A Procura de um Violão de aço realmente Incrível!

Autor Mensagem
Banz
Veterano
# fev/13


Olá pessoal!
Sou uma pessoa que é literalmente viciada em sons de violão, vivo trocando de violão, comprando violões diferentes, de madeiras diferentes... por causa disso estou procurando vocês...
Vocês já tocaram em algum violão que ficaram realmente de boca aberta? Um violão que vocês nunca viram algum outro com som parecido?
Taylor, Martin, Stonebridge, Greenfield, PRS, Gibson, Nacionais, Luthier
Comentem ai em baixo... digam a marca... modelo... e o estilo que tocam!
Obrigado! Um abraço!

Marthin87
Veterano
# fev/13
· votar


Vou começar por baixo. Peguei um Adones numa lojinha que era muito bom. R$300 conto que ninguem acha caro.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Banz

Cara o melhor violão que já toquei é de um conhecido aqui da minha cidade, podre de rico, que têm um grupo de seresta.

Um José Ramirez... esse realmente, foi como dirigir uma Ferrari.

Só que, definitivamente, não é um violão pro meu bico!

Pior, que o dono enche o fiofó de cana nas serestas, volta chapado prá casa e o violão tá intacto....heheheh

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Hehe, maneiro cara... nylon é um tipo de instrumento que eu não tenho tanta vontade de gastar muita grana... rs! Eu não sou rico, mas gasto tudo em equipamento, dae quem olha, porra o cara tem um violão caro, etc... mas nao tenho carro, não tenho nada, só coisa de música, hahahaha!
Atualmente o melhor violão que eu toquei por enquanto é o meu Taylor 314ce... mas com certeza deve ter violões melhores, etc!!

MMJr
Veterano
# fev/13
· votar


Dentre muitos que ja tive chance de testar, Nuca esqueco de um Martin D28 Vintage Edition que eu testei numa loja Guitar Center da vida...Aquele Violao era especial... 3.200 dolares nao era para o meu bico...3 dias depois voltei na mesma loja para poder "testar" mais um pouquinho, mas o Violao ja tinha sido vendido... Um acorde naquele Violao chegava doer o peito....Demais...

Antes desse tambem me lembro de um Guild D50 que era muito, muito, muito......




Valeu.

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Legal cara! E dentre outros modelos tops, tem algum que você adora, e que tem um padrão muito bom também?

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Ano passado fui à Barcelona, estava com a ideia de trazer um violão. De fato tinha uns Manuel Rodriguez (dos tops de linha) interessantes, os José Ramirez me interessaram mais. Só não trouxe por um contra-tempo que me desanimou de pegar um desses. Também já tive um Almansa, espanhol também, que era bacaninha. Mas de violão de nylon legal mesmo foram os Suguyama (uns 3 que experimentei), esses são violões de gente grande mesmo. Alguns profissionais dizem que tem violões espanhóis muito bons, pena que a maioria toca bossa nova com sotaque, rs.

Mas violão de nylon não é o motivo do tópico... :-)

Banz

Vários violões de aço já me impressionaram.

Por exemplo, os Adamas e os RainSong são muito bons e não tem madeiras no corpo. O Rainsong chega a não ter bracing, mas soa muito bem.

Eu nunca gostei muito dos Takamine. Mas depois que toquei num de série limitada, japonês, mudei meu ponto de vista. Parecido com os Martin, que já tive 2, poucos me chamaram a atenção realmente. Mas toquei num Martin de edição limitada, me explicaram o que o fazia superior (detalhes de construção), achei deslumbrante - eu vi um artista nacional, famoso, oferecer 40 mil reais nesse violão e o dono recusou.

Os PRS Angelus e Tonare que experimentei são muito bons de fato, mesmo que a fábrica não tenha tradição em violões. Mas são violões de 5.700 dólares.

Meu Martin eu acabei trocando por um Taylor 710 que acho muito bom, melhor que os que eu tinha. Acabei comprando depois mais um 514 e um Baby de mogno (esse é mais para brincar, estudar e levar nos churrascos). O 514 eu vendi para pegar um Gibson SJ200 Custom Shop, fundo e laterais em koa - hoje estou com o Gibson, o Taylor 710 e o Baby.

