Vale a pena trocar o rastilho e a pestana por peças de osso?

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# set/05


Qual o ganho real disso em termos de sonoriade? Tem algum "efeito colateral"? Qual a faixa de preço médio?

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Vale a pena sim. O acrílico que vem de fábrina na maioria dos violões (exceto os Top de linha da Rozini), são frágeis à tensão das cordas, cedendo demais, por isso não dá a sustentação necessária ao encordamento. E além disso, devido à composição do material, sofrem mais a ação da temperatura, dilatam e retraem-se demais. O Ganho real principal é na sustentação da sonoridade e das notas, pois o osso é mais rígido, menos flexivel e sofre menos a ação da temperatura. A durabilidade dos mesmo tb é infinitamente superior...
Efeito colateral: Se não for feito por um bom luthier, pode danificar o violão, bem como interferir nos "harmonicos" da afinação, prosição das cordas, captação, etc.
Faixa de preço: eu paguei 100 reais pra fazer esses serviços em três violões ao mesmo tempo: dois de nylon e um de aço. E tou me programando mandar fazer o mesmo nos outros. Eu acho que vale a pena, sim.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Ah tá. Se pagou 100 pra fazer em 3, não deve me sair tão caro pra fazer em dois, ainda mais que aqui em fortaleza o preço de serviços tende a ser mais barato! Quanto aos efeitos colaterais, você já sofreu algum? Dá é medo de levar um violão de mil e poucos reais e o cara fazer merda...

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


É tão barato fazer de osso que até hoje eu não entendo o porquê de não sair assim de fábrica.

Em lojas custam em média R$ 5,00 a barrinha de osso, já esquadrejado, com sobra pra fazer os ajustes.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci

É tão barato fazer de osso que até hoje eu não entendo o porquê de não sair assim de fábrica.

Não sabia que era barato assim. Mas mesmo assim, em se tratando de grandes volumes, qualquer real a mais num peça aumenta o custo em milhões, então provavelmente é isso. Mas você já fez isso com algum violão seu? Gostou do resultado?

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


CaimDark

Você tem razão, aumenta o custo mesmo. Daí se vê que esses caras só pensam em dinheiro.

Já fiz sim, e também fiz um de latão. O meu violão é tipo folk, mas eu não curti muito com o latão porque fica muito agudo. O osso já tem um timbre mais flat.

O único problema na hora de confeccionar o nut de osso é o mau cheiro, no caso de você usar uma esmerilhadora. Uma lima fina, uma morsa pequena, uma lixa 350, uma serrinha e um paquímetro pra ler as medidas.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


O osso já tem um timbre mais flat.
Mas você acha que compensa? Muda muito em relação ao "padrão"?

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


CaimDark

Não sei se existe um padrão. Depende do que você tem no seu violão. Se for "plástico barato" troque logo.

É o tipo de customização das mais baratas que você pode fazer no violão. É importante que você tenha essas ferramentas e saiba usá-las, do contrário terá de mandar outro fazer.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci
Me referi ao timbre. Se tem muita diferença em relação ao plastico comum que vem nos violões, ou se a diferença é mesmo na projeção e duração. E não vou nem me meter a besta de fazer, vou mandar pro luthier. Essa realmente não é minha paia, e não vou ser estúpido a ponto de arriscar detonar meu violão me metendo a fazer um troço que não sei, com certeza;

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


CaimDark
Quanto aos efeitos colaterais, você já sofreu algum?
Não, mas eu fiz questão de estar perto na hora quue o cara foi mexer nos violões. Primeiro, pra aprender o negócio e, segundo, por questões de "segurança". Aí eu aproveitei e fiz uma porção de perguntas pro cara, tipo, cada coisa que ele fazia eu perguntava o porque, etc.. (ele deve ter se enchido de mim, hehehhehe), mas valeu a pena, aprendi diversos macetes.

LeandroPanucci
É tão barato fazer de osso que até hoje eu não entendo o porquê de não sair assim de fábrica. Em lojas custam em média R$ 5,00 a barrinha de osso, já esquadrejado, com sobra pra fazer os ajustes.
Sim, o caro nesse processo é a mão de obra do luthier. Quanto melhor o cara, mas caro é o serviço, que na maioria das vezes inclui também uma regulagem no tensor do braço pra se adequar à dureza do osso, e a "rearmonização" do ângulo de corte, pois, se um lado ficar excessivamente alto em relação ao outro, as "harmônicas" fogem de lugar. Aí a afinação do violão ficará estranha.

O único problema na hora de confeccionar o nut de osso é o mau cheiro
Putz, é aquele cheiro de cadáver... insuportável, hehehheehe :D

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


albertoellobo

Eu fiz um há uns 7 anos atrás com um teco de costela de vaca. Fui no esmeril pra dar uma desbastada legal e ficou a maior nhaca de osso queimado... nem com insenso tirava a tabela de osso queimado. Quando eu vi na loja um pedaço já quase na medida, esquadrejado por R$ 1,50 eu quase tive um treco..... cheiro ruim da muléstcha... pior que cu de gambá.

Rafael neto
Veterano
# set/05
· votar


eita..rs se inspiro pra recitar uma trecho desses...ashuauhsahu abraços!!

Johnny
Veterano
# set/05
· votar


No caso da pestana a influência é insignificante, mas no rastilho faz bastante diferença, pois melhora a projeção do som e da mais brilho. Uma pecinha dessa já cortada sai por 5 reais e é só vc ajustar na altura que deseja. Dispensa o serviço de um luthier. Aliás... luthier bom é também meio chato e não aceitaria fazer só esse trabalhinho, se aceitar vai cobrar o olho da cara. Não tem segredo...

