musicos de ouvido

Autor Mensagem
evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


Rey

Que q eu disse: num quer dizer que o cara é ruim(ele pode ser bom pra kct msm sem estudo formal). Mas todo conhecimento a mais é uma vantagem, e todo conhecimento a menos é uma desvantagem. Fora isso não considero nenhum destes sitados musicos exepcionais.

piculo
Veterano
# mai/04
· votar


Ai galera, admito que 'e poss'ivel um cara ser musico de ouvido. Esses dias tive aula com a Bia Paes Leme(alguem conhece?) a mulher eh foda. Ela me mostrou q eh possivel sim sem estudo formal ou "tocar de ouvido" se preferirem. Comecei a ter aulas de percepcaum com ela e tudo eh possivel basta sentir a funcao tonica(dominante, subdominate, tonica etc) da musica q vc pega os acordes salvo os de AEModal. Resumindo, os que seguem sempre o mesmo padraum I, II ou IV e V pega-se mole. testei e comprovei.

foi mal pelos comentarios acima.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
Por isso que disse que vantagem é relativo. Depende do ponto de vista de cada um, do que cada um tem como meta de vida. Esses músicos que eu citei até podem não ser excepcionais, mas ninguém pode negar que são bem sucedidos na música, mesmo não tendo uma grande bagagem teórica.
Eu posso te garantir, pelo menos num caso, que a falta de estudo formal nunca foi um fator limitante, nunca foi desvantagem em termos de música, tanto que muitos músicos acadêmicos chegaram até a fazer um estudo a respeito da musicalidade desse artista, dê uma olhada neste endereço:

http://www.dicionariompb.com.br/detalhe.asp?nome=Z%E9+Coco+do+Riach%E3 o&tabela=T_FORM_A&qdetalhe=art

Como já disse, o talento muitas vezes é superior a muitos anos de estudo e a vantagem ou desvantagem de cada maneira varia conforme o objetivo de cada um. Não nego que conhecimento seja um fator muito importante na vida, mas, como professor de física, sempre digo isso aos meus alunos, e mesmo os vários estudantes de violão do colégio contestam dizendo que vão ser músicos, não precisam de física. Isso foi só pra dar um exemplo...

Um abraço!

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


Rey

Concordo que o talendo pode subjulgar os estudos em vários casos, para isto existe a denominação de Gênio. Existem determinados ambientes musicais aonde o estudo formal não é um fator decisivo, nichos bem especificos geralmente na musica popular, mas se voce pretende ser um musico que tenha conhecimentos abrangentes e passeie por mais de um estilo caracteristico o conhecimento formal é omprescindível. Exemplo: um violonista flamenco que pretende passar a vida solando aquele estilo não necessita de teoria, mas um violonista classico, que se propoe a passear por varios estilos e formas (barroco, contemporaneo, romantico, musicas latino americanas) musicais variadas necessita de conhecimento formal, sem este conhecimento ele se perde nos estilos e comeca a fazer o que informalmente é denominado de salada.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc

E para os gênios, não faz a menor diferença saber ou não a parte teórica. Por isso a regra não se aplica a todos. Nós, como simples mortais, devemos saber o máximo possível para evoluir, enquanto que alguns iluminados precisam apenas de seu talento e sensibilidade para ir longe.
Eu sou um aprendiz amador de violeiro, e numa das oficinas de música que participei, o pessoal ia montar um grupo de música caipira, tocando trechos de vários ritmos caipiras. Tinha gente de todo tipo, desde os músicos acadêmicos, com toda a teoria para apoiá-los, os mais ignorandes em teoria musical (nisso eu me incluo) e até pessoas completamente analfabetas. Num dos ensaios, estávamos treinando o pagode de viola, onde o violão e a viola tocam em contratempo. Quase todos conseguimos acompanhar o ritmo, menos um, um violonista clássico do Rio Grande do Sul. Mesmo com a partitura na sua frente e toda a sua técnica, ele atravessava o ritmo, entrando sempre fora do tempo, sem conseguir acompanhar o grupo. Depois do ensaio, ficamos, ele, eu e mais dois senhores por quase duas horas pra fazer com que ele conseguisse tocar direito, mas pra isso a tática que usamos foi outra: tiramos a partitura da frente dele e fizemos com que ele só ouvisse a gente tocando. Assim é que conseguimos fazer com que ele tocasse com a gente na apresentação final.

