Como dar aulas ???

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# dez/08
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panzi

Bom, cara, te passei algumas idéias aí. O ideal mesmo é não reinventar a roda, espero que você tenha buscado e aprendido algo sobre ensinar essa semana.

Bom, o melhor que você pode fazr agora é, como já foi dito, procurar métodos de violão. Pode também perguntar para um professor de violão mais experiente como dar aulas.

Ensinar, em um ds conceitos que aprendi na faculdade, é fazer memória. Isso mesmo, fazer memória. O aluno deve ganhar memória e fluência com essa memória. No caso, trabalhamos com memória musical. Basta lembrar que pessoas como eu sabem de cor mais de 40 páginas de partitura, fora as horas e horas de música que eu lembro de cabeça, com melodia, letra, arranjo, possibilidades de improvisação e arranjos...

Temos de fazer memória no aluno. No instrumento, temos de fazer ele ser capaz de lembrar os movimentos para tocar. Mas principalmente música. Não tenha medo de pedir pros pais desse seu aluno de dez anos uma flauta doce, a não ser que você mesmo não saiba tocar. Se você sabe tocar algum outro instrumento, deixe o aluno ter contato com ele.

Temos de fazer memória no aluno. Como faremos isso? Cantar é uma forma muito boa de desenvolver memória. Crie com o aluno uma canção sobre os nomes das notas, ou partes do violão. É uma idéia muito funcional, pois quando se canta, ativa-se mais memórias e, assim, decora-se mais facilmente.

Temos de fazer memória no aluno. Podemos pedir pro aluno compor uma música. Isso eu disse que poderia acontecer na segunda aula, e pode. Deixe o aluno bater aqui, ai, apertar avulsamente umas cordas, esperimentar o instrumento. Crianças, quando incentivadas, ficam bem desinibidas, e ele logo irá querer criar a música. Deixe ele percutir o cavalete, o tampo, uma corda de cada vez, ou mais. Ele então terá organizado elementos para sua composição.

Diga-lhe que agora ele vai selecionar alguns desses elementos e fazer uma música. Ele irá selecionar os que mais gostou. Deixe em número de 3 ou 4 os elementos que ele pode escolher. Diga-lhe para praticar um pouco esses elementos e estabelecer uma ordem.

Assim que a ordem estiver estabelecida, deixe-o praticar várias vezes, incorporar uma ou outra coisa a mais, mas sempre repetindo, fazendo semelhante às primeiras vezes que foi organizado. Pegue um papel, um lápis e diga que vamos escrever a música. Não vamos usar pauta ainda!!! Diga-lhe para desenhar algo que represente cada um dos elementos que ele escolheu. Diga-lhe para então desenhar a ordem em que esses elementos aparecem na música. Assim, a música fica registrada de uma forma que ele entende. Diga-lhe para praticar durante a semana, e mostrar pra você na aula seguinte.

Essa dinâmica composicional, que exemplifiquei, pode ser feita com alunos de todos os níveis, desde o intermediário até aquele aluno que está quase formando em bacharelado, quase saindo pra pós na Europa. Isso põe o aluno em contato com seus conhecimentos e conceitos sobre seu próprio instrumento, leva-o a uma grafia livre e portanto potencialmente mais eficiente que a partitura (entenda-se bem esse potencialmente, por favor), leva-o a uma organizãção que lhe é orgânica, fa-lo-á se identificar com o instrumento e, principalmente, cria memória de todas essas coisas.

panzi
Veterano
# dez/08
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muito obrigado amigu pardal, alvaro henrique, professor roselio araujo e a todos...tenhu seguido as voças indicaçoes e tem de feitu a mim aprender e ao meu aluno e amigo...

quero que saibam que eu nao tenciono ser professor e nem sei que a minha vvida vai ser seguida pela musica...

portanto so me limito a ensinar o miudo o que eu sei e o que aprendi com voces...seguirei as voças sugestoes....

