A Procura de um Violão de aço realmente Incrível!

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

Acho que você está meio perdido.. rs

Vamos por partes... Comece testando violões, que sejam nacionais, mas defina se quer um dreadnought, jumbo ou sei lá o que. Se atente depois para a questão das madeiras. Os de rosewood vão dar mais graves, os de mogno darão mais médios, o tampo em spruce soa de um jeito diferente dos de cedro, etc. Pela sua descrição de muitos graves com muita definição eu pensaria num jumbo com tampo em spruce, mas tem gente que não curte os jumbo (jumbo é grande, pessoas de porte pequeno podem ter dificuldade), preferem os dreadnought, então isso é importante. Depois tem características de braço, "bracing", preamps...

Os preamps que eu curto são os Fishman, mas a K&K talvez tenha os melhores dos de linha. Isso porque depois destas empresas tem uns handmades como o alemão Carlos Juan, mas falar disso já é quase absurdo.

das suas opções acho que eu ainda ficaria com o Guild D-150, mas é difícil... Tem colegas aqui que conhecem bem essa marca, eu mesmo não me sinto bem falando deles, apesar de já ter tocado em vários.

Banz
Veterano
# mar/13
· votar


Stonebrige e Greenfield se nao me engano são feitos a mão, oque da um valor bem alto... greenfield mesmo sem comentários,
Esses taylors no modelo x14 não tem um grave tão destacado, é mais equilibrado, mas os agudos são bem legais (Eu gosto)...
O modelo x10 talves te serviria melhor... o resto não sei opiniar.
Esses ''birdridges'' não seria ''blueridge'', e bridgestone ''stonebridge''?

Acho que esse não é o tópico correto para pedir esse tipo de opinião de violões ''mais em conta''...
Abraço!

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Entendo...

Bem de qualquer forma, muito obrigado por suas opiniões.

Eu não tenho problemas com jumbos mas não encontro nada nessa faixa de preço.

Podem me indicar alguns bons??

Grato

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Peço encarecidamente que me ajudem, pois não estou encontrando ajuda em lugar algum!!

E confio muito no que dizer por suas experiencias...

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

Tem uns jumbos... O problema é te agradar. Os Dreadnought são mais comuns e mais fáceis, acho que nessa restrição de preço vai acabar caindo num desses... Quais são parâmetros, te agrada?

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Eu estive olhando uns reviews...

Realmente o D-150ce caiu no meu gosto... O psr que você me indicou me agradou também, mas o de mahogany. Gosto mesmo de violões maiores com caixa de ressonância bem avantajadas, por isso sempre estive entre os dreadnought's e os jumbo's.

Você teve o oportunidade de ver o reverb analógico que te falei. para mim, o violão que ele usa é incrível.

Vou ser sincero, toco há algum tempo, mas sempre fui baixista(daí minha obsessão por graves). Quando as pessoas que tocavam na minha igreja, junto comigo saíram, fiquei resumido ao violão. Nada de difícil para mim, já que sou amante desse gigante musical.
Por isso estou meio que começando essa caminhada.

Eu queria mesmo era pegar o violão mais requintado que puder dentro do meu orçamento.
Não sei se consigo explicar, mas queria um grave bem seco, que não engrola, entende?? Gosto de ouvir soar todas as notas do acorde individualmente, dentro do coletivo.

Perdoe- me a minha ignorância...

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Não entendo muito... Mas, de acordo com o que pesquisei na internet, os tampos de spruce são os melhores para equilibrar o som. Não conheço o som dos tampos de cedro ou cherry. quanto ao fundo e aos lados, resumo meus gostos ao mahogany e ao rosewood. Toco em 99% das vezes com o instrumento ligado. Não uso um pré-amp, o violão é ligado direto na mesa. Mas a mesa da igreja é bem legal.
Gostaria de me aproximar dos timbres de uma banda chamada Hillsong United, apesar de entender que eles usam loop, pré-amp, e ainda fazem a mixagem. O problema é que eles revesam entre tpos da taylor, da martin e da gibson (por isso usei o termo bem genérico "me aproximar" kkk).

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

Sim, os de spruce acho que dão mais definição mesmo.

