Autor |
Mensagem |
MMI Veterano
|
# fev/13
· votar
astrataranis
Não marca. Não existe isso aqui, não tem notificações... :)
|
MMJr Veterano |
# fev/13
· votar
MMJr... o modelo martin que você citou, era o HD28v?
Banz E esse modelo mesmo... E impressionante...voce pega o Violao novinho em folha e quando toca parece que o violao ja tem 30 anos de uso...
Gianyny
Siga as dicas do colega MMI que um dia voce vai ter um violao de "responsa" por um preco justo.....
As taxas de importacao e os devidos impostos nao tem como fugir.. Mas o problema e a exploracao indevida da Marca.
Valeu,,,
|
galetaooo Veterano |
# fev/13
· votar
O melhor que já toquei, que não foram poucos, foi um Martin D35. Ainda terei um!
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Olha só, eu tenho um taylor 314ce, é impressão minha, ou os taylors tem tendencia a ser mais agudo? Os martins parecem ser mais fechados... Eu estava afim de pegar um violão super versátil, e com som incrível (oque é bem complicado, e tem a questão de gosto também)... MMJr você que tem o 710... sabe me dizer se chegasse a testar outros modelos da taylor, martin, e porque chegou a conclusão em pegar um 710? Se o martin era tão incrível, no que você acha que ele se sobressaia? Acho que até julho irei pegar, HD28v, 810, 814 ou um gibson Hummingbird... Minha cabeça começa a fritar, tenho medo de pegar um violão, e ele ser pior que meu 314ce... um baita medo... rs vou investir uma nota para pegar um violão melhor, terei de vender este! Passo horas na internet e não chego a uma conclusão!
|
MMJr Veterano |
# mar/13
· votar
Banz
Quem tem o Taylor 710 e o amigo MMI...(nicks bem parecido)...
Quanto ao seu medo de pegar um Violao pior do que o seu 314 e muito subjetivo e uma questao de gosto pessoal. Qualquer Violao que voce pegar vai ser "diferente" do seu 314 e talvez voce pode nao gostar. Mas isso nao quer dizer que o violao escolhido seja pior. E apenas diferente...
Violao nos precos que voce esta escolhendo devem ser testados antes de enviar o "boleto"...
Valeu e boa sorte.
|
MMI Veterano
|
# mar/13
· votar
Banz
sabe me dizer se chegasse a testar outros modelos da taylor, martin, e porque chegou a conclusão em pegar um 710? Se o martin era tão incrível, no que você acha que ele se sobressaia?
Sim já experimentei muita coisa.
Mas essas suas perguntas são bem difíceis de responder. O que não te agrada nesse seu 314? Essa questão de agudos?
Timbre é uma questão um tanto subjetiva. E mesmo quando não agrada, não é muito simples explicar. Uma coisa que é bem frequente é que violões variam bastante, mesmo um outro 710 não vai soar como o meu, ou seja, nunca um é igual ao outro mesmo se for da mesma marca e linha, imagine de linhas diferentes, marcas diferentes. Não acho que os Martin são "fechados" nem os Taylor mais agudos. São muitos modelos, formatos, madeiras e especificações para generalizar assim.
Na época que peguei meu 710 eu estava atrás de um modelo Dreadnought. A minha preferência (mesmo em guitarra) sempre foi para timbres com graves, o que me levou a procurar um com fundo e laterais em rosewood. Procurando, achei este que achei sensacional a um preço viável para mim. O Martin que falei que foi um dos mais espetaculares que já testei (não costumo me empolgar mais tanto com essa marca) não estava a venda e na época, uns 10 anos atrás, um famoso músico brasileiro tinha oferecido 35 mil reais para levar aquele violão e o dono se recusou, então nunca pensei em ter aquele violão. Neste modelo os violões de fundo e laterais de mogno não costumam me impressionar. Acabei comprando um Taylor 514 muito pela oportunidade, era um violão mais antigo que o meu, mas só peguei para ajudar um colega que precisava pagar umas dívidas do seu casamento, mas nunca achei ele nada demais, tanto que vendi.
