musicos de ouvido

Autor Mensagem
Danielc
Veterano
# abr/04


Queria uma explicacao sobre o termo "musico de ouvido"?! Será se é aquele que toca por cifra? é que sempre ouco falar sobre isso?

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Eu penso que são os músicos donos de um bom ouvido, ou até mesmo, donos de ouvido absoluto. Que têm muita facilidade em reproduzir uma música instantaneamente. Mozart foi um. Bach também. Existem e existiram muitos outros. Alguns nem mesmo sabem teoria musical, mas são exímios instrumentistas, e "pegam" as músicas na maior facilidade e naturalidade. Acho que são esses, os músicos de ouvido.

Amplexos

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

Acho que o denominado musico de ouvido é aquele que não sabe ler partitura e so tira musicas de ouvido ou por cifra, seria mais um defeito do que uma qualidade...

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# abr/04
· votar


Danielc

músico de ouvido é o cara q ouve uma música e "tira" ela na hora, sem precisar de cifra, tablatura ou partitura. Um músico de ouvido pode ou não saber teoria, embora a maioria dos musicos de ouvido naum saibam quase nada de teoria.

tommy_iommi
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
amplexos?

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


Não acho que o kara que tira de ouvido não saiba Teoria, salvo exceções raras.
Acho que o kara que toca de ouvido é porque está num estágio de intermediário pra cima. Sabe Harmonia, Escala, etc. Acordes e Tab é fichinha. Talvez Partitura o kara não saiba
T+

Zeh
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Oi... sou novo por aqui e entendo que 'músico de ouvido' é aquele que consegue tirar músicas de ouvido e/ou toca sem ter conhecimento de partitura, cifra ou tablatura. Não consigo ver como um defeito o fato de uma pessoa ouvir um determinado som e conseguir reproduzí-lo num instrumento. Dizer que ela pode se aperfeiçoar com teoria, vá lá, mas acho meio exagerado considerar mais um defeito que uma qualidade.

Em tempo... não sou músico de ouvido nem sei ler partitura, mas tenho me virado bem com o violão há uns 18 anos.

Abraços

Danielc
Veterano
# abr/04
· votar


mas nao entendi vc, se nao é musico de ouvido e nem le partitura? toca apenas por cifras?

Zeh
Veterano
# abr/04
· votar


Danielc
Depois de tanto tempo tocando, hoje até consigo tirar alguma coisa de ouvido, mas é mais por conhecer o instrumento do que pelas habilidades auditivas. Eu toco por cifras e pelo que aprendi vendo os outros tocar. Acho que uso bem o ouvido para a interpretação da música, mas normalmente preciso de uma base já cifrada, mesmo que pobrinha.

Abraço

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Zeh

O defeito esta no fato de que este tirar de ouvido é na verdade uma das coisas mais faceis e quem le partitura geralmente ja sabe fazer isso, necessita apenas de um conhecimento de harmonia basico, um violão e paciencia. O termo como eu entendo esta ligado apenas a quem so sabe tocar de ouvido, por isso é um limitador o cara não sabe ler partitura e precisa de CD ou mp3 para tudo que quer tocar.

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


Como assim?
1.Se o kara toca de ouvido, muito mais ele sabe por Tab e Cifras. E porque precisa ouvir MP3 se ele conhece a melodia?
2.Como vc disse, o kara tb sabe Harmonia, salvo exceções, pois nenhum iniciante consegue ver que aqui cabe um F7/9-, por ex, sem conhecimento de Harmonia, salvo exceções

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Pode ser também.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Cassio

Mesmo assim ele precisa ter escutado a musica alguma vez, e esse termo é conhecido no meio musical, aquele cara que so sabe tocar de ouvido e na hora de um grupo tocar uma musica com partitura ele fica atrasando... Isso mais na musica popular com instrumentações diferentes é claro que eu não estou me referindo ao universo de bandas cozinha do rock/popular brasileiro, essas usam cifra/ouvido msm e ta tudo bem.

piculo
Veterano
# abr/04
· votar


Cara, concordo com EVITAERC.
Como poderia um analfabeto ler?

saberia ele reporduzir o q os OUTROS falam? a resposta eh sim, ou seja, ele eh um semianalfabeto.

Quero dizer q, c um fulano tem varias revista com os acordes e ele jah conhece os desenhos dos acordes, e ao escutar uma musica ele sai jogando igual um tarado todos q ele conhece ateh achar um som parecido(pois pode haver tensaum disponivel no meio), eu considero defeito e dos brabos.

Como alguem, sem estudar, vai saber q A7 eh a V de D7M e q com isso havera uma resolucao definitiva?

