Sobre tirar música de ouvido, como funciona pegar um dedilhado de ouvido?

    Autor Mensagem
    MateusHafaya
    Membro Novato
    # abr/21


    Antes de tudo queria dizer que procurei e não achei a resposta pra minha dúvida no fórum.

    Sou iniciante, sei o básico de teoria e estou começando a pegar minhas primeiras músicas antes de ir estudar teoria(para que eu não desanime).

    Pretendo evoluir ao nível de consegui pegar uma música fácil só olhando um vídeo de um cover. Mas eu vejo a galera ensinando a localizar notas, pegar acordes de ouvido, mas e o dedilhado? Como que vocês fazem para pegar o dedilhado, tem alguma técnica ou é um processo intuitivo e de bagagem musical?

    É que meu estilo de música é mais pop, rap, sertanejo, rock/pop e muitas das músicas que eu quero tocar, quando tem tutorial, não é uma versão que eu curto. Então quero aprender a pegar olhando um cover e tals.

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Tem que identificar a primeira nota do dedilhado. É um treino, começa com musicas mais simples e vai subindo. Depois vai ficando intuitivo, como se tu descobrisse a nota e abrisse um leque de possibilidades. Tem uns apps de celular pra treinar o ouvido e intervalos, podem ser úteis.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/21
    · votar


    MateusHafaya

    A técnica pra pegar de ouvido os dedilhados é praticar exercícios de dedilhados. Escolha diferentes cadências de acordes e toque de maneira arpejada. Além de aprimorar a sua técnica, vai educar o seu ouvido, acostumando com as sonoridades características. Existem dezenas de exercícios pra dedilhado na internet. Contudo, eu recomendo ter aulas com um bom professor.

    ejames
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Cara, "tirar de ouvido" é algo que vem com prática, estudo e tempo.

    Como que vocês fazem para pegar o dedilhado
    Dedilhado nada mais é do que um acorde onde se tocam as notas separadamente, então o primeiro passo é identificar qual é o acorde. A não ser que você esteja falando de solos e/ou fraseados, onde aí é importante identificar a primeira nota e a escala.

    Eu diria para você não se preocupar com isso, é algo que vem naturalmente e não existe método exato para tal.

    warto
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    MateusHafaya,

    Primeiramente da uma olhada nos comentarios do pessoal, que ja deram dicas valiosas.
    Sobre tirar musica de ouvido não existe uma regra, é basicamente treinar o ouvido diariamente.
    Ouvir a mesma musica diversas vezes até, que você estara treinado a identificar seja a melodia ou a harmonia, mas isso é com treino, não tem atalho, é ouvir musica, a mesma musica diversas vezes e dai conseguir ir tocando aos poucos com ela. Dai você parte pra proxima musica.
    Com o tempo o seu ouvido estará familiarizado com certas notas (melodia) ou acordes (harmonia) e dai você conseguira identificar o acorde ou nota melodica e conseguira reproduzir ao mesmo tempo que a musica. Mas isso vem com treino e muito treino.
    É como estudar uma musica, você vai estudando por partes, lendo a partitura por partes, ate completar a execução de uma parte e partir pra outra, quando ver ja esta tocando a musica inteira, e até mesmo poderá ter decorado partes da musica, podendo usar a partitura apenas como consulta. Mas ainda sim é treino e prática.
    E assim acompanhar de ouvido é uma coisa, tirar a musica de ouvido é outra coisa. Tirar a musica de ouvido, você realmente estará estudando a musica, e tirará a harmonia, a melodia, identificara as partes da musica, enquanto acompanhar de ouvido, voce apenas fara os acordes base da harmonia, e que por mais treinado que possa estar seu ouvido, haverá musicas complexas fora dos padroes (harmonico / ritimico) que sera desafio sempre.

    Olha o exemplo de uma banda (estou colocando este exemplo pra voce ver como ouvido é um treino diario), com excelentes musicos, musicos experientes e ainda sim demoraram para acompanhar de ouvido (e olha que é uma musica conhecida):

    https://youtu.be/5WFVJEPOz24?t=273

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre tirar música de ouvido, como funciona pegar um dedilhado de ouvido?