Limpeza, cuidados e dúvidas em geral

Autor Mensagem
Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10 · Editado por: Alexandre Lavignoso


Galera é o seguinte eu já dei uma lida nos tópicos relacionados, mas eles estão um pouco confusos, então eu fiquei sismado com algumas coisas, então eu gostaria de saber mais um pouquinho vou fazer umas perguntinhas pra vocês me ajudarem:

Violões elétro - acústicos geralmente deve - se tomar mais cuidado com a limpeza certo, tipo independente do acabamento do violão seja ele fosco, acetinato ou verniz brilhante a limpeza vai ser a mesma ?
É certo aplicar lustres móveis nas partes de madeira, e polidores nas partes metálicas, (claro que sem ser nas cordas)?
Por que que, por mais limpa que esteja as mãos com o tempo as cordas vão ficando mais escuras? Tem algum produto especial para que isso não aconteça?
Por que os trastes dos violões também ficam escurecidos com o tempo mesmo se agente nem encosta neles?
Se o violão ficar exposto a poeira e a grandes variações de temperatura isso pode estragar ou envelhecer de alguma maneira o seu acabamento original?
Por que não é aconselhável guardar o violão na posição vertical?
Um case é o melhor lugar para guardar o violão? o que me dizem sobre as capas e os bags?
Sobre as paletas, tipo a paleta que agente usa deve ser proporcional a bitola das cordas ou isso não tem nada a vê? E questão de marca das paletas, é melhor que seja da mesma marca do violão?
Sobre as flanelas como elas devem ser utilizadas? quanto a qualidade e tipos.
10ª Qual seria a melhor maneira de deixar sempre seu violão novinho em folha?

São talvez inúteis pra alguns, mas eu preciso saber, Obrigado!

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


4ª Por que os trastes dos violões também ficam escurecidos com o tempo mesmo se agente nem encosta neles?
só nao encosta se nao tocar.
claro que encosta.

8ª Sobre as paletas, tipo a paleta que agente usa deve ser proporcional a bitola das cordas ou isso não tem nada a vê? E questão de marca das paletas, é melhor que seja da mesma marca do violão?
nada a ver.

a espessura da palheta tem a ver com o seu gosto, a sua pegada, e o tipo de coisa que voce vai tocar.

9ª Sobre as flanelas como elas devem ser utilizadas? quanto a qualidade e tipos.
qualidade? tipos?
flanela só tem aquela laranja, e voce passa na corda pra tirar o suor. só.

10ª Qual seria a melhor maneira de deixar sempre seu violão novinho em folha?
manutenção. cordas novas, flanelinha, cuidado.

o resto eu nao sei responder.
mas qualquer violao vai sujar e gastar se for usado.
preocupe-se mais em tocar do que em limpar o violao.

Remo Yaconi
Veterano
# jun/10
· votar



3ª Por que que, por mais limpa que esteja as mãos com o tempo as cordas vão ficando mais escuras? Tem algum produto especial para que isso não aconteça?

As cordas vão ficando mais escuras não por causa de sujeira e sim pelo desgaste, como por exemplo se voce fica passando o dedo em um papel em um mesmo ponto por um tempo, o papel escurece um pouco naquela região.
ë como se você lixa-se um pouco (muito pouco) a corda

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Remo Yaconi
Hum, né por causa da oleosidade natural das mãos não? eu pensei que era.

KiKi
Nos trastes agente não encosta, uai agente encosta as vezes sim mais é muito pouco tipo só no passar de acordes e tal, as cordas são que encostam constantemente, mas os dedos não, quando agente toca posicionamos os dedos o mais perto possível dos trastes mas não chegamos a precionar as cordas juntamente com os dedos em cima dos trastes.

Remo Yaconi
Veterano
# jun/10
· votar


creio que assim como "lixamos" as cordas com os dedos, as cordas fazem o mesmo com os trastes.
ps.: hipotese

Gus dz
Veterano
# jun/10
· votar


A corda fica escura porque ela oxida.

TerraSkilll
Veterano
# jun/10
· votar


Alexandre Lavignoso
sismado
Terremoto? Onde? :-)

1ª Violões elétro - acústicos geralmente deve - se tomar mais cuidado com a limpeza certo, tipo independente do acabamento do violão seja ele fosco, acetinato ou verniz brilhante a limpeza vai ser a mesma ?
Depende. Acho que passar um pano é igual em todos, mas se você vai usar algum produto deve se atentar à pintura/envernização, pois o produto pode reagir com ele. O Bertola talvez seja mais indicado para lhe responder isso.

