Palheta?

Autor Mensagem
Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Na verdade eu toco violão, seja qual estilo for, sem palheta. Tendo a unha do dedo indicador grande, pode-se fazê-la de palheta.:D

dekoz
Veterano
# out/04
· votar


Eu, como roo unha toco violão e guitarra da mesma forma...com a palheta e os dedos juntos

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Penso da seguinte forma:

Você tendo as unhas crescidas nos dedos da mão direita, te possibilita mais liberdade e rapidez para encontrar e atacar as cordas do violão, do que tendo uma palheta entre os dedos. Com uma palheta, a mão direita tem que ficar subindo e descendo muito e no caso de você precisar ferir mais de uma corda, a coisa complica.

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Estou me lembrando do Mark Knoppler, que mesmo na guitarra o cara não usa palheta. E os solos dele, são muito bons!!!!

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


OI independente da tecnica utilizada acho que nos dois meios há genios, vejam, ouçam John Maclaughlin, Philip Caterine usam palhetas, ouçam o grupo D'Alma, Quaternaglia, Maogani
Mozart Mello, são qualidades diferentes e possibilidades criativas da mesma arte. Nylon com palheta também tem seu valor
Abs.
Gama

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


GAMA

John Maclaugu]hlin é guitarrista, esse segundo não conheço

Fabiane Ferreira de Almeida
Veterano
# out/04
· votar


queria saber se tem alguem ai que pode me dar uns toques sobre ritmos estou obsecada por isso e nao acho ninguem para me ajudar
Help me please!!!!!!!!

Greenwood
Veterano
# out/04
· votar


Fabiane

Esse negócio de não-se-quantas pra cima e não-sei-quantas pra baixo é muito limitante! Vai ser muito ruim vc começar assim! mesmo se for com Legião... Cada música tem uma dinâmica diferente.

Que tal vc ouvir um monte de CDs unplugged e tentar no violão? O próprio acústico do legião é ótimo pra isso... experimenta "Metal contra as Nuvens". Tem uma batida super psicodélica...

Ahhh!!! E não esqueça da palheta. Experimente uma Fender Thin. Violão de aço com palheta é tudo!

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


evitaerc
Oi, ouça ele tocando violão aço ou nylon
http://www.italway.it/morrone/WBTG-videos.htm
entre outras coisas.
Gama

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


Philipe Caterine participou de uma das formações do guitar trio, que depois ficou famoso com a formação Al di Meola e Paco de Lucia e o John Maclauhglin.
Larry Corryel também participou em certa época.
Em geral esses não tocam repertório clássico. o que não os desmerece mas poucas vezes vi um violonista erudito tocar coisas assim como os citados, lembro de ter visto o D'Alma ao vivo e era impressionante bem como um grupo carioca acho que se chama Camarilha muito interresante
Gama

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Greenwood


Boa idéia, essa dos CD's Unplugged.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


GAMA

Desde quando o Quaternaglia toca com palheta!?? Vc ta ficando Maluco!?
Eu sou amigo de 2 dos musicos do quaternalgia, não tem nenhuma coerencia sua afirmação!

www.quaternaglia.com.br

lá tem coisas pra ouvir!

Greenwood
O próprio acústico do legião é ótimo pra isso... experimenta "Metal contra as Nuvens". Tem uma batida super psicodélica...

Sem comentários! essa afirmação é no mínimo hilariante! rs!

Al Majíd
Tendo a unha do dedo indicador grande, pode-se fazê-la de palheta.:D

Não entendi!!! isso foi uma pergunta?

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


GAMA

Não gostei, alem disso este violão esta amplificado assim é mole e não da para comparar!! Mas mesmo estando amplificado o som não fica a mesma coisa quando utiliza-se palheta, o processo de extrair o som da corda de nylon é muito mais sutil e sensitivo do que o utilizado no aço, e por necessitar de um feedback muito maior é impossível tirar o mesmo som com a palheta.

Eu nunca gostei deste trio do Paco de Lucia com o John Mc Laughlin e o outro, achei o cd deles uma presepada sem paralelos, o velho e puro exibicionismo sem proposito...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


evitaerc
o velho e puro exibicionismo sem proposito...

Concordo com vc!!!

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior
Tendo a unha do dedo indicador grande, pode-se fazê-la de palheta.:D

Não entendi!!! isso foi uma pergunta?


Não. Isso é o que faço quando necessário.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


A tá!!! rs! vai acabar com sua unha! rs!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


GAMA

Pra não ser radical 100% teve uma musica que eu gostei (não tenho certeza se é desse CD) ela se chama "Letter from india" se não me engano.

Leandro Brito
Veterano
# out/04
· votar


escreve entre os dois [b]aqui[b/]

cefas
Veterano
# out/04
· votar


depende da musica, do estilo, da sua pegada e de varios outros fatores.... toca do jeito q fica melhor

Cheiro de Bode
Veterano
# out/04
· votar


Galera, não acredito que vocês polemizam tanto com um assunto tão simples.
A técnica do violão clássico é tocar sem palheta. As unhas proporcionam um som mais potente do que tocar com os dedos. Só que o violão clássico tem cordas de tripa de carneiro (depois é que se inventaram o nylon). Se o sujeito tocar num violão de corda de aço ou guitarra com a técnica de violão clássico, vai arrebentar as unhas todas. Unha é para tocar tripa. Corda de aço se toca com palheta. É só isso.
Conheço um guitarrista toca com encordoamento extra-hard e pensa que tá tocando violão, mas eu mesmo não tenho unhas suficientemente fortes para fazê-lo.
É outro jeito de tocar, outra linguagem, outro instrumento.
Pra quem tem preconceito, digo que o Victor Biglione (andaram falando nele lá atrás) tem uma técnica de palheta tão aprimorada que se o desgraçado quiser você jura que ele está dedilhando com a unha.