mais uma vez muito obrigado por colaborarem

panzi

Jabijirous
Veterano
# dez/08
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Prof. Rosélio Araujo

Na faculdade o pessoal é preparado exatamente para situações como essa E quando aparecem os de 5 anos de idade? Aqueles que os pais (só eles) tem certeza que eles são pequenos genios, e que serão os melhores músicos do mundo. E o professor "rala". Então voce tem acumular as funções de: Professor, piscólogo, amiguinho, babá e os "raio que o parta". Aí vem gente me falar de educação músical. fala sério. Se vai ensinar flauta doce, aquele "troço" vira um apito no seu ouvido, e dá vontade gritar. Se é violão: Meu dedo "tá" doendo. Doendo nos primeiros 2 segundos de aula. É muito doido. Mas eu amo o que faço.

o que você faz quando pega um aluno desses?

Como você iria musicalizar uma criança de 5 anos quem mal alfabetizada é???

Pardal
Veterano
# dez/08
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Jabijirous

Como você iria musicalizar uma criança de 5 anos quem mal alfabetizada é???

Concordo com você. Exige-se uma preparação para atuar nesses casos. Minha faculdade me prepara pra isso. Eu faço licenciatura - Educação musical. Aprendemos a dar aulas para crianças, inclusive bebês. Isso existe sim, e exige conhecimentos específicos. Conhecimentos de pedagogia, de como ensinar, são fundamentais para qualquer professor em qualquer área. Se alguém pretende ser professor, procure formação e o mais depressa possível, principalmente se já estiver dando aulas. Conhecimento, afinal, nunca é demais.

ricre
Veterano
# dez/08 · Editado por: ricre
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Todas as escolas de violão, os professores ou Monitores ! Eles já de Cara ,Vai ensinar primeiramente: a" postura correta",Ensinar "exercícios de escala cromática", ensinar Como formar os "acordes primários" ...ai sim a primeira musica...

Eis aqui ,um video em que o professor está ensinando o numero representado em tablatura e tbm o exercicio cromatico.



Jabijirous
Veterano
# dez/08
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Conhecimento, afinal, nunca é demais.


Concordo plenamente!!

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
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Prof. Rosélio Araujo
E na boa, querer desmerecer uma área do conhecimento que deve ter algumas centenas de anos, que com toda certeza é assunto de teses de mestrado, doutorado, etc.. é no mínimo MUITA pretensão da sua parte...

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
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TG Aoshi
é no mínimo MUITA pretensão da sua parte...

Eu vou me despedir novamente, porque parecem que não entenderam. Eu não tenho mais nada a falar. Se eu não pude ajudar ao nosso amigo, me desculpe, a intenção não era essa. E quanto a voce eu não tenho satisfação a te dar. A começar pelos tópicos que voce criou, que nem tem nada a ver com música.(quase todos)
Um abraço, fique na paz. Me desculpe se te ofendí. Seja feliz, isso é que vale a pena. E quanto a pretenção. Eu não tenho nenhuma. "Nem disso e nem daquilo." Não dependo disso para viver. Sem brigas, sem contendas....Um abraço

Rmiguez
Veterano
# dez/08 · Editado por: Rmiguez
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Prof. Rosélio Araujo

cara... não li tudo, não sei qual é a coversa, mas só pra pontuar que discordo de vc no lance de não dar teoria no inicio...

pra mim a teoria e a pratica devem caminhar juntas, veja por exemplo.. se o cara quer tocar e cantar, mas ele só sabe as posições dos acordes e a música não está no tom dele... dessa forma ele não pode mudar o tom da música...

e até muitas vezes é importante saber o que esta fazendo.. conhecer o campo harmonico pra corrigir erros nas cifras de internet.

abraço!

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
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Rmiguez
discordo de vc no lance de não dar teoria no inicio...