3ª Por que que, por mais limpa que esteja as mãos com o tempo as cordas vão ficando mais escuras? Tem algum produto especial para que isso não aconteça?
4ª Por que os trastes dos violões também ficam escurecidos com o tempo mesmo se agente nem encosta neles?

Oxidação. A maioria dos metais, em contato com ar ou água (umidade), está sujeita à isso.

5ª Se o violão ficar exposto a poeira e a grandes variações de temperatura isso pode estragar ou envelhecer de alguma maneira o seu acabamento original?
Aquecimento excessivo (sol) acaba ressecando a madeira. Creio que os (bons) violões sejam preparados para suportar esse ressecamento, mas acho que, no mínimo, perde-se a regulagem (tensor). Frio eu já não sei dizer.

kiki
9ª Sobre as flanelas como elas devem ser utilizadas? quanto a qualidade e tipos.
qualidade? tipos?
flanela só tem aquela laranja, e voce passa na corda pra tirar o suor. só.
(2)
Ainda procuro um pano que solte menos fiapos que essas flanelas. Uma vez vi um pano de prato, e o algodão dele era mais liso, mas não melhorava muita coisa.

Em todo caso,
mas qualquer violao vai sujar e gastar se for usado.
preocupe-se mais em tocar do que em limpar o violao.
(2)

Abraço.

Ronalunático
Veterano
# jun/10
· votar


TerraSkilll

tem um pano que não solta fiapo

http://www.comperdelivery.com.br/Imagens/produtos/12/731412_Detalhes.j pg

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


E os panos de micro fibras?
Está escrito na embalagem que ele não solta esses fiapos, e é macio também, mas o ruin é que pode agarrar coisas nele que podem arranhar a madeira, por ter poros muito finos.

xavy
Veterano
# jun/10
· votar


pra ter o violão novinho em folha é só não usá-lo rsrs

agora sem brincadeiras: meu violão tem um tratamento super diferenciado e tals, mas num sei como sempre aparece um novo arranhado, bem fininho mas aparece... não tem como irmão, vai ficando velho mesmo..

mesmo vc tendo mó cuidado, uma hora vc bate ele em algo, vai ter que emprestar pra alguém que toca arranhado o tampo e etc.

kiki> preocupe-se mais em tocar do que em limpar o violao. 2

curta o som e deixe de lado o aparente que vc será mais feliz. Eu acho que tenho um violão bonito, mas quero tocar igual esse kra




imagine como está o tampo desse violão rsrs

MMJr
Veterano
# jun/10
· votar


preocupe-se mais em tocar do que em limpar o violao. -3



Valeu...

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Ah tudo bem galera, mas é porque eu gosto tanto do meu violão novo, sabe como é né quando agente custa pra conseguir comprar aquele tão sonhado violão ai agente dá um grande valor pra ele.

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


Alexandre Lavignoso
sei perfeitamente como é.
nos primeiros anos é assim, passa flanela todos os dias.
depois diminui.
hoje nem sei mais onde foram parar minhas flanelas, sumiram.

Nos trastes agente não encosta, uai agente encosta as vezes sim mais é muito pouco
voce que pensa. encosta aos poucos sim, e tende a sujar. o que mais suja na verdade é a escala, na madeira, onde a principio encostaria menos ainda. as vezes quando troco as cordas paro pra limpar a escala, sai crostas de sujeira.

e as cordas tambem desgastam bastante os trastes. em poucos anos já forma uns vincos.

caxx
Veterano
# jun/10
· votar


preocupe-se mais em tocar do que em limpar o violao 4[i][/i]
Mais em todo caso não vamos incentivar ninguém a ser um "porco"

Ferviola
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ferviola
· votar


É isso mesmo Alexandre....
É muito legal esse sentimento pelo seu violão...
eu sei bem como é isso.
sempre toquei em violões surrados.... não menos importantes p mim mas qdo comprei meu tão sonhado violão (na época sonhava com um takamine preto folk) nossa... fiquei doido literalmente.... não laragava... é uma emoção bem diferente e difícil de explicar.... com o tempo isso tende a diminuir, mas não perca nunca o cuidado com seu violão.... ele mesmo velho lhe trará grandes satisfações....
Hoje eu tenho 3 violões Takamine, um Crafter, e um Taylor.... e continuo cuidando de todos...
eu preparei alguns ítens que acredito que possa ajudá-lo... se tiver mais dúvidas estamos aí pra resolver.... preparei ontem...

