musicos de ouvido

Autor Mensagem
DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
nossa....nunca li issu, mto menos numa revista dessa....mais c eh comprovado issu...

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


DeFoDoN
é comprovado! foram citados, malmsteen, bach, beethoven, mozart, hermeto paschoal...

Se num existisse o ouvido absoluto, como que beethoven iria compor depois de ficar surdo? Ele já havia memorizado as notas, e detalhe o que ajudou tb era a teoria musical que já sabia mto bem...

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


noh q doido cara.

eu tenho procurado alcançar essa habilidade. eu tenho 16 anos ainda, e consigo tirar mtas musicas sem precisar de um violao na mao. o q eu qro agora eh saber "cantar" ou decorar o som das notas.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
podi cre....por issu us caras tokam mto mais....

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
definitivamente, eu num curto canta....

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


DeFoDoN
nao digo cantar. mas saber o som das notas de cor a ponto de conseguir canta-las.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
num curto e nem sei, mais c um dia preciza faze um backin vocal....

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
Vc se treinar mais pode chegar a esse extremo! Vc consegue perceber as tônicas das notas? Se sim tente acompanhá-las com a voz.
eu tbm tiro solos e músicas só ouvindo-as pois sempre fiz isso desde que comecei a tokar. Mas às vezes fica um pouco impreciso

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
consigo sim... o problema eh q eu nao tenho mta firmeza na voz. eu ate sei qndo eu desafino ou qndo ta errado.. mas eu tenho dificuldade pra firmar a voz.

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
u foda pra mim eh canta as notas enquanto vc toka!!!!

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
ah isso é treino de respiração. vc tem que fazer técnicas vocais. eu tbm tenho voz fraca pra cantar. é até afinada mas mas num tem muita sustentação

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


DeFoDoN
Como assim?

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
tem cara q qdo toka faz u msmo som da nota cum a boca...ele canta a nota e toka ela...ao msmo tempo....issu eh mto foda

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


DeFoDonb
ah sohh, como em músicas de jazz! já ouviu mike stern, tem altas faixas desse jeito, solos de voz e guitarra dobrados
É mto massa, mas é só treinar, é conseguir memorizar a tônica do acorde

rvalle
Veterano
# mai/04
· votar


Sabem de um excelente músico de ouvido ? Phill Collins. O cara não sabe ler partitura, então quando ele vai tocar com alguém, tipo Eric Clapton, Mark Knopfler, Genesis, o cara pega as músicas em fita ou CD, ouve, e toca junto, usando um radio-cd-gravador destes comuns. Toca até memorizar tudo, não escreve nada e muita coisa sai de improviso. Agora quero ver falarem que ele é um músico medíocre ou que não sabe nada. na verdade, vejo que músicos que estudam demais, ficam com o som tão limpo, tão higiênico, que fica chato...

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


Outro músico importante de se citar é o Yamandú costa.
Ele toca tudo de ouvido, e o improviso sai natural

DeFoDoN
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
soh...mto loko
rvalle
essa eu num sabia

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
yamandu eh o mestre da improvisaçao

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


rvh
outro mestre na improvisação é Pepeu gomes.
Ouvi uma versão do brasileirinho que ele fez, é fascinante...

rvh
Veterano
# mai/04
· votar


soh...

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


Voltando o assunto anterior, o que me espanta é a época dos grandes gênios da música...principalmente os da clássica, são mais ou menos contemporâneos e todos tinham ouvido absoluto! e hoje poucos são privilegiados

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


rvh

Isso se chama solfejar, vc não precisa ter ouvido absoluto para isso, se voce por exemplo memorizar o som da nota la (440Hz) vc pode cantar qualquer coisa se souber solfejar

piculo
Veterano
# mai/04
· votar


Nos_FERA_tu
Cara, se ouvido absoluto fosse soh decorar notas naum exitiria teses de mestrado sobre o assunto. eh muito mais complexo. eu to pra pegar um teses de um amigo q estuna na UNIRIO. assim q consegui eu envio p/ cifra p/ eles disponibilizarem.

