Nylon: Esquecido -não só- no Fórum?

Autor Mensagem
Doggy
Veterano
# fev/11


Então... Tô abrindo esse tópico pra levantar a seguinte discussão:


Porquê tanta gente subestima esse tipo de instrumento?

Já vi muita gente falando "Eu tinha um violão com cordas de nylon, agora que tô tocando melhor quero um de aço." ou "Cara, tu toca bem, porquê não compra um violão de aço?" (isso, no caso, foi dita pra mim cerca de várias vezes).

Tá certo que pra quem começou ontem o nylon ajuda por ser mais "maleável" às mãos delicadas dos iniciantes, mas porquê tantos pensam que só serve para isso -para iniciantes?

Será que é porquê o povo não dá valor à obras clássicas tão bonitas ou até mesmo contemporâneas (principalmente as que são daqui do Brasil)? Nego só quer saber de Rock e Sertanejo Universitário?

Ou será saudosismo meu?



Enfim: Só eu penso assim? Só eu acho que o nylon foi esquecido?

Dissertem:

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


Doggy
depende... eu não acho que todo mundo pensa assim não

violonistas clássicos usam nylon

Tá certo que pra quem começou ontem o nylon ajuda por ser mais "maleável" às mãos delicadas dos iniciantes, mas porquê tantos pensam que só serve para isso -para iniciantes?
isso é um mito que não sei quem inventou, e se propaga. mas é mito.

Violão Nylon NÃO é melhor pra iniciantes
Assim como não precisa começar no violão pra depois tocar guitarra.
são coisas que alguem disse e se espalhou.

Só eu acho que o nylon foi esquecido?
eu nunca achei isso.

eu toco nylon há uns 14 anos e não esqueci dele não.

Luiz Frusciante
Veterano
# fev/11
· votar


Doggy

Eu prefiro MIL VEZES violão de Nylon! O meu só peca porque não tem captação, então eu quero um novo... Ouvi por aí, porém, que violão de elétrico (com captação) de nylon fica com um som ruim.

xavy
Veterano
# fev/11
· votar


Não é o nylon que foi esquecido, mas sim a essência da boa música.

A galera de hoje quer ouvir é Restart, Fiuk(tá escrito certo?), Calypso e outros seres enigmáticos que não devem sequer entender direito o que é melodia rsrs

Mas de boa, estamos em outra época, onde o moderno toma conta de tudo. Sou fã de um nylon sendo executado com maestria, mas o aço... também tem seu lugar nessa história: a forma como o som se propaga no ambiente, vibração das cordas por mais tempo etc...

As boas musicas clássicas não irão "morrer" por que fazem parte de um período histórico, mas com certeza não serão escutadas daqui alguns anos por grande parte da população.

o/

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


Luiz Frusciante
Ouvi por aí, porém, que violão de elétrico (com captação) de nylon fica com um som ruim.

isso é um drama

violão nylon elétrico é mais dificil que violão aço.

o som do violão aço é mais "magro", tem menos faixas de frequencia, então é mais facil conseguir um som razoavel barato. (tem varios modelos de 300 ate uns 800)

de nylon, nessa faixa de preço, nunca vi um bom mesmo. semrpe mais ou menos.
mesmo mais caros são mais ou menos.

se perceber, quem precisa de som de nylon bom (quem toca violão solo, por exemplo) usa microfonado.

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


kiki
depende... eu não acho que todo mundo pensa assim não

violonistas clássicos usam nylon


Pois é, eu sei disso! Eu mesmo sou um aspirante a violonista clássico, rs.

Violão Nylon NÃO é melhor pra iniciantes

Não disse "melhor", eu ainda tomei todo um cuidado ao me expressar pra não passar essa idéia, rs...

eu nunca achei isso.
eu toco nylon há uns 14 anos e não esqueci dele não.


Eu e você não esquecemos, mas e o resto? Será que eles têm a mesma "noção" do instrumento como a nossa? Será que pra eles não é nada mais que "uma coisa de iniciante"?

Luiz Frusciante

Eu prefiro MIL VEZES violão de Nylon![2]
Sobre a captação... Eu acho que qualquer violão (tanto aço quanto nylon) fica melhor quando a caixa acústica é microfonada.