Boa noite....
estava lendo as dúvidas do Alexandre e acredito que podemos resolver de forma mais objetiva algumas das questões...
então vamos lá
1 violões elétricos ou nao, devem ser limpos com certa cautela...
o violão brilhante ou c verniz tem menor probabilidade de absorção do produto que está sendo utilizado, porém o correto para ambos os violões é a limpeza com flanela (aquela laranjada mesmo) pode ser que ela solte fiapos... nada que vc nao possa remover depois da limpeza. utilize duas flanelas sendo uma específica para a escala.... se juntar pelinhos nas cordas remova com os dedos logo após a limpeza.
pra quem não gostar dos fiapos ou pelinhos da flanela pode ser utilizado aquelas flanelas ou panos de malha dos quais são feitas as fraldas de bebês... elas são macias e nao soltam tantos fiapos... preocupe-se em lavar a flanela com cuidado para que o tecido nao fique muito duro... os violões em verniz são muito sensíveis e qq coisa pode riscar...
dica: sempre cuide com bebidas que estiver tomando ao tocar, pois qdo o copo está muito gelado, pode juntar unidade e a mesma pode escorrer do copo pingando em cima do pré (sistema de controles do captador do violão) no caso de um violão elétrico.
2 lustra móveis pode ser utilizado em violões com verniz porém não seria muito legal aplicar no violão acetinado... procure uma casa de instrumentos musicais e compre produtos específicos para limpeza. explique ao vendedor as caracter´siticas do seu violão e ele lhe dará uma opção segura. ( lojas de confiança com tradição sempre contratam vendedores experientes que podem ajudar) aplique o produto na flanela e nao no violão, pois a madeira pode absorver e alterar sua estrutura prejudicando a sonoridade e vida útil do instrumento.
(óleo de limão é apenas para a limpeza dos trastes e não para tota a escala)
3 as cordas tem uma vida útil e isso nada irá mudar.... nao são seus dedos que lixam as cordas como li neste forum em uma conversa mais antiga, e sim as cordasd que lixam seus dedos, deixando resíduo dos mesmos que engorduram as cordas e aos poucos vão "escurecendo as cordas"... sempre terá que trocar as cordas e com mais frequencia vc utilize o violao mais cedo terá que trocá-las.
existem alguns tipos de cordas ou tipos de tratamento que as cordas recebem no processo fabril que destingue seu timbre e durabilidade. a escolha da "melhor" corda é muito pessoal pois depende do gosto de cada instrumentista. Isso pode variar também pelo violão que receberá o encordoamento. ex: madeira sólida ou laminada.... acetinado ou envernizado... folk ou flat... timbre do pré, ou captadores, para qdo o violão está plugado - nos violões elétricos isso muda toda a conversa...
algumas cordas tem mais bronze que outras... o bronze tem o som mais estalado, mais agudo.... existem cordas que recebem um tratamento de phósfor, que deixa o som mais flat... tira um pouco o brilho que o bronze proporciona... e nao confunda brilho com qualidade, pois para alguns violões cordas sem phósfor deixa o som muito mas muito estridente... porém isso é gosto obviamente.
em resumo sempre compre seus acessórios em lojas de confiança... faça amizade com seu vendedor pois ele pode ajudá-lo muito e vc irá precisar disso.
4. na verdade vc encosta nos trastes ao momento que vc muda a posição das mãos e troca de nota.... ao momento que vc faz uma solo ou mesmo um arranjo simples. isso é comum e depende muito da qualidade do metal utilizado para fazer os trastes. seus dedos transpiram ao tocar, uns mais do que outros, e o suor somado a "gordura" da pele dos dedos vai manchando o traste. nunca utilize palha de aço como bombril para limpar... pois isso desgasta o traste e aos poucos sem vc perceber a olho nú, pode alterar sua estrutura e atrapalhar a sonoridade do violão. Um traste mais baixo que o próximo no sentido da boca do violão ou seja aumentando a escala pode resultar em trastejamentos e aí só um luthier para resolver. Também pode comprometer a vida útil do traste pois alguns trastes são constituídos de metal mais pobre e acabam sendo tratados... esse polimento tiraria essa proteção.....

