Inchaço na mão por causa de pestana

Autor Mensagem
PigO
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

dps que meu violao voltou do concerto(quebrou headstock) ele voltou com as cordas altas mesmo, eu faço F e a segunda corda fica abafada

mas voltando ao assunto, eu fui no medico e ele disse pra mim que eu devo parar de tocar violao por que se eu continuar forçando pode provocar tendinite!!


eu tenho 16 anos e meu sonho é ser musico, nao ser conhecido nacionalmente, mas para dar aulas e viver da musica, pq é isso que gosto!!

qual a opiniao de vcs pra isso?

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


eu tenho 16 anos e meu sonho é ser musico, nao ser conhecido nacionalmente, mas para dar aulas e viver da musica, pq é isso que gosto!!2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


PigO
Procure um fisioterapeuta...
Abç

Pedro_Borges
Veterano
# jul/11
· votar


JesseDesterro
PigO

Vou contar um fato que aconteceu comigo. Talvez isso seja bom para vocês. Eu já tocava violão a muito tempo, porém nunca tinha levado tão a sério. Um dia resolví estudar prá valer e passei a navegar pelas bossas novas e muitos acordes difíceis, daqueles que envolvem 4 a 5 casas.

Na minha mão esquerda começou a dar um inchaço na parte da ligação entre o polegar e o indicador. Sempre que eu treinava muito, percebia que havia um aumento de volume nessa região, acompanhado de dores.

Também passou a ocorrer câimbras nos dedos indicador, médio e anular. Essas câimbras aconteciam enquanto eu tocava, como também a noite quando deitava e até mesmo quando estava dormindo.

Procurei um médico ortopedista especialista em mão e, a partir de um exames eletromagnético (não recordo a denominção correta), ele deu um diagnóstico.

Segundo ele a almofada da minha mão era muita alta (aquela parte que divide a mão do pulso), e isso fazia com que os nervos que repuxam os dedos ficassem muito curvados quando eu curvava a mão para fazer os acordes mais dífíceis. É como se você puxasse uma corda sobre um travessão com um peso na outra extremidade.

Também recomendou uma cirurgia para retirar parte do tecido da almofada da mão (nome vulgar que estou dando) e com isso aliviar a tensão sobre os nervos. Só que essa cirurgia ficava em aproximadamente R$ 3.000,00 e ainda eu teria que ficar uns vinte dias sem poder digitar teclado de computador, por exemplo. Ora, para quem toca somente por hobby, gastar tal cifra ficaria sem sentido.

Resolví então fazer um exercício para dar mais elasticidade entre polegar e indicador, onde causava inchaço. O exercício consistia em fazer uma abertura máxima forçando os dedos contra uma tábua. Fiz isso com freqüência e o primeiro problema desapareceu. Nunca mais.

Quanto ao segundo problema, eu lembrei daquelas mulheres, se não me engano, do Camboja, que põe argolas no pescoço. Pensei comigo: meu organismo vai entender que eu necessito agora desse movimento e, aos poucos ele vai criar a adaptação para os meus nervos, ou seja, vai alongá-los.

Continuei insistindo e suportando as câimbras até que desapareceram completamente.

Pois bem, eu entendo que para todas as dificuldades o organismo cria adaptação, desde que você insista e o faça compreender que aquele novo hábito/movimento passou a fazer parte do seu dia a dia.

A história ficou longa mais acredito que pude compartilhar minha experiência.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


JesseDesterro
De boa, esse fórum é muito bom, pelo que vi um quer ajudar o outro sempre!

Que bom que você gostou.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


JesseDesterro

Treina menos tempo. 4 horas é tempo de mais. Não há necessidade disso. Comece a treinar, a mão começou à doer? Pare.

