Como dar aulas ???

Autor Mensagem
___LC___
Veterano
# mai/04


Gostaria de começar a dar aulas de violão
e queria que voces me passassem umas dicas sobre
o conteudo que eu devo passar para um aluno leigo
,ou seja por onde eu posso começar????

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# mai/04
· votar


___LC___

seqüência:

-Exercício de dedilhado com a mão direita, para o aluno pegar a coordenação.
-Exercícios 1234 com a mão esquerda, para pegar a coordenação da mão esquerda.
-Ensinar os acordes básicos (A,B,C,D,E,F,G e os menores desses acordes)
- Passar umas músicas fáceis com esses acordes
- ensinar noções básicas de harmonia e o básico de leitura musical.
-ensinar modos gregos

acho q isso no ínicio já basta.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


-Exercício de dedilhado com a mão direita, para o aluno pegar a coordenação.
-Exercícios 1234 com a mão esquerda, para pegar a coordenação da mão esquerda.
-Ensinar os acordes básicos (A,B,C,D,E,F,G e os menores desses acordes)
- Passar umas músicas fáceis com esses acordes
- ensinar noções básicas de harmonia e o básico de leitura musical.
-ensinar modos gregos
(2)

tem q passar umas musicas tbm pro aluno tira u solo na escala q vc fala e depois ele tenta tira sozinho achando soh u tom da musica

panzi
Veterano
# nov/08
· votar


olá...eu tambem estou a começar a dar aulas de violao a um miudo de 10 anos , mas ele na tem noçoes de musica... ..eu ja dei aulas mas tive a sorte de ter miudos que soubessem ja musica...como acham que devo começar a lhe ensinar?

obrigado .cumprimentos

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


panzi

Bem-vindo ao FCC!!!

como acham que devo começar a lhe ensinar?

Não se prenda a ensinar só violão. Use o instrumento primeiramente para usicalizá-lo.

Chegue na primeira aula, afine o violão dele (se ele perguntar, diga que depois você ensina como afina). Diga pra ele fechar os olhos e dizer qua das duas notas é mais aguda. Toque duas notas diferentes, de preferência bem diferentes, tipo cordas soltas diferentes, não ao mesmo tempo. quanto maior o contraste, mais fácil ele ira eprceber. Caso ele não saiba o que é mais aguda, mas grave, explique. Depois, nas aulas futuras você irá, aos poucos, dimiuir a diferença entre essas duas notas, tocar três notas e por aí vai. De repente, ele estará fazendo ditados com perfeição, tendo desenvolvido seu ouvido.

Utilize sempre a voz como referênca para qualquer explicação.

Ensine-o as posturas de segurar o instrumento. Ensine-o a deixar o violão na posição mais confortável, deixando ao mesmo tempo o violão em preso no colo. Ensine-o como deve ficar a ão direita e esquerda. Diga-o para deixar as unhas da mã direita crescerem.

Deixe ele com o violão no colo, e ensine-o a batida básica de "pra cima-pra baixo". Faça alguns ritmos, começe devagar paraele pegar. quando digo ritmos não quero dizer batidas de músicas, mas apenas fazer o movimento em velocidade diferentes. Ele deve ser capaz de fazer numa dada velocidade, e você não pode ultrapassar essa velocidade. Ajude-o a melhorar, dizendo que ele deve deixar o braço e a mão relaxados.

Ensine os nomes de algumas das partes do violão. Só algumas. Durante a aula, interrompa sempre, diga-lhe da importância de conhecer bem o instrumento, dê o nome das partes e peça pra ele repetir. No final da aula, peça pra ele dizer, sozinho, osnomes das partes. Nas próximas cinco aulas ele poderá decorar todas as partes do violã dessa forma.

Passe pra ele o exercício de 1,2,3,4. Se ele estiver com um violão de adulto, oriente-o a fazer em qualquer uma das casas menores, mais à frente, próximas ao corpo do violão. Como são casas menores, seus dedos vão alcançar com mais faclidade, e o exercício será mais prazeroso. Antes, confira se o instrumento foi bem regulado.

Pratique isso durante a aula, e diga-lhe pra praticar isso durante a semana, até a próxima aula. Diga-lhe que na aula que vem ele irá tocar uma música. Sim, aula ue vem ele irá tocar uma música.

Se as cordas estiverem velhas, diga-lhe para trazer na próxima aula um encordoamento novo e troque de cordas na frente dele. Diga-lhe como fazer, durante o processo. Deixe a última corda pra elefazer sozinho.