5. no que diz respeito ao acabamento entendo que vc esta se referindo ao brilho... condição das tarrachas.... sempre seja cuidadoso com seu violão pois poeira não estraga mas pode dar aspecto de envelhecimento... aspecto fosco... se for acetinado é mais dificil isso ocorrer. porém com relação as variações de temperatura com certeza isso pode acabar com seu violão. comprometer a estrutura de algum componentes sintéticos do violao como rastilho, ponte entre outros ou mesmo trabalhar a madeira- ex: empenar o braço, abaular o fundo.... isso prejudica a sonoridade e pode dificultar para tocar.
6. a pressão que as cordas fazem no braço do violao já é o suficiente para empenar o braço... se vc acomodá-lo de forma incorreta a possibilidade da madeira trabalhar é ainda maior. procure deixar seu violão com as cordas para baixo se nao tiver case.... mesmo em uma capa deixe com as cordas viradas para a parede se for deixá-lo em pé ou com as cordas para baixo se preferir acomodá-lo deitado. pense que o peso por menor que seja pode trabalhar contra a pressão das cordas e isso ajuda a manter seu violão em ordem.
7. certamente case é o mais indicado porém vc deve avaliar custo benefício pois alguns case's são mais caros que o próprio violão. alguns violões mais populares ao meu ver não valem o investimento porém essa decisão fica por contra de cada um. de qq forma pesquise marcas pois alguns cases são muito atraentes mas não possuem tecnicamente a segurança necessária... como rigidez contra impactos e controle térmico.... ao exemplo dos case's revestidos em couro... são lindos mas algumas marcas não oferecem controle térmico e aí perde o objetivo do case que é proteger e acomodar com segurança.
nunca deixe seu violão exposto ao sol ou dentro do carro... mesmo dentro do case... cuidar do seu instrumento nunca é demais.
8. com relação as palhetas se torna uma questão de gosto.... porém algumas dicas podem ser úteis....
para violões com cordas de nylon é de preferência que toque com os dedos, pois a palheta tira a leveza da sonoridade desse tipo de corda. mas é claro que por várias questões as vezes o músico utiliza palhetas.... (ex: aprendiz... compra um violão mais basico e macio para estudar. esse aluno esta tendo aulas de violão popular e usa palhetas)
para violões com corda ne aço vai variar de acordo com o conforto. alguns violonistas preferem palhetas mais macias.... até uns 50mm mais ou menos....
éhh.... as palhetas tem medidas sim... rs. mas isso é detalhe pois o que importa é o gosto de cada um. porém depois de saber seu gosto vc pode procurar por palhetas de forma mais rápida sem precisar "testar"
palhetas de superfície fosca (existem palhetas foscas, de metal, de borracha, de nylon, de acrílico... etc) tendem a tirar um tipo de estálo que as palhetas brilhosas fazem..... qdo a palheta bate na corda faz um barulho que para alguns é chato e se torna estridente... deixa o som mais brilhoso.... e as palhetas foscas nao diminuiem esse "ruído". alguns violões tem a característica de um som mais profundo mais grave e a palheta brilhosa pode comprometer a performance do instrumento.
9. sobre as flanelas já comentei em outro tópico mas pra ficar mais fácil vamos lá....
opte por flanela aquela laranjada mesmo.... os fiapos vc tira com os dedos.... porém auqlea flanela que é feita as fraldas de bebês é muito boa para limpeza pois são macias e nao soltam tantos "pelinhos".
sempre lave bem as mãos para fazer a limpeza (ou mesmo quando for tocar) e ao lavar sua flanela deixa de molho no amaciante de roupas para não deixar a fibra do tecido dura evitando que na próxima limpeza vc arranhe seu violão.
10. seu violão sempre novo? com algumas dessas dicas e as dicas dos colegas aqui vc consegue minimizar, porém sempre irá sofrer desgaste com o tempo. depende de vc cuidar e evitar isso.