JesseDesterro
Veterano
# jul/11
· votar


Tenho 15 anos, desde os 4 acho que gosto música.
Sempre gostei de desenhar, e isso eu fazia muito bem... Nunca senti vontade de tocar algum instrumento, pra falar verdade ha uns 2 anos senti, peguei um violão de um amigo e arrebentei a corda no mesmo dia.
Parei de desenhar um pouco, comecei a curtir algumas bandas de rock como Nirvana e Led Zeppelin e quase todo tipo de Música brasileira, acho que isso me motiva a tocar um instrumento, tentar fazer igual, ou melhor. Hoje em dia passo a maior parte do meu dia brincando com o violão pois agora eu gosto... Como já disse adoraria ser músico...
Segundo meu professor sou um bom aluno, aprendo as coisas rapidamente comparado a outros alunos bons. Acho que isso acontece não pq tenho talento, mas talvez pq tenho vontade de realizar tal desejo. Eu realmente me esforço e isso faz com que eu me saia bem. É assim que eu forço a mão, tentando reproduzir um som perfeito fazendo o B7.
Vou procurar um médico pra ver no que dá, espero que não seja nada d+ como o caso do Pedro Borges.
A mão agora tá inchando só quando eu faço pestana, se eu parar em uns 10 minutos ela volta ao normal.
Abç aee galera!!

JesseDesterro
Veterano
# jul/11 · Editado por: JesseDesterro
· votar


Rindo com o Dicró no programa do Jô!! auhauhauhauha

PigO
Veterano
# jul/11 · Editado por: PigO
· votar


vlw a todos pelas resposta, e eu n vou parar nao, hoje é dia de aula e vo ve tbm o q o meu professor vai falar a respeito disso.
ja deu ate uma aliviada, da pra fazer algumas coisas, que nao exijam muita força na mao, por exemplo uma abertura pra fazer Am9 ja da uma doida, entaum nao vou forçar ate me recuperar bem, vo fazer como vc disse vo aos poucos(quero dizer n exagerar) pro corpo acostuma "melhor" com os movimentos, com o tempo tocando, logo estarei voltando aos treinos!!

mas que eu fiquei desesperado eu fiquei ushauhsuahs

JesseDesterro
Veterano
# jul/11 · Editado por: JesseDesterro
· votar


Se for tendinite não vou poder mais tocar não? SAUHSAUHSAHUAS
Médicos...

PigO
Veterano
# jul/11 · Editado por: PigO
· votar


JesseDesterro

Se for tendinite não vou poder mais tocar não? SAUHSAUHSAHUAS
Médicos...


da uma descansada na mao, veja o q o medico ira falar,
caso a dor continue ai vc deve se preocupar hehe

acho que andei pesquisando d+ kkk pelo menos agora vo toma mais cuidado

JesseDesterro
Veterano
# jul/11
· votar


Minha mão dói pouco po... mas incha, sei lá pq, agora ta inchando menos, acho que é muita força no polegar, to tentando controlar...

guitarflip
Veterano
# ago/15
· votar


o que vcs fazem quando começa a doer ?
tipo eu estava no ensaio hj ai estava tocando uma musica teve uma hr que achei que não ia aguentar mais pq tem varias pestanas e fica até que bastante tempo segurando a nota
e eu não quero interromper o ensaio inteiro pra descansar minha mão
vcs tem algum metodo ?

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


o que vcs fazem quando começa a doer ?

Aguenta ou arrega, ué!

vcs tem algum metodo ?

Usar um instrumento em dia, é macio, logo, não dói (estou a quase 8 horas tocando).

Cordas mais finas e com ação baixa, musculação na mão (para ganho de resistência) e postura correta são fatores decisivos, além da regulagem CORRETA.

carlcarl
Veterano
# ago/15
· votar


alem do que o Ismah aconselhou,tente montar os acordes em outra posição no braço da guitarra onde não seja necessário o uso da pestana.
se a banda tem um baixista e a guitarra não tem a obrigação de tocar as notas graves dos acordes,monte os acordes sem utilizar as 6° e 5° cordas,alem de exigir menas forças na mão ira eliminar conflitos entre as freqüências medias/graves.
abraço

rsp_guitar
Veterano
# ago/15
· votar


Quando doer, para e descansa. Se tiver muito ruim, deixe para o outro dia e treine só acordes abertos. Não force pra não adquirir LER. Se você não desistir, depois dessa fase você já vai estar tocando alguma coisa. Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inchaço na mão por causa de pestana