Já toquei em váriios Gibson J200/SJ200. Esse foi o primeiro violão jumbo da história, para quem não sabe. Existem versões com fundo e laterais em rosewood, que não achei espetacular. Os mais "normais", todo em maple, tem um som que para mim deve um pouco em médios. Esse em koa achei perfeito, som equilibrado, fala muito alto, muito responsivo, além de ser muito bonito.

Mas não dá para falar num "melhor", eles são diferentes em muitos aspectos. Depois destes tem os "over the top", como os Manzer que começam em uns 20 mil dólares e podem chegar até a 100 mil dólares - e tem que esperar uns 3 anos para seu pedido ser realizado.

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Legal MMI!
Os Gibson Jumbo até hoje eu procuro algum no youtube que tenha um som que me agrade... mas nao achei... rs! Imagino o preço desse seu gibson... gibson SJj já é caro, imagine com KOA, nossa! Rs!!
Esses taylors na versão x10, nunca toquei, você não passaria algumas especificações em diferença do x14? Ou até mesmo a diferença que tem entra os 600 700 800... que vi alguns violões que eram igualmente acabados, igual aos 800, só que com madeiras diferentes! Digo, diferença em uma música, por exemplo, se houver comparações!
Martin OMJM... você ja experimentou?? ou alguns da linha 000-18?
Como é complicado eu testar, tem um amigo que vai para os estados unidos... em audio foi um dos violões que mais gostei do som, som muito bom!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Banz

gibson SJj já é caro, imagine com KOA, nossa! Rs!!

Digamos que não foi barato não... rs


Esses taylors na versão x10, nunca toquei, você não passaria algumas especificações em diferença do x14? Ou até mesmo a diferença que tem entra os 600 700 800... que vi alguns violões que eram igualmente acabados, igual aos 800, só que com madeiras diferentes!

A Taylor classifica de forma muito simples. As séries 500 (mogno), 600 (maple), 700 (rosewood) etc. mudam em função da madeiras. Dentro dessas séries, os 10 são os Dreadnought, 12 são os Grand Concert, 14 são os Grand Auditorium, 16 são os Grand Symphony e 18 são os Grand Orchestra, ou seja, mudam os formatos. Seguido desses números podem ter o "c" que significa cutway e o "e" de elétrico. Então o meu 710ce significa que tem um tampo em spruce, laterais e fundo em rosewood, Dreadnought, com cutway e captação elétrica.

Martin OMJM... você ja experimentou?? ou alguns da linha 000-18?

Eu já vi um OMJM, mas não toquei nele. Já toquei em alguns 000, inclusive um 000-28EC. Poucos desses me empolgam, mas prefiro nem opiniar porque é questão de gosto. Eu gosto de violão de som grande, caixa de ressonância grande. Vai de cada um.

Só te digo uma coisa: não vá pelo youtube, menos ainda por gravações de grandes bandas em estúdio. Mesmo em casa, a gravação dá para ser processada e confundir tudo. Tem que testar mesmo. Dá uma lida nos tópicos específicos que pode te ajudar em linhas gerais.

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Estou pensando seriamente em fazer o visto para os EUA, e ir testar o violão dos meu sonhos!!! Oh brinquedinho caro... rs

MMJr
Veterano
# fev/13
· votar


Legal cara! E dentre outros modelos tops, tem algum que você adora, e que tem um padrão muito bom também?

Banz,

Eu fiz isso por varios anos:

Quase todo final de semana e feriados eu dava uma passadinha na Guitar Center ou Samash e ficava tocando os violoes "tops"...Martin, Taylor, Gibson, e varias vezes cruzei com violoes sensacionais, porem o Martin D28 Vintage Edition ( aquele particularmente) era incrivel...Outros da mesma serie nao me chamaram tanta a atencao...

http://www.martinguitar.com/model/item/189-hd-28v.html


Eu pessoalmente gosto dos Violoes Guild...
Tenho um Guild GAD50 de 2004 que nao troco por nada...E olhe que esse GAD e feito na China...

Valeu...

