Giannini no sótão esquecido pelo tempo

    Autor Mensagem
    litikaum
    Veterano
    # out/05


    Olá pessoal, sou iniciante neste fórum e gostaria de fazer uma pergunta? alguém conhece, ou já ouviu falar do violão giannini aws4?

    Eu ganhei esse violão de presente do meu falecido avô em 1981 quando tinha apenas 9 anos de idade, como não sabia tocar, guardeio em cima do roupeiro. Os anos passaram e com 14 anos eu comecei a tocar e aprender mais e mais. Quando tive que servir ao exército abandonei o violão. Logo depois eu casei e vireram filhas no casamento e hoje minha filha tem 11 anos de idade e quer aprender a tocar violão.

    Só que o meu violão foi perdido e ninguém aqui em casa sabia do paradeiro dele até duas semanas atrás quando o encontramos em cima do sótão da casa ,semi destruído. O tampo traseiro aberto, o cavalete descolado, as cravelhas detonadas pela ferrugem.

    Comecei então uma reforma geral, que por incrível que pareça, ficou muito mais bonito o violão agora do que era no passado. Colei ele exatamente nas medidas, lixei com capricho, a madeira nobre. Olha me surpreendi que depois de tantos anos a madeira do braço e corpo estão intactas. Como acabamento pintei a pistola envernizado na cor da madeira natural, acho que ficou muito legal. Recoloquei o encordoamento de nylon e olha que o som é muito bom mesmo.

    Contei essa história pra voces pq quero saber um pouco da estirpe deste violao, se presta ou nao, e quel serie ele foi fabricado pela giannini , de de estudo, se isto ou aquilo ja que nao sou bom entendedor do assunto.

    Vale a pena investir em um importado tendo um violão destes?

    Agradeço a gentileza

    Johnny
    Veterano
    # out/05
    · votar


    litikaum

    Confere direito se é o AWN4 ou AWS4. Apesar do AWS4 ser bem melhor que os estudos de hoje, o AWN4 pode ser um ótimo violão. E quanto a opssibilidade de trocá-lo por um importado... esquece. Esses importados são tudo tranquera. Se for pra trocar pega um Giannini que é a melhor opção na faixa dos violões populares e Takamine, nem pensar. Muito ruim!

    clebinho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    a giannine é uma ótima marca ja tive gutarras e foram todas giannines
    o voilão giannine é show

    litikaum
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bah valeu galera, mas meu violão é um giannini aws4 mesmo. Não sabia que era um violão de estudo, mas mesmo assim estou satisfeito com ele, ele ficou muito legal depois da reforma. Aqui no sul do Brasil, abriu uma fabrica de violoes chamada Roos. Acreditam que tem violão roos por 80 rais na loja! Quase nao acreditei, e falando em sonoridade ele até satisfaz muito bem, peguei um emprestado aqui e olha que me surpreendi com o som do danado, claro que nao é aquela brastemp, mas confesso que da de paulada em muito importado que ja vi tocando por ai.

    Valeu pela ajuda

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    sei que esse tópico é antigo mas tb quero deixar aqui minha experiencia com um gianini de 1981, pelo menos é o que estava escrito em um cartão que foi colado dentro do violão.... (cartão de aniverssário)

    obs. não sei o modelo dele não diz em lugar nenhum!!

    achei essa foto na net, muito parecido com o meu
    Link da foto do violão

    é um violão com as medidas maiores que esses da linha estudo da gianini, bem maiores com o braço bem largo a largura do violão o comprimento tudo... tudo maior a escala é linda be escura o tampo da frente é parece que é dividido em duas partes e os veios da madeira são bem uniformes bem retilineos e com muitos veios em 1mm de diferença um do outro, com um lado mais escuro que o ooutro... na parte onde prende as corda a maideira quase preta bem escura muito mais que a escala que já é bem escura...

    os detalhes no braço na parte de cima onde tem as tarrachas tem um detalhes feito a mão esculpido com um G no meio...

    bom o som dele é lindo com cordas de nilon e com as de aço mas nao deixei as de aço muito tempo pois nao sei se ele é pra aço...

    eu tenho um de estudo da gianini 2002 e confesso qeu depois de tocar nesse de 1981 nunca mais peguei o "estudo" (infinitamente inferior) e nunca mais vou pegar ele rsrsrsrs.. to até vendendo...

    bielsupremo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    os gianinis de hoje não prestam, mas os antigos é capaz de serem bons

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olá pessoal, sou iniciante neste fórum

    litikaum
    Veterano


    ??????

