Por que não temos bons violões no Brasil?

Autor Mensagem
crdiegorota
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: crdiegorota


Toco guitarra a mais ou menos 10 anos. Toquei violão somente no início como geralmente acontece antes de ir para a guitarra. Agora estou querendo ir para o violão erudito/clássico e então me deparei com um dilema gigantesco que é: encontrar um bom violão sem ter que vender a minha casa!
O mundo dos violões é totalmente diferente ao mundo das guitarras, portanto algo totalmente estranho para mim. Quando se procura uma guitarra as respostas do que comprar ou não são muito mais fáceis de serem encontradas até mesmo na internet. Quando pesquisamos sobre alguma guitarra as respostas quase sempre seguem o mesmo modelo: "Não compre a marca A, com esse dinheiro você compra a marca B que vale muito mais a pena", ou "Não compre o modelo X dessa marca, compre o modelo Y porque tem determinada vantagem".
Quando falamos de violão isso não acontece! Marcas que sempre as considerei boas como por exemplo Di Giorgio, Yamaha, Giannini, entre outras nunca são muito elogiadas como por exemplo a Ibanez é aqui no fórum. Segundo os comentários do pessoal comprar um violão Memphis de R$250,00 ou um de Yamaha ou Di Giorgio de R$ 1300,00 - R$ 1500,00 não tem toda essa diferença. O discurso é sempre o mesmo: "Esse Yamaha/Di Giorgio é bem razoável, mas se prepare para trocá-lo daqui a uns anos por um violão de luthier".
Agora chego ao ponto que quero, por que não temos bons violões aqui no Brasil? Quando falo em um bom violão, me refiro a um violão que satisfaça um músico de nível avançado (não sou eu) tanto em sonoridade, como em construção e durabilidade.
Não podemos dizer que o que nos falta é o know how (saber fazer), tendo em vista que já tivemos violões reconhecidamente bons como os Di Giorgio e Gianninis mesmo. Todos falam que os violões dessas marcas antes eram bons, porém atualmente estão deixando muito a desejar.
Muito menos podemos dizer que é falta de matéria prima, já que as melhores madeiras DO MUNDO são as nossas.
Que os melhores instrumentos são os de luthier eu acredito, com guitarras isso também é verdade, porém custam muito mais caro. Mas por que com violões, principalmente clássicos, essa parece ser a única forma de termos um bom instrumento? É culpa do mercado? Das marcas? Ou do que?
Peço desculpas pelo texto um pouco longo, mas quis contar um pouco do dilema que estou enfrentando na minha escolha e também saber o que vocês, mais experientes, pensam sobre o assunto.
Obrigado pela atenção e abraço!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/16
· votar


porque o custo de tudo aqui é alto, e o poder de compra pequenininho.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/16
· votar


Penso que neste momento você nao tem conhecimento algum sobre a construção de violoes no Brasil.

Estou no celular, depois complemento com alguns links para você, ou caso algum outro colega forista se antecipe e faca isto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


crdiegorota
Quem disse que não temos?
Luthiers brasileiros de altíssima qualidade como o Sugyama, Lineu, Beluthier, Alexandrino, e etc, etc, etc....
Mesmo as fábricas como Giannini, Rozini, DiGiorgio, tem linhas de excelente qualidade.
Existe pesquisa séria com madeiras alternativas e formas de construção incomuns (Ramá).
O que tem é sair desse mundinho de internet e pesquisar como se deve: Perguntando aos músicos eruditos, de bossa nova, a profissionais.
Esse universo aqui é "limitado" mesmo, e mesmo na internet, procurando, você acha.
Abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu tenho um Di Giorgio dos "populares" (ano 2003) e poucas vezes em minha vida vi um violão tão vagabundo, sem-vergonha, mal construído, mal montado e com peças tão porcas. Já vi até Tonantes que, se não davam mais som, pelo menos eram mais gostosos pra "sentar o braço"...

A tarraxa da mizona arrebentou na minha mão e eu larguei mão dele: afinei com alicate, encostei de lado e só uso ele pra estudar teoria (sem tocar).

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Quem disse que não temos? (2)

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Caraca, qdo lí o título do tópico não acreditei e tive que vir aqui participar. De fato não temos bons violões, e sim ÓTIMOS violões. Man, o Brasil é referência mundial nisso, recomendo fortemente procurar se informar sobre a luthieria de violões no Brasil

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/16
· votar


Só considerando que eu entendi a pergunta, pelo que ele escreveu, como "porque não temos violões bons e acessíveis no brasil?".

eu sei que temos violões bons. extremamente caros no entanto.

