Por que não temos bons violões no Brasil?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# jul/16
· votar


Acho que claramente construir um violão é mais difícil, mais trabalhoso, requer mais habilidade e naturalmente é mais caro que uma guitarra sólida, que é o que a maioria aqui chama de "guitarra".

O Brasil tem uma tradição muito grande em violão de nylon. Bossa nova é um estilo brasileiro cultuado no mundo todo e que em grande parte foi construído ao redor do violão de nylon nacional. No início da bossa nova, a Gianini se voltava muito mais para o segmento popular e mais barato, enquanto a Di Giorgio explorava mais um segmento superior. Na fábrica da Di Giorgio iam gente como Roberto Carlos, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Tom Jobim, Baden Powell, Jorge Ben (Benjor depois, né?), Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Nara leão, Roberto Menescal, Toquinho... Goste ou não, gente que de certa forma criou uma forma e estilo, onde o violão nacional fez uma estética importante. Pode-se dizer até que Chet Atkins usou muito um violão Del Vecchio e que depois deu para Eric Johnson. Ruins os violões não podem ser, né?

A questão, como já escreveram tanto aqui, é que hoje as fábricas se voltam muito mais para um violão de custo baixo, simples, já que temos grandes fabricantes de violões artesanais. Muitos destes brasileiros, como o Toquinho, idolatra seu Sugiyama, Milton Nascimento tem um Manzer entre outros... Quem já tocou em alguns destes pode assegurar sem nenhuma dúvida a qualidade que tem.

Acontece que muita gente não conhece, não tem a oportunidade ou de alguma forma algo impede ($ muitas vezes) de se chegar num violão de um excelente luthier. Na verdade alguém já me disse que "todo mundo" no Brasil tem um violão num canto. Daí que um violão de 2k - 2,5k de reais muita gente pode considerar "top" muito mais pelas oportunidades e pelo poder aquisitivo, até porque é algo muitas vezes vai ficar num canto e eventualmente esquecido. Mas a verdade é que é muito longe de ser um "top", os melhores luthiers do mundo dos violões cobram como valor inicial algo entre 15-30 mil dólares, para um violão dos mais simples que eles podem oferecer. E acredite, valem!

Para exemplificar... O João Cassias foi estagiário de um dos mais conceituados luthiers do mundo, Erwin Somogyi. O preço inicial, mínimo, com este cara até pouco tempo era 30 mil dólares. Mas o próprio João trabalhou lá em uma encomenda de um cara que pediu dois, a módicos 70 mil dólares cada. Isso é top, rs. O João fez para mim uma guitarra archtop, que não deixa de ser um violão, que levou dois anos e meio para ter todas as soluções e construção, onde houve alguma dedicação diária por mais incrível que pareça. Por isso custa mais, por isso que nenhuma fábrica é capaz de equiparar, por isso o resultado é claramente superior.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


MMI

Eu tive vontade de escrever sobre, mas sabia que tu se viesse aqui iria se pronunciar.

Posso agora adicionar mais um elemento a conta:

Quem quer um violão para tocar BLUES, COUNTRY, ROCK AMERICANO ou INGLÊS, e POP que derivou destes anteriores, não quer um violão de nylon com características tonais de uma madeira brasileira. Quer um violão de aço com características tonais americanas e européias, coisa que (adivinhe?), só se obtém com aquelas madeiras.

Esse lance de "todo mundo" no Brasil tem um violão num canto, se estende a outros locais, onde instrumentos diversos são populares. Aqui no sul, se encontra acordeons excelentes para 10~20mil, no centro-oeste e sudeste, um razoável não baixa de 20~40, devido a procura e oferta no mercado.

DoisUm
Membro Novato
# jul/16
· votar


Acho que comprar um violão razoavel é mais dificil que comprar uma guitarra razoável.
Estive testando alguns em lojas e achei surpreendente a falta de capricho na construção dos instrumentos: Diversos violões com escala lascada, trastes afiados, manchas de tinta, cordas altas, braços feitos de pés de mesa, sem contar os argumentos de má fé de alguns vendedores.
Pra quem depende de compras pela internet fica realmente difícil escolher.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


DoisUm

Cara tem seres que não fazem ideia do que falam, e quando fala, é o gravador que repete, o que dizem pra ele... Já ouvi TANTA bobagem, que ao menos um livro dava pra escrever...

newfordinho
Veterano
# ago/16 · Editado por: newfordinho
· votar


Acho que por uma questão de mercado mesmo, fábricas tradicionais não investem em violões dito superiores...a digiorgio fábrica aqui mesmo no brasil,l não tem as facilidades fiscais da china etc, mas faz linhas boas, veja a linha Talent 1, 2 e 3. São violões de tampo sólido...alguns de madeira nobre....a linha top é a romeo, que está em torno de 1700 reais!.. Violões eagle já toquei em um de nylon e achei bom. A tagima foi vendida e só vende violao chinês....as fábricas do estados unidos fabricam no oriente para o mundo todo. Comprei no,exterior um epiphone j 200ce, feito na indonésia por 300 dólares.....relativamente barato!

