O que é preciso ter para dar aulas?

Autor Mensagem
diegomarinho_o
Veterano
# fev/12


Depois de muita insistência se amigos e familiares vou começar ma dar aulas para iniciantes e intermediários
e venho perguntar para o pessoal, o que é preciso para lecionar?

Desde já agradeço
Deus abençoe

kaaafé
Veterano
# fev/12
· votar


Manjar muito!

Um professor que não entende bem do que está ensinando acaba estragando muitos alunos..

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


se n é avançado, começa ensianando apenas do zero, pra ensianr quem não sabe nada só é preciso dominar o básico (por um tempo)

diegomarinho_o
Veterano
# fev/12
· votar


kaaafé

Defina manjar muito rs

guizimm

Valeu man!

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


kaaafé
pra ensinar o básico não precisa ser nenhum jimi hendrix tambem, só tem que entender o que vai ser passado e saber ensinar

diegomarinho_o
Veterano
# fev/12
· votar


Acordes, construção de acorde, batidas, elementos de tempo, modos, harmonia, improvisação

Será que com esse conteúdo meus aluninhos vão ficar felizes!? rs

juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


cara, tu quem saber teoria, bastante teoria, imagina se o teu aluno chega e te peda pra vc passar as escalas, modos gregos, e vc nun sabe nada, nem formação de acorde por exemplo, ai tu danço. E tb ter uma boa prática, um aluno que vc o professor errando um solinho pode ser muito frustante, pro aluno.

diegomarinho_o
Veterano
# fev/12
· votar


juninholiveira

Todos os pontos que você levantou tenho amplo conhecimento, o problema é se vou conseguir passar o que sei para eles =s

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


diegomarinho_o
Obviamente, um conhecimento bem apurado sobre o que vai ensinar.
E a didática conta muito. Não adianta saber se não consegue transmitir.

Um aceno de longe!!!

TonyGu
Veterano
# fev/12
· votar


Espero que você saiba afinar, trocar cordas e mexer no tensor...
Saber teoria musical, pra não ficar passando só música e acordes.
Acho que com isso já dá pra você ser professor...
E claro, ter paciência e dedicação pra ensinar...

kaaafé
Veterano
# fev/12
· votar


diegomarinho_o
entender tudo aquilo que pretender ensinar.
Digo isso porque tenho conhecidos que fazem aulas com uns caras que fazem lambança na idéia dos rapazes.. É complicado.

guizimm
você é entendeu né irmão..

diegomarinho_o
Veterano
# fev/12
· votar


TonyGu

Eu faço regulagem de violões e guitarras, mas não vejo a obrigatoriedade de um professor saber isso

diegomarinho_o
Veterano
# fev/12
· votar


Todos os pontos levantados tenho conhecimento à nível avançado,
O que tenho medo é de não conseguir transmitir de forma clara tudo que sei, principalmente com os alunos "preguiçosos" rsrs

TonyGu
Veterano
# fev/12
· votar


diegomarinho_o
Cara, você tem que saber ensinar, ser professor não é fácil mesmo, e tem que se dedicar, pra não fazer nada de errado, pra não ferrar com os seus alunos...

jeff_1001
Veterano
# fev/12
· votar


diegomarinho_o
oque tuh precisa para dar aula?
ter alunos neh nau?
kkkkkkk

MestreJuca
Veterano
# mar/12
· votar


juninholiveira

Tem que saber escrever também.

diegomarinho_o
Veterano
# mar/12
· votar


MestreJuca

Eu falo duas línguas, serve? rs

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


diegomarinho_o

O que é preciso ter para dar aulas?

Alunos (2)

jeff_1001 <<< Chegou primeiro >>> ter alunos neh nau?

juninholiveira

tu quem saber teoria, bastante teoria

Concordo que ele Tem que saber teoria. Não só poque é importante, mas porque tem sempre um aluno pertubado pra fazer perguntas que ninguem imaginaria, colocando o professor, de qualquer matéria, na saia justa

imagina se o teu aluno chega e te peda pra vc passar as escalas, modos gregos, e vc nun sabe nada, nem formação de acorde por exemplo, ai tu danço