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Wuju Wu Yi

extremamente caros no entanto.

Nem tanto assim, geralmente um pouco caros, pq tem os hi end's, de 20k, mas tbm temos modelos relativamente acessíveis, a partir de 1,5k(preço de uma guitarra mediana), muito bem feitos e com ótimas madeiras.

O conceito de caro é algo bem relativo. O que é caro? Eu penso que no geral o custo do país é algo que eleva o preço de tudo(tudo é caro no Br, de comida a iate). E nisso existem N variáveis que afetam o valor final. Isso pq eu nem disse que o conceito de caro tbm é distorcido por visões pessoais. Eu considero caro pagar mais de 1 k em um celular; minha esposa acha que meus instrumentos custam uma ninharia(na verdade ela tem noção de qto custa, mas pra ela são muito caros, pq não deveriam ser assim, caros - pra ela 2 k em uma guitarra é MUITO dinheiro).

Resumindo: como qualquer coisa no Brasil, é sim caro, mas existem opções para as diversas faixas de valores. Se for por exemplo, tocar guitarra, vc não gastará menos de 2k para ter um set iniciante/básico.

HortaRates
Membro
# jul/16
· votar


Eu entendi que o cara tá perguntando porque não temos boas marcas de violões a preços acessíveis. Ele não quer saber de luthier, ele já disse no tópico que sabe que existem violões de luthier bons. Ele quer saber porque as marcas (Giannini, Tagima, Di Giorgio) não fazem violões bons e acessíveis.
Não é possível que só eu entendi isso.

Lendo esse tópico fico com a mesma dúvida. Pra uma guitarra você precisa de vários componentes industrializados que muitas vezes tem que ser importados: O aço das ferragens, o cobre dos captadores, as ligas magnéticas, material das tarraxas, etc. Um violão clássico é quase todo de madeira. Madeira aqui a gente tem muita e de qualidade, e nessa lógica seria possível fazer um violão de qualidade top gastando muito menos em material do que pra fazer uma guitarra top.
Seria porque o maquinário, ferramentas, estudo do Luthier e custo de mão de obra é tão caro no Brasil que fica insustentável pra uma marca fazer uma produção padrão com preços mais acessíveis?

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Falei sobre luthier, pq no geral, o pessoal acha que luthier de violão só faz modelos muito caros, e não é bem assim. Enfatizei isso, pq pode ser uma alternativa pro problema dele. Agora sobre não termos violões industrializados bons a preços decentes, concordo.

crdiegorota
Membro Novato
# jul/16
· votar


HortaRates
Acho q só vc entendeu o q eu quis dizer...

Não estou me referindo a violões artesanais, estes eu sei q é possível encontrar com qualidade equivalente talvez aos melhores do mundo aqui no Brasil. Mas qual o preço de um instrumento desses?
Me refiro a por que não temos marcas (empresas) que confeccionem bons violões a preços acessíveis? Quando falo acessíveis falo num valor máximo de R$ 2.000,00 e quando falo de "bom" não me refiro a um violão espanhol clássico.

Na cidade onde eu moro, que é no fim do mundo, não tem nem loja de música imagina um luthier! Qual a minha saída? Internet! Em que fórum há mais participantes? Aqui!! E o q pessoal daqui fala de violões? Que todas as marcas com preço justo são meia boca e com violões de passagem, até juntar dinheiro para comprar um violão de luthier.
Se temos bons violões a preços acessíveis ótimo! Me digam quais que vou pesquisar a respeito.

Então a pergunta para aqueles que não entenderam o que eu quis dizer é:

POR QUE NO BRASIL A ÚNICA FORMA DE CONSEGUIR UM BOM VIOLÃO É COM UM LUTHIER?

WendellMP
Veterano
# jul/16
· votar


Se temos bons violões a preços acessíveis ótimo! Me digam quais que vou pesquisar a respeito.

Cara, ouvi falar desse site um tempo atrás, dei uma olhada mas não cheguei a comprar então procure mais informações a respeito antes de fechar http://www.guitanda.com.br/

No mais, não tenho muita experiência com violões nylon. De qualquer forma, pessoal "erudito" geralmente é bem mais exigente com instrumento do que guitarristas. Talvez por isso essa ideia de que os instrumentos de 1,5k e 2k seriam só de passagem para um melhor. Se fosse pra comparar seria falar que uma guitarra mediana pra boa (tipo as "Vintage" tão bem faladas aqui no FCC) seriam só de passagem pra uma "Custom Shop". Se vc toca profissionalmente vai fundo, se não coloque na balança até onde pretende ir.

