usando os dedos, unhas e tudo que se possa ter direito
abraços

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Jao!!!

Foi mal pela parte que ofendeu os violoes de aço!
hahahahahhahahahhaha

DICA!!! coloque a palavra que quer deixar em negrito entre os dois bs! eu aprendi isso agora tb! heheheheh

é assim Balbino Junior!!!

FALOW!!!!

Greenwood
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Esse lance de colocar todo mundo num saco só e chamar de mané é meio complicado...

Exemplifico: Atualmente o Victor Biglione está numa turnê com o Wagner Tiso. O primeiro toca um violão de aço com palheta e o segundo piano de cauda, óbvio. Ambos gravaram um CD ao vivo chamado "Tocar", cheio de releituras para clássicos que os mesmos compuseram no passado, e cheio de arranjos e solos de violão. Aço com palheta, lógico... como deve ser!

Será que estou falando de músicos medíocres?

Greenwood
Veterano
# out/04
· votar


Todos

Na íntegra, se me permitem:

"Eu já venho fazendo com cordas de aço. Tem um disco que eu fiz com o Marcos Valle no ano passado e teve aquele que eu fiz com Andy Summers, que também foi com cordas de aço. Então, eu aproveitei a minha técnica de palheta porque quando eu passei para o violão, ao invés de pegar o de nylon, que é aquela coisa característica brasileira, eu tentei dar uma revalorizada em uma coisa que já se usou muito no Brasil, que foi o violão de aço, nas mãos de Dilermando Reis, nas mãos do Antônio Rago e nas mãos de violonistas internacionais como Django Reinhardt, um grande jazzista que usava violão de aço também. Eu achei que o Brasil tinha abandonado um pouco a coisa do violão de aço como solista, só usava o violão de aço para acompanhar baladas pops... Então, de uns dez anos para cá, eu resolvi revalorizar esse instrumento no Brasil, mostrar como o violão de aço também pode solar bonito, aproveitando a técnica de palheta de guitarra (...)
o som fica mais pulsante, mais incisivo, na hora que vai solar fica claro. E fica uma sonoridade diferente também para não cair naquele lugar-comum do duo violão-piano, que é sempre aquela sonoridade do nylon... Então, ficou muito interessante, o Wagner gostou também, soma muito bem com o piano, tem hora que até confunde, a gente não sabe o que é violão, o que é piano. Tanto eu como o Wagner temos muita versatilidade."

Victor Biglione.

Bom... não preciso dizer mais nada, os clássicos aqui deste fórum é que vão precisar rever os seus (pré) conceitos!!!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


EU SEI QUE OS VIOLONISTAS (OS GRANDES) DO BRASIL ANTIGAMENTE TOCAVAM COM CORDAS DE AÇO, POIS NO BRASIL NAO TINHA OUTRA OPÇÃO POIS AS CORDAS DE TRIPAS NAO ERAM FACILMENTE ACHADAS!
SOBRE MEU CONCEITO!!! NAO VEJO NADA DE BOM AO TOCAR-SE VIOLÃO DE AÇO! NAO GOSTO! É UM GOSTO MEU! EU ADORO A OBRA DO DILERMANO, MAS NAO SUPORTO OUVIR QUALQUER GRAVAÇÃO ORIGINAL! MAS E DAI É GOSTO MEU! E ELE NAO TINHA MUITA OPÇÃO!

QUANTO A SE TOCAR VIOLAO COM PALHETA! ACHO IDIOTICE! NAO GOSTO E NAO VEJO PORQUE! O QUE ELE FAZ? MELODIAS QUAIS O PIANO ACOMPANHA? OU HARMONIAS PARA O PIANO FAZER A MELODIA!? QUAL É! NAO VEJO SENTIDO NISSO! TOCA-SE ENTAO COM UMA GUITARRA SEMIACÚSTICA! ACHO QUE FICA MELHOR!!!

MAS É MINHA OPINIAO! E EU SOU MAIS OUVIR SEGÓVIA DO QUE CANHOTO OU DILERMANO! JUSTAMENTE PELA CONCEPÇÃO DO INSTRUMENTO E CORDAS! MAS E DAI!!! ISSO É UM GOSTO MEU!!! NAO POSSO OBRIGAR NINGUÉM A PENSAR ASSIM!

ABRAÇOS!

jao
Veterano
# out/04
· votar


[/b]Balbino Júnior[b]

Muito obrigado pela dica! e digo mais, defendo com todas forças teu direito de ter sua individualidade, como diria um grande pensador que esqueci o nome no momento " odeio tuas idéias e tudo que sai de tua boca, mas morreria pelo seu direito de poder dize-los"
Apoiado

[/b]Grennwood[b]

Exatamente meu amigo, preconceito não ta com nada!!!!