Depois parti para um Gibson SJ-200. Este violão o normal é vir com fundo e laterais em flamed maple. Tem a versão em rosewood, tem uns vintages que também já toquei, são legais... Mas esse violão já se beneficia de um fundo e laterais em mogno - inclusive um amigo meu luthier fez um, é muito bom. Nisso eu achei um novo, em koa, lindíssimo. O som dele sai mais equilibrado que o de maple, gosto muito, inclusive já coloquei lado a lado com alguns SJ-200 e este de luthier e sempre me agrada muito.
Já bandolim é diferente. Eles costumam ser até mais caros que violões... Tenho um F style que é o meu de estudar, ralar. É legal tem bom som, mas não é meu som ideal. Para gravar eu tiro do case um Gibson A3 1907, bem vintage, esse sim dá um som que me faz babar, ele consegue dar com graves e agudos que não incomodam.
Como você vê, varia pelo gosto e pelo quanto se está disposto a pagar. Não acho que instrumentos desse tipo são para comprar qualquer um por marca ou modelo. Como meu "xará" MMJr disse, é obrigatório testar.
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Desculpas pela confusão, rs.
É foda mesmo, aqui no Brasil oportunidade de testar um bom violão, é quase nula, mesmo se eu for para São Paulo testar um violão, eles na hora não irão deixar de birra, como de uma outra vez que só consegui testar UM PEDAL porque meu amigo comprou um baixo, para você ter uma idéia!
Em relação ao meu Taylor, eu acho talves um pouco duro nas bases, parece que ela não entra no violão, principalmente nas gravações, soa muito fora do violão, vocês conseguem me entender?
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Mas entre todos os violões, eu acho que estou pensando em pegar esse martin hd28v usado mesmo, 2500$, to quase chegando a essa conclusão
|
MMJr Veterano |
# mar/13
· votar
Banz
Um detalhe (fisico) importante do HD28V e em relacao ao "braco".
O formato do braco ( a parte de tras) e em "V modificado" ...O seu Taylor por exemplo tem a forma em C...Esse e um detaljhe importante, tem gente que nao gosta desse "profile" em V...Se voce nunca tocou em um violao com o formato do braco em "V" e melhor testar antes de comprar...
De uma olhada nas especificacoes em "Neck Shape".
http://www.martinguitar.com/model/item/189-hd-28v.html
So por curiosidade: O Martin Assinatura Eric Clapton tambem tem o formato do braco em V modificado...
Valeu...
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
MMJr Os takamines não tem este braço? G320 por exemplo
|
MMJr Veterano |
# mar/13
· votar
Banz
Vou ficar te devendo essa informacao. Nao sei absolutamente nada sobre os Violoes Takamine. Nunca me interessei por eles...
Valeu...
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
To com um medo desgraçad* de comprar, rs... queria tanto testar uns violões bons!
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Andei vendo, mais pessoas gostam do HD28 doque o HD28v, é muita gente falando, rs
|
MMI Veterano
|
# mar/13 · Editado por: MMI
· votar
Banz
Em relação ao meu Taylor, eu acho talves um pouco duro nas bases, parece que ela não entra no violão, principalmente nas gravações, soa muito fora do violão, vocês conseguem me entender?
Eu não entendi, mas tudo bem. É difícil mesmo explicar. Por isso mesmo que eu digo, não me peça para explicar essas coisas. rs
V shape
Isso é uma outra discussão de amor e ódio. É do gosto, formato da mão, estilo que toca e sei lá o que mais. Eu mesmo não gosto muito não. A Fender faz algumas guitarras com um braço em V, eu já tive 2, inclusive uma exatamente era uma Clapton strat, esse cara adora os V shape. Pode não ser exatamente igual da Martin, mesmo minha atual strat não é igual a anterior também, é um soft V, mas a sensação de uma braço desse tipo está lá.