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Se o sujeito tocar num violão de corda de aço ou guitarra com a técnica de violão clássico, vai arrebentar as unhas todas

Pois é...não sei como é que o Dilermando Reis aguentava aquilo...:D

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


"Desde quando o Quaternaglia toca com palheta!?? Vc ta ficando Maluco!?
Eu sou amigo de 2 dos musicos do quaternalgia, não tem nenhuma coerencia sua afirmação! "

Eu disse - Independente da tecnica usada....

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


Se o sujeito tocar num violão de corda de aço ou guitarra com a técnica de violão clássico, vai arrebentar as unhas todas

Pois é...não sei como é que o Dilermando Reis aguentava aquilo...:D


Ouçam se conseguirem achar Laurence Jubert.

Centauro
Veterano
# out/04
· votar


Para se explorar e tocar "ricamente" um violão tem que ser como os dedos mas o violão é um instrumento complexo e completo, por isso existem N possibilidades de uso de acordo com as características. Gosto do som do aço cristalino, claro e limpo, seja com os dedos para se desfrutar das possibilidades do instrumento, seja com palheta que acho bom quando acompanhado em banda, principalmente por baixo. A palheta é técnica prá guitarra mas mesmo uma guitarra semi-acústica, nunca vai ter o timbre e som característico de um bom violão. Admiro muito o som macio e aveludado do som das cordas de nylon e todo potencial que um instrumento deste oferece quando tocado com os dedos. Tem lugar prá todo instrumento e com todo tipo de técnica. O preconceito atrasa o desenvolvimento em qualquer sentido.

GAMA
Veterano
# out/04
· votar


OK independente da tecnica, existem caras bons nos dois meios particularmente eu gosto do timbre das cordas de aço inclusive tocando clássicos eu já vi, já ouvi, já gravei e gostei. Gosto quando tocam musica popular instrumental em cordas de aço, e sou fã absoluto de 12 cordas e 10 cordas, O Manassés gravou um cd onde tocava musicas de Fagner e Roberto Carlos em 12 cordas sensasional.
entre outars coisas radicalismo só fica bem em pranchas de surf ou skate.
Sem brigas e com beijos a todos

xRaFaeL
Veterano
# out/04
· votar


Al Majíd
vagalume
vagalume
vagalume
vagalume
Rey
Claudio Natureza
Al Majíd
MacCa
ggv
ggv
evitaerc
evitaerc
ggv
evitaerc
jao
Balbino Junior
Greenwood
Greenwood
Balbino Junior
jao
Balbino Junior
MacCa
Gabriel Anjos
Balbino Junior
SsubwooferR
SsubwooferR
SsubwooferR
Sabbath93

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


xRaFaeL
Não entendi!!!!

Greenwood
Veterano
# out/04
· votar


Cheiro de Bode
Galera, não acredito que vocês polemizam tanto com um assunto tão simples.

Rapaz, às vezes tem gente aqui que adora complicar! O ideal disso aqui qdo foi criado eu tenho certeza q foi para troca de experiências, e enriquecimento musical. Não é possível aceitar alguém "detonar" um estilo inteiro em detrimento de algum outro.

Al Majíd
Centauro
Balbino Junior

A gente devia mesmo era fazer assim: "eu toquei assim e adorei, vcs deviam experimentar...", como aliás eu tentei fazer com a menina q tá desesperada por aprender batidas, mas fui severamente criticado pelo Balbino, o clássico de plantão.

O negócio é o seguinte: cada um toca no violão q acha melhor (aço, nylon ou tripa de qq bicho), com ou sem palheta.

Aliás, vou dar uma dica (mas, só aceita quem quiser por favor. Balbino tapa os ouvidos, tá?): Usem palhetas Dunlop 0.60" daquelas rugosas (tipo anti derrapante). São muito boas mesmo!

E só pra terminar: "Metal Contra as Nuvens" é psicodélica sim! Mas isso é o MEU gosto. Amo Legião! Acho, por exemplo que o Yamandú parece com a minha avó materna, mas nem por isso vou detonar o cara. Respeito a galera que curte. Um abraço.

wrath_child
Veterano
# out/04
· votar


po, depende da musica... normalmente eu toko violaum sem, mas eh sempre bom ter uma palheta em mãos.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Greenwood
Cara minha intenção não foi criticar nao!
As palhetas Dun lop sao muito boas sim! eu so usava dessas quando tocava guitarra! E eu embora goste (em alguns aspectos) de legiao, nao acho que os ritmos nao sao inovadores nao! Mas ai é uma concepçaõ minha! se o cara toca violão folk, fica difícil realmente tocar sem palheta, principalmente se for uns rock n´ roll! mas definitivamente o uso de palhetas torna o violão mais restrito e menos versátil!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palheta?