Abç!

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


xavy
Pois é, concordo e compreendo que é tudo uma questão de "fases" na música.

Mas, levantando outra questão, porquê ninguém tenta inovar com o nylon? Não digo pra usar exclusivamente ele e queimar os de aço em fogueiras em praças públicas obviamente, mas tentar ser diferente, inovar mesmo...

Ainda acho que há muito a explorar nesse instrumento, mas duas ou três pessoas não vão trazer isso à tona sozinhos (será?)...

Abç

xavy
Veterano
# fev/11
· votar


Doggy

vc percebeu como o nylon é indicado aqui no forum? Eu mesmo ja digitei isso:

Nylon, mais para mpb/bossa nova e aço para estilos diversos... Mas na verdade não é exatamente assim.

Daqui a pouco alguém vai inovar sim, mas creio que não será agora.

T-Rodman
Veterano
# fev/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


vamos lá.
Pra começar, eu digo que eu comecei aprendendo em um violão de nylon e hoje eu ainda tenho 2 violões de nylon.

Ponto.

Agora vamos às constatações externas:

1. até pouco tempo atrás, olhando em lojas de internet dos EUA, eu sequer sabia a existência de violões de nylon lá fora. Há pouco que aprendi que eles se chamam lá fora de 'classic guitar'. Certamente existe um número bem menor de modelos, e pelo que se vê lá fora, só quem toca com as mãos, dedilhado, sem palheta, é que usa esse tipo de violão, tipo 'erudito'.

2. No Brasil, a gente tem certa tradição de usar violões com cordas de nylon. Bom, parte disso, podemos talvez afirmar que isso existe devido à educação que alguns tiveram, principalmente na época da ditadura, onde tínhamos a reserva de mercado, e quem tomava conta do mercado era a Di Giorgio e a Giannini. Como a MPB usava nylon, tínhamos fábricas de violões de nylon, todo mundo usava nylon em determinada época por aqui.

3. A música popular mudou. A tal MPB como era conhecida, virou 'vanguarda'. Hoje, o popular é pop/rock, sertanejo e afins. Musica 'popular' nessa definição seria a música que a maior parte da população escuta. A maioria desse povo grava e toca com violões de aço, talvez copiando o pop/rock e country lá de fora. Então essa onda segue o povo lá de fora que usava mais violões de aço.

4. Com o fim da reserva de mercado, a gente foi inundado lá de fora tanto pelo acesso a instrumentos importados, como pela música que começou a ser consumida em maior quantidade. Logo, até nossas fabricantes nacionais se remodelaram para atender o público que não mais queria violões de nylon, e sim, aço. Bom, a remodelagem foi em parte, já que empresas como a Di Giorgio se posicionou em continuar fabricando violões de nylon para atender um público mais específico, tentando agregar valor ao seu segmento.

No geral o que eu vejo é isso.

amplexos

T.

xavy
Veterano
# fev/11 · Editado por: xavy
· votar


a remodelagem foi em parte, já que empresas como a Di Giorgio se posicionou em continuar fabricando violões de nylon para atender um público mais específico, tentando agregar valor ao seu segmento

e é por isso que hoje, a Di Giorgio é referência no modelo estudante/intermediário/profissional quando se trata de violão nylon.

Estou até me lembrando de quando peguei o meu velho Di Giorgio pela primeira vez há uns 10 anos e pensei: um dia vou tocar bem esse instrumento.

Hoje, nos momentos de profunda inspiração eu toco é com ele, parece que o nylon permite transmitir uma sensibilidade maior na execução das notas, não é tão simples como o aço que basta saber usar uma palheta e tanger as cordas com violência para sair uma "sonzeira"... embora o aço tenha sua parcela de boas qualidades também.

é galera... vamo fazer uma Jam gravado com violões nylon?

P.S.: aposto que os participantes seriam pouquíssimos, afinal, a maioria aqui tem instrumentos made in china, cordas de aço.