Só ressaltando, toco por hobby e meu conhecimento a respeito de instrumentos é bem limitado. Acima é minha opinião a respeito do que perguntou.

Abçs, boa sorte na empreitada.

Buja
Veterano
# jul/16
· votar


Minha opiniao ta.

crdiegorota
POR QUE NO BRASIL A ÚNICA FORMA DE CONSEGUIR UM BOM VIOLÃO É COM UM LUTHIER?


Porque são raras as pessoas que procuram um otimo violão nas lojas e está disposto a pagar por isso.

Ainda mais em se tratando de violão, que é um instrumento tão popular no Brasil.

Quem vai a loja comum comprar um violão, é porque ta começando a aprender, ou já sabe alguma coisa, e quer trocar por um melhor. Neste caso, ele não está esperando ver um violão comparavel a um martin por 5 mil reais.
Isso para 90% dos brasileiros que tocam violão, é um completo absurdo.
A maioria, 90%, ou até mais, se contenta bem com um giannini, condor, eagle, e afins das lojas. E espera pagar de 1000 pra baixo num desses.

Quem quer um pouco mais e ja tem um conhecimento um pouco melhor, quer um takamine (e nem sempre porque o takamine é o melhor que mediano que tem. É porque no dvd do luan santana ou do cesar menotti se tocou com um takamine). Dai o cara já se prepara pra pagar 1,5k a 2,5k. 3k se for muito especial.

Mas quando o cara realmente sabe de violao, qualidade, timbre, ele já sabe que nas lojas nao tem. Ele procura um luthier. Porque? Porque nao tem publico pra um violao realmente especial pelo preço justo nas lojas.
Nao adianta a giannini fabrica uma serie maxima que custa justos 4k, e por nas lojas, se 90% do publico nao ve a diferenca entre este e um de 600 reais.

Por isso é tao dificil achar um otimo violao que nao seja industrializado pra comprar no brasil.
Ate creadito que existam excelentissimos violoes feitos em serie. Porem, sao dificeis de achar, quem tem nao vende, e nas lojas nao tem.

Dai se voce quer um otimo violao, nao tem jeito. Luthier. E se nao tem luthier perto, eu mesmo ja vi o cara juntar a grana para o instrumento, encomendar um luthier longe, e ainda juntar a grana pra viajar e ir até ele conhecer o trabalho e o violao. Porque é um violao feito sob medida, tem que ser excelente, e terá um preco beeem acima dos de loja, portanto, 500 reais de passagem + 1 dia de estadia nao vai fazer tanta diferença.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


crdiegorota
POR QUE NO BRASIL A ÚNICA FORMA DE CONSEGUIR UM BOM VIOLÃO É COM UM LUTHIER?
Não é. Como eu disse acima, as próprias fábricas tem linhas mais refinadas. Agora, se você quer qualidade, tem que pagar por isso, pesquisar, procurar, ir às fábricas, comprar usado, etc...
Ademais, concordo em 100% com o que o Buja escreveu acim, e acrescento que na maior parte do mundo também é assim.

Na cidade onde eu moro, que é no fim do mundo, não tem nem loja de música imagina um luthier!
A internet proporciona contatos e amplia horizontes, mas não resolve tudo. Se vc mora numa pequena cidade, terás que sair daí para comprar um violão decente; e isso sempre foi assim.
Abç

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu acho que a Rozini tem bons violões

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/16
· votar


HortaRates
Eu entendi que o cara tá perguntando porque não temos boas marcas de violões a preços acessíveis. Ele não quer saber de luthier, ele já disse no tópico que sabe que existem violões de luthier bons. Ele quer saber porque as marcas (Giannini, Tagima, Di Giorgio) não fazem violões bons e acessíveis.Não é possível que só eu entendi isso.

Tinha entendido este ponto também.

Também vi que no texto havia citação em relação aos violões de luthier.

Ocorre o seguinte, violão talvez seja um belo exemplo de categoria de instrumento em que o publico que toca de verdade, ou aquele hobbysta endinheirado, eles vão buscar sempre um instrumento de luthier.

Diferente de guitarra, baixo, bateria, que a turma vai sempre naquela de ter o logo da Gibson, da DW, da Music Man e etc...

Em violão isto não ocorre, quando se fala em violões bons, naturalmente se pensa nos construtores.

