Limpeza, cuidados e dúvidas em geral

Autor Mensagem
xavy
Veterano
# jul/10 · Editado por: xavy
· votar


O Ferviola escreve bem páka... e escreve textos imensos rsrs mas eu li kkkkkk

Alexandre, se aventurou em regular o tensor então? E ficou bom man?

e sobre cera automotiva no corpo do violão eu não aconselho, dizem que detona a pintura com o passar do tempo.

Existem óleos especiais para esta limpeza e polimento...

Dunlop esse é caro

Gibson e esse também é caro

para escala e com preço baixo encontrei esse Andrellis no ML

o quite mais barato que encontrei foi este Dunlop

mas o limpador de cordas eu acho desnecessário... eu compraria um GHS Fast Fret que vem em um tubo super prático e não meleca toda a corda do instrumento.

É isto daí Alexandre, as opções de produtos de limpeza são imensas, umas mais acessíveis, outros com preço salgado... mas cera automotiva seria expor seu instrumento a envelhecimento precoce...

abrass

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


Reza a lenda que o melhor polidor e limpador é o Virtuoso Cleaner and Polish.
Nunca vi pra vender aqui no brasil =/

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/10
· votar


Ferviola

Sem problemas, e cara eu tirei todas as cordas pra mim mecher no tensor mas acho que não chegou a afetar no capitador, porque tipo o rastilho já é solto só é fixo quando pressionado pelas cordas ai o contato do piezo fica debaixo do rastilho e na posição da corda (lá) uma chapinha de metal colada no cavalete.

Eu acabei descobrindo que meu violão tem tampo maciço e que o tirante é de barra dupla, agora ele tá nos trinques muito mais macio de tocar eu tava fazendo força pro lado errado tapadesa minha... tipo quando agente gira de cima pra baixo o braço faz curva para trás e quando gira de baixo pra cima o braço faz curva para frente... Eu não espanquei meu irmão não só dei uma bronca nele...

A minha pegada é leve eu tenho as maõs muito levinhas, por isso que encordoamento maior que 0.011 me incomoda é por isso também que eu prefiro um braço mais fino...

Nossa valeu dependendo do preço acho que eu vou comprar sim na sua mão eu não tenho muita escolha mesmo...
Já ta adicionado.

Freddie Freeloader
Veterano
# jul/10
· votar


Quanto a guardar o violão,sempre ouço falar q o mais indicado é colocar com as cordas pra baixo.É ruim deixar o bichinho naqueles suportes no chão,em que ele fica justamente ao contrário dessa posição recomendada pra compensar a tensão?

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


Freddie Freeloader
Na teoria isso não faz sentido. O tensor no braço compensa a tensão das cordas então nao teria porque tirar a tensão das cordas.
Na prática pode ser diferente mas eu acho que "não tem pé" essa teoria!

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/10 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Gente como eu já disse eu troquei as cordas do meu violão porque não estavam legais, ai agora eu to em fase de teste pra ver qual fica melhor... Só que antes eu preciso saber o que significa algumas coisas se alguém souber me explicar ficarei agradecido.
O que significa (Light,Extra Light ,Leve ,Pesada ,Extra Ligth) nos encordoamentos? O que isso muda no timbre?
Quanto a proporção das matérias primas que as cordas vem, que diferença faz no timbre? Tipo o mesmo encordoamento só com uma proporção diferente das matérias primas...

Eu sei que questão de gosto, marca e preço variam muito, mas eu já tenho um "timbre pré definido" e como o meu violão é folk com tampo maciço não sei como vai ser, a tensão tem que ser no máximo 0.011 porque eu tive que dá uma volta completa no tirante pra ele fazer uma ação no encordoamento que tava 0.010, acho que já tá muito tencionado.

O som que eu busco é bem parecido com um Taylor 314 Ce.