Depois olho do que se trata essa banda, já ouvi falar e acho que escutei algo, mas não me lembro (agora não dá). Mas acho que seu caminho então deva ir por um Dreadnought (se der jumbo, mas vai ser mais difícil) de tampo de spruce, se possível de rosewood. Acho que o baixista vai gostar... hehehe

Acho que já começamos a direcionar melhor assim. Ainda assim, fica entre o Guild 150 (seria minha escolha) e o PRS. Agora é com você...

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Obrigado meu querido, sua ajuda foi importantíssima.

Ms antes de me decidir, deixa eu te fazer uma última pergunta: O Walden Supernatura 3030ce seria uma opção??

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


além disso, o captador do guild é bem simples(fishman sonitone. Você acha que vai me satisfazer?? Ou é vantagem comprar um acústico e um captador por fora??

Obg

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

O Walden Supernatura 3030ce seria uma opção??

Opção é, não deixa de ser sempre... Mas ele é um Grand Auditorium, tampo de cedar. Essas especificação não são exatamente o que você procura, mas vai saber.

o captador do guild é bem simples(fishman sonitone. Você acha que vai me satisfazer?? Ou é vantagem comprar um acústico e um captador por fora??

Já gravei e vi ser usado em grandes estúdios captadores mais simples que esse. Isso é simples, experimenta, se não gostar troca.

JeffCardona
Veterano
# mar/13 · Editado por: JeffCardona
· votar


Estou acompanhando o tópico, e também estou na busca do violão que mais me agrada, mas agora tem um detalhe que afeta muito: Regulagem, trazer estes violões balas e entregar na mão de qualquer luthier pode te fazer desencantar até mesmo de um Martin, por experiência própria, vou lhes contar um "causo":

Ano passado levei meu humilde Crafter DE para a primeira regulagem, num luthier muito famoso daqui de SP, chegando lá ele se negou a trocar o material original do rastilho e pestana por osso, pois disse que pouco influenciaria no som, já que o material original teria uma resistência semelhante(se é verdade não sei, mas até ai ele me pareceu honesto afinal se fosse canalha ele iria querer o máximo de serviço possível), então enquanto ele fazia o serviço fiquei conversando sobre violões, e do meu desejo de chegar a um Martin, Gibson, Taylor, Guild, e essas marcas que são sonhos de consumo de muitos usuários do forum, ele gentilmente me deixou experimentar uns martins que estavam lá prontos para a entrega(alguns até de 10 mil...), e reparei que o som não estava nada parecido com o que ouço em vídeos, logo conclui que a regulagem que ele fazia deixava o violão extremamente confortável de tocar, porém tirava a personalidade do instrumento, parecia que o instrumento perdia todo o seu som e até meu Crafter ficou muito parecido com o Martin que estava lá, não foi o meu violão que ficou excepcional, mas sim o Martin que estava sem o brilho...

Bom é isso, gostaria que compartilhassem suas experiências com regulagem, e o quanto isso afeta o som do instrumento em especial no caso dos violões top, e claro me recomendassem um bom luthier na cidade de São Paulo, como já disse fui a um famosão que cobra o olho da cara, e ele não deixou meu violão nem perto do que eu gostaria(sei que luthier não faz milagre), e ainda me deixou receoso de comprar um violão bom...

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


JeffCardona

Acho que isso é assunto para um tópico em separado...

Muita coisa influencia o som. Os materiais, a construção, o nut, o rastilho, a altura das cordas e as próprias cordas - falei o óbvio, rs. Claro, colar as cordas e usar cordas leves deixa mais fácil de tocar, mais "mole", mas tira o som (junte a isso a corda usada, o material dela). Então quem regula o violão, dada uma corda que o dono quer usar, precisa achar um meio termo entre conforto, tocabilidade, altura da corda e força nos dedos. Ou seja, necessariamente precisa abrir mão de um pouco de sonoridade em favor de conforto. Daí entram questões de modelo de violão, tamanho de escala, pegada do músico...

Há muito anos que nenhum luthier regula instrumento meu. Eu faço todas as minhas regulagens - são 18 instrumentos entre guitarras, violões, lap steel, mandolins, ukulele e baixo, inclusive nivelamento e polimento de trastes, nut, rastilho e um monte de coisas mais. Alguns amigos e até músicos profissionais acabam pedindo para eu regular os instrumentos deles porque vem em casa, gostam do que fiz em meus instrumentos e pedem para eu fazer. Com os anos e convivendo com luthiers conclui que a regulagem é pessoal, o ideal para o instrumento, o meu ideal e o ideal para um outro músico pode não ser a mesma coisa. Dois excelentes luthiers que conheço gostam de ação alta, um deles só usa tensão super alta, cordas enormes de grossas (é verdade dá mais som, perde algo brilho e ataque) - nunca vão admitir, mas eles vão ter a tendência de regular os instrumentos mais altos e pesados. É pessoal isso, eu sempre digo, mas todos os luthiers apenas sorriem quando falo isso.

