Violão com cordas Elixir + Ar cndicionado

Autor Mensagem
instrumentista
Membro Novato
# set/20 · Editado por: instrumentista
· votar


Mande um e-mail, perguntando o que ele acha dessa conversa...
coitado, teria um ataque do coração, o homem dedicou 35 anos ao ensino de ciências e pesquisa na educação científica, ver que as escolas brasileiras formam alunos incapazes de diferenciar calor e temperatura não deve ser agradável aos olhos de um educador, eu mesmo que não sou educador tem bastante tempo estou triste, mesmo a sua educação não merecendo essa tristeza...

Ningen
Veterano
# set/20
· votar


instrumentista

Sim retira, você tá certo, o problema é a eficiência

Ah sim. Tranquilo. Segue o jogo.

makumbator
Moderador
# set/20 · Editado por: makumbator
· votar


instrumentista
o que é IMPOSSÍVEL, retirar 100% da umidade do ar que ele retira do ambiente

Ok, mas a premissa da discussão de vocês não me parece que seria o ar condicionado retirar toda a umidade do ar e o ambiente virar o Atacama (e nem havia sido discutida a eficiência dessa redução de umidade ao longo do tempo).

O que eu entendi é que você alega que existem equipamentos de ar condicionado que resfriam o ambiente sem retirar qualquer umidade do ar do local, e a dele é que nunca viu referência a tais modelos.

Eu sinceramente nunca vi ar condicionado que não retire umidade do ambiente ao resfriar o local (nem nunca vi propagandas de modelos que fariam isso), mas não sou especialista na área.

Ningen
Veterano
# set/20 · Editado por: Ningen
· votar


makumbator

e a dele é que não existem tais modelos

Na verdade, em momento algum eu disse que não existem. Eu só desconheço e pedi para que ele me informasse do modelo/tecnologia do mesmo.


Lá atrás eu postei:

Foi por isso que usei a palavra costuma:

Eu tô supondo que o nosso colega, é uma pessoa comum, que quer esfriar (como ele especificou) seu ambiente com um condicionador de ar comum (split ou janela). Todos retiram água do ar.

Talvez nesse ponto eu tenha dado a entender que eu acredite que não existam tais condicionadores de ar. Mas com Todos eu me referia a Split e Janela ,"todos os dois". My bad.

makumbator
Moderador
# set/20
· votar


Ningen
Na verdade, em momento algum eu disse que não existem. Eu só desconheço e pedi para que ele me informasse do modelo/tecnologia do mesmo.

É, isso mesmo. Retificando: você apenas nunca viu tais modelos (assim como eu).

instrumentista
Membro Novato
# set/20 · Editado por: instrumentista
· votar


makumbator
então amigo, o único problema é que se ele não retira eficientemente, como eu disse e você cai no senso comum de que da pra usar o ar condicionado num dia chuvoso pra conservar as cordas do violão, como o amigo ai disse que "é o cenário ideal" talvez você esteja induzindo alguém ao erro, o cara pode achar que está completamente seguro de um problema que na verdade ele não está, e é por isso que as grandes marcas recomendam o instrumento dentro hard case, não somente pro transporte. Outra situação que nos coloca nesse mesmo ponto, é o fato de mesmo com ar condicionado ligado o tempo inteiro dentro das lojas, as cordas dos violões mais baratos, que por consequência tem cordas mais baratas, oxidam bem rápido. Meu ponto aqui, que talvez não tenha sido entendido, é que o fato da temperatura diminuir não garante a perda de umidade das coisas, porque como eu disse a temperatura não influencia nisso, são dois fenômenos diferentes. Óbvio que na natureza e no dia a dia parecem ser as mesmas coisas, pois os dois acontecem um após o outro, mas não são e nunca foram. Por fim, o que eu tentei alertar e fui hostilmente recebido pelo colega, foi que ligar o ar condicionado e achar que seu instrumento estará protegido da umidade é uma falácia, se assim fosse a The Fellowship of Acustics (loja que possui violões Martin da década de 30 e inicio dos anos 40) não guardaria seus violões de 40/50 mil euros dentro do case e dentro de uma sala isolada com higrômetro.

