Troca de cordas / Tensão das Elixir

    Autor Mensagem
    Leonardo Ribeiro
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Leonardo Ribeiro


    Seguinte pessoal, certa vez liguei para um luthier daqui perguntando se poderia colocar Elixir 0.11 no meu violão (Hofma YE 220) que estava com Daddario 0.10. Ele disse que ficaria muito pesado para o violão e que as Elixir tem uma tensão maior que as outras marcas. Perguntei se poderia botar 0.10 Elixir, e ele disse que também ficaria pesado.

    O cara até que é bom, ele regulou o violão certo e tal. Mas queria confirmar se essa informação procede. A tensão dos encordoamentos Elixir tem tanta diferença assim? Não poderia colocar no meu violão o 0.10?

    [Não vou colocar no fórum de guitarra pra não criar outro tópico]
    Depois liguei pra ele outro dia pra falar da guitarra (Sx SG, encordoamento Daddario 0.09). Perguntei se poderia botar Elixir 0.10 . Ele primeiro falou: Pode sim, tem que regular e tal. E depois: Mas traga a guitarra antes de comprar qualquer encordoamento.

    O foda é que ele fica meio longe daqui, enfim, tô sem testar as Elixir até hoje. O que vocês tem a dizer? Quero logo experimentar essas cordas tanto na guitarra como no violão, o ferruje tá irritando bastante aqui...

    xavy
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: xavy
    · votar


    A tensão dos encordoamentos Elixir tem tanta diferença assim?

    Eu senti que a "bitola" das cordas é maior quando mudei de Daddario pra Elixir. O diâmetro da corda é maior. Ficou mais pesado no começo sim, mas hoje já me habituei e o melhor é que as cordas soam e parecem estar novas, mesmo depois de quase 4 meses!!!

    0,09 ficam muito frouxas (comprovado por muita gente) e a corda G tem um som horrível, por que geralmente não recebe aquele revestimento das cordas E, A e D.

    Acho tranquilo trocar pro mesmo diâmetro (0,10 pra 0,010)... acredito que a madeira não sofrerá uma carga tão elevada em relação à primeira marca.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    acredito que a madeira não sofrerá uma carga tão elevada em relação à primeira marca.

    De qualquer jeito o melhor mesmo seria levar no luthier pra regular de novo, quando for trocar a corda.

    Leonardo Ribeiro
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Leonardo Ribeiro
    · votar


    MatheosXpt

    Eu não tenho problema em levar quando for trocar de marca não, a questão foi que ele disse que a corda fica pesada pro violão, tipo mesmo regulando seria muito pesado pro violão entende?? Isso que me intrigou.

    Minha vontade mesmo era colocar 0.11 Elixir no violão, mas depois do que o cara disse eu fiquei até com medo. Mais alguma pessoa pra dar opinião?

    Leonardo Ribeiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Dando um up na dúvida. Faria mal pro violão colocar 0.10 da Elixir só por causa da tensão a mais dela (mesmo regulando) ? Pode danificar o violão?

    Jim Marshall
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Leonardo Ribeiro

    Eu uso no meu Tagima Dallas encordoamento Elixir .011 e não tenho nenhum problema.

    Não há problema algum em colocar Elixir .011 no seu violão, só não esqueça de regular o tensor do instrumento.


    Abraço,
    See ya!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/12
    · votar


    Leonardo Ribeiro

    só uso elixir o que pode acontecer no maximo é vc precisar regular o tensor!

    p_aulinho
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Leonardo Ribeiro

    Pode colocar, o máximo que vai acontecer é ter que regular o tensor, se necessário. Elixir 0.11 custo light 16027, encordoamente excelente, mais caro, mas vale a pena.

    Abraço
    Paulinho.

    Leonardo Ribeiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Opa, obrigado a ajuda ai do pessoal, em breve estarei comprando a Elixir 0.11 pro violão hehe. Achei estranho o luthier falar aquilo, não é possível que mudar o calibre das cordas fosse um bixo de sete cabeças...

    E pesquisando aqui, descobri que os violões Hofma/Eagle vem com encordoamento 0.11 da fábrica. Obrigado a todos :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de cordas / Tensão das Elixir