De qualquer forma, como também já postado acima, as ditas "marcas" tem linhas iniciantes até produtos com preços maiores e melhor qualidade.

Acho que tem baixíssima saída estes violões mais caros das empresas com marcas, justamente pelo fenômeno que citei acima, entre ter um Di Giorgio top e um instrumento de luthier, feito para sua pegada, o cara que investe grana nessa faixa de valor, vai no de luthier sempre.

crdiegorota
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: crdiegorota
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não é. Como eu disse acima, as próprias fábricas tem linhas mais refinadas. Agora, se você quer qualidade, tem que pagar por isso, pesquisar, procurar, ir às fábricas, comprar usado, etc...
Que marcas seriam essas? Quais modelos? Tenho procurado usado também, mas não conheço muito de violões, só sei q não quero pagar por uma coisa medíocre e para mim é difícil sair daqui da minha cidade e perder um dia inteiro além das despesas normais de uma viagem para recém saber o preço de um instrumento. Até poderia ir até a cidade mais próxima onde haja mais coisas mas teria que ir mais ou menos com algum objetivo certo e é isso q estou fazendo, procurando o tal objetivo.
Já que o WendellMP citou as guitarras Vintage, que tem um ótimo custo-beneficio segundo os integrantes do fórm, qual seria o violão com essas características? Que fosse um bom instrumento e que custasse um preço razoável?

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


crdiegorota
Me refiro a por que não temos marcas (empresas) que confeccionem bons violões a preços acessíveis? Quando falo acessíveis falo num valor máximo de R$ 2.000,00 e quando falo de "bom" não me refiro a um violão espanhol clássico.

Cara na moral, o que é um violão bom pra ti? Acha que um Martin Co, Guild, Gibson, e os próprios Fender que são razoáveis em geral, custam barato? Crê mesmo nisso?

Guitarra é mais fácil de construir e transladar... Um pau com cordas e captador. Um violão, tem bem mais detalhes, bem mais delicado de se fazer. 2mil é o valor para um violão bom, e justificado por todos esses lances.

crdiegorota
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: crdiegorota
· votar


Ismah
Cara na moral, o que é um violão bom pra ti?
Violão bom pra mim é um violão bem construído e com bom som. Ponto final, não precisa ser assinatura de nenhum astro mundialmente conhecido nem nada disso.
Guitarra é mais fácil de construir e transladar... Um pau com cordas e captador. Um violão, tem bem mais detalhes, bem mais delicado de se fazer.
Será que em um país q tem as madeiras mais nobres e q não precisaria importar nenhum componente não daria para fazer um bom violão por um preço acessivel? Será que não daria pra fazer um violão TOP com 2k - 2,5k de reais? Sem falar que essas marcas q vc citou são caras aqui no Brasil com mais 60% de taxa de importação. Nos EUA uma Gibson né é essa ostentação toda q é aqui.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Será que em um país q tem as madeiras mais nobres e q não precisaria importar nenhum componente não daria para fazer um bom violão por um preço acessivel? Será que não daria pra fazer um violão TOP com 2k - 2,5k de reais?

Em linha não tão facilmente... Os problemas são os mesmos aqui e lá...
Quando um brasileiro compra um violão, ele não quer um som novo, quer o som que fulano de tal tira de seu violão americano...

Será que não daria pra fazer um violão TOP com 2k - 2,5k de reais?

Luthiers fazem. E as fábricas não por que a demanda é baixa.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

Quando um brasileiro compra um violão, ele não quer um som novo, quer o som que fulano de tal tira de seu violão americano...


Exato. Isso se aplica a todos os instrumentos praticamente.

crdiegorota
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah
Será que não daria pra fazer um violão TOP com 2k - 2,5k de reais?
Luthiers fazem. E as fábricas não por que a demanda é baixa.


Então é isso mesmo, negócio é comprar um violão meia boca até ter dinheiro pra mandar fazer um, não tem jeito. Mas até lá o q vale a pena comprar sem gastar muito e q seja razoavelmente bom?

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Eu pulo essa. Não sou capacitado para falar de violões, e nem é minha vibe falar de marcas.

crdiegorota
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah
Eu pulo essa. Não sou capacitado para falar de violões, e nem é minha vibe falar de marcas.
Nem quero q faça propaganda para nenhuma marca, e sim que compartilhe a sua experiência com A ou B violão. Mas blz então.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


crdiegorota
Uma série legal da Giannini é a série Luthiería, modelos GCPPM CEQ.
A Rozini tem a série Presença Brasil, o modelo Flat Nylon RX515AT, e o RX216.
Como vc percebeu, basta pesquisar à contento.