Esse formato em V é mais comum em modelos vintage, hoje é mais raro, aparece mais em reedições e especificações de modelos signature. Tem uns defensores que dizem que ele é mais fácil de fazer acordes, o que eu não levo muito a sério. Por isso mesmo que a gente sempre volta a dizer, teste!
Edit: esqueci de falar... Sei que tem um ou outro Takamine com esse braço em V, acho que são raros. Também nunca me interessei por eles, só um me impressionou até hoje, era um custom japonês que nunca vi no Brasil, mas não tinha o braço assim.
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Obrigado pelas respostas!!! Me ajuda bastante para tirar minhas dúvidas em relação a violões!!!
Esses violões com Brazillian Rosewood, oque vocês acham desta madeira para fundo e laterais, vale o preço absurdo que fica nestes violões mais tops?
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Galera, vocês que entendem bem inglês, estava num forum sobre violões, e vejam se eu entendi errado, o cara está dizendo que o violão perde sua tonalidade ao longo do tempo? Projeção, etc. O tópico é este! http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=801527 ''My opinion:
Basically the less stiff you make a guitar top, the louder and boomier it gets to a point...and then weird things start to happen. The guitar starts losing volume and projection. The treble strings get floppy and less bell-like and more like rubber bands in sound. Also sustain decreases and the strings sort of "fight each other" when you play them...creating weird phase cancelations when more than one note is played. The idea that a top should be built as thin as is possible to maintain structural integrity for maximum sound is wrong. Sound will fall off before that limit is reached.
All these vintage appointments point towards weakening the top...but if you order a soundboard with "the works" you might be dissappointed long term in the sound. Little room is left for the top to open up naturally and you might end up with a guitar that sounds boomy, mushy and weak long term. Typical symptomes of "underbuilt top syndrome" are a discovery that the guitar actually sounds louder and more balanced with extra light strings. The guitar sounds better played with a capo up the neck as opposed to open chords. The bass sounds louder and overwhelms the treble...but also sounds muddy. The guitar seems to sound worse than new as it ages and the changes seem relatively rapid compared to how other guitars age.
The problem gets compounded because acoustic guitar manufacturers need to sell a guitar that's NEW. It's sitting there in the guitar store competing with other new guitars and the buyer only wants SOUND. The temptation to make a guitar underbuilt so that it sounds good NEW but might nt age well is great. On top of that, people look back to older bracing designs created by Martin for smaller guitars. As the guitars got bigger, Martin tried to address these problems by beefing up the bracing...but the buying public clamored for old designs because they had to be better, right.
Bottom line is that you need to be very careful buying a guitar with all that vintage stuff going on like the X brace shifted forward, smaller bridge and bridge plate, scalloped bracing, thinner braces etc...All those features weren't usually tossed together on large guitars...and when they were, Martin was quick to address the problems. Those tops used a type of spruce that was stiffer than todays spruce too.
When I buy an acoustic I like to hear a little room for the guitar to sound better with time. I look for balance in tone. Volume is important but I also listen to make sure that it isn't the result of a boomy bass. The treble should be crisp and bell-like with good balance and sustain. If the guitar sounds too good to be true for a new guitar...I'm a bit suspicious as to it's long term health.
Yea I'm talking to YOU Taylor and Epiphone Masterbuilt series. You know what I'm talking about! ''
|
MMI Veterano
|
# mar/13
· votar
Banz
Esses violões com Brazillian Rosewood, oque vocês acham desta madeira para fundo e laterais, vale o preço absurdo que fica nestes violões mais tops?
Dizem ser a melhor madeira para violões. É muito legal e de fato faz diferença nos nylon. Nos de aço posso falar pouco, acho que toquei nuns 6 assim, talvez (nem sei), mas de modelos e fabricantes diferentes, então fica complicado. Eu compraria um nestas especificações.
o cara está dizendo que o violão perde sua tonalidade ao longo do tempo? Projeção, etc.