gostaria de esclarecer que algumas dicas aqui vão depender do cuidado de cada um.... pois estamos falando de violões de uma forma bem abragente... e isso varia em vários aspectos.... ao exemplo do valor monetário e/ou o valor que instrumento tem por si só, para cada um... o valor sentimental....
Podemos adquirir um violão e obter dele momentos maravilhosos sem gastar quase nada... Hj em dia compramos um violão por menos de R$200,00 porem podemos nos deparar com violões que custam em torno de R$ 15.000,00.
é claro que alguns cuidados só teremos com violões mais elitizados.... particularmente, não aconselharia um case de R$300,00 para um violão de R$100,00, ou para um aluno com pouco tempo de prática. Pq esse aluno ainda está se conhecendo no instrumento... aos poucos ele vai adquirir um estilo e gosto... escolher um violão que se adapte a isso e violões tem formas e medidias... muito possível esse case será inutilizado
enfim.... ]
espero que tenha ajudado. me coloco a disposição para trocar-mos experiências....
abs a todos
Fernando Farias

xavy
Veterano
# jun/10
· votar


Ferviola disse tudo que o lavignoso precisava rsrs

e eu li tudo... oh não! 8-( rsrs


Parabéns Fernando!

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Ferviola

Muito obrigado por ter preparado isso pra mim, nossa nem tenho como lhe agradecer valeu mesmo, certamente eu aprendi muito coisa.
Eu só não entendi a questão da flanela, tipo eu comprei uma dessa laranja hoje e eu testei em um violão (não o meu) que tem um acabamento brilhante e arranhou um pouquinho por que será? eu passei de leve fazendo movimentos circulares...

Ah o meu violão é esse aqui http://phoenixfotos.webs.com/apps/photos/photo?photoid=62652625
Eu ainda não tenho a ficha técnica dele, porque teve um problema com o distribuidor que não me deu as informações, mas eu acho que o acabamento dele é em verniz, ou acetinado.

Não sei se você já viu mas eu posso usar em vez da flanela, os panos de micro fibras?

Ferviola
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ferviola
· votar


Opaaaa Alexandre... que bom que gostou....
sobre a flanela é o seguinte:
use uma flanela só para a escala ok?
e outra só para o corpo.
acho que não entendeu sobre a flanela tipo fralda né? pergunte para sua mãe onde vc pode comprar fraldas de pano.... é um material bem macio que nao solta tantos fiapos... p evitar que fiquem grudados nas cordas.... porém ainda assim, utilize uma para a escala e outra para o corpo. a escala é muito suja e contém muita gordura.. então certamente não gostria de usar a mesma no corpo certo? rs

sobre riscar, é bem provável que a cada vez que vc limpe seu violão ele fique com pequenos riscos mesmo... isso é normal em um violão c verniz... qdo o violão sai da fábrica o verniz está liso... ou seja a película de verniz está c a superfície totalmente zerada... como o fundo de um cd/dvd qdo vc o compra.... conforma vc vai limpando entenda que não são riscos necessariamente.... são marcas muito, mas muito superficiais que vão surgindo nessa "película"...
riscos seriam marcas mais profundas, ao ponto de retirar o verniz onde elas foram feitas... vc passa a unha e sente uma ranhura...
de qualquer forma vc pode "se quiser" bater bem sua flanela, não no violão nas mãos ok? rs (para retirar substâncias mais rígidas que podem se alojar na flanela) evitando assim marcas mais expressivas...
porém essas marcas são quase inevitáveis... não se preocupe ok?
lembre do fundo de um cd/dvd.... passe a flanela e vc verá que ele sofrerá aparentes riscos, porém não terá sua superfície comprometida e vc poderá ouvir/assistir seu conteúdo sem nenhum problema...

vou pesquisar sobre seu violão e sobre a flanela.... amanhã eu ligo pra algus amigos bem experientes daqui e te digo algo ok?
abs

Remo Yaconi
Veterano
# jun/10
· votar


Ferviola Nossa você está de parabens hehe
Acredito que ajudará muita gente com o que escreveu (PS.: Eu li tudo \õ/)...

Realmente o cuidade que se tem com um violão varia de pessoa para pessoa, e tambem as vezes do tempo que se tem o violão, tenho um amigo que quando comprou o violão dele, as pessoas nao podiam nem olhar para o violão pra não arranhar - ta bom exagerei - mas agora (quase 2 anos depois), o violão dele é quase um casaco - explicando: o casaco é deixado em qualquer canto quando nao se está usando, sacudido para tirar sujeiras..., Ta bom sei que a comparação foi pessima mas deu pra entender - graças a Deus o violão dele não é lá essas coisas heheh.