Aiai, tem sempre um professor que não sabe algum assunto e diz algo do tipo: Tudo na sua hora, você vai aprender no momento certo. Ainda falta dominar tal e tal e tal assunto antes, pra não atropelar. É PRO SEU PROPRIO BEM. Nesse meio tempo de "aprendizado" o "Professor" estuda loucamente os assuntos desconhecidos por ele rsrs

diegomarinho_o
Veterano
# mar/12
· votar


amador_ssa

Meu primeiro professor Falava que a tríade de D era D-F-A e eu teimava que não era rsrs

amador_ssa
Veterano
# mar/12
· votar


diegomarinho_o

ahUahuHSuhsuhsa, até eu que não sei nada de teoria percebi o erro do Mestre... Tenho que me dedicar na teoria. Mas Falta tempo pra eu estudar ate minhas "obrigações", que diraz pra minha diversão = /

Tiago Correia
Veterano
# mar/12
· votar


Minha experiência diz:

Um aprendizado constante, plano de aulas (conteúdo, duração aula/curso), programação das aulas: o que será dado em cada aula, se vai ter aula nos feriados ou não, férias, valores, prazos etc.

Dicas

1. Ser muito exigente mas não perfeccionista
2. Cobrar as lições: mandar embora os alunos que não estudarem (não cobrar a aula)
3. Cortar sem dó alunos que não evoluem por não estudar
4. Separar "x" valor das aulas para investir em métodos, livros e aulas para você mesmo.

Escolher um bom método para que seja a sua base e se atentar aos principais tópicos que devem ser pesquisados através de várias fontes: revistas, escolas, vídeos, livros (principalmente), contatos etc:

Tópicos:

- Teoria
- Leitura
- Técnica
- Repertório: Cifras e Partituras
- Harmonização
- Improvisação
- Percepção (ritmica, melódica, harmônica)
- Arranjo

Espero ter ajudado.

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


Tiago Correia

Sabemos que a coisa não anda exatamente assim quando temos capital no meio né?

diegomarinho_o
Veterano
# mar/12
· votar


Tiago Correia

Haha, já estava pensando que com o primeiro salario ia comprar um DVD de arpejos que to doido para ver kk

Uma coisa muito interessante que vi em um video do Gilney Parson é que ele costuma treinar junto com seus alunos, no mesmo tempo que ele está ensinando uma técnica ele tbm está aperfeiçoando-a
Muito obrigado cara
Deus abençoe

Guilherme Nau
Haha, nem capital direito eu tenho rs

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


diegomarinho_o

Seila cara.

A ideia que o Tiago Correia é boa.

Quando começar a vir muitos alunos, comece cobrando. R$ 5. Se vir mais, no recomeço das aulas R$10 e assim vai até chegar a parar de vir alunos.

Você tem que saber que você também precisa de grana. Mas por enquanto, nem cobre. Começar algo assim com o intuito de ganhar grana pode dar errado.

Abraço

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


Você tem que saber que você também precisa de grana. Mas por enquanto, nem cobre. Começar algo assim com o intuito de ganhar grana pode dar errado.


porque não cobrar? ele gatou muito tempo, e talvez dinheiro com aulas para aprender o que sabe. Tem que cobrar sim!

dom de Deus
Veterano
# mar/12
· votar


Carregando
porque não cobrar? ele gatou muito tempo, e talvez dinheiro com aulas para aprender o que sabe. Tem que cobrar sim! (2)

e tem outra, nunca ninguém sabe tudo.

dom de Deus
Veterano
# mar/12
· votar


e tem outra, nunca ninguém sabe tudo.


o que quero dize com isso é ;

se um professor resolver dar aula só depois que saber de tudo... nunca na vida ele vai dar aula.

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


Carregando

Então que ja comece com 10 conto...

Mas porque cobrar de uma coisa no qual você não está preparado pra iniciar?

Quando comecei trabalhar com produtores profissionais e diretores, fazia o trabalho de graça pra ir aprendendo... Hoje fui chamado pra trabalhar na maior produtora da cidade.

Comece de graça com apenas um limite de alunos e organize uma inscrição. Quando você ter terminado aquele período de aulas, vai ter adquirido uma boa experiência como professor...

Aí já no outro período de aulas cobre 10 conto...

A gente aprende assim, de graça. Só se ele quiser fazer curso de professor ou de música, aí sim...

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


dois violões
duas cadeiras
uma sala silenciosa e confortável
metrônomo
dois suportes de partitura
lápis e papel
material didático

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

E professor né...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é preciso ter para dar aulas?