Calime
Veterano
# ago/16
· votar


Sobre violões clássicos ou nylon, conheço aqui no ES dois luthiers que fazem violões com um ótimo custo beneficio por cerca de 2/3k. Violão de aço nos padrões sonoros dos EUA/Europa (pensem em Martin/Taylor) de fato fica bem caro por aqui, se pensa em coisa mto boa. Madeiras de fora, captação cara. Agora, de fato as marcas brasileiras consagradas(Gianinni, Del Vechio, Di Giorgio), eu nunca vi um violão aço excepcional. Bom eu já ví. Sobre os nylon, aí sim já vi e toquei em coisa legal.

Lelo Mig
Membro
# ago/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Um ponto de vista não observado aqui, sobre violões.... marca não é primordial!

Fora do mundo rock´n´roll, em outros nichos, onde o violão é supremo, grife é irrelevante.

Não no sentido de qualidade, mas no sentido "modinha". Isso faz com que o leque de opções de um violonista se abra muito. Não importa onde o violão foi fabricado, não importa seu país, seu modelo, seu nome e sobrenome, nem o nome do luthier, importa em primeiro lugar a sua sonoridade. E por ser um instrumento acústico a variação na qualidade é muito mais perceptível do que numa guitarra... que perto de um violão, não passa de um "pau com cordas esticadas".

Tenho um amigo que possui um violão José Ramirez......pagou uns 10 mil reais, mas é violão para custar o triplo. É nesse sentido que falo do "leque de opções"....

De nylon possuo 2, um Giannini e um Di Giorgio, ambos dos anos 60, ambos bastante razoáveis.

De aço possuo um Yamaha, um violão barato que atende bastante bem ao folk/rock que se propõe.

Amago
Membro Novato
# ago/16
· votar


Temos bons violões no Brasil sim.

MMI
Veterano
# ago/16
· votar


Lelo Mig

Um ponto de vista não observado aqui, sobre violões.... marca não é primordial!

Depende. Marca, no sentido de fábrica com produção mundial e apelo comercial, não mesmo. Mas se por "marca" se entender o nome de quem fez, como Somogyi, Jim Olson, Robert Ruck, Linda Manzer, Sugiyama (para citar um daqui), Michel Bruck, Michi Matsuda, Mario Beauregard etc., então significa muito. Estes são artesanais, feitos pelas mãos dos mestres (eventualmente um aprendiz ajudando), esplêndidos, não tem erro e o nome conta demais. Um passo abaixo destes, dos que são de pequenas fábricas, tipo umas 4 pessoas extremamente caprichosas e habilidosas, como um McPherson, também não é desprezível e pode ser perfeitamente primordial, mesmo que mais barato (há 1 ano o modelo simples e básico para encomendar começava com uns 12-13 mil dólares). Como mesmo entre o pessoal do violão daqui dificilmente vão conhecer, apostaria até que alguns dos nomes são ilustres desconhecidos para a maioria, então aceito que "marca não é primordial" porque vão achar que é um mero "violão de luthier", numa visão preconceituosa até.

Alguns podem ser um meio termo, como o José Ramirez que você citou, Larriveé etc. São luthiers excepcionais (no caso do Ramirez, uma família de luthiers que vem do séc XIX) que pode significar algo feito a mão, extraordinário, como pode significar um violão de fábrica, que até pode ser bom, mas não significa muito mais. Para a galera daqui, por similaridade, uma guitarra Tagima ou Zaganin.

De toda forma, entendo e até aceito. Talvez o que eu citei seja uma exceção, algo desconhecido e muito longe do que se pensa como " violão" e "marca de violão". É um abismo de distância para quem é da turma da "modinha" que você citou, de quem quer exibir a mesma "grife" que seu artista preferido toca no Faustão - e é pago para isso.

Lelo Mig
Membro
# set/16
· votar


MMI

Exato!

Eu digo "marca não é primordial" no sentido de grife mesmo. Não com relação a assinatura do Luthier, que claro, isso é indiscutível.

Meu exemplo é no sentido em que no mundo das guitarras, por exemplo, muita gente compra uma Fender ou uma Gibson, apenas por serem "Fender e Gibson". Não pelo som, nem se é o melhor para ele.

No mundo dos violonistas, pelo menos os que conheço, a coisa é diferente. Os caras conhecem, buscam características e sonoridades ideais e específicas, tanto o que pode gastar 2 paus como o que pode gastar 20.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


MMI

Exatamente! Por exemplo, aqui se tem como expoente um Takamine, pois muitos dos sertanejos e alguns outros artistas populares usam... Mas ainda são medianos se comparados aos americanos de linha como Guild, Martin&Co. , até Gibson...

MMI
Veterano
# set/16
· votar


Lelo Mig

Mas aí é que está...