Sem problemas. Eu tenho 97 alunos de violão. E o método que eu uso é esse. Se não valesse a pena eu não estaria ha 22 anos no mercado. Aliás. A escola tem 22 anos. Este ano já tem uma fila de espera para o ano que vem de 27 pessoas. Vou ter que fazer outra sala e contratar mais 2 professores, que terão que seguir o método da escola, que é esse.


pra mim a teoria e a pratica devem caminhar juntas,
Voce tem razão. Disse bem. "pra mim" no caso pra voce.

conhecer o campo harmonico pra corrigir erros nas cifras de internet.

Eu não ensino nada via internet.
se o cara quer tocar e cantar, mas ele só sabe as posições dos acordes e a música não está no tom dele

Isso nos ensinamos nos 2 primeiros meses de aula.

Um abraço. Fica com Deus

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
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Rmiguez
cara... não li tudo, não sei qual é a coversa,

??????????????????????????????????????

Eu vou acabar me convencendo que sou polêmico. rsrsrsrsrsrsrs
Um abraço meu amigo. Toda rezenha e toda discussão sobre qualquer assunto é saudavel. (Desde que não tenha agressões pessoais) Eu não sou dono da verdade. E nem prentendo ser. Como dizia Raul Seixas: "Eu não sou besta pra tirar onda de herói".
Valeu...
Um abraço

ricre
Veterano
# dez/08 · Editado por: ricre
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Prof. Rosélio Araujo


Como dizia Raul Seixas: "Eu não sou besta pra tirar onda de herói".



Valeu professor, estou contigo.

Eis ai a musica " cowboy fora da lei "para a galera ouvir e refrescar a mente e ficar na paz.

Lembrando que o violão base é eu tocando Ok:)
vóz, batera,baixo são integrantes via net.

Peço desculpa aqui por eu ter postado audio, em um tópico que nada tem a haver com o assunto.... mais é para dar Paz.Ricre


<a href="http://rapidshare.com/files/166624646/cowboy-fora-da-lei.mp3.htm l" target="_blank" rel="nofollow">http://rapidshare.com/files/166624646/cowboy-fora-da-lei.mp3.html

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
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passa sempre uma musica pra ele, ou depois do dedilhado e do famoso 1,2,3,4 ja pula pra pentatonica só pro moleque pegar gosto, pq dai você faz uma "mini-jam" na aula e ele vai se empolgar. Ficar ensinando só teoria e exercicios vai fazer ele desistir rapidinho

ricre
Veterano
# dez/08 · Editado por: ricre
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Uma pequena palinha minha aqui....de um professor perseguido de outro fórum.:(

Se o professor for já de cara ensinar teoria ,noções de partituras no inicio! O aluno vai achar meio confuso , e não vai mais voltar.

E o amigo professor Rosélio Araujo está corretíssimo mesmo.___________________Renner Ferreira.(Ricre)

ricre
Veterano
# dez/08 · Editado por: ricre
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Rmiguez
pra mim a teoria e a pratica devem caminhar juntas, veja por exemplo.. se o cara quer tocar e cantar, mas ele só sabe as posições dos acordes e a música não está no tom dele... dessa forma ele não pode mudar o tom da música...

concordo com vc em partes!!!!! Mas um professor, que tem alunos que tem idades variadas isso fica dificil.

O que o Professor Rosélio Araujo quiz relatar é: Ensinar o B-A-B-A para alunos de 5 a 10 anos de idade, isso é , quando ele não tem nenhuma noção.
Agora quando vem alunos que já tem seu Dom divino, É outro ensinamento.

Nas escolas, são classificados em idades e conhecimento.

Tipo: um aluno que já sabe fazer acordes? ele vai ser trabalhado diferente.
Aquele que não sabe nada? o estudo elaborado para esse aluno vai ser mais técnico... Tendeu.

ricre
Veterano
# dez/08 · Editado por: ricre
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Vou falar um pouco sobre Dom


Vou te dar um Explo: Eu Tenho o Dom de um ouvido 100% na seção ritimica.
Mais quando fui a uma escola de musica, o Meu professor me deu um violão,e logo ele me corrigiu .
Sabe o que?minha Postura!ou seja? Não adianta ter o Dom Tem que ter um Professor que vai trabalhar no seu conhecimento musical.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
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dom não existe, existe esforço, gosto, dedicação e fodisse rs

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
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Prof. Rosélio Araujo
Eu entendi perfeitamente a diferença entre o lugar que você quer chegar, e o que você escreveu...