Luiz Frusciante
Veterano
# fev/11
· votar


xavy

Meu Giannini Estudo tem vinte anos hahahaha

TheDivisionFloyd
Veterano
# fev/11
· votar


tenho um di giorgio espanhol de uns 40 anos de nylon que eu nao troco por violao nenhum de aço , o timbre de um bom violao de nylon é incomparavel pra mim a nota soa de forma muito distinta

falando nisso alguem tem um desses violoes espanho da di giorgio n 26 queria sabe mais sobre ele , pois bvou investir nele agora hehe

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman
Pô cara, já quer fazer eu fechar o tópico? rs...

Bah, realmente não pensei muito por esse lado, e faz bastante sentido...


xavy

Hoje, nos momentos de profunda inspiração eu toco é com ele, parece que o nylon permite transmitir uma sensibilidade maior na execução das notas, não é tão simples como o aço que basta saber usar uma palheta e tanger as cordas com violência para sair uma "sonzeira"... embora o aço tenha sua parcela de boas qualidades também.

Penso assim também, o nylon me dá a sensação de estar arrancando algo de mim que estava pedindo pra ser perdido há tempos (...espero que não sejam minhas pregas, rs).
Mas às vezes o aço também dá uma animada em mim, rs.

Doggy
Veterano
# fev/11 · Editado por: Doggy
· votar


Eu tinha um Giannini Trovador de uns 15 anos na época (hoje teria uns 19), nunca tinha sido tocado e eu era -muito- cabaço e pus cordas de aço nele... Destruí as tarrachas, as pestana e todo o tampo.

Me arrependo profundamente disso.



EDIT: Tenho que lembrar de usar a função "editar" nas minhas postagens... Desculpem os double-posts, rs.

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


xavy
a maioria aqui tem instrumentos made in china

Mas também, a China provém instrumentos de todos os tipos - até violões de nylon. Meus dois de casa, por exemplo, são: um Takamine e um Yamaha. Ambos são chineses, e de nylon, rs.


BTW, existe até baixo fretless de 'nylon'. Tá pra chegar um em casa, talvez na semana que vem:
https://www.largesound.com/buy/index.php/products/moon-blue-ashbory-ba ss-by-fender

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


Doggy


até o ``momento´´ sinceramente eu gosto mais dos som da corda de naylo!

eu estava ouvindo uma musica espanhala acompanhada por um violão e o outro enveitando em cima ficou muito maravilhosso e os dois violão era de naylo!

outro exemplo é o cd brasileiro sertanejo de tibaji e niltinho, com titulo de terra florida!
Neste album tem um violão de naylo solando que é de+.

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman


baixo de naylo deve ser bom ingual o de aço!

TheDivisionFloyd
Veterano
# fev/11
· votar


dom de Deus

nunca vi baixo de nylon , ou nao existe ou sou ignorante no assunto , ja que tem guitarra em aço é capaz de existe , mas afina deve se um parto

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


TheDivisionFloyd
procure aqui mesmo no FCC sobre "Ashbory bass". Já foi vendido até na americanas.com.br certa época.
Hoje em dia, só nesse site que eu coloquei o link 4 posts acima.
Eu achei interessante e comprei. Como o assunto era nylon, eu lembrei dele, fui buscar meu código de rastreio, e acho que na próxima semana ele chega, rs. Daí eu comento algo num dos tópicos existentes sobre ashbory bass.

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


Interessante o baixo... Fiquei curioso, vou dar uma olhada no youtube...

Qual é a aplicação dele, geralemente?

Bog
Veterano
# fev/11
· votar


Eu não entendo exatamente por que as pessoas colocam essa dualidade, nylon x aço. Para mim, é como confrontar guitarra de corpo sólido com hollowbody: são instrumentos parecidos, mas bem diferentes. Até o jeito de tocar é meio diferente. Eu não tenho como dizer que prefiro nylon ou aço, acho que cada música "pede" um tipo de timbre e execução. Tenho violões dos dois tipos, e apesar de me sentir muito mais à vontade com o aço, seria incapaz de decidir qual eu prefiro em termos sonoros.

Aliás, acho que muita gente acha que nylon é "ruim" exatamente porque comprou um violão com cordas de nylon quando era iniciante, mas saiu querendo tocar batidas com palheta e solos cheios de bends, usando como base músicas tocadas com violão de aço. Aí não é de se espantar que a pessoa ache o som ruim. Até uma Gibson ES-175 pareceria meio ruim se o sujeito tentasse tocar um metalzão fritado from hell nela.

