Nylon: Esquecido -não só- no Fórum?

Autor Mensagem
dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar



quem gosta de aço é quem só sabe tirar musica cifrada


pego pesado.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/11
· votar


eu toco nylon e tb gosto de musica cifrada!

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


Todas as músicas de bossa que eu tirei até agora foram cifradas.

Me sinto muito mais "livre" com cifragens do que com partituras nesse caso.

mendigo_desabrigado
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman
"1. até pouco tempo atrás, olhando em lojas de internet dos EUA, eu sequer sabia a existência de violões de nylon lá fora. Há pouco que aprendi que eles se chamam lá fora de 'classic guitar'. Certamente existe um número bem menor de modelos, e pelo que se vê lá fora, só quem toca com as mãos, dedilhado, sem palheta, é que usa esse tipo de violão, tipo 'erudito'."

Olá! Estou morando na alemanha a cerca de um mes agora, e tendo visitado diversas lojas de instrumentos posso discordar absolutamente do seu comentario. Mais da metade dos violoes que eu encontrei possuiam cordas de nylon, e posso dizer que com certeza mais de 70% dos violoes mais caros (500 euros pra cima) possuiam cordas de nylon. Talvez somente nos EUA a predominancia de violoes de aco seja tao grande assim, mas aqui na alemanha posso te afirmar que nao é bem assim.

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


mendigo_desabrigado
sim, concordo.
Creio que se formos em países como a Espanha, vamos ver um número maior ainda de violões de nylon.
Só que a base de compras aqui no Br, sempre foi os EUA, os sites dos EUA. Então por lá eu desconhecia - fora as fábricas 'tradicionais' que sequer possuem modelos de nylon hoje, como é o caso da Martin Co:
http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/size.html

mendigo_desabrigado
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman
Com certeza, na espanha imagino que sera quase unanimidade a presenca dos violoes de nylon! Isso eh uma questao extremamente cultural, por isso mesmo acho errado estarem dizendo que o nylon esta sendo "esquecido", porque nao esta, talvez a musica popular no brasil atualmente seja feita com violoes de aco, mas temos que lembrar que o brasil é um pais muito cosmopolita, onde existem influencias de muitas culturas diferentes, o que assegura sempre a existencia de uma diversidade enorme no meio "underground".

Mas eu acho que a martin possui sim violoes de nylon, como esse: http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/guitars.php?p=z&g=q&m=Cla ssical Backpacker Guitar

apesar da secao "nylon string" estar vazia o.o

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/11
· votar


mendigo_desabrigado

no japao tb meio a meio

carlcarl
Veterano
# fev/11
· votar


criançada!!!
o nylon,o plastico o isopor são materiais recentes,ha 60 anos praticamente não existiam.
até a decada dos 60 quase todos os violonistas usavam cordas de aço porque como a amplificação para este instrumento era deficiente ou inexistente as cordas de aço permitiam um volume maior e hoje ainda é a solução pra quem não pode comprar uma guitarra + amplificador.os violinos,violas,cello,baixo acustico e claro o violão tambem usavam cordas de tripa de animais.o aço e o nylon chegaram depois.não tem nada a ver com fabricas brasileiras,ditaduras,dis que ta mole ou outras historias contadas acima.perguntem ao vovô ou a vovo'.

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


`` O mestre. Andrés segovia testou e aprovou a corda de naylo!

se existia ou não ixistia não interessa!
o q interessa é que existe e é muito boa!

tem muitas coisas que não existia a algum tempo atráz e hoje existém coisas moderna que são muito superiores as antigas!

tudo tem o seu valor, o naylo não é diferente disso e nem o aço tbm!!

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


carlcarl


se existia ou não ixistia não interessa!

acho q interessa sim rsrsrs

é muito interessante saber que o naylo veio a tona na decáda de 60 pois isso faz parte da música!

carlcarl
Veterano
# fev/11
· votar


o que chamamos de violão de aço,no exterior é chamado de folk e não tem o mesmo formato que o violão classico.
a onda atual de violões com cordas de aço no Brasil vem dos famosos "unpluged" que no brasil virou "acustico" e que de acustico não tem nada tudo é plugado em amplificadores.
o som acustico destes instrumentos na maioria das vezes é neutralizado pour uma espece de tampa para evitar microfonia.
so fica mesmo o visual do violão porque o som é o mesmo que o de uma guitarra.
dom de Deus
se te interessa ou não,não me interessa o que me interessa é poder participar deste bate-papo ou melhor bate-escrita sobre este instrumento musical.

Bog
Veterano
# fev/11
· votar


carlcarl
so fica mesmo o visual do violão porque o som é o mesmo que o de uma guitarra.

Não tem nem como comparar a captação magnética de uma guitarra com a captação piezoelétrica ou por mini-microfones internos de um violão. A ressonância de uma guitarra de corpo sólido também é completamente diferente daquela de um violão. Além disso, guitarras são plugadas em amplificadores com coloração própria e curva de resposta bem longe de ser plana, enquanto violões normalmente são plugados em sistemas de áudio de alta fidelidade, com tweeters e tudo mais.