Em momento algum quis dizer que aquele que fez faculdade é melhor que o que não fez, muito menos o contrário... Você mesmo disse que já está no ramo há um bom tempo, é a prova viva disso.

Só estou te alertando, você falou uma bobagem enorme... Do mesmo modo que é um erro sem tamanho desmerecer alguém que consegue seguir um caminho com sucesso, por não ter um curso superior, também é um erro enorme último querer desmerecer conhecimento, pior ainda, uma área inteira de estudos, por conta desse sucesso.

Eu concordo com você, pensar é a melhor coisa que tem, não tem um manual de instruções que vai te mostrar como lidar com alguém, como se fosse uma ciência exata (E pô, nem engenharia é assim...). Cada aluno é um caso, você adapta um método pra cada pessoa, e acho que um curso de licenciatura vai dar justamente as ferramentas necessárias pra você analisar cada situação, e ensinar da melhor maneira possível.

É claro que vão existir professores e cursos medíocres por aí, mas isso já são outros quinhentos...

Eu que peço desculpas se fui desrespeitoso com você. Não foi minha intenção, só espero que agora tenha clareado um pouco as coisas.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
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ricre
Se o professor for já de cara ensinar teoria ,noções de partituras no inicio! O aluno vai achar meio confuso , e não vai mais voltar.

Eu tenho alunos de viola caipira e acordeon que já tem mais de 60 anos. Como eu vou encher estes "velhinhos" de teoría? Eles estão ca.......do e andando para a teoría. Eles querem é sentar na varanda de casa e fazer o som deles. Depois as pessoas dizem que o mercado da música está muito difícil. Está dificil para quem não consegue entender os anseios e necessidades dos alunos.
Um abraço meu amigo.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
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TG Aoshi
Eu que peço desculpas se fui desrespeitoso com você

Tranquilo. Preocupa não. 17:05, hoje eu já dei 6:00 horas de aula, ainda faltam 4 horas de aula. Eu sei exatamente o que estou falando. Eu preguei a bunda em bancos de conservatório e faculdade durante 12 anos. Fala sério.
Um abraço

Guigster
Veterano
# dez/08
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Tente não dar aula para meninas, já tentei!
Comecei com uma menina que estudava comigo no cursinho,depois da 3ª 4ª aula tava pegando ela.

Depois as outras "alunas" foram a mesma coisa!
sera que eu tenho algum problema?

Alvaro Henrique
Veterano
# dez/08
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Pardal

Gostei muito da sua mensagem em que fala que "ensinar é fazer memória". Muito interessante as suas idéias. Você tem muito a acrescentar nesse tema, da educação musical.

Será que você poderia descrever um pouco mais como trabalha? Qual o perfil do seu aluno, a dinâmica das suas aulas, que material didático você utiliza, etc.

Jabijirous
Veterano
# dez/08
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Tente não dar aula para meninas, já tentei!
Comecei com uma menina que estudava comigo no cursinho,depois da 3ª 4ª aula tava pegando ela.