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


Alexandre Lavignoso

O "Light, Extra Light, Leve, Pesada" representa a espessura das cordas. As vezes varia de marca pra marca, mas usando como exemplo as Martins (Que é como quase todas)

Extra Light (Extra leve) - .010 a .047
Custom Light (Leve "personalizada") - .011 a .052
Light (Leve) - .012 a .054
Medium (Média) - .013 a .056
Heavy (Pesada) - .014 a .059

Quanto "maior" a espessura mais gordo e cheio tende a ser o som. A diferença nos materias pode propiciar timbres mais ou menos brilhantes, aveludados, com baixos, com agudos.
Pra saber qual a espessura ideal é legal fazer contato com a fábrica e descobrir qual calibre eles recomendam para o seu modelo.
As cordas que vem de fábrica nos Taylors 314ce são Elixir light (.012) Nanoweb, só não sei se é bronze ou phosphor bronze. Phosphor bronze tende a ser um som mais "aveludado" e menos brilhante. Teste as 2!

Acho que é isso!
Abraço!

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/10
· votar


Gus dz

Hum valeu, mas só que eu não tenho grana pra ficar testando muito, e pra manter contato com o raio do fabricante é difícil demais, os filhos da mãe não respondem nada to tentando a dias...

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


Qual é a marca e modelo?

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/10
· votar


Phoenix LC 162 EQ ele é folk e é um dos violões top da phoenix

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/10
· votar


Duas coisas já estão definidas:

Tensão vai ser 0.11; por causa das primas a (Mi),(Si), e (Sol), não podem vibrar muito, dando aquela impressão de está batendo em sinos, e porque o meu violão tem um braço fino, e o tirante já está fazendo um esforço de uma volta completa com 0.10.

Tipo bronze; porque não quero um som muito brilhante quero um mais acústico, com mais presença, mais forte, tipo pra apresentações acústicas... o meu violão já deixa o timbre brilhante mais suave. O Phosphor bronze é menos brilhante mais só que o verdadeiro som que o Phosphor bronze produz dura pouco tempo e pelo fato de que eu utilizo muitas batidas deve durar menos ainda, apesar de que devo mudar de encordoamento de 2 ou 3 meses né...

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


Tensão vai ser 0.11; por causa das primas a (Mi),(Si), e (Sol), não podem vibrar muito, dando aquela impressão de está batendo em sinos
nao entendi nada.
que sinos? onde? nunca ouvi isso.

ce ta falando de trastejamento por acaso? quando a corda bate nos trastes e sai um chiadinho?

e o tirante já está fazendo um esforço de uma volta completa com 0.10.
tirante não, tensor. tirante se usa na construção civil.
e essa "volta completa" não faz muito sentido. isso não significa que nao da pra apertar mais, só um luthier pode te dizer isso.

ikki72
Veterano
# jul/10
· votar


[b][/b][i][/i].eea galera eu tenho um aduvida.....O meu violão e um takamine eg220c..mas eu acho q as cordas dele são altas apartir da 12 casa..mas eu naum sei se isso e normal..ou o violão ta enpenando ou ja veio de fabrica assim......Tbm outra coisa..muitos amigos meus falam para tocar e desafinar o violão..pq dizem q com o violão afinado danifica o Braço....isso e e verdade ou lenda...Então o meu takamine pode ou fkar ou naum afinado 24 hrs...

ikki72
Veterano
# jul/10
· votar


foi mal pelos erro de digitação...disfarça....

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


ikki72
Pode e DEVE ficar afinado. Se tu tocar e desafinar ele, o braço pode empenar.
A pressão das cordas afinadas é igual (mas em sentido contrário) a do tensor, pra manter o equilibrio.

xavy
Veterano
# jul/10 · Editado por: xavy
· votar


ikki72

se vc desafinar ae que vai piorar mesm... leva num luthier que a situação será amenizada (cordas altas da 12ª casa em diante é normal pq o braço do violão tem uma leve curvatura).

o que o luthier pode fazer é lixar o rastilho e regular o tensor para voltar o braço um pouquinho de nada entende?

ikki72
Veterano
# jul/10
· votar


...Gus dz..

Vlw Guns dz..então posso dxr o violão afinado 24 horas sem medo...ufa..vlw...demorei tanto pra comprar o meu takamine...oBrigado..

ikki72
Veterano
# jul/10
· votar


..Xavy..

....Blz..então e normal msm o violão com pequena curvatura..inda bem pq ja tava meio preocupado...Ah outra duvida..akeles marcadores estilosos q compramos, danifica a madeira?