rvh
Jah ouviu raphael rabell, romero lubambo, etc? isso eh tocar violaum.

cara no meu ponto de vista, a nomenclatura deveria mudar de "tocar de ouvido" p/ auto didata quando o cara aprende a tocar sem um estudo formal. E o termo "tocar de ouvido" para o cara q estudou formalmente, sabe todos os caminhos possivel de uma harmonia e segue-a sem muita dificuldade.
Serio mesmo, acho q isso eh uma discussaum inutil pq cada um tem uma opiniaum e naum abrira maum da sua por de ninguem.
eu acho impossivel o q dizem por ai, q fulano pegou no violaum ontem e tah "tocando de ouvido". Essa eh minha opniaum.
tem outros detalhes, um deles seria a exposicao a musica, ou seja, a musicalidade do individuo q se auto denomina "tocador de ouvido".

concluindo minhas mensagens, acredito q sem estudo vc NUNCA criara nada de qualidade, a naum ser q alguem q tenha estudado formalmente tenha te passado(o q seria um estudo informal ou autodidatismo).
Eh isso.

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/04
· votar


piculo
O que vc me diz de Helena Meireles?
Uma das 100 palhetas da Guitar Player?
Ela nunca teve estudo formal.

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


piculo

Po kra achu q tbm num é assim, é claro que o estudo formal de teorico te da bases para fazer coisas muito melhores, que vc não seria capaz de fazer sem ele, mas apesar da maioria das pessoas que não estudaram não terem desenvolvido nada de significativo, existe uma lista de "analfabetos" musicais que foram de grande valia para o cenario musical internacional, jimi hendrix é um deles.

piculo
Veterano
# mai/04
· votar


tudo bem, I agree to desagree, right.

Blz, tudo na vida eh possivel. Eu soh acho que esse "tocar de ouvido" estah muito alem de pegar um instrumento e sair tocando. o q quero dizer eh q a pessoa tem ser musical desde crianca(escutar muita musica, de estilos diferentes, ter influencia de alguem etc).

Alex Pires
Veterano
# mai/04
· votar


Eu como professor ja vi vários casos de alunos com um ouvido muito bom e outros nem tanto.

Agora vamos parar pra pensar? Será que todo músico tem isso? Alguns ja nasceram com isso e o restante é meio que aprendendo na marra. Se você tem o ouvido bom, parabens! Se não tem, saia da net e vá estudar!

Eu mesmo admito que não tinha um ouvido bom(Pra não dizer horrivel) não conseguia tirar as músicas sozinho...Comecei a estudar e ví que o estudo acabou criando algumas lógicas que me ajudavam bastante na hora de tirar músicas(Estudo de intervalos). Hoje em dia eu tiro muita coisa que eu gosto...Ja tirei de ouvido muita coisa casca grossa(Frases do Greg Howe, Músicas inteiras do Tritone tirando as 3 guitarras). E antes de estudar eu penava para bater o meu pé no rítmo da música.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


O que acontece é o seguinte: "Tocar de ouvido" é uma expressão idiomática que significa tocar um instrumento sem um estudo teórico formal, sem leitura de partituras. É uma expressão, como 'meter o pé na jaca'.

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


Rey

Ehh exatamente isso!! num quer dizer que o cara é ruim(ele pode ser bom pra kct msm sem estudo formal), mas com certeza é uma desvantagem muito grande.

Rey
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
Pro Djavan não é...
Pro Zé Côco não é...
Pro João Bosco não é...
Pro Paul McCartney não é...

Essa história de seter vantagem ou desvantagem é relativo. Tem muito músico, com toda a bagagem acadêmica nas costas, que não têm a décima parte da musicalidade de um Djavan, de um Paul McCartney, de um Zé Côco, muitos ainda até trabalham pra eles... O talento de uma pessoa pode ser superior a muitos anos de estudo acadêmico. Como disse o grande Tião Carreiro: "...se o Picasso fosse vivo ia pintar tabuleta
...a coisa tá feia, a coisa tá preta..."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a musicos de ouvido