O Ideal seria cuidar sempre do violão da mesma maneira que se cuidava quando ele era novo... assim deixando-o "novo" sempre...


Ta agora que ja leu o desnecessario...

Bom, depois de ler tudo isso que foi escrito nas outras postagens, me restou uma duvida.
Para violões foscos, o que usar para limpar? as flanelas tambem... certo mas e produtos? deve-se passar algum produto na madeira fosca?

abraços

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Ferviola

Agora eu compreendi, muito obrigado por ter respondido minhas dúvidas, e nossa não precisava se preocupar com o meu violão, mesmo assim muito obrigado...
Valeu mesmo isso foi de enorme ajuda. Eu sei que eu não sei muito, mas se você precisar de alguma coisa pode contar comigo.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Aproveitando este tópico eu gostaria de mais algumas informações, eu realmente tenho vontade de ser um profissional, e também acho muito interessante a lutheria, então um luthier é um profissional responsável pela convecção de instrumentos certo, como seria a formação acadêmica dele? digo, como eu faço para mim ser um Luthier, existe algum curso pra isso ou é só fazendo faculdade.

Gus dz
Veterano
# jun/10
· votar


Alexandre Lavignoso
Até onde eu sei existem cursos pro cara ser luthier tipo esse http://www.bhluthieria.com/

Tem também bastante livros e tal sobre o assunto, que devem ser fundamentais.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Gus dz

Valeu, vou me informar melhor!

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Ferviola
Eu olhei aqui e o equalizador do meu violão é o segundo o EQ/AF
http://www.phoenixinstrumentos.com.br/acessorios.php?id=acessorios1

O captador parece ser esse o terceiro, e é piezo elétrica
http://www.phoenixinstrumentos.com.br/acessorios.php?id=acessorios2

Braço: Maple
Corpo: Spruce
Trastes: 21 de Alpaca
Cordas: Aço
Captação: EQ Ativo 4 Bandas com afinador digital;
Escala: Rosewood
Escudo: Shell
Tarraxas: Cromadas Blindadas
Acabamento: Verniz Brilhante
Marcação: Bolinhas
Tensor: Barra simples (não veio com a chavinha)

Eu não sei se tá certo, o violão veio por encomenda e é importado, eu tentei o contato com o fornecedor mas eles não me respondem. É certo que eu vou ter que saber qual é a marca, e a tensão das cordas que ele veio, pra quando eu for trocá las, aqui na cidade não tem Luthier e tipo o mais perto seria a uns 50 KM de distância.

xavy
Veterano
# jun/10
· votar


Alexandre Lavignoso

vc quer saber marca das cordas pra trocar pelas mesmas qnd for necessário?

geralmente, não sempre, os instrumentos vêm com D'addario 0,010

mas levar sua joinha no luthier é importante mesmo que vc não mude a tensão das cordas, pra fazer uma analisada de como vai a saúde dele, se tá td ok rsrs...

falou

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


xavy

Sim, pelas mesmas pra não afetar muito no tensor, ai que tá eu conversei com uns colegas meus e eles falaram que no luthier que eles costumam levar cobra só pra regular o violão 80 reais, ai eu pensei pqp só pra mecher na chavinha e tal... que roubo, imagina pra fazer uma revisão geral.

Eu acho que veio com a chavinha sim, é porque o meu irmão mais novo sumiu ela, vou espancar ele aqui pra descobrir...

Porque que no manual que vem no violão não tem esses dados, tipo das cordas e tal? ia ser muito mais prática, e melhor.

xavy
Veterano
# jun/10 · Editado por: xavy
· votar


li em um tópico na net que essa de regular o tensor é "fácil" rsrs


o kra do site até comentou assim: por que o fabricante lhe enviaria junto com o instrumento uma chave se vc não pode usá-la? achei isso uma boa verdade, e ele dá umas dicas sobre altura das cordas e talz mas eu não arrisco...

toda que vez que precisar vou levar o instrumento no luthier e dar adeus pra 60 reais :-(

até mesmo pq se der algum problema o kra tem que entregar o violão em perfeitas condições ou me dar o valor do mesmo... imagina se no dia que a gente se arriscar PÁ... estoura a escala e o tensor rebenta tudo rsrs

abrass

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jul/10 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Adivinha meu irmãozinho pegou a chavinha... Eu troquei as cordas porque as que estavam nele era 0.011 e tava pesado, eu troquei pelo o encordoamento da giannini cobra folk 0.010 ficou melhor, e tipo eu dei um quarto de volta no tensor mais sem forçar ai eu medi e tá com 0.60mm concavidade no meio da escala tipo na 1ª casa tem 0.3mm de altura da corda e na 13ª casa tem 0.7mm mas é por causa so rastilho e o cavalete que são um pouco mais altos que a escala e a pestana acho que tá normal né???