Rmiguez
Veterano
# nov/08
· votar


___LC___

não fique nessa de ensianar posições...
converse com o aluno e diga pra ele que entender a teoria pode ser chato no inicio mas será importante mais tarde...

faça com que ele entenda o que esta fazendo...

simultaneamente faça tudo que o pessoal falou.. passe exercicios e músicas simples para motivar o aluno.

abs!

ricre
Veterano
# nov/08 · Editado por: ricre
· votar


aprenda de verdade e depois dá aula

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


___LC___
Gostaria de começar a dar aulas de violão


1. Ensina o ler as cifras.( peça para decorar)

2. Desenha um violão e coloque as partes do mesmo Ex: tarracha, trasto e etc.. Não leve digitado, faça manuscrito. Aproveita o tempo enquanto desenha para conversar um pouco com o aluno.

3. Ensine uns 2 acordes fáceis. Ex: D e Em, e toque com ele a música: Para não dizer que não falei das flores. Ou outra qualquer que tenha no máximo 3 acordes. (Esqueça a teoría de formação de acordes, deixa isso para depois.) Vivemos no mundo do imediatismo.

4. Não fique se exibindo, mostrando o tanto que voce sabe tocar. O aluno não vai ver voce tocar. Vai para aprender.

5. Faça elogios a cada coisa que o aluno fizer "mais ou menos bonitinho".

6. Cobre a mensalidade adiantado. Porque se ele não gostar da primeira aula, vai voltar para a segunda aula, e essa poderá ser mais interessante ( a primeira aula sempre é muito ruim, ou mais ou menos ruim. Os dedos doem e etc...)

7. não faça nenhuma crítica nos primeiros meses.

8. Não fique falando de outros professores. Isso é falta de ética.

9. Ensine algum "solinho". Aluno novato adora isso.

10. Divida seu curso em etapas. Faça uma prova escrita no final de cada etapa. ( Se quizer eu te envio alguma coisa)

11. Não fique contando história durante a aula. Dê aula.

12. Depois é com voce. O aluno é seu.....Se vira. rsrsrsrsrrs

Obs: Eu aprendí com o mestre Sivuca. Primeiro voce ensina a prática. Depois a teoría.

Nossa escola tem 302 alunos. 97 de violão. E mais uns 20 esperando vaga.
Um abraço

Falkon36
Veterano
# nov/08 · Editado por: Falkon36
· votar


Obs: Eu aprendí com o mestre Sivuca. Primeiro voce ensina a prática. Depois a teoría.


tomara que isso seja realmente bom,porque eu toco a um ano e meio sem professor,minha mãe me ensinou alguns acordes no comeco e o resto eu fui só pegando tablatura e cifra na net,mas só esses dias que eu to vendo essas coisa de formação de acordes e etc...

mas acho q isso foi bom msm pq oq eu to vendo em teoria na internet agora ja tava na minha cabeça só que mal explicado,dai fica melhor :]

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Falkon36
minha mãe me ensinou alguns acordes no comeco e o resto eu fui só pegando tablatura e cifra na net,mas só esses dias que eu to vendo essas coisa de formação de acordes e etc...


Os melhores músicos que eu conheço foram por este caminho. Não que eu incentive niguém a não estudar.
Inverta a ordem, aprenda a tocar. Depois a teoría. Fica mais fácil e atrativo.
Um abraço

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


primeiramente saber mais que o aluno

panzi
Veterano
# nov/08
· votar


obrigado a todos pela ajuda......

panzi
Veterano
# nov/08
· votar


Faça uma prova escrita no final de cada etapa. ( Se quizer eu te envio alguma coisa).
professor roselio araujo gostava que voce me mandasse umaa prova escrita para ver se enquadra com a minha ...

PANZI

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


panzi
prova escrita no final de cada etapa.

Passa seu email. Eu te envio. O curso de violão popular da escola é dividido em 6 etapas. Isoo não quer dizer que a pessoa já sai sabendo tudo de violão. Ninguém nunca sabe tudo.
Um abraço

Alvaro Henrique
Veterano
# nov/08
· votar


Que tal se informar sobre educação musical ou pedagogia?

panzi
Veterano
# nov/08
· votar


Que tal se informar sobre educação musical ou pedagogia?


eu sei muita musica rapaz.........e tenhu sempre formaçoes de blues, jazz., etc....mas nunca me tinha calhado ensinar um miudo de 10 anos ne.....os procedimentos sao diferentes ...
por issu é que tenhu estas duvidas..

obrigado pela opiniao na mesma!!!