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Andei olhando esses hd28v, eles estão melhores doque qualquer outro martin que ja vi... pela internet é claro...
Ir para os estados unidos para testar violões, é um sonho mesmo... bah

MMJr
Veterano
# fev/13 · Editado por: MMJr
· votar


Banz,

Da uma olhada no site abaixo..Voce vai poder ver videos de 27 Violoes diferentes...

http://en.audiofanzine.com/acoustic-guitar/editorial/articles/how-does -it-sound-acoustic-guitars.html


Valeu...

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Legal, já cheguei a ver esses vídeos, mas não sei porque nesses videos eles soam meio sem vida.. outros vídeos parecem vir com mais clareza, do modo que vem quando eu gravo aqui em casa meus violões!
----
Tem esse cara aqui também, só que os audios soam muito genéricos!
http://www.youtube.com/user/guitarsaddle?feature=g-high-u
----
Agora olha esse violão, que obra de arte!
http://www.ebay.com/itm/2012-Gibson-J-200-Custom-KOA-Acoustic-Electric -Guitar-Beautifully-Flamed-KOA-/221123745343?pt=Guitar&hash=item337c00 963f
----
Vocês ja ouviram falar nos modelos ''cópias'' blueridge? Parecem ser bem legais, alguém ja tocou?

astrataranis
Veterano
# fev/13
· votar


entre no forum brazilianguitar.net e la tem um topico recente sobre o assunto, inclusive com os melhores luthiers de aço indicado la :)

MMJr
Veterano
# fev/13
· votar


Guild 12 cordas...



Banz
Veterano
# fev/13
· votar


Sonzera eim, deve ser um violão muito especial!

Gianyny
Veterano
# fev/13 · Editado por: Gianyny
· votar


Esses violões abaixo são bons? Valem seus respectivos valores? Qual deles se sobressai?

Guid D-140CE - R$ 3.780,0

http://www.lojaharmoniamusical.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang =pt_BR&codigo_produto=1738

Martin DCX1RE - R$ 3.771,00

http://www.lojaharmoniamusical.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang =pt_BR&codigo_produto=986

Taylor 214CE - R$ 4.095,00

http://www.lojaharmoniamusical.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang =pt_BR&codigo_produto=1356


No momento estou com um Crafter DE7 e meu próximo violão se Deus quiser já será no patamar de um desses acima (confesso que sou apaixonado por Martin e hoje eu pegaria ele, apesar de ter achado o Guild excepcional após um vídeo que ví no youtube).

MMJr
Veterano
# fev/13
· votar


Gianyny

Os violoes estao super faturados...

Esse Guild Chines todo em madeira macica e vendido por 850 dolares :
Nada contra pelo fato de ser Chines... Eu mesmo tenho um Guild feito na China...O problema e o preco mesmo.

http://www.samash.com/p/Guild_D140CE%20Acoustic%20Electric%20Guitar%20 with%20Hardshell%20Case_-49945247


Esse Martin esta muito caro...Esse modelo tem tampo macico, as laterais e fundo sao de madeira laminada...E e vendido por 700 dolares.

O Taylor tambem esta um absurdo de caro...Modelo de tampo macico e laterais e fundo laminados...Vendido por 1000 dolares...

Os violoes que voce citou sao bons quando comprados no preco certo justo...

Valeu...

Banz
Veterano
# fev/13
· votar


MMJr... o modelo martin que você citou, era o HD28v?
Andei ouvindo pela internet e achei muito bom o som dele!

Gianyny
Veterano
# fev/13 · Editado por: Gianyny
· votar


MMJr

Mas infelizmente essa é a realidade no Brasil.
O que fazer? Não tem outro jeito a não ser pagar esses preços absurdos.

Como o Guild é todo maciço, então se sobressai quanto ao Martin não é?

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Gianyny

O que fazer? Não tem outro jeito a não ser pagar esses preços absurdos.

Tem tanto jeito... rs

Gianyny
Veterano
# fev/13 · Editado por: Gianyny
· votar


MMI
MMJr
Tem tanto jeito... rs

Ok mestres dos violões (é sem ironia, é sério rsrsrs).
Vamos voltar agora para a realidade do brasileiro que mora no interior e tem que juntar grana um tempão só para ir na capital comprar um bom violão.
E ai, fazer o quê? É pagar esses preços absurdos mesmo, visto que se for comprar pelo Ebay ou pela Thomann por exemplo, os impostos elevarão o preço que quase não haverá diferença.