E só confirmando essas são mesmo as características do meu violão, vou fazer um video esses dias pra quem não conhece dá uma conferida...

Meu colega tem um violão o eagle gl 36 preto que tem acabamento igual o meu verniz brilhante ele falou que passa aquela cera de automóveis nele, e na escala ele usa óleo de peroba pra hidratar, segundo ele dá um brilho bacana no violão não manja nem nada, ai será que eu posso usar no meu que é natural?

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


Alexandre Lavignoso
Eu compraria algum produto especial pra violão. No meu eu uso somente um paninho seco pra tirar a "gordura".

Ferviola
Veterano
# jul/10 · Editado por: Ferviola
· votar


Fala Alexandre.... desculpe minha ausência por aqui..... mas tava bem corrido no trabalho e organizando uma festa para meu noivado... é cara dessa vez não pude escapar rsrsrs.....

Mas cara........ vc já ta querendo espancar seu irmão é? kkkkkkk calma parcero rs.
olha só.... não passe cera de carro no seu violão não.... pelo que vi vc não tem muito acesso as lojas ded instrumentos musicais certo? então vc me add no msn.... ferviola81@hotmail.com... depois vc me passa seu endereço e eu te mando o número da minha conta e o valor do produto... é um polidor da marca D'Andrea... tem o óleo de limão pra escala e o silicone para as cordas tbém. daí te mando o comprovante da compra... ou se quiser o fone da loja aqui de Curitiba daí vc liga e se informa sobre o valor.... ou procura aí por perto ou eu mando pra vc..... (041) 3324-8000 ou 3024-8000... é um dos dois.
Realmente o fornecedor do seu violão não passa as informações. Liguei lá e falei com os representantes.... disseram que iriam me mandar todas as especificações mas até agora nada.
Sobre as cordas... na grande maioria dos violões a medida da corda é no máximo 11.... mas lembre-se. troque suas cordas uma a uma pq se vc tirar todas de uma vez, vc pode danificar o captador. Ele tem uma posição certa para se acomodar em baixo do rastilho.... dependendo da posição que ficar, pode prejudicar seu desempenho e o violão pode ficar com um som fraco... PERDER A PEGADA... sabe qdo vc ouve música alta? chega em um determinado volume (isso difere para cada aparelho de som dependendo da potência ok?) e parece que o som fica mais forte? mais encorpado mais deifinido? então é isso... essa pegada mais "quente"... os técnicos de som fazem isso com muita frequencia nos shows.... o cara que vai abrir o show principal de ferra pq numa grande maioria o técnico é da banda que fará a apresentação principal e ele deixa o sinal do som mais fraco... compensa em voluma nas caixas de frente (PA) mas ainda sim o som fica meio "fracão"... qdo é a banda principal ele esquenta o sinal da mesa (aumenta o volume, que aumenta a voltagem do sinal sonoro e isso faz ter mais "pegada") a diminui o volume geral... tende? qdo vc aumenta o canal que envia o som vc aumenta a voltagem do sinal... com isso ele fica mais forte mais deifinido... se vc deixa o volume mais baixo vc compensa no volume de saída da mesa mas o som fica meio sonso... enfim então vai a dica: qdo for plugar seu violão seixe ele com o volume entre 50 a 60% do total e faça isso tbém na mesa se for utilizar... mas de volta ao violão rs...
então troque suas cordas uma a uma....
com relação a medida da corda poucos violões vem com .12... então vc tem a opção de usar .10 ou .11.... porém quanto menor a medida da corda, com mais vibração ela irá trabalhar. vou explicar... qdo vc bate na corda ela vibra... quanto menor a medida mais vibração... isso é bom? depende. eu não gosto. pro meu gosto de violão prefiro cordas mais pesadas pq eu tenho a mão pesada... a minha "pegada" é mais pesada. isso não sognifica tocar bem ou mal mas simplesmente que bato forte nas cordas.... se eu usar uma .10 em duas músicas arrebento 5 das 6 cordas rs. elas produzem um som mais fraco.... um timbre mais leve mais brilhante e "macio" alpem de serem muito mais fáceis para desenvolver escalas, solos, arranjos...