Principalmente em violão e archtops (acústicos) a regulagem tem que ser em função da pegada do músico e do instrumento. Fazer para mim é mais fácil, mas quando faço para os outros eu termino a regulagem com o cara do meu lado, demoro algumas horas, o cara toca, diz a impressão, mexo um pouco, espero um pouco para "estabilizar", vamos repetindo até que fique perfeito. Isso os caras do ramo não fazem, demanda muito tempo e paciência. Um amigo desconfiou um pouco quando eu disse isso e concluí que faço melhor que os luthiers, mas ele veio aqui e eu regulo os instrumentos dele agora. De toda forma, meu Taylor 710 é macio e tem ação bem baixa, já o Gibson é mais alto, tem ação bem mais pesada, deixei assim porque este é para bater forte, descer a mão mesmo.

Na minha concepção "luthier" é o cara que faz guitarras e/ou violões, iria até mais longe, não é quem faz guitarras strato e tele simples. O cara que constrói tem um conhecimento e visão muito melhor mesmo para regular um instrumento. Os que não são desse nível são "reguladores" apenas. A maioria dos bons luthiers daqui não pegam serviços de regulagem, raramente algum reparo para amigos e instrumentos que realmente valham a pena, inclusive eles tem seriedade e respeito suficiente de nem pegar um instrumento vintage ultra-raro que tenho. Talvez um dos poucos que eu recomendaria seria o jovem Felipe da Dunamiz, rapaz altamente talentoso, é dos poucos que abrem as portas para o público para esse tipo de serviço. Mas não adianta ir lá com instrumento de nível muito baixo que ele não vai pegar... kkkkkkk

MMJr
Veterano
# mar/13
· votar


Fala galera,

Eu mesmo regulo meus violoes,

MMI
A minha concepcao de Luthier confere com a sua....
Nos Estados Unidos tem a profissao de "Tecnico em Instrumentos Musicais" , Pessoas que regulam os instrumentos devidamente e fazem pequenos reparos,,,

Valeu

JeffCardona
Veterano
# mar/13 · Editado por: JeffCardona
· votar


MMI

Entendi, sempre pensei em fazer minhas próprias regulagens, inclusive uma famosa escola daqui de SP oferece um curso de luthieria, vou usar umas cobaias chinesas aqui, haha, acho que vai ter que ser na base da experimentação, mas enfim não vou desviar o tópico do seu rumo.

Adendo ao tópico: Meu violão dos sonhos é um Gibson Songwriter Deluxe Studio, um dia eu chego lá, acho lindo de visual, e o som é o que mais se aproxima do meu ideal.

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


JeffCardona

Para sonhar, sonha com o Custom logo ao invés do Studio... hehehehe

Aí começa a ser violão de gente grande... ;-)

JeffCardona
Veterano
# mar/13
· votar


MMI

Eu não sou chegado em inlay, embora o Vintage Sunburst seja meu preferido, mas por enquanto só passo vontade mesmo, a Guild tem uns modelos que me agradam bastante também(acho que por visualmente serem mais parecidos com a Gibson), muitos desconsideram totalmente o visual, mas pra mim tem que aliar o visual com a sonoridade(coisa dificil), os Taylor por exemplo, acho a sonoridade quase perfeita, mas dificilmente acho um modelo bonito, apesar do acabamento impecável...

Outro sonho meu, este muito próximo da realidade é um violão em maple, laterais, fundo, e braço em birdseye, e tampo em german spruce, este seria meramente estético, embora a sonoridade também nao deixe muito a desejar, só estou a procura de um artista competente para faze-lo...

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Amigos!! Obrigado por suas respostas!!

