Como dar aulas ???

Autor Mensagem
Matheus-s
Veterano
# jan/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Matheus-s
Veterano
# jan/10
· votar


Quero saber quais são as provas escritas no final de cada etapa.
Obrigado.

Matheus-s
Veterano
# jan/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo Quero saber quais são as provas escritas no final de cada etapa.
Obrigado.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/10
· votar


comon charge, bring it back to me comon CLEAR! ZTTTTTTT! ok we have pulse...!

Matheus-s
caracoles veio, vc ressucitou o tópico pra isso

Alvaro Henrique
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, tem dicas boas por aqui, e tal, mas não custa lembrar que esse é um assunto complexo, complicado, que mesmo um curso superior de quatro anos totalmente dedicado ao tema não aborda tudo e não prepara 100% a pessoa pra realidade, imagine mensagens num fórum informal como esse?

Acho que o melhor a fazer, pra quem está com dúvidas, é ir numa saraiva, fnac, livraria cultura ou amazon da vida e comprar um livro pra pelo menos ter uma ideia inicial do tema.

O ensino musical têm mudado MUITO nos últimos anos e a única coisa que desaconselho é ensinar exatamente como você aprendeu. Porque hoje, quem aprende daquele jeito já fica pra trás. Mesmo quem quer aprender apenas por prazer. No mínimo, vai se divertir menos por ter de passar mais tempo fazendo atividades desgastantes e pouco tempo fazendo as prazerosas.

Pardal
Veterano
# fev/10
· votar


Dicas de um professor que estudou 4 anos na faculdade:

-leiam muito, mas muito mesmo, sobre educação e psicologia. É o que faz a diferença. Estudem sobre pedagogia, mesmo que por conta, lendo. Procurem as referências bibliográficas de uiversidades sobre didática e pedagogia e estudem;

-Continuem tocando violão e procurando aprender sempre mais. Se o aluno aprender muito rápido e você achar que já sabe tudo, logo ele vai te passar. O maior inimigo do melhor é o bom;

-nunca se considere suficientemente bom professor. Um pouco de humildade, como ver outros darem aulas, e mesmo fazer anotações, é importante;

-faça a aula ser um momento importante e especial ao mesmo tempo, para o aluno levar a sério e também gostar. Aula de música é pra fazer música, então ficar 40 minutos na teoria não vai dar prazer nenhum ao aluno. Mas cobre caderno e aos poucos passe alguma coisa pra ele, inclusive dever de casa, que vai ajudá-lo a pensar por si mesmo e você não vai precisar fiar repetindo tudo de novo 42199892371498326172364 vezes. Leve músicas que ele gosta e ao mesmo tempo encoraje-o para atingir objetivos e desafios;

-esteja sempre calmo. Caso o aluno tenha dúvidas, explique quantas vezes for necessário. Talvez, o necessário seja mudar a forma de explicar. Para isso, exponha seu reciocínio de forma inteligível, organizando as informações em ordem, e dando uma de cada vez. Em outras palavras: prepare seu discurso sobre a matéria ou tema. Isso pode ser exigido de improviso, então prática em retórica é fundamental;

-manifeste verdadeira alegria quando perceber que seus alunos estão melhorando e diga isso pra eles. E você deve se sentir realmente alegre! Dizer-lhes que estão melhorando e provar a grande diferença é um grande incentivo; dizer que eles poderão pegar aquela outra música que antes ele não podia pegar é algo que todo aluno quer ouvir. Então, se for verdade, diga. Aproveite para incentivá-lo a continuar a se esforçar;

-seja sincero com seu aluno e consigo mesmo: se ele não consegue ainda, diga; se você não consegue ainda tocar a música porque nunca nem ouviu, diga também. Não pague essa de ser "o cara", porque não funciona a menos que você realmente seja o cara, e duvido que seja. John Williams é o cara, você não. Ser transparente é fundamental;

-Aula de violão é, antes de tudo, aula de música. Você e seu aluno podem fazer música sem o violão, ou mesmo usando o violão de forma criativa. Então fica a dica: seja criativo! Invente jogos, brincadeiras etc. e inclusive incentive seu aluno a compor: uma música que ele compõe em geral terá uma exigência técnica muito maior e ele nem vai perceber a diferença, produzindo assim nele um verdadeiro salto técnico;

Bom, acho que consegui colocar tudo o que tenho. Não que eu tenha mesmo muito, mas é que eu falo demais hehe... Espero que possa ajudar.