PANZI

ricre
Veterano
# nov/08 · Editado por: ricre
· votar



Panzi


Guri ! apesar de vc escrever lá no meu avatar , dizendo que eu não sei nada! Eu vou te passar um link que é muito bom ,pra vc aprender a dar aula para tototinho tá.:)


http://www.walmirsilva.wordpress.com/violao-iniciante/ -

Quero alertar a todos aqui! que os" dedilhados" que estão Nesta fonte que eu apresento aqui, são dedilhados variados que tem como objetivo de coordenação montora ritmica .__________________-Ricre:)

Alvaro Henrique
Veterano
# nov/08
· votar


panzi

Pois então nesse caso é ainda mais importante estudar educação musical. Educação musical vai te ensinar a transmitir bem o conhecimento que você tem.

Jabijirous
Veterano
# nov/08
· votar


se eu falar eu vou botar mais um concorrente que vai tirar alunos da minha sala de aula heuaheiuaehiauehiahea

a galera ja deu altas dicas!! agora é só praticar!!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Alvaro Henrique
Que tal se informar sobre educação musical ou pedagogia?

O que tem a ver? Voce encontra alguma coisa do tipo: Como dar aulas de violão?
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Alvaro Henrique
Educação musical vai te ensinar a transmitir bem o conhecimento que você tem.


Voce tem que criar seu próprio método, sua própria didática. Senão voce vai ser só mais um professor de violão no mercado. E fazer parte dos muitos professores de violão. Só isso. Seja diferente, ou faça a diferença. Caminhe por caminhos novos. Saia da "mesmisse". Isso se o individuo quer se dar bem na profissão.
Um abraço

Jabijirous
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

não é dar aulas de violão e sim como dar AULAS, como saber informar o aluno da melhor forma possível, como analisar o aluno para que ele se sinta seguro com o professor, lembrando que cada aluno requer um tratamento diferente. Senão o cara se torna um "professor" inútil onde fica só na base do faz ai, toca aí, é assim ó, e no final ainda fala mal do aluno! não é á toa que a galera quer apenas os músicos formados dando aula nas escolas!!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


ricre
Quero alertar a todos aqui! que os" dedilhados" que estão Nesta fonte que eu apresento aqui, são dedilhados variados que tem como objetivo de coordenação montora ritmica .__________________-Ricre:)

O cara quer aprender a dar aulas de violão. Ele quer começar a dar aulas. Dedilhar tem que ser depois do 6º ou 7º mês de aula. (falando de violão popular) Suas dicas são preciosas, mas para quem vai iniciar a dar aulas, e pelo visto não sabe nem por onde começar. Ele tem que saber o "beabá" do método de ensino.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Jabijirous
não é dar aulas de violão e sim como dar AULAS

Eu entendí o que quiz dizer. Mas o cara quer começar a dar aulas e não sabe nem por onde começar. Quanto menos teoria de: Como dar aulas, ele tiver, melhor será para ele. Ele tem que ter teoria de como dar aulas de violão, que é o que ele quer.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Jabijirous
lembrando que cada aluno requer um tratamento diferente

A melhor forma de dar aulas de violão popular, é dar aulas em grupo de 3 ou 4 pessoas.

não é á toa que a galera quer apenas os músicos formados dando aula nas escolas!!

Aquí na escola passa em média 10 alunos de faculdade de música,( por ano) para fazer estágio. E os caras não sabem nada, em termos de ensinar. Eles chegam tão perdidos quanto o nosso amigo que criou o tópico. Isso é fato.
Um abraço

Alvaro Henrique
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Olha, desde o século XII a gente tem pessoas preocupadas em ser um bom professor de música e outras tantas preocupadas que a qualidade do trabalho dos professores seja o melhor possível. O nome das notas musicais em português, por exemplo, foi fruto de um dos maiores educadores musicais de todos os tempo, Guido d'Arezzo.

Ou seja, temos 800 anos de conhecimento acumulado, e a oportunidade de conhecer a experiência dos maiores educadores que o mundo teve nesse período.

Essa idéia de partir do novo, inventar, bem, como já disseram no passado, não passa de "um museu cheio de novidades". Quem entra nesse processo sem conhecer o que foi feito perde muito tempo reinventando a roda e raramente será um grande professor, pois nem ao menos tem uma referência sólida do que é ser um grande professor.

É fácil cobrar do outro, como nas suas mensagens anteriores, dizer que "tem que saber o "beabá" do método de ensino", ou "os estagiários estão perdidos". Pra ter pessoas preparadas, é preciso que alguém as prepare, oras. E o preparo se dá, inclusive, por estudar educação musical.