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem eu nunca tive violões top.
Já tive um DiGiorgio muito bom, mas que perdi num acidente.
Já tive também Gianninis bons.

Mas o que aprendi já faz mais de 50 anos, é que um violão fabricado em série nunca é top, por motivos óbvios, o processo em escala sempre leva a isto.
Um bom violão para o estudo e para tocar música clássica, sempre vai ter que ser um feito por um luthier, por isto custa mais caro.
E por melhor que seja o processo de industrialização nunca vai ser top no conceito amplo de um bom violão, pode até ser top no conceito de ser melhor fabricado, com os melhores componentes fazendo comparações entre os diversos fabricantes.
E mesmo quando compramos um bom violão por melhor que seja nas aparências, sempre é recomendável levar a um luthier para fazer algumas regulagens, e se for o caso possíveis melhorias.
Outro ponto importante no caso do violão é não comprar sem testar, se for comprar um modelo fabricado, que no momento parece mais interessante no seu caso, evitando compras pela internet.
Tem que visitar lojas e testar pessoalmente o violão tocando, de preferência algumas músicas, que usem mais o braço, que usem mais escalas, e testar pelo seu próprio ouvido a afinação.
Se você pesquisar no google, vai encontrar uma série de dicas de como observar se uma violão é bom ou não, tem vários detalhes que devem ser observados.
Mesmo com o processo de industrialização cada violão é diferente do outro, e assim tem que testar não só o modelo, mas até dois ou três violões da mesma marca e modelo, cada um é uma peça exclusiva, mesmo sendo feito em série. (se tocar os três vai perceber que um deles é o melhor).
Pode ter virtudes mas também pode ter defeitos.
Qual a diferença.
Um Luthier é mais detalhista e caprichoso, a medida que vai montando, já vai testando e observando os mínimos detalhes, ajustando sempre quando necessário.
Já numa fábrica, a mesma segue um processo industrial, até tem controle de qualidade, mas este controle é superficial, é feito por amostragem, e mesmo quando feito peça a peça, nunca é como um luthier faz, os luthiers em geral quando constroem violões são perfeccionistas.
Um funcionário da fábrica por melhor qualificado que seja nunca se compara a um luthier.
Uma coisa é uma regulagem normal de violão, que não leva tanto tempo de um violão fabricado, e digamos não gaste muito, outra coisa é a construção de uma peça única, que exige uma quantidade de horas de trabalho muito maior, com uma dedicação exclusiva.

Outro ponto importante, leve em consideração os que os amigos do fórum já comentaram, principalmente o Maurício L Bertolla, que é luthier e especialista no tema.
E esqueça isto de violão top feito em série, não existe nem aqui e nem lá no exterior.
Como já foi dito a medida que evoluir no estudo e na prática e principalmente interagindo com outros músicos, que vão lhe passar a "experiência, vai sentir por si só que para melhorar precisa de um violão mais especial.

E acima de tudo pesquise com calma sem precipitação, se na sua cidade não tem lojas, tem que viajar, evite comprar pela internet, mas se comprar, pode ser uma questão de sorte ou azar, mas depois dê um jeito de viajar e levar a um bom luthier.
Boa sorte.

Adler3x3
Veterano
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Uma boa marca de violão é o Del Vecchio.

Nunca tive um, mas os que toquei junto com os meus amigos sempre me soaram bem.
Nunca vi um Delvecchio ruim, claro tem vários modelos, mas ruim ruim, nunca vi e escutei.

http://www.delvecchio.com.br/Default.asp?area=8&cat=1#

E tem violões Del Vecchio antigos que são muito bons.
E a fábrica continua...
mesmo os mais antigos com mais de 20 anos soam bem, e são muito procurados pelos músicos, as vezes num achado dá para comprar um bom usado.
Outro dia estava visitando um luthier amigo de um amigo meu, e o melhor violão usado que tinha lá era um Del Vecchio bem antigo, quis comprar mas ele se negou vender.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Adler3x3
Pois é. O Segóvia Especial é bem legal...
Abç

crdiegorota
Membro Novato
# jul/16
· votar


Vou dar uma olhada nessas marcas e modelos citados aqui.
Muito obrigado por ajudar a esclarecer alguma das minhas muitas duvidas!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não temos bons violões no Brasil?