Sim, falou que fica com o som ruim com o tempo pelo tampo ser fraco. Não sei falar sobre isso nem tenho experiência consistente com esses Taylor e Epi Masterbuilt, especialmente em longo período para falar a respeito. Meu Taylor 710 tem uns 10 anos, o 514 tinha uns 5 a mais, o outro (Baby) nem conta, mas é um pouco mais novo que o 710 (uns 5 anos). Nenhum deles eu notei essa perda.
A verdade é que a madeira envelhece e o instrumento muda de fato, de forma clara. No livro de Bob Benedetto ( o maior luthier vivo atualmente), que é mais especializado em archtops, ele fala exatamente dessa questão de espessura do tampo e diz que não é para deixa fino, pode ser mais grosso.
Dá para falar um monte a esse respeito... Mas não sei falar sobre tampo fino e perda de qualidade sonora. Acho possível, mas a Taylor fazer uma cag**da dessas sem se queimar totalmente acho improvável. De toda forma, alguns falam ali que achavam ótimos os Martin até testar os Gibson, e isso eu posso atestar. kkkkk
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Haha, você fazia parte daquele forum???
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Mais uma dúvida, esse Martin HD28v, por ter um som mais ''vintage'' segundo o amigo MMJr, ele o tampo mais fino? É disso que aquele cara se referia?
|
MMI Veterano
|
# mar/13
· votar
Banz
Haha, você fazia parte daquele forum???
Não.
ele o tampo mais fino? É disso que aquele cara se referia?
Alguém ali sugeriu isso, mas eu mesmo não sei dizer. Tem o bracing diferente, isso sim parace que é unanimidade, o resto não saberia dizer.
Eu não pegaria esse com braço em V, mas isso é com você... rs
|
Gianyny Veterano |
# mar/13
· votar
MMI MMJr
Por favor, me respondam: vocês são músicos de estúdio??? Luthier's??? Músicos ultra super famosos das melhores bandas do país??? Vivem só da música??? Façam um resumo do que vocês fazem no meio musical, please.
É que vocês tem um conhecimento muito profundo, admiro muito vocês pela ajuda que nos prestam no fórum, muito obrigado.
|
MMJr Veterano |
# mar/13
· votar
Gianyny
Nao sou musico e muito menos Luthier...Toco violao por Hobby...Todo dia quando chego em casa toco umas 3 ou 4 musicas so para "relaxar"...Mas eu leio e estudo muito sobre instrumentos musicais, em especial o Violao de cordas de Aco...Simplesmente acredito endenter como um Violao funciona e o porque que e feito da maneira que feito...
Valeu...
Banz
Quanto ao texto em Ingles: (muito interessante por sinal). E mais ou menos isso ai mesmo que voce entendeu e o "xara" MMI complementou...
Segundo o texto, se o violao for feito com madeiras mais finas (expessuras das laminas) o Violao tende a soar melhor enquanto novo, perdendo qualidade de som ao envelhecer....Quanto a estes Epi. Masterbuilt citado: Realmente estes violoes sao muito frageis, parece ate de plastico...Sao extremamente leves com as laminas extremamente finas percebidas ao tato...
Valeu...
Qunato ao Jacaranda Brasileiro, acredito Eu, que seja uma questao mais de estetica do que sonora...Pois o Jacaranda Brasileiro e lindo e apresenta um "desenho" e nuances de cores incomparaveis...Alem de ser uma madeira extremamente rara...Pois o corte de Jacaranda e Crime inafiancavel... (ou pelo menos deveria ser).
Valeu...
|
MMI Veterano
|
# mar/13
· votar
Gianyny
vocês são músicos de estúdio??? Luthier's??? Músicos ultra super famosos das melhores bandas do país??? Vivem só da música???