Sim, existe livros de "como dar aulas de violão". Mas esses não são os bons livros. Os bons são os "como dar aulas de música". E aí já começa uma grande diferença. Um bom professor ensina música, não como manusear um instrumento.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Alvaro Henrique
Essa idéia de partir do novo, inventar

Não disse para ele mudar nada na música. Até porque isso é praticamente impossível. Eu disse para ele criar um método próprio. Ou uma didática própria. Porque? Isso influencia diretamente nas pessoas que serão seus alunos. Voce conhece as pessoas que provavelmente serão alunos dele? Não. Então. Nem eu. Como vou criar uma regra, e ela tem que ser seguida a risca? Ele provavelmente vai dar aulas de violão popular, porque se fosse erudíto ele não estaria perguntando como dar aulas. Exixtem métodos? É lógico que existe. Eu tenho um monte deles. Mas quem pode afirmar que esse ou aquele método será o ideal? Então é melhor ele pegar esse "monte" de métodos e fazer algo que adeque à sua situação ou necessidade.

Um bom professor ensina música, não como manusear um instrumento.

É verdade. Eu conheço um monte deles. sabem teoria demais. Sabem tanto que não conseguem aprender a tocar nenhúm instrumento.

E o preparo se dá, inclusive, por estudar educação musical.

Se ele estivesse disposto à estudar educação músical, que seria o correto, ele não teria exposto a sua dificuldade em um fórum. Jamais faria isso.

"como dar aulas de música".

Se a dificuldade dele fosse essa seria fácil. Mas ele perguntou como dar aulas de violão.

Gostei dos seus argumentos. Faz bastante sentido. Mas não para o caso do menino que quer dar aulas de violão.

A essa altura ele deve até ter desistido de aulas. rsrsrsrrss
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


panzi
mas nunca me tinha calhado ensinar um miudo de 10 anos ne

E quando aparecem os de 5 anos de idade? Aqueles que os pais (só eles) tem certeza que eles são pequenos genios, e que serão os melhores músicos do mundo. E o professor "rala". Então voce tem acumular as funções de: Professor, piscólogo, amiguinho, babá e os "raio que o parta". Aí vem gente me falar de educação músical. fala sério. Se vai ensinar flauta doce, aquele "troço" vira um apito no seu ouvido, e dá vontade gritar. Se é violão: Meu dedo "tá" doendo. Doendo nos primeiros 2 segundos de aula. É muito doido. Mas eu amo o que faço.
Valeu. Eu termino por aqui minha participação. Não tendo mais nada a declarar, só me resta dizer: Adeus e até o próximo tópico.
Um abraço

panzi
Veterano
# nov/08
· votar


pois. e deve ser mais complicado!!!!

é assim, vou explicar tudo!!!

com o Prof. Rosélio Araujo dix..eu nao sei como eide começar!!por acaso ja começei e toume a dar bem....

eu sei o beaba mas na sei cmo transmitilo as pessoas ..por issu vom pedir a voçça ajuda!!!!

desde ja agradeço a todos por ajudarem.....

e nao kuero gerir conflitos com niguem ta...

PANZI

Alvaro Henrique
Veterano
# nov/08 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Não disse para ele mudar nada na música. Até porque isso é praticamente impossível. Eu disse para ele criar um método próprio.

Uma pessoa que não sabe como dar aulas de música, sem experiência nenhuma escrevendo um método próprio? Você pagaria pro seu filho estudar com alguém assim?

Que tal ir numa loja de música, num site de internet, na casa de um amigo mais experiente, etc., conhecer alguns métodos que já existem (inclusive publicados em língua estrangeira, no mínimo espanhol), e partir daí?

É verdade. Eu conheço um monte deles. sabem teoria demais. Sabem tanto que não conseguem aprender a tocar nenhúm instrumento.

Quando digo música, não quis dizer teoria, quis dizer música. E que o ideal é ensinar música, não a ser digitador de violão.

Se ele estivesse disposto à estudar educação músical, que seria o correto, ele não teria exposto a sua dificuldade em um fórum. Jamais faria isso.


O que o colega está disposto ou a não fazer é algo que não compete a você ou a mim julgar. Estou aqui pra colaborar, e acredito que recomendar o estudo de educação musical é uma forma de ajudá-lo a ser um bom professor, inclusive podendo trabalhar em melhores condições no futuro. O que o colega vai fazer com isso é com ele, estou aqui apenas dando alguma contribuição, sem exigir nada em troca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como dar aulas ???