Olha que preço mais lindo:
http://www.thomann.de/pt/guild_d_140ce.htm?sid=66ae794f52a6846a9527891 1da0089d4

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Gianyny

Eu entendo, cada um tem sua realidade. O que é "caro", o que é "bom" e o que é "realmente incrível" - como é o proposto no tópico - varia muito de pessoa para pessoa, de realidade para realidade. Sem querer subestimar ninguém, muito menos esnobar, estes violões propostos são das linhas mais modestas das marcas citadas, eu mesmo não encaixaria no proposto do tópico. Os que eu consideraria assim custam ao menos umas 3 ou 4 vezes isso. E aí que chegam os problemas e soluções...

Pegando só o primeiro exemplo do Guild, de 850 dólares (1700 reais), ele vai para 3780 reais (1890 dólares), ou seja você já paga 2080 reais a mais, mais que o dobro. Se procurar por um tempo, isso já paga um fim de semana na Florida em promoções que aparecem, daí já dá para comprar uns tênis e roupas que são muito mais baratas lá e compensar muito. Se você arrumar um amigo que traga, dá para pegar um violão melhor que os propostos e pedir para o sujeito declarar na alfândega, tudo certinho. Depois aparecem outras possibilidades... Tem gente nos EUA envia, trabalha com isso. Outros "muambeiros" trazem para cá cobrando uma porcentagem. Com certeza dá para pegar um até melhor, pagar uma ida e volta para a capital do seu Estado e ainda ficar no lucro. É só procurar, ficar atento, conversar com as pessoas certas. Eu conto o milagre mas não conto o santo... hahahaha

Obs.: semana que vem eu vou comprar um amplificador extremamente top e refinado, de um cara que mora nos confins do Mato Grosso, ele vive comprando e vendendo equipamentos como Gibson R7, R8 e R9. Se ele consegue, você consegue também...

astrataranis
Veterano
# fev/13
· votar


chegaram a entrar no tal forum que falei ? pagar isso num violao de aco é loucura, la tem links de luthiers que fazem maravilhas no aço e por um preco mais em conta sem duvida!

JJJ
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Pior, que o dono enche o fiofó de cana nas serestas, volta chapado prá casa e o violão tá intacto

Já o fiofó...


hehehe... brincadeira...

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


MMI

Eu tenho um violão de aço que uso só para compor e brincar eventualmente, ficou guardado junto com minha guitarra pelos mesmos 12 anos.... peguei novamente agora, quando desenterrei a guita...tá aqui do meu lado..rs.

É um violão barato, longe dos tops, mas bastante honesto na construção e acabamento, e com boa sonoridade....o suficiente para o meu uso.

Mas acho que não fabrica mais...é um Yamaha F 330.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


JJJ

Dizem que de bêbado não tem dono, né? kkkkkk


Lelo Mig

Bom... Meu irmão tem im Di Giorgio do início da década de 70, nylon, fundo e laterais de jacarandá sólido, na época não era grande coisa, mas tem um som espetacular, alguns profissionais já tocaram nele e gostaram muito.

Gianyny
Veterano
# fev/13
· votar


MMI

Entendi.
Com certeza a melhor forma seria encontrar alguém para trazer o instrumento, pois se já é difícil viajar até a capital do meu estado imagina para fora do país rsrsrsrs.

Bem que você poderia dar alguma dica de como encontrar essas pessoas honestas que fazem esse trabalho, visto que existem muitos que simplesmente estão ai para lesar as pessoas (quem não se lembra do slash_foda aqui do fórum).

E sobre os violões que eu postei, eu os postei apenas com o intuíto de aproveitar você e o MMJr, que já me ajudaram na escolha do meu atual violão.
Sei que eles não são os melhores melhores do mundo, mas para mim um desses já estaria de bom tamanho, violão para toda vida.

astrataranis
Veterano
# fev/13
· votar


como eu marco um topico pra ser notificado a cada post feito?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Procura de um Violão de aço realmente Incrível!