Você disse que em determinados ambientes musicais o estudo formal não é necessário, enquanto eu disse que tudo depende dos objetivos de cada um. Pro violonista flamenco, que quer tocar só isso, não faz diferença, pro violeiro caipira, que só quer tocar seus pagodes, modas de viola, cururus, toadas, batuques, mazurcas, xotes, cataretês, corta-jacas, batidões, rasqueados, cana-verdes, querumanas, lundus, polcas, guarânias, não faz diferença, principalmente se eles se sentem bem com isso. É isso, no final das contas, que devemos analisar e respeitar, a opinião de cada um, e não impor a nossa opinião a respeito do estilo de vida dessas pessoas.

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


Rey

Não estou impondo nada, estou dando apenas a minha opinião, não a necessidade de ser ofensivo.

Se o violonista classico não conseguia acompanhar sinto muito mas isto deriva da falta de ginga dele dentro daquele determinado estilo, este é um problema que todo musico enfrenta quando toca um estilo que não domina, não vai ser a partitura que vai atrapalhar ele.

Tenho vários CDs de flamenco, choro, e escuto musicos que nunca pegaram numa partitura e admiro imensamente seu trabalho, nunca deixei de valorizar ninguem pela quantidade de conhecimento, pelo contrario, eu escuto a musica, e o que a pessoa tem a dizer atraves dela, a tecnica e conhecimento teoricos são apenas ferramentas para se expressar, é possivel se expressar divinamente sem elas.

Mas é praticamente insano negar a facilidade que estas ferramentas nos trazem, seria como negar a contribuição do computador a matematica, ou do avião aos transportes.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
Não fui ofensivo em parte alguma do meu texto, só disse que a formalidade pode não ter a menor importância na música de determinados músicos. Só quis dizer que uma coisa importante para você pode não ter a mesma importância para outra pessoa, nós não podemos julgar os outros por nós mesmos.

A dificuldade mais evidente que esses músicos sentiriam seria na transmissão do seu conhecimento, mas como esse não é o teor do tópico, não está em discussão. O que se está discutindo é 'tocar de ouvido' e conhecemos muitos músicos que tocam dessa forma, sem que isso seja, para eles uma desvantagem. É claro que as ferramentas que você citou são importantes, porém não são indispensáveis. Fiz a minha graduação toda sem usar um computador; meu avô era pedreiro, analfabeto, e construia casas desde 1960, todas ainda de pé ainda hoje, enquanto obras projetadas por engenheiros estão caindo, rachando. Agora você não pode colocar o avião(objeto) em pé de igualdade com transportes(categoria), já que existem meios de transporte muito antes da existência do Homem, come espécie, vide os animais que carregam seu filhotes, aves que transportam material para construir seus ninhos.

Como sou aprendiz amador de violeiro caipira, eu ficaria muito feliz em saber tocar razoavelmente todos os ritmos do universo caipira, sem me importar com teoria. Aprender tocar tocando, sentindo a música, como o pessoal do interior(da roça) prende. Mas como não tenho talento e a minha sensibilidede é a mesma de um boxeador depois da luta, fico mais é ouvindo e consertando as violas dos amigos.

Desculpe se pareci ofensivo, mas opinião é como nariz, cada um tem seu e o acha lindo, embora o meu seja mesmo!!!

Um abraço

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


Como diria Einstein (acho que foi ele):

Se nossas opiniões divergem, é inutil concordarmos por mais tempo.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc

É isso aí!!!