E como o Alvaro Henrique falou, dicas informais não vão resolver o problema. Então, se vira!

lucas.musicguitar
Veterano
# fev/10
· votar


exercicios da mao-escala cromatica
partes violao
nome dedos e cordas
acordes basicos

e por ai vai

Alvaro Henrique
Veterano
# fev/10
· votar


Pardal, você acabou de escrever uma das melhores mensagens que já li nesse fórum.

iniciante1
Veterano
# fev/10
· votar


começa por exercicios faceis pra soltar os dedos

polezel10
Veterano
# jun/11
· votar


Alguem pode me passar um material pra dar aulas de violao (iniciante msm)?
Já tenho uma ideia do que vou passar, mas queria ter um material pra mim dar pro aluno pra ele lembrar em casa.
Meu email é vinicius_polezel@hotmail.com
Valeu galera!

polezel10
Veterano
# jun/11
· votar


Por favor gente

polezel10
Veterano
# jun/11
· votar


UP

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


polezel10
Tu quer uma apostila?

polezel10
Veterano
# jun/11
· votar


Se alguem tiver ajuda muito. Quero uma mais basicona msm que nao falasse tanto de teoria, teoria eu ja tenho.

Tamehiro
Veterano
# jun/11
· votar


Prof. Grosélio
vc teve aula com o sivuca???

geracaoanos2000
Veterano
# jun/11 · Editado por: geracaoanos2000
· votar


BOm, acho que para saber com dar aula, você deve-se voltar no tempo, logo quando você ainda era leigo. Qual caminho era mais fácil pra você? Qual assunto te deu suporte para a tal técnica? Acho que é se auto fazendo perguntas e se colocando na pele de aluno, para obter essa resposta. De início é moleza, mostrar nome das cordas, treinar técnica. Depois que ele pegar o básico sobre técnica, já pode ir colocando ele pra tocar umas músicas, assim ele já vai praticando o que aprendeu. Procure incentivar o aluno com elogios, mas moderadamente. Use a fórmula de crítica: " P - N - P"

(P) comece elogiando-o, falando que até agora mostrou que tem talento, e possui jeito para tal coisa. (N) mas tal parte tem que melhorar, e ele tem que se empenhar para isso. (se ele não tiver estudando em casa, aproveite para falar que estudar só na aula, não irá dar evolução a ele.) (P) e termine a crítica, elogiando de novo, falando que aposta certeza que ele irá seguir corretamente e irá conseguir evoluir seguindo sua sugestão de estudo.


(P)= Ponto positivo.
(N)= Ponto negativo.

R. Marcone
Veterano
# jun/11
· votar


Quem me enviou email pra eu poder enviar alguma coisa sobre como dar aulas, sobretudo como aplicar os testes no final das etapas, me enviem outro email, porque o outro eu perdi.

roselioaraujo@yahoo.com.br

Prof. Rosélio Araujo

albanir
Membro Novato
# set/13
· votar


Prof. Grosélio
Se quizer eu te envio alguma coisa

Envia pra mim se puder.
Abraços
albanirneves@gmail.com

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/13
· votar


albanir
cara, acho que ele morreu ( ou foi banido)
mas voce pode exuma-lo com sua pa de ouro

wederfel
Membro Novato
# ago/19
· votar


Prof. Grosélio

Existem métodos? É lógico que existe. Eu tenho um monte deles. Mas quem pode afirmar que esse ou aquele método será o ideal? Então é melhor ele pegar esse "monte" de métodos e fazer algo que adeque à sua situação ou necessidade.

Prezado, você poderia me passar esses métodos mencionados, por e-mail?
Vai me ajudar bastante para iniciar minhas aulas pois tenho a mesma dúvida.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como dar aulas ???