A diferença de som com e sem cutway e com madeiras maciças e laminadas.

    Autor Mensagem
    Victor Degasperi
    Veterano
    # set/12


    Pessoal, pesquiso um bom violão para comprar a muito tempo e já encontrei de tudo. Já ouvi falar que o cutway quebra a ressonância do violão e portando sem ele o som seria considerado mais bonito. Também já ouvi falar sobre o valor que tem as madeiras maciças, que é algo realmente muito nítido.

    A real é que preciso de um violão pra gravar em estúdio desplugado e também para fazer shows.

    Os que mais me interessaram foram o Martin DCX-1. Ele tem curtway e só tem o tampo maciço. Mas é um Martin e isso pesa muito na minha escolha.
    Também o Blueridge 160, que é inteiro maciço e ainda tem o pré da Fishman com Blend, mas confesso que não conheço muito dessa marca.
    E também dei uma olhada nos Taylors, mas os modelos mais fáceis de serem encontrados tem uma sonoridade muito aguda na minha opinião e isso não me agradou muito.

    Eu ainda não testei nenhum desses. Mas gostaria da opinião de vocês que já testaram algum deles e também sobre a sonoridade na hora de gravar e fazer shows em relação ao cutway e as madeiras maciças.

    Valeu!!

    raules
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu achei esse topico falando do Cutaway cara, http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/42419/

    Pode ser que te ajude bastante, me ajudou.

    Victor Degasperi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Legal cara, obrigado. Foi aí mesmo que li o que ouvi falar de cutway.

    Eu sei que tem realmente diferença com e sem cutway e de madeira maciça e laminada. Quanto a maciça acho que é bem nítido a diferente, mas queria saber se o cutway interfere realmente tanto assim, porque aí já elimino o Martin das minhas possibilidades.
    Talvez o Martin seja tão bem feito que o cutway não prejudica comparado aos outros instrumentos.

    Luke Strat
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá, cara, eu não gosto de violões com cutaway, ele deixa o som do violão com mais médios a princípio e eu não gosto de médios fortes em violões...
    Certa vez um sr que é um baita músico me disse que violão bom é que têm o formato de "pera" quando vc vê em pé. E de fato, as empresas que fazem violões nesse modelo (descobri mais pra frente que geralmente chama-se Auditorium esse tipo de modelo) são os mais tops de marcas com Martin, Taylor... O violão que o Eric Clapton, John Mayer usam são assim.. Mas é questão de gosto mesmo, o acesso da 15° casa em diante com um violão sem cutaway é horrível, mas o que vc ganha com graves vale a pena.
    Abraço

    delaorden
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bom, se você usa as casas mais afastadas para solar, o cutaway faz a diferença pois te dá mais acesso. No caso de violões high end como os Martin, Taylor, Seagull, Guild e outros tantos, isso não influencia no volume, digamos assim, ou no corpo do som. Isso é arriscado em violões mais inferiores etc. Se gostou pode comprar.
    Sobre o tampo sólido ou laminado, claro que o sólido tem mais durabilidade, está sujeito a menos chances de empeno e principalmente, o som é mais encorpado. São mais caros e melhores. Ainda que, os violões laminados feitos hoje até que estão saindo com uma qualidade razoável.
    Valeu

    raules
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pra tocar desplugado, eu acredito que o Cutaway influencia e muito no som do violão !

    São pouquíssimos (se é que existem) violonistas clássicos que tocam com violões cutaway, pq aquela parte que faz o corte é a parte dos graves do violão. Então se for tocar desplugado, é muito melhor que seja com o corpo clássico inteirinho >.<

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A diferença de som com e sem cutway e com madeiras maciças e laminadas.