Nando Bass
Veterano
# mai/04 · Editado por: Nando Bass
· votar


eita polemica... caras, eu toco na igreja a mais ou menos 7 anos... quando mais novo meu pai me deu uuma guitarrinha d present e viu q eu gostei muito, me levou na loja e comprou um violão, dai para frent ele me colocou em aula, tipow q nao adiantou d nada pois eu entrava mudo e saia calado, boiava, meu pai me tirou da aula... depois d uns 2 anos parado, sem tocar, meu pai comprou um teclado para meu irmão, era um cassio dakeles bem pequeninihos, dai meu pai achou que eu levava jeito e compro um YAMAHA PSR-70, acho q é asse, dai eu comecei tocar na igreja sem nunca ter feito aula d teclado, eu ouvia os acordes da guitarra e tentava reproduzir no teclado, fui conhecendo as vriaçoes de tonalidades e aprendendo quando e ond aplicar certo acord, dai um dia eu peguei na guitarra e fiz a pestana, ai eu ta arranhando na guitarra e tocando teclado, dai meu teclado pifo e eu peguei o contrabaixo, dai eu me apaixonei e quando vi ja estava tocando contrabaixo sem nunca ter feito aula... para mim tocar d ouvido é isso, o cara q conheça ou nao a teoria tem condiçoes d tocar uma musica q nunca ouviu, assim d cara... o cara escuta a pessoa cantar e acompanha, complementa, cria...

DiegoRV
Veterano
# mai/04
· votar


Pra min tocar de ouvido é algo impressionante, pois esse eh o verdadeiro dom! Tocar de ouvido é ter uma sensibilidade grande, eu acho que rockeiros tem mais vc ve um rockeiro escutando música e vc confere que ele esta concetrado tendo uma interação com a música...

Músico de ouvido e tocar de ouvido é ter sensibilidade suficiente para entender a música e a transmitir em um instrumento sem auxilio de partitura e nem cifra, soh sabendo algumas notas!!

GAMA
Veterano
# mai/04
· votar


Ola, trabalho como tec de som e digo que "ouvido absoluto" eh muito complicado pois quem tem, fica louco em um ensaio de orquestra pois para ele parece tudo desafinado faltando um tantinho prá chegar lah.Diferente de um profissional que passa o som num monitor e que com o tempo conhece, saca as frequencias e as reconhece permitindo assim uma equalização do sistema bem proximo do que se utilizase um equip. Já conheci um cara que só conseguia assobiar em terças, eu mesmo toco um violão mediano e não consigo cantar afinado apesar de criar vozes para que os outros cantem.
Abs.
Gama

piculo
Veterano
# mai/04
· votar


Ai, ouvido absoluto poderia ser assunto de outro topico. cara, eu li uma tese de mestrado de um amigo sobre isso. A parada eh treinamento.

ikeas
Veterano
# ago/11 · Editado por: ikeas
· votar


Não é "defeito", e sim qualidade.

Quando uma pessoa reproduz Beethoven ou Mozart perfeitamente, sem nunca ter feito aula, só com o que ouviu, isso é um "DEFEITO"?

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


É por isso que digo: orquestras e faculdades de música são lugares para não-músicos.


do modo que fala, parece que é defeito ter estudado, defeito ler partitura....

no fundo você é da forma inversa igual a eles

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


piculo
A parada eh treinamento.

Eu acho que não. Você tem ou não tem.

E pra tocar de ouvido você tem que conhecer a melodia. (100% certo)
Se a música tem 3 estrofes você não tem direito de errar nada na segunda estrofe, mesmo não conhecendo a música.

joao b.
Veterano
# ago/11 · Editado por: joao b.
· votar


Eu gastaria várias páginas para descrever (ainda que subjetivamente) o que é "ser músico de ouvido", que eu particularmente prefiro chamar de músico natural.

Em poucas palavras, ser músico natural é reconhecer a altura dos sons.

Faça uma nota no violão, tente fazer a mesma nota com a voz. Se conseguir, significa que és músico de ouvido. Faça outras notas e repita o exercício, é uma experiência interessante até.

Outra coisa importante, é que ser músico natural nao nao se dá apenas quando a pessoa toca algum instrumento. Toda pessoa que canta (sem desafinação é claro) é músico natural, ou de ouvido como queiram chamar, e muitas delas nem sabem disso!

Não se aprende ser músico de ouvido na escola, eu diria que é um dom natural, que nasce com a pessoa. É verdade que com a prática musical, estudo e etc., esse dom vai se aprimorando, bem como a percepção musical do indivíduo.

Minha opinião:

Músico técnico - Razoável
Músico de ouvido (apenas) - Bom
Musico de ouvido que estudou/estuda - IDEAL

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a musicos de ouvido