Com saberia esse fulano que um dos Cliches que levam ao F7M eh ||:F7M Gm7 C7:||?

cara, lamento para quem naum acha mas, acho feio alguem se gabar pq "toca de ouvido" como eh dito por ai. Brother sacar a frequencia de um som eh p/ quem tem ouvido absoluto. Sabe quantos desses existem? quase nenhum, e os q existem foram, saum e seraum os fodas da musica.

quando um merda qq q toca legiao pega uma revistinha q tem uma musica assim ||: C Am F G :|| e depois ele usa isso numa outra musica e da certo eu fico puto. O pior q eles se gabam por isso.

sera q um cara desse sabera qual a funcaum da 1º invercaum de C numa musica? a resposta eh: par fazer o baixo da musica andar(cromaticamente). isso eh muito usado no choro.

quero ver quando falarem p/ esse mesmo cara:
- o tom eh Do maior, toca ai!

O q, sinceramente, vcs acham q esse carinha fara? nada ele naum sabe do q se trata. ai fudeu!

Pra mim tocar de ouvido naum existe. Posso estar sendo ateh polemico mas vou me explicar. Quando um cara estuda harmonia funcional ele passa a conhecer os caminhas q uma musica, baseado pelo tom, pode seguir. Pronto, eh soh estudar muito p/ ficar bom. Cade o tocar de ouvido nesse caso? O q existe eh o felling da musica, ou seja, sacar onde tem modulacaum(mudanca de tom), onde tem mais de um acorde no tempo etc. P/ pegar isso eh soh ouvir e ouvir a musica. as vezes isso nem eh preciso.

Quem tem ouvido absoluto e naum desenvolve esse "dom" por naum ter interesse, fica louco pois ele percebe de forma muito clara a diferenca de frequencia de uma voz p/ outra de uma buzina p/ outra. Tem mais, com um ouvido absoluto classificara um Am se ele nunca viu e nem sabe em qual frequencia estah um Am?

Resumindo, pra mim, na musica, tem q se estudar teoria ateh chegar um nivel q naum se precise mais de estudos. Exemplo: Vc jah estudou matematica e sabe fazer as operacoes baiscas (+-/*), vc precisa continuar estudando matematica? sim... obvio. Porem vc chegara a um nivel um dia q, pra fazer o q vc precisara na vida, naum sera mais necessario continuar estuando matematica.

Reproduzir musica eh relativamente facil, criar q eh brabo.

Tocar de ouvido serah sempre um dilema pois a resposta p/ pergunta eh baseada no conhecimento de quem explica. por exemplo, c vc perguntar p/ uma maestro o q seria " TOCAR DE OUVIDO" ele possivelmente te dira q p/ ele isso naum existe mas ele esta embasado na teoria e nos seus conhecimentos musicas p/ tal resposta(c ele se perguntar o q estah perguntado acima chegara a uma conclusaum obvia). Agora, c vc perguntar p/ minha mae, ela vai dizer q tocar de ouvido eh vc escutar uma musica no radio e sair tocando a mesma sem nunca ter estudado.

essa segunda hipotese eh IMPOSSIVEL! in my point of view, as I pointed out.

bom, falei muito e talvez naum tenha dito nada, mas tentei contribuir com o meu . de vista

abracos galera.

hmpereira
Veterano
# abr/04 · Editado por: hmpereira
· votar


Eu nao acho que "tocar de ouvido" seja um defeito. Muito pelo contrario, acho uma virtude da pessoa que consegue faze-lo. Eu sou professor de ingles e quando vejo alguem falando ingles que tenha aprendido so de ouvido, tenho o maior respeito pela mesma. Eu nao acho que vc tenha que saber todas as regras gramaticais, sintaticas, e semanticas de uma lingua pra poder se comunicar. Agora, se gabar por "tocar de ouvido", falar "ingles de rua" (como dizem), ou qualquer outra atividade sem uma forte base academica, ja acho tolice. Tai a minha humilde opiniao.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


piculo

Tente saber algo sobre Helena Meireles e Zé Côco do Riachão, só pra começar. São músicos muito conceituados no Brasil e no exterior ( Zé Côco, de saudosa memória, é objeto de estudos de uma faculdade de música em Minas, pelo inusitado de sua obra) que não sabiam nem mesmo escrever seus nomes. A Helena Meireles ficou conhecida nos Estados Unidos antes de ser conhecida aqui (ela foi capa de uma Guitar Player, se não me engano). Por esse Brasil a fora tem muitos músicos de qualidade que não sabem o que é pentagrama, clave, acham que condução é ônibus e contratempo é perder o ônibus, mas têm sensibilidade, o que os faz muitas vezes, superar em musicalidade muitos dos que sabem tudo a respeito de teoria.