Tem muito disso, de cara procurando "grife". Aliás, tem gente que estuda, faz faculdade, trabalha todos os dias da semana para criar e botar na cabeça da gente exatamente isso, cultuar uma marca, valorizar um logotipo. Eu respeito! Ainda mais em se tratando de marcas que criaram e desenvolveram, como Martin, Fender, Gibson etc. Só que principalmente com violões (guitarras também!) a habilidade, o conhecimento e o tempo disponível para se fazer um instrumento conta, é muito cheio de detalhes, adaptações, segredos, cuidados. Um cara que tem o tempo que for preciso, 2 anos e meio como no caso que citei para criar um instrumento, é muito diferente com o peão que tem 15 minutos para fazer cada um dos 30 da meta diária na fábrica, com a ajuda do robô. Também por isso que não tem comparação um violão de 500 reais e um de 50 mil dólares, é outro instrumento.

Contudo, no fim o que importa é a sonoridade e o que quem toca consegue fazer com aquilo. Mas daí eu vejo neguinho falando que o instrumento é bom porque tem um uma pintura bonita ou maple figurado... kkkkk

Ismah

Aí chega o Lelo Mig e eu dizendo que mediano, na verdade, são os Guild, Martin, Gibson... kkkkkk

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Tu concluiu o que eu quis... Percebe que nossa referência de violão bom é algo absurdamente RUIM?

MMI
Veterano
# set/16
· votar


Ismah

Com certeza, depende do referencial. Outro pode chegar aqui e dizer viu um Tagima "top", chinês, laminado...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/16
· votar


Chet Atkins Eric Johnson Del Vecchio, me surpreendi com essa.

Mas esses violões fabricados aqui, nas decadas de 50,60... não eram concebidos para terem a mesma qualidade de um Fleta por exemplo, digo isso porque acredito que sejam itens de série. O que fez chamar a atenção desses artistas? Ou esse instrumentos deles eram especiais e com maior qualidade do que produtos de linha?

http://www.premierguitar.com/articles/GALLERY_Chet_Atkins_at_the_Count ry_Music_Hall_of_Fame_and_Museum

MMI
Veterano
# set/16 · Editado por: MMI
· votar


Luiz_RibeiroSP

Comparar um desse com um Fleta é como comparar hoje em dia um Martin com um Jim Olson, Erwin Somogyi... Não dá, não é a mesma coisa. É diferente um sujeito que é habilidosíssimo, mitológico, receber (bem) para construir um violão que um mês a mais ou a menos não tem diferença, o cara tem o tempo, a margem de lucro, os materiais e tudo que quiser disponíveis para fazer o melhor possível, enquanto numa fábrica o cara até pode ser bom, ter materiais e equipamentos, mas não pode ter desperdício de tempo, de materiais e equipamentos de nenhuma forma - tem que soltar 20 instrumentos enquanto o luthier pensa a respeito de fazer um.

O violão Dinâmico Del Vecchio, queira ou não, é um modelo "que não pegou". Se neguinho pega um dessa procurando um som de "violão folk" (WTF?) vai achar ruim, mesmo porque não tem cara, não tem cor, não tem nada a ver o com Takamine que ele viu no Youtube. Mas tem um sonzão sim, se vai ser valorizado é outro papo. Para mim é meio comprável com a Fender ou Gibson da década de 50, um pouco menor, com menos impacto e sucesso comercial.

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


crdiegorota

A menos que você seja um João Bosco, ou um João Gilberto, um desses aqui tem que resolver para você

https://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_11933,340/Cordas/Viola o/Classico/Violao-Giannini-GNC-6-Classico-.html

Se não resolver, melhor estudar mais.

Natanael Gama
Veterano
# set/16
· votar


vintagentleman

Opa..

Bem pessoal, existem varias opções de violões bons no Brasil. Na verdade as marcas mais famosas e mais caras não desembarcam aqui justamente pela condição financeira do Brasil..isso acontece não somente com violões mas é tudo, desde carros, computadores, celulares, grifes, instrumentos musicais, etc etc.. Mas temos opções razoaveis tanto em aço e quanto em nylon e existem Luthiers muito bons no Brasil, talvez não se compare aos espanhois mas são muito bons. Por fim é possivel comprar qulquer modelo as vezes que não esteja disponivel no Brasil, Hj com internet boa pesquisa se consegue comprar.. Mesmo com empecilho de não poder experimentar o violão!!

pedronh
Membro Novato
# set/16
· votar


Quem quer um violão para tocar BLUES, COUNTRY, ROCK AMERICANO ou INGLÊS, e POP que derivou destes anteriores, não quer um violão de nylon com características tonais de uma madeira brasileira.
Isso não tem sentido, todos querem um violão com características tonais de uma madeira brasileira , apenas não sabem.
Veja bem, os violões que fizeram destes estilos musicais o que são eram feitos justamente com madeiras brasileiras. Basta olhar para um Martin prewar ou um Gibson dos antigos que você verá coisas como "Brazilian Rosewood" e "South American Mahogany". Na verdade, madeiras norte americanas eram preferência somente para o tampo, como o Adirondack Spruce por exemplo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não temos bons violões no Brasil?