Abraços a todos

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Acho que o violão de aço tem sua sonoridade e função de acompanhamento muito bonita no jazz e no blues, porem trata-se de um instrumento de acompanhamento com uma sonoridade peculiar e adequada apenas a algumas ocasioes e estilos. Acho-o mais adequado a captação devido a sua sonoridade não muito rica. Neste caso a palheta não deixa de ser adequada ainda mais porque as unhas em aço se gastam muito rapido.

Agora violão de nylon = dedilhado, não tem jeito, quem toca nylon com palheta é guitarrista que não sabe tocar violão.

ggv
Veterano
# out/04
· votar


evitaerc
quem toca nylon com palheta é guitarrista que não sabe tocar violão.

Só prá chatear, tenho um contra-exemplo. Os caras do LAGQ às vezes usam palhetas em nylon. O CD se chama Labyrinth.

Sobre violão de aço na música brasileira. Para quem realmente se amarra em Django Reinhardt, o sonho de consumo é um violão Selmer dos anos 30 para repetir aquele som das gravações.

Aqui no Brasil não vejo ninguém tentar duplicar a sonoridade do Dilermando Reis. Quer dizer, cordas de aço num Giannini de 1940.

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


ggv

PQP Django é arrebatador, meu deus do ceu o cara é bom pra caralho!!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


ggv

Voce ouviu um cd, ouve ele ao vivo para ver o som fraco, sem peso e sem volume que ele tira do instrumento ao vivo, sem amplificação, mixagem, computador ou mesa entre a palheta e seu ouvido.

ggv
Veterano
# out/04
· votar


evitaerc
PQP Django é arrebatador
Como compositor e improvisador. Mas além disso tem um mundo de gente que quer tirar aquele mesmo som. A gente não tem esta mesma idolatria pelo Dilermando. Quero distância de um Giannini fajuto com cordas de aço.

Para quem quer tocar just like Django, tem este site formidável. Até te ensinam a fazer os acordes com 3 dedos (Django tinha um a menos na mão esquerda).

http://www.hotclub.co.uk/

ggv
Veterano
# out/04
· votar


evitaerc

Sobre LAGQ e palhetas, realmente só conheço de gravação. Mas o interessante é que eles são violonistas clássicos prá ninguém botar defeito, mas usam técnicas não ortodoxas de vez em quando.

MacCa
Veterano
# out/04
· votar


Sabbath93

Agora que eu reparei a ambigüidade no seu texto (eu sou chato com gramática, não liga não)...

eu gosto muito de tocar cifra...

Parece que existe um instrumento chamado cifra.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


MacCa

Parece que existe um instrumento chamado cifra.

HAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHA

PALHETA É PRA GUITARRISTA!

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Realmente, são os guitarristas que tocam violão de cordas de nylon com palheta, porque já estão acostumados a fazer uso delas na guitarra. Eu não uso palhetas faz anos, nem sei se ainda as tenho em casa. Sou muito mais rápido no solo com o uso dos dedos livres e tocando assim fico mais livre pra fazer o que for preciso.

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

eu toco violão com palheta, pois os dedos da mão esquerda não funcionam por um acidente que sofri.

então tenho que virar as cordas e tocar como canhoto, e sempre com palheta.

também toco baixo e guitarra com palheta, pelos mesmos motivos.

pra quem gosta de corda de aço, até dá, principalmente para se acompanhar, mas tocar violão bem tocado, com cordas de nylon e com a harmonia que o instrumento possibilita, acho que os dedos ajudam muito.

no samba então, fica muito ruim de tocar com palheta.

ainda bem que não curto muito samba.

Rey
Veterano
# out/04
· votar


E pra tocar viola caipira? As cordas são de aço e é impossível colocar cordas de nylon. A grande maioria dos violeiros mais famosos toca com as unhas mesmo, já que a palheta limita muito a técnica. Procurem ouvir Paulo Freirel, Passoca, Roberto Corrêa pra ter uma idéia...

vagalume
Veterano
# out/04
· votar


[b]fa[b]

vagalume
Veterano
# out/04
· votar


[b/]frs[b]

vagalume
Veterano
# out/04
· votar


bflwb

vagalume
Veterano
# out/04
· votar


desisto alguem me ensina aew =PPPPPPPPP

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


vagalume

Clica em cima do nome da pessoa pra quem você quer mandar a mensagem, que o nome aparece na janela de digitação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palheta?