    Olha cara, esse violão tem uma história bacana.

    Por que não posta umas fotos ou uns vídeos?

    Abraço!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    bielsupremo

    os gianinis de hoje não prestam, mas os antigos é capaz de serem bons

    Não cara, não é por aí não. Depende muito do modelo. Principalmente aqueles mais baratos

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    teve um cara que tocava barzinho aqui na minha cidade e ele disse que tinha gastaddo mais de 1 conto em um violão importado não lembro a marca e que o som desse gianini (que na época tinha cordas de aço quando ele viu) tinha um timbre mais encorpado e um som mais brilhante....

    os dois unicos gianinis q eu v até hj são esses q eu tenho...

    - o mais novo, modelo estudo é tipo agua saloba (e enpenou com menos de 7 anos)
    - e o de 1981 é tipo um vinho italiano (e está intacto até hj)

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    os gianinis de hoje não prestam, mas os antigos é capaz de serem bons
    Me diz um que preste então... se os Gianninis C3 e C4 não prestam, não sei o que é que presta. Ou então você tem grana para comprar violão de luthier de 3000,00-4000,00.

    Esses dias toquei exaustivamente em vários violões clássicos e nenhum bateu o Giannini C3, mesmo comparando com Di Giorgios e Yamahas de 1400 reais. Só que o C3 custa 650-700. Até quero saber dicas de violões clássicos que superem o C3 até 1000 reais, porque procuro e não encontro...

    murilo97
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    o ponto forte da giannini está nas séries Luthieria e Exotic Woods, os da série Brasil também são bons. Então não adianta testar violões da série SonicX e vir falar é q a marca é uma bosta. Violão fabricado na china e de baixo custo vai ser um lixo mesmo! mas a marca em si, tem bons instrumentos.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Olá pessoal, sou iniciante neste fórum e gostaria de fazer uma pergunta? alguém conhece, ou já ouviu falar do violão giannini aws4?

    A tia da minha namorada tem um que estava jogado no porão meio detonado como esse teu. Parte do tampo traseiro está quebrada (mas não está aberta, a madeira não rompeu totalmente), caso típico de uma queda. Troquei as tarraxas que estavam muito oxidadas (acabei dando elas para o porteiro do prédio e ele deu uma química que as deixou novas). Também troquei o nut que estava rachado e coloquei cordas novas.

    Olha, cara, o timbre desse violão é bom. É um violão de estudos honesto e que se estivesse zero km eu daria uns 400 reais por um violão desses. Não testei lado a lado, mas atualmente tem um Giannini de estudos que se não me engano é o modelo GWNX4, e que pelo que eu lembro, são semelhantes em qualidade. Esse Giannini novo custa na faixa dos R$350,00 nas lojas.

    O que esses violões chineses enganam muito bem é na qualidade do braço. Geralmente não trastejam e o empenamento é zero. Porém o timbre não tem personalidade. É o caso clássico do violão clássico da Eagle e da Yamaha. O braço é bem regulado para que as cordas tenham uma ação baixa e sem trastejar, mas o som é muito magrinho.

    O que queimou o filme do violão nacional para mim foi o desleixo com os braços, que vinham da fábrica já com algum empenamento ou trastejavam demais ou tinham uma ação muito alta. Nos anos 2000, acho que a Di Giorgio e a Giannini melhoraram muito nesse quesito com a competição com os chineses. Hoje, em se tratando de violão clássico, eu acho que estamos melhores que os chineses no custo x benefício. Eu não compraria um Yamaha de 1500 reais, pois a Giannini tem coisa melhor nessa faixa, como o C4 ou mesmo o C3. A Di Giorgio que tinha braços horríveis melhorou, mas ainda precisa dar uma definição no timbre, que tem aquele característico som gordo e cheio, mas sem brilho.

    Os Yamahas e Eagles (e Takamines nylon também) não tem som de nada, sei lá, talvez os japas prefiram esse timbre sem sal, mas para tocar bossa nova e mpb não tem nada a ver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini no sótão esquecido pelo tempo