Ok, mas a premissa da discussão de vocês não me parece que seria o ar condicionado retirar toda a umidade do ar e o ambiente virar o Atacama
os 100% não se referem a virar ou não um deserto, e sim que a cada quantidade x de ar que ele puxa ele consiga retirar 100% das moléculas de água, e isso que é impossível, eu extrapolei o caso pra 100% justamente pra ficar claro que, mesmo com esse poder o negocio serie ineficiente, mas caso a gente diminua esses 100% para 30% (que seria um número bem mais realista, maquinas de laboratório condensadoras de gás trabalham em regime de 65% de aproveitamento) a quantidade de água retirada séria de 0,72% de umidade em um dia inteiro, se alguém derramar uma gota d'água dentro dentro desse quarto o trabalho dele seria jogado no lixo, ou seja, francamente, é praticamente 0.

instrumentista
Membro Novato
# set/20
· votar


makumbator
tanto é que a própria Consul, assumindo essa ineficiência considerável, criou um ar condicionado com a função de controle de umidade, ou seja, eles precisaram criar um produto diferente com essa função, o que não seria necessário se o seu produto regular funcionasse nos dois mundos, eles não teriam motivo pra pagar um engenheiro pra fazer o projeto, e ter que gastar todo dinheiro que se gasta pra lançar um produto novo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20
· votar


Tenho dois AC split aqui em casa. Os dois têm função de tirar a umidade do ar, e na função de resfriar o ar ele também tira água para um caralho.

Um deles fica no quarto que tem planta. Imagine a planta perdendo umidade, mais duas pessoas perdendo umidade, mais dois gatos, num dia quente e úmido (o higrômetro acusa 80%).
Pois bem, nessa condição, com o quarto fechado, liga o AC e a umidade cai pra 50% em meia hora, e depois de algumas horas chega a 30%, então pra dormir a gente liga junto com o AC um umidificador, porque senão cê acorda pra mijar de noite e precisa molhar o nariz na torneira e tomar um corpão d'água de tão seco que tu fica.

E ele não faz isso tão somente pra melhorar a sensação de estar fresquinho não, o ar em si também fica bem mais frio. Esse lance aí do aparelho que controla a umidade, provavelmente é a junção automatizada de todo o sistema que eu tenho manualmente aqui em casa: ele mede a temperatura e umidade e muda a sua forma de trabalho pra chegar no que tu pediu, e provavelmente também tem um umidificador junto e até um ionizador.

Eu não sei como funciona esse lance de ionizar o ar, mas me parece que o ar seco ionizado tem menos capacidade de aceitar a umidade das coisas, daí elas perdem menos umidade pro ar (tô chutando). Dos dois ACs que tenho, só um tem a função de ionizar e a diferença que se sente é nítida, vc não sente aquela necessidade de beber umonte de água e molhar o nariz na torneira.

Del-Rei
Veterano
# set/20
· votar


Acho que o título do tópico deveria ser alterado para "Tudo sobre funcionamento de aparelhos de ar-condicionado".
\o/

Um aceno de longe!!!

Lelo Mig
Membro
# set/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Del-Rei

Os caras viajaram na maionese. O dono do tópico já mandou fabricar uma câmara desumidificadora, climatizada, a prova de raios cósmicos e raios gama, nas medidas e materiais especificados pelo Royal Institute of "Guardadores de Violão" Corporation, para poder guardar o violão dele.

Daqui uns 6 meses ele volta, quando tiver de chamar um perito da National Acoustic Guitars and Strings Administration para trocar as cordas novamente.

Ningen
Veterano
# set/20 · Editado por: Ningen
· votar


acabaramosnicks

...precisa molhar o nariz na torneira e tomar um corpão d'água de tão seco que tu fica...

Me identifiquei muito com o seu "testemunho" viu kkkkkk

Aqui no Tocantins é f*da. Época de chuvas é 90% de umidade, na "seca"/verão, chega a < 15%. (Clima de deserto)

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20
· votar


Ningen
Aqui em Jundiaí não costuma ser nada muito crítico. No geral é uma cidade com clima ameno um pouco puxado para o frio, mas de uns anos pra cá as mudanças no clima foram notáveis, agora no verão fica bem quente e apesar de no inverno não ser tão frio assim, Absolutamente todas as frentes frias que vêm para o Br acabam passando também por Jundiaí, então vira e mexe esfria do nada.
Em condições normais eu nunca tive muito problemas com umidade por aqui, nem falta nem excesso, mas quando vc se fecha num quarto não tem jeito, vai acumulando umidade, daí cê liga o AC e não tem jeito, o bagulho seca sem dó.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão com cordas Elixir + Ar cndicionado