Faltou a "nenhuma das alternativas". kkkkk
Comecei a estudar música aos 6 anos mais ou menos, ou seja, uns 38 anos... Logo percebi que com muito estudo poderia até tocar bem, mas não teria chance de ser "ultra super famoso" a nível mundial ou nacional. Optei por trabalhar em outro ramo que me satisfaz e ter a música como entretenimento. Conheci grandes músicos, grandes estúdios, grandes luthiers, grandes produtores, participei de gravações comerciais e lugares históricos da música pelo mundo, mas sempre preferi fazer por hobby, não remunerado. Talvez por isso que músicos e gravadoras me deram abertura para participar, sem oferecer "concorrência". E como meu nobre colega e "xará", tive a oportunidade de viver no exterior, mas hoje moro no Brasil e umas 3 vezes por ano viajo para fora, algumas vezes com a música por objetivo.
Essa é minha vida. rsrsrs
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Com certeza os dois são excelentes músicos, ainda tem a humildade de tentar ajudar os outros mostrando o muito que sabem! Enquanto isso eu decido meu violão, rs.
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Galera, oque significa ''Top Bracing Pattern: Standard ''X'' Scalloped, Forward Shifted ''
Não consegui entender!
|
MMI Veterano
|
# mar/13
· votar
Banz
O bracing é um dos grandes segredos dos violões. É a estrutura abaixo do tampo que dá suporte e orienta a vibração do tampo e que Christian Frederick Martin foi um dos precursores. É aí que começa a separação de brinquedos em forma de violão e obras de arte, mas uma das coisas que não se vê diretamente.
De forma simples, dá uma googleada e olhe os sites da Taylor e da Martin. É interessante, isso faz um violão ser bom, alguns bracing são entonados cuidadosamente a mão, como se "afinassem" o som do tampo. Já toquei em uns RainSong fantásticos, simplesmente sem bracing.
Dá uma lida, qualquer coisa a gente tenta ajudar.
|
Banz Veterano |
# mar/13
· votar
Caramba, sinistro! Parece ser tão simples, mas é muito influente no violão!
|
MMJr Veterano |
# mar/13 · Editado por: MMJr
· votar
Banz
Para ilustrar o que o brother MMI disse:
http://www.martinguitar.com/featuresmaterials/featuresmaterials/bracin g-patterns.html
No Brasil, se eu nao estiver enganado, bracing e chamado de: O "leque" do Violao.
Valeu...
|
Victor Slash Veterano |
# mar/13
· votar
Gosto de tocar com Ernie Ball 0.11 - 0.48 para Guitarra e Violão ! Me sinto confortável tocando com elas ! Sempre que tiver dinheiro, compre a Ernie Ball com o modelo mais caro, e tenho certeza que você não vai se arrepender ...
|
Paulo de Tharcio Membro |
# mar/13
· votar
Olá amigos!!! Estou precisando da sua ajuda!! Quero comprar um violão de até 1000 dólares. Mas o pro é que um amigo vai trazer dos EUA e nunca tive a oportunidade de testar os violões que almejo. Além disso, estou completamente em dúvida de que opção escolher mediante esse orçamento. Não confio nos reviews do you tube e quero acertar. Estou pesquisando a um bom tempo e tenho alguns palpites... Pesquisei os taylor's 114ce e 214ce, os martin DRS's 1 e 2, o guild D-150ce, o seagull S6 original, os birdridges BR-160, BR-163 e BR-140 (esses para comprar um captador por fora), e o yamaha A3R(não ouvi ainda o som dos três ultimos, mas pensei neles pela configuração). Gosto de timbres graves e bem destacados. Gosto de ouvir cada nota do acorde. Ouvi falar de bridgestone, greenfield e cole clark. O que me dizem? Caso tenha outras sugestões, por favor me diga. Peço encarecidamente sua ajuda. Att, Paulo de Tharcio
|