Fui a um luthier bem competente aqui da minha cidade.
(Só pra ilustrar: Vi o cara que foi professor de baixo, Israel Silva, talentosíssimo, entregar o seu baio WS a um outro "luthier", com o intuito de colocar leds no braço do instrumento. E tempos depois... Todo mundo acompanhou as fotos no face do baixo totalmente deteriorado e destruído!
O fato é que o cara entregou o baixo, que era inteiriço em duas partes :O Uma tristeza, porque era um ótimo instrumento, até então... Mas esse luthier, o primeiro ao qual me referi, pegou o baixo, e tempos depois, eu não sei com, num show de Israel, ele entregou o baixo novo em folha, perfeito, e ainda com leds no braço. kkkk. Desse modo, ele ganhou minha inteira confiança para pegar nos meus instrumento).

Mas, recapitulando...
Fui a esse luthier, e ele me deu o mesmo conselho que vocês: O Guild!! E disso e não tenho dúvidas, apesar de ter curtido o som do blueridge BR-160 também. Mas enfim, ele me aconselhou a comprá-lo acústico e colocar o preamp fishman Presys Blend. Devido aos seu captador piezo e o microfone que ele tem. O que vocês me dizem??

E o que diriam de um modelo da Guild fito inteiramente de mahogany maciço?? Tive a impressão ao ouví-lo que havia um Ped de fundo... Isso me deixou intrigado.

JeffCardona
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

Vale lembrar que não importam as recomendações, é você que tem que gostar do instrumento, pelo que você disse esse instrumento vai sair bem caro, existem algumas opções mais baratas que você pode gostar, existe uma marca que muito me agrada chamada Tanglewood, os instrumentos são muito bonitos, e com uma sonoridade que excede as expectativas para o preço, além é claro da Cort, que também tem ótimos instrumentos na faixa de 2 mil reais, um modelo da Guild inteiro maciço custaria bem mais, mas Guild na minha opinião é sinônimo de qualidade, mas eu já compraria com o preamp de fábrica, isso é uma particularidade minha, não deixo ninguém "serrar" meus instrumentos.

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


undefinedJeffCardona


Eu entendo a sua posição e agradeço sua ajuda.

Fiquei um pouco receoso de colocar um preamp em um acústico, mas ele me garantiu que não altera em absolutamente nada o som original.
Já me indicaram os tanglewoods, mas vou comprar nos eua, e queria algo mais substancial. Só não consigo decidir entre o D-125 e o D-150...

Você pode me dar sua opinião??

JeffCardona
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

Como não toquei em nenhum dos dois, minha opinião será bem conceitual mesmo, eu adoro tampo em spruce, portanto eu ficaria com o D-150.

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Obrigado :)

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

O que vocês me dizem??

Eu não faria isso nunca. Esse captador não é ruim, mas é apenas mais ou menos, só que o violão ganha um rombo na lateral, um furo na ponte, outro furo no plugue. Tá maluco? Já caiu no meu conceito que indicou isso. hahahahaha

Se for fazer esse lance de comprar um violão acústico e colocar um captador, que coloque um captador decente e que não abra a madeira! Como eu disse atrás, então põe um K&K que é fora de série ou então um Fishman Aura Ellipse, por exemplo. Garanto que o som deles come com farinha o do Fishman Presys Blend, tudo bem que é barato. A K&K tem captadores com microfones, mas eu não recomendo não.

galetaooo
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

Faça exatamente o que o MMI está falando. Essa captação, Fishman Presys Blend, vem em violões de R$800,00 e vai "destruir" seu violão.

Você disse que queria comprar um violão na faixa de U$1,000 dólares, correto? Eu pegaria facilmente um Martin 16RGT (RGT = Rosewood / GT = Mahogany). A versão em Rosewood é U$250 dólares mais cara que a versão em Mahogany, mas vale muito à pena. O Rosewood proporciona mais graves (tem mais "punch"), além de ser muito mais bonito que o Mahogany (pelo menos pra mim). Ou, se preferir, pega um Martin D15m.

Esses dois modelos que citei acima estão na mesma faixa de preço (o RGT é um pouco mais caro), são Dreadnought e são apenas acústicos. Eu particularmente prefiro o RGT por ter o visual clássico dos Martin's tops (D28; HD28; D35 e etc). Agora se você quer um violão elétrico, eu recomendo o Martin DCPA4 (D = Dreadnought / C = Cutway / PA = Performing Artist Series), este modelo tem a versão normal (tampo em solid sitka spruce, lados e fundo em solid sapele), a versão Rosewood (U$250 dólares mais cara) e a versão em Siris (essa versão é bem bonitona e tem uma faixa atrás em V de Rosewood e vem com um Case marrom da Martin - diferente da versão Rosewood que vem com um preto - essa versão é o mesmo preço da Rosewood). A captação desse modelo é a Fishman F1 Analog, é uma versão simplificada da tão nomeada e respeitada Fishman Aura, ou seja, uma excelente captação. Agora se você não quer gastar muito, o modelo DRS1, na minha humilde opinião, é o melhor custo x benefício atualmente da Martin. Dá um pesquisada no site deles sobre ele.