Mep
Veterano
# jul/10
· votar


Alexandre Lavignoso
panos de microfibra são, de longe, os mais indicados, tanto para as cordas quanto para o verniz.

não tem essa de ficar fiapo e riscar, se ficar algum fiapo, ele fica presa nas microfibras. esse lenço foi desenvolvido exclusivamente pra isso, para não riscar, e também para tirar a oleosidade.

ótimo para violões/guitarras/baixos com bastante verniz (preto, vermelho, sunburst, etc)

xavy
Veterano
# jul/10 · Editado por: xavy
· votar


ikki72

marcadores estilosos?
destes para escala?

se for desses ae não danifica não...

se colar algo no tampo do instrumento, com o passar do tempo vai marcar...

se tiver intenção de tirar o adesivo ou escudo, a madeira vai ter diferença de tons onde não possui adesivo da área adesivada.

ikki72
Veterano
# jul/10
· votar


..Xavy...


São esse mesmos, os maracadores de escala....ah outra coisa....como eu naum tenho Kaser e nem um suporte para guardar o violão,eu coloco ele,sobre minha cama..ta errado ou ta certo ?

xavy
Veterano
# jul/10
· votar


Kaser> Case ou bag

é aceitável... não é bom colocar em pé no chão pq pode chegar um desavisado e chutar... o case ou bag é mais para proteger de pequenas pancadas e controlar um pouco a temperatura instável do clima...

tem umas bag de cento e poucos reais, vale a pena comprar...

Alexandre Lavignoso
Veterano
# ago/10
· votar


Vocês já devem ter percebido que eu sou iniciante em violão elétrico, então o que significa essas abreviações no equaizador, e o que cada uma dessas bandas fazem no som normal produzido pelo violão.

Tipo 12db é uma boa interferência?
Quando eu comprei eu testei eles, mas tipo não deu pra perceber muito, porque as cordas eram novas e a afinação não tava firmando, tirando que o braço tava literalmente empinado...

Eu ainda vou comprar um amplificador, depois eu tenho que criar um tópico sobre isso...

http://img508.imageshack.us/img508/6151/equalizador.jpg

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/10 · Editado por: japaubatuba
· votar


kiki ikki72

ou é multi ou é irmao mais velho!


Ferviola
esse cara é sangue no zóio óia o tamanho dos textos!

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


japaubatuba
o ikki é meu irmao mais velho, nasceu em 72. eu nasci em 83.

Alexandre Lavignoso
Tipo 12db é uma boa interferência?
interferencia?
=p
acho que nao é esse o nome...

12dB é o tanto que ele aumenta ou atenua uma frequencia.
geralmente é mais ou menos 12 dB, pra cada faixa de frequencia. ou seja, dá pra aumentar ou diminuir em 12dB.

mais importante que isso é o número de faixas que tem (o tanto de botoes que tem).
tem uns que tem só um (violao nao é comum, mas guitarra tem só um botão de tone). violões costumam ter pelo menos 3, mas em geral uns 5 botoes de deslizar.
quanto mais faixas de equalização, mais versatil.

essas faixas vem com nomes, que pode ser hig med low, ou por frequencia 100Hz 1kHz, etc.

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Alexandre Lavignoso
opa, só depois vi a foto que voce postou.
esse daí tem 3 faixas: treble (agudo) mid (medio) e bass (grave).
presence eu não sei que raios é.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/10
· votar


kiki
presence eu não sei que raios é.

sao frequencia acima do agudo que praticamente so serve pra pegar os estalos e a palheta raspando na corda!

Confuso.
Veterano
# ago/10
· votar


3ª Por que que, por mais limpa que esteja as mãos com o tempo as cordas vão ficando mais escuras? Tem algum produto especial para que isso não aconteça?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/237903/

confia , da certo mesmo :)

Alexandre Lavignoso
Veterano
# ago/10
· votar


KiKi

Se tiver uma música por exemplo que utiliza muito os graves e batidas agente pode deixar o presence no negativo e o bass no positivo?

Agente equaliza de acordo com o que a música pedir né... então
dá pra usar mais de uma faixa as mesmo tempo? ou tem que ser uma de cada vez.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/11
· votar


Pra não criar outro tópico. Seguinte para um violão com acabamento fosco, ou acetinado, ou satin tais como esse

Martin DC 160 GTE
agente não precisa usar um limpador polidor pra deixar ele bacana, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limpeza, cuidados e dúvidas em geral