Isso aconteceu comigo, em 2000: fui passar as férias no sítio do meu pai, no litoral norte do Paraná. Pra não ficar muito à toa, levei minha viola caipira pra tocar de vez em quando. tava tocando num final de tarde quando chegou um vizinho. Pra começar, já chegou dizendo que a viola tava mentindo nas notas. Peguei o diapasão e conferi, estava mesmo um pouco desafinada, já que saí de Curitiba, uma temperatura amena a fui pro litoral, com tempetarura alta. Afinei a viola e toquei algumas músicas pra ele, enquento ele falava as notas. Logo em seguida ele pediu a viola, tentou algus acordes do violão (que ele já tocava "de ouvido"), viu que não deu certo e continuou tentando. Um certo tempo depois ele já começou a trocar acordes, pontear, ou seja, já tava tocando a minha viola, em alguns minutos, melhor do que eu, durante a minha vida inteira. Só pra encerrar esse assunto, o rapaz era, e continua até hoje, analfabeto, mas com uma sensibilidade acima do normal.

Outro exemplo: o que eu considero como melhor escritor que o Brasil já teve não tem formação acadêmica, sendo, no século 19, mulato, epilético e cresceu sob os cuidados da madrasta. Nunca teve como pagar por estudos regulares... Seu nome: Machado de Assis.

romer simpson
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
nada a ver cara... nao to qrendo da tirada nao, mas eu nao sei nada de partitura mas eu tiro uma musica ou um solo mto mais rapido do q mto cara q eu conheço q sabe mta coisa de partitura (nao to qrendo me gabar). eu acho isso uma qualidade. e uma vantagem!

romer simpson
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
nada a ver cara... nao to qrendo da tirada nao, mas eu nao sei nada de partitura mas eu tiro uma musica ou um solo mto mais rapido do q mto cara q eu conheço q sabe mta coisa de partitura (nao to qrendo me gabar). eu acho isso uma qualidade. e uma vantagem!

abraços

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


Danielc
eh akele q tira musica d ouvido...soh d ouvi a musica ele jah passa pra guitarra/violão....mais naum por cifras, partituras, soh escutandu....vc treina issu ouvindo mta musica e tokando mto tbm....ai vc vai percebe c as notas q vc tiro saum akelas q saum tokadas na musica

rodela
Veterano
# mai/04
· votar


Eu consigo tirar umas músicas de ouvido, mas deve ter um monte de neguinho bom nisso, não é?
Ouvi falar que tem gente que afina violão sem diapasão nem nada, alguém aí do fórum sabe fazer isso(eu não consigo)?

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


rodela
dah pra afina sem nda....mais cmigo nunk fika 100% certo...sempre um pokinho abaxo...mais da sim....cum u passa do tempo qdo vc toka vc consegue

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


romer simpson

Não estou dizendo que não é uma qualidade, estou dizendo apenas que é a base da piramide, é o mais facil e basico metodo de se tocar uma musica. Se vc sabe tirar de ouvido, muito bem, mais o cara que sabe partitura sabe tirar de ouvido que nem voce e sabe partitura tbm. E vai nessa de voce tirar algo mais rapido do que alguem que le, alguem que le mesmo, sem nunca ter escutado uma musica (não muito dificil tecnicamente) toca de primeira.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
concordo

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


Fora que se uma alteração for feita na musica o cara que le le de primeira a alteração e o cara que toca de ouvido tem que esquecer o que ja decorou (dificil pra caralho) e redecorar o novo. Fora isso apos tres meses sem tocar a musica vc vai ter esquecido se decorar e o cara que le, vai simplesmente ler denovo

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
acontece q qm toca de ouvido nao fica na decoreba. qm toca de ouvido nao conhece a nota apenas pelo som, mas pelo efeito q ela causa.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
mais nunca c sabe....fika um puta tempo sem tocar pra vc v c num eskece

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


DeFoDoN
eh, nisso eu concordo q eh uma desvantagem

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
eh

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


Ouvido absoluto... saiu uma reportagem na superinteressante sobre isso. Lá diz que todos poder ter, mas o tempo para alcançá-lo varia de pessoa pra pessoa. Geralmente quem começa tocando cedo e quem tem boa memória. Ouvido absoluto é simplesmente uma memorização das notas.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
mais eh soh ouvi a musica algumas vezes mais e vc lembra....pelo menos cmigo eh assim!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a musicos de ouvido