Bom, só falei da Martin porque é "a minha praia"! rs Tenho um e estou planejando comprar outro agora em maio. Enfim, espero ter ajudado! Abraço

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


galetaooo[b][/b]

Obrigado pela sua opinião. Na verdade, estava buscando o fishman presys blend devido ao microfone que vem dentro, no preamp. Ouvi dizer que com ele extrairia tibres mais orgânicos do meu instrumento. Você pode me informar se isso procede? Ou ainda, tem outras captações que tem esse microfone?
O que me intriga nos modelos de baixo custo da Martin é o neck de stratabond (laminado) e os fingerboard e bridge de richlite. Fico na dúvida se vale a pena trocar um todo maciço por um desses, apesar de ser leigo no assunto.
Além disso, ouvi falar muito bem dessa nova série da Guild, GAD. São maciços e Couraçados.

Você, por gentileza, poderia me esclarecer??

Obrigado

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/13
· votar


Mas enfim, ele me aconselhou a comprá-lo acústico e colocar o preamp fishman Presys Blend.


Nossa velho... tem que bater com uma marreta num cara desses.

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Tudo bem pessoal, perdoem-me pela ignorância.

Eu pensei que isso não fosse mesmo legal, mas como ele me aconselhou...

Gostaria muito de ter mais grana e pegar um desses martin's citados, já com preamp, tudo direitinho. Mas infelizmente não tenho.

O fato é que achei muito simples a captação do guild, mas tudo bem, não precisa de muita coisa se o violão falar por si. Acredito que um fishman aura sixteen daria um up nele. Vi que rola um monte de coisa legal neese pedal.

Enfim, dentro do meu orçamento, qual seriam as opções mais viáveis?

Paulo de Tharcio
Membro
# mar/13
· votar


Como eu disse atrás, então põe um K&K que é fora de série ou então um Fishman Aura Ellipse, por exemplo.

O Aura ellipse não abriria muito mais a caixa??

Quanto aos K&K, quais são os melhores?

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Paulo de Tharcio

O fato é que achei muito simples a captação do guild, mas tudo bem, não precisa de muita coisa se o violão falar por si. Acredito que um fishman aura sixteen daria um up nele.

tranquilamente!


O Aura ellipse não abriria muito mais a caixa??

Não abre nada, só no pino de correia para plugar.


Quanto aos K&K, quais são os melhores?

Tem vários. procure pelos Trinity e Power Mix.

MMJr
Veterano
# mar/13 · Editado por: MMJr
· votar


Eu pegaria facilmente um Martin 16RGT (RGT = Rosewood / GT = Mahogany). A versão em Rosewood é U$250 dólares mais cara que a versão em Mahogany, mas vale muito à pena.

galetaooo


Um detalhe a se ater na serie RGT e GT e o material do Braco e do Cavalete:

Neck Material: Select Hardwood - O braco desse violao e feita de uma madeira nao especificada (possivelmente Cedro Espanhol) ou seja, a Martin esta inovando e procurando madeiras diferentes das convencionais para confeccao de algumas series - Nada errado com isso.

A Escala e o Cavalete da serie RGT sao feitos de "Black Richlite" = Richlite e um outro material feito de madeira reciclada, papelao e resina...Mais uma vez a Martin procurando o uso de materias alternativos...Nada de arredo.

O uso dessematerias nao deixa o Violao nem melhor e nem pior...Mas com certeza deixa o violao mais barato...Alem de nao sabermos como estes materias vao se comportar daqui 15, 20 anos...

Todos os "bindings" e "inlays" tambem sao feitos de materias alternativos como o Boltaron = Um tipo de plastico muito duro.

E por isso que a serie RGT oferece modelos "iguais" aos Top de linha por um preco mais acessivel..

Valeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Procura de um Violão de aço realmente Incrível!