AFSVilela
Veterano
# fev/11
· votar


Bom, há pouco mais de dois anos eu troquei o violão de nylon pelo aço, e posso explicar a razão.

Toco na igreja, e lá não temos bateria pra ajudar na base. Então, por diversas vezes me deparava com hinos que começavam bem suaves, em que eu começava dedilhando e fazendo arranjos. Até aí, o violão de nylon atendia bem, e a captação não atrapalhava. Porém, sempre chega um momento em que a música cresce, e é preciso começar a bater. O nylon em si soa bem batido (vide o flamenco, por exemplo), mas a captação pra nylon, não. Então, o que sempre acontecia? Eu, que estava dedilhando com o volume bem alto, precisava abaixá-lo até que o som ficasse audível quase que só do próprio corpo do instrumento. Faltava versatilidade.

Comprei então um Yamaha de aço, com captação excelente. Com ele, posso mandar bem em qualquer situação:dedilhado, batido, com palheta ou sem, forte ou fraco. Faço o fundo em chord melody (meio fingerstyle, porém sem muita percussão) durante a mensagem, e fica tão suave quanto quando eu o fazia com nylon. Toco algumas bossas de vez em quando com ele, e não fica ruim (claro que não é o ideal).

Confesso que não foi só a versatilidade que me levou a mudar para o aço. Também fui influenciado por artistas como Andy Mckee e Tommy Emmanuel, e pelo brilho das cordas. Mas, ainda tenho vontade de comprar um bom violão de nylon - com captação descente.

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


AFSVilela
Já pensou em simplesmente microfonar o violão?

Abç

AFSVilela
Veterano
# fev/11
· votar


Doggy
Impraticável, meu caro, a não ser em condições bem controladas. Muita microfonia, muito ruído, pouca liberdade de movimentação.

Ivan C.
Veterano
# fev/11
· votar


Po cara, eu tenho um aço, eu gosto de tocar rock e tal. Mas curto muito uma mpb também, eu tinha um nylon, mas era um nylon de baixa qualidade. Eu gosto de nylon, e pretendo futuramente, ficar com um nylon e um aço, mas um nylon de qualidade realmente boa.

Lucas Gratuidade
Veterano
# fev/11
· votar


o problema é querer tirar musica de aço em violao de nylon, e vice versa.

Pra mim ou voce tem os dois instrumentos ou voce usa batidas feitas pra nylon, tocar nylon com palheta fica horrivel.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/11
· votar


to achando legal esse tópico

Doggy
Enfim: Só eu penso assim? Só eu acho que o nylon foi esquecido?

eu acho que nao.
O publico que gosta de nylon em sua maioria é diferente de quem usa de aço
eu gosto de nylon tenho dois deles
e muito do que o povo ai falou eu concordo

Sapopemba
Veterano
# fev/11 · Editado por: Sapopemba
· votar


falando nisso alguem tem um desses violoes espanho da di giorgio n 26 queria sabe mais sobre ele , pois bvou investir nele agora hehe
falando nisso alguem tem um desses violoes espanho da di giorgio n 26 queria sabe mais sobre ele , pois bvou investir nele agora hehe

Eu tenho um, é excelente para MPB. Recomendo que procure mantê-lo original. Se trocar as tarrachas, guarde as originais. Nem pense em trocar o verniz, pois isso altera o som. Se um dia resolver vendê-lo e estiver em São Paulo, avise por MP.

Lucas Gratuidade
Veterano
# fev/11
· votar


só mais uma opinião, quem vai estudar violao em conservatorio geralmente opta por nylon.

quem gosta de aço é quem só sabe tirar musica cifrada

AFSVilela
Veterano
# fev/11
· votar


Lucas Gratuidade
só mais uma opinião, quem vai estudar violao em conservatorio geralmente opta por nylon.

quem gosta de aço é quem só sabe tirar musica cifrada


Bah, típico comentário de troll. De ambos os lados há as virtuoses e os que só tocam música de revistinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nylon: Esquecido -não só- no Fórum?