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


CaimDark

Claro que você pode mandar outro fazer, só quis que você soubesse até mesmo pra ninguém furar seu olho ou ficar 15 dias com o violão pra fazer o serviço... 2 dias no máximo.

Faz muita diferença no timbre sim, sinceridade!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Se for pra mexer na pestana eu nem me meto a fazer. Já o rastilho é realmente algo bem simples. Se como o johnny disse a a diferença de fazer isso na pestana é realmente insignificante, eu poderia simplesmente comprar um rastilho desses já cortado na altura adequada e colocá-lo, simples assim? Partindo do princiípio que a altura fique boa, eu não precisaria nem regular nada depois? E onde compro esse tipo de peça? Em lojas de instrumento mesmo? Vende na net?

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


LeandroPanucci
Eu fiz um há uns 7 anos atrás com um teco de costela de vaca. Fui no esmeril pra dar uma desbastada legal e ficou a maior nhaca de osso queimado... nem com insenso tirava a tabela de osso queimado. Quando eu vi na loja um pedaço já quase na medida, esquadrejado por R$ 1,50 eu quase tive um treco..... cheiro ruim da muléstcha... pior que cu de gambá.
Huahuahauiahiuahaiahaiuhia :D

CaimDark
E onde compro esse tipo de peça? Em lojas de instrumento mesmo? Vende na net?
Lojas de violão, dessas que vendem também acessórios tipo cordas, tarrachas, etc geralmente tem desses ossinhos também. E algumas até instalam eles na hora.... Na internet ,não sei não... e provavelmente não compensará. Só o frete deve ser mais caro que o próprio osso.

Johnny
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark

Compre o rastilho de osso pré moldado e ajuste ele no seu violão na altura que achar melhor... vai ficar muito bom.

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


Johnny
LeandroPanucci
mas no rastilho faz bastante diferença
Faz muita diferença no timbre sim, sinceridade!

Vocês estão se referindo somente ao nylon? Muda muita coisa no violão de aço?

Uma vez questionei a um luthier se ele costumava a trocar rastilhos originais por de osso, ele respondeu que se de osso fizesse tanta diferença assim, a Takamine e outras marcas conhecidas já viriam assim! Realmente na hora me fez desistir do serviço... o que vcs acham?

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Greenwood

Eu até que faz mais diferença no aço do que no nailon.

O seu luthier expressou mais ou menos o que eu disse num post anterior. Acho que deveria vir de fábrica já com nut de osso ou outro de melhor qualidade... esses plastiquinho de 5a é só pros caras faturarem mais em menos tempo... capitalismo.

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci


Ok, valeu... agora, antes de eu correr até a loja... qualquer osso vendido em loja de música presta?

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Greenwood

Difícil encontrar um que não presta... nunca tive essa má sorte.... afinal, é no máximo uns cinco conto de réis.

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Greenwood

A não ser que a vaca tenha sofrido de osteoporose hehehehe

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci

Valeu! Que se danem os ambientalistas!!!

Johnny
Veterano
# set/05
· votar


Hehehe... vaca com osteoporose...

Mas o luthier não sabe do que está falando. Até um tempo atrás a Giannini colcava rastilho de osso nos seus violões top e a DiGiorgio ainda da pra encontrar algum Master equipado com um desses. Na realidade a Takamine não coloca rastilho de osso no lugar desses plasticos de quinta categoria porque os violões da própria marca já são de quinta categoria e por isso um rastilho de osso não iria fazer grande diferença mesmo.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Greenwood
Cara, põe logo um rastilho de osso no bicho e você mesmo vai tirar suas conclusões. Se não gostar (o que eu duvido) é só voltar ao rastilho original que veio com o violão.

LeandroPanucci
A não ser que a vaca tenha sofrido de osteoporose hehehehe
Huahuahaiuhaiahaihaiahiahaiahj :D Múú´´uúúúúú´´uú !

Jotus
Veterano
# set/05
· votar


Tenho um Digiorgio 18, e veio um rastilho de plastico de quinta.. ele xegou a ceder(afundou, amaçou) com a tensão da sexta corda..

Mas e o rastilho de marfim, quanto custa mais ou menos? ;p

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Jotus
Mas e o rastilho de marfim, quanto custa mais ou menos? ;p
R$ 1,50 / R$ 2,00, e mais uns 20/30 reais pro lutheir colocar ele na medida...

menininha baixista
Veterano
# set/05
· votar


a pouco tempo comprei um tagima, serie dallas...
já mudei as peças pra osso num violão de nylon que tenho, mas dá um medo de mexer num violão bom hehehehehhehe
acho que vou comprar o osso e mandar um luthier fazer. porque a pestana parece tão colada no braço uhuhuhuhu dá medo de mexer pow. quero abaixar um pouco as cordas tbem.
alguem ai tem uma tagima desse ?
to querendo trocar uma idéia....
valeu, pessoal ;)

Greenwood
Veterano
# set/05
· votar


menininha baixista

Menina, que diabo vc tava fazendo aqui à essa hora em pleno domingo?

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


menininha baixista

O nut é mesmo colado no braço.

Você pode retirar com o auxílio de uma lâmina, mas pode ser arriscado.

Pra colar a pestana você pode usar cola de contato, aquelas de sapateiro.


Greenwood

Valeu! Que se danem os ambientalistas!!!

hehehehehe quero ver você falar isso na Índia hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena trocar o rastilho e a pestana por peças de osso?