O som final de um violão plugado é absolutamente diferente do de uma guitarra.

carlcarl
Veterano
# fev/11
· votar


Bog
concordo em parte com a tua opinião.
é obvio que os artistas ricos ou melhor famosos posuem uma extrutura profissional que não é a mesma que a maioria entre nos temos.a maioria desses artistas tocam com volões da marca godin.que de violão so tem o nome.
como ja disse não procuro polemicas mas falo isso porque conheço muito bem estes instrumentos e o tema do poste foi violão com corda de aço ou corda de nylon que em seguida derivou para outras areas.quando tiramos o que caracteriza o timbre do violão eliminando quase 100% deste timbre colocando uma cobertura na principal saida de som.acabou o som do violão e nem o melhor captador do momento recupera isto.eu prefiro tocar em uma guitarra,com corda de nylon ja é outra coisa mas corda de aço fica som de guitarra mesmo.
mas....voce tem a tua visão e eu tenho a minha e é isso que faz uma discussão como esta ficar viva...

R. Marcone
Veterano
# fev/11
· votar


Doggy
Porquê tanta gente subestima esse tipo de instrumento?

Não entendi! Juro que não entendi!

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


carlcarl

Não dá para concordar. A captação por piezo tem suas características, mas é muito longe da captação magnética de guitarras. E muitos sistemas de captação para violões, por conta das características do piezo, vem com os microfones internos também. Tais sistemas são feitos para captar o som acústico de violão, totalmente diferente de captação magnética de guitarras. Assim, um violão plugado por não ser exatamente igual ao som acústico dele (desplugado), mas mesmo com a tampa, que na verdade serve para evitar feedback apenas, é completamente diferente de som de guitarra, mesmo guitarra acústica.
Os Godin são uns violõezinhos mais ou menos, tem coisas até interessantes como os que tem sistema MIDI integrado. Mas muita gente afirma que o melhor som plugado de violão de nylon vem de um Gibson Chet Atkins, mesmo sendo sólido, mas o som dele é muito violão, nada a ver com guitarra. Ele é construído exatamente para palco, para se controlar feedback (mais que usar o tal tampo). Acho que ninguém em sã consciência ouviria um som desses e diria que isso é guitarra. Da mesma forma, mesmo guitarras que vem equipadas com piezo dão uma boa simulada em sons de violão, tira completamente o som característico do som de captadores, ou seja, o som de guitarra. Veja o algumas música do Dream Theater, por exemplo, em que o Petrucci usa e abusa dessa variação sonora e fica sim com cara de violão, mesmo não sendo um "violão perfeito".
A questão do nylon x aço é outra. O nylon tem um timbre característico principalmente para clássico, bossa nova e flamenco e eventualmente jazz. O aço marca a sonoridade do blues, rock e pop derivados dele. Eventualmente um entra no espaço do outro, mas não é essa a regra. Não tem nada a ver com MTV, com tampo anti-feedback, com guitarra.

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


ninguém em sã consciência ouviria um som desses e diria que isso é guitarra

sem chance de ser quitarra!

Bog
Veterano
# fev/11
· votar


carlcarl

Pera lá. Você está dizendo é que um instrumento com estrutura diferente da de uma guitarra (isso vale mesmo para os Godin, e até para os Silent Guitar, aqueles violões sem corpo) e captação diferente da de uma guitarra (independente da qualidade), plugado em um sistema de som diferente de um amp de guitarra, soa como uma guitarra? ô.o

Maurício M
Veterano
# fev/11
· votar


- Concordo com o Bog desde o seu primeiro post.

São instrumentos diferente. Violão com corda de aço, violão com corda de nylon, guitarra de corpo maciço, guitarra hollowbody. São todos diferentes. Cada um com uma função e feitos pra um tipo de música e som.
O problema é que nós (meros mortais) não temos dinheiro para ter um instrumento para cada tipo de som que tocarmos...então usamos a velha técnica ninja do "só tem tu, vai tu mesmo".
Não comparem violão com nylon com os de corda de aço, já que são dois tipos de instrumento.

- E sim. O nylon esta perdendo forças. Acho que ele vem perdendo junto com a boa música, o pac-man e a infância. Mas fazer o que. Isso chama-se modernização.

Eu particularmente prefiro tocar violão clássico, então é previsível o meu maior interesse por violões com cordas de nylon, o problema é quando tenho que me arriscar a tocar um violão popular, me som sai sempre sem brilho, mas não é culpa das minha cordas, a culpa é minha que estou exigindo algo que o meu instrumento não foi criado para me fornecer.

E amigos, só mais uma coisa.

- SE VOCÊ TOCA BEM, NÃO VAI IMPORTAR AS CORDAS, O SEU SUCESSO VAI ESTAR GARATIDO. ... eu acho (rsrsrs).

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/11
· votar


carlcarl
a maioria desses artistas tocam com volões da marca godin.que de violão so tem o nome.

eu tenho um godin... por increvel que pareca é um violao!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nylon: Esquecido -não só- no Fórum?