Depois as outras "alunas" foram a mesma coisa!
sera que eu tenho algum problema?



ehauehiauheiuaheiauheiaehaiuh Tentação é complicado heuaheiauehiauh aula de violão mais xo-xo-ta, combinação perigosa heuaheiuaiea

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
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___LC___
Gostaria de começar a dar aulas de violão

Só gostaria de lembrar que eu estou falando sobre dar aulas de violão popular. (Essa foi a pergunta) Para aprender Piano, violino, violão clássico (erudíto) e muitos outros, tem necessidade de aprender teoria, e aprender bem, senão dificilmente o aluno vai ser bom instrumentista.
Um abraço

Rmiguez
Veterano
# dez/08 · Editado por: Rmiguez
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Prof. Rosélio Araujo

não estou questionando seu método.. estou falando realmente que para mim foi bastante proveitoso ter a teoria aliada a pratica, para poder adequar os tons das musicas a minha voz.. e não o contrario...

mas sei que a maioria dos alunos são preguiçosos / desanimados para aprender teoria.

mas vejo por exemplo.. eu cantava em uma banda e não sabia nada de guitarra.. o guitarrista da banda que só pratica pratica e pratica, hoje em dia sabe menos de guitarra do que eu (que pratiquei e estudei teoria) .. no máximo ele executa um pouco melhor.. coisa que, com mais pratica, eu vou alcançar...

se o cara quer tocar e cantar, mas ele só sabe as posições dos acordes e a música não está no tom dele

Isso nos ensinamos nos 2 primeiros meses de aula.


se vc não ensina a mudar tom de música por meio de teoria.. eu fico aqui me perguntando por qual meio então!

abs

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
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Rmiguez
estou falando realmente que para mim foi bastante proveitoso ter a teoria aliada a pratica,

Mas é assim mesmo que funciona. Se alguem chegar na minha Escola e falar (ou se não pedir, mas eu perceber que a pessoa quer é isso) que quer aprender o mais "profundo" da teorira, eu vou ensinar, sem problemas. Aliás, o que eu mais estudei de música foi teoria.

Obs: Por isso que eu gosto de "rezenhas" os assuntos vão "desembolando". Tem pessoas que só conseguem aprender a tocar algúm instrumento se estiver aprendendo a teoria e prática juntos. Outros não.

Se um professor quizer conseguir alguma coisa neste "mercado" da música, onde é cobra querendo engolir cobra, ele tem que se virar, tem que sair do "normal" e mandar ver.

Eu tenho um aluno de violino que não quer aprender nem a ler partitura, eu estou ensinando a tocar violino de "ouvido". O que eu posso fazer? Obs: Ele me paga em dia, e paga bem.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
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Rmiguez
se vc não ensina a mudar tom de música por meio de teoria.. eu fico aqui me perguntando por qual meio então!

Se voce quizer eu te envio. É uma forma mais maluca, mas não conheço nada mais eficaz. (Ainda não ví nada parecido na internet)Na quarta semana de aula o aluno consegue tocar uma música com 3 acordes, em 2 ou 3 tons diferentes. Ainda não ví nada parecido. Nos primeiros 6 meses ele consegue tocar músicas com 7 acordes em 4 , 5 tons diferentes (a mesma música).
Um abraço

Rmiguez
Veterano
# dez/08
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Prof. Rosélio Araujo

bacana cara.. vc desenvolveu então pelo visto.. uma maneria de dar a teoria sem que ela seja pareça muito chata!

mas tem razão.. acho que a melhor dica que a gente pode dar ao nosso amigo eh que ele pode até ter um 'método geral', mas no fundo vai acabar tendo que pensar na vontade de cada aluno.

abraços

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
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Existe um monte de métodos. Pega todos e faça um "resumão" para seu uso diario.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
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Ressucitando o tópico
Bem pessoal, com o atual cenário mundial, existe uma grande possibilidade de eu ficar desempregado em janeiro, portanto optei por levar a idéia de dar aulas a sério.
Porém de todas as vezes que tentei eu já comecei tentando dar uma introdução em teoria pra que o aluno soubesse o que está fazendo. Obviamente não tive sucesso, rs

minha idéia para quem não sabe nada e quer começar era a seguinte (isso seria uma primeira aula):

-começar com o clássico 1-2-3-4
-power chords e alguns acordes simples
-e uma música no final de toda aula para que o aluno se sinta animado e crie rapidamente um repertório.

Alguem tem alguma sugestão?

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