mas se vc gosta de violões com o som mais pesado, mais alto, mais grave (isso tbém depende do tamanho da caixa da madeira ser sólida e do diâmetro da boca... qto maior a caixa e menor a boca mais grave é o som do violão) aí então vc deve recorrer as cordas um pouco mais pesadas..... encordamentos mais pesados são muitos bons para fazer base (existem muitos músicos que destroem, no bom sentido, usando encordamentos pesados como .13 ao exemplo do Erick Clapton). então tente .11 que é bem no meio termo e aí vc define seu gosto e conforto.... Não sei o seu gosto musical, porém irá perceber bem essa diferença em musicas country.... escolha uma música atual (para avaliar o som de um violão atual pois com o tempo os timbres acabam seguindo uma tendência).... normalmente essas musicas tem por caracteristica violões bem fortes e arrojados.... se não tiver idéia das musicas te mando uma por email.... pra vc ter uma idéia os violões que trabalham com essas medidas de encordamento e emitem estes trimbres de som são violões bem mais caros, muito mais pesados (Takamine se queimou um pouco no mercado elitizado, pq produz violões bem simples e são tidos como violões de menina, pq são violões leves pequenos rsrsr- só pra constar que eu tenho 3 Takamines e adoro todos principalmente uma linha limitada e top... chamana Santa Fé... Alucinante... enfim)
Algumas marcas desses violões se vcs quiserem dar uma olhada...
Taylor
Gibson
Guild
com relação ao tirante realmente não é complicado ajustá-lo... mas deve ser feito com muito cuidado pq o correto é tirar ou deixar as cordas frouxas, mas como já sabemos isso pode comprometer o captador certo? então.... vc deve olhar o violão rente ao tampo e ver se o braço tem uma diferença entre a linha do corpo até a ponta do braço.... procure imaginar e avaliar a "linha" do tampo até o braço... vc irá perceber se o braço está cedendo à pressão que as cordas aplicam. se perceber que o braço está empenado vc deve apertar o titrante.... aos pouco.... coloque a chave L (não bata no seu irmão alexandre... basta comprar uma chave rsrsrs.. deve ser entre a chave de medida 5 até no máximo 7....) já que vc vai apertar procure uma posição em que a chave fique encostando, ou mais perto possível do alto da boca (pegue seu violão como se fosse tocar... ponha a chave... ela vai trabalhar de cima para baixo... do alto vc aperta até a parte baixa da boca do violão).... faça isso só uma vez.... de cima para baixo só uma vez, e espere para ver como a madeira irá responder, se precisar repita. mas toda vez que fizer deixe o violão alguns minutos em "repouso" para a madeira se acomodar.
faça isso com muita cautela ok? vc pode apertar demais e o violão começa a trastejar... (as cordas vibram encostando nos trastes)...daí terá que soltar o tirante ou seja, trabalho perdido.
Para vc ajustar as cordas, se por ventura achar que estão altas, não basta ajustar o tirante.... tem que regular o rastilho tbém.... mas aí pode danificar e possivelmente vai danificar o captador.... então como o xavy comentou: " li em um tópico na net que essa de regular o tensor é "fácil" rsrs


o kra do site até comentou assim: por que o fabricante lhe enviaria junto com o instrumento uma chave se vc não pode usá-la? achei isso uma boa verdade, e ele dá umas dicas sobre altura das cordas e talz mas eu não arrisco... "
e está certo mesmo... tem chave do tirante certo? mas tem alguma coisa chave ou instrução para regular o rastilho? pois é... então não vamos estragar o violão....
se a regulagem do tirante não for suficiente mande num profissional pois ele está lá pra isso.... é meio caro? mas não é sempre. uma vez regulado não irá precisar regular novamente... só no caso de mudar a medida da corda ou acidentes...
galera..... valeu hein?
me desculpem por não dar as caras por aqui antes... mas como falei está bem corrido no trabalho e tive umas semanas meio agitadas.
digitei na pressa,,,, não vou revisar, então se tiver muitos erros me desculpem... rs to muito cansado vai assim mesmo... rs
abs qq coisa já sabem meu email

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limpeza, cuidados e dúvidas em geral