Cuidados com o violao, dicas maneiras!

    Autor Mensagem
    piculo
    Veterano
    # jan/04


    Ai galera, somos muitos e tenho certeza q pelo menos a metade saberia uma dica muito boa p/ manter o bom funcionamento dos nossos bixinho. Quem puder contribuir o forum agradece.
    Bom, as minhas são:

    - Nunca leve o seu violao na mala do carro. Além de balançar muito o q faz o violao bater como num liquidificador existe o problema da alta temperatura que influencia e MUITO na madeira(podendo empená-la).

    - Ao apoiá-lo na parede, coloque-o com o tampo virado p/ parede assim a tensão das codas será amenizada, naum impactando muito sobre o braço e escala.

    - Jamais sob a cama. O local acumula muita poeria e volta o problema da temperatura alta.

    Aliás as mudança de temperatura não eh nada bom p/ madeira.

    - Nunca exposto ao sol ou chuva(isso naum precisa nem falar)

    - Se gardado por muito tempo, desafine-o, pelo menos, 1 tom e 1/2. Assim a pressão das cordas no braço será quase 0.

    - Limpe-o somente com flanela seca. Nunca com abrasivos como cera, pasta de polir. Isso pode, com o tempo, infiltar na madeira mudando significativamente o som do mesmo.

    - Tenha a ação(altura das cordas em relação a escala) o + baixa possível, assim ele tera uma pegada "macia".

    Sempre recorra a um luthier de qualidade. Gosto mais do meu violao q do meu carro. O carro qq mecanico mexe mais meu violao soh o melhor luthier.

    Vamos contribuir, isso sera um bem p/ todos iniciantes e muito intermediarios(como eu) e avançados despercebidos.

    Se lembar de mais alguma posto.

    Seadog_Ctba
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Não troque as cordas originais.. nem aço por nylon, principalmente o contrário, além do som não ficar bom, pode causar danos terríveis no braço do violão..

    (...Entre meu carro e meu violão não sei qual gosto mais... eh he he... só sei que cuido bem dos dois... bom Luthier e bom mecânico... )

    Johnny
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Bom vamos ver com o que mais posso colaborar...

    - Geralmente um violão novo comprado na loja e não diretamente do luthier pode apresentar algumas desregulagens do tipo, algum traste mais alto que outro, tarrachas muito apertadas ou muito frouxas, cavalete muito alto, os sulcos na pestana podem estar muito justos e por isso podem cortar as cordas, os trastes podem estar com algumas ponta pra fora da escala,... E por isso é importante que na falta de conhecimento vc leve o seu novo violão ao seu luthier de confiança. E troque as cordas o mais rápido o possível.

    - Se vc tiver interesse é legal trocar a pestana e o cavalete por peças feitas de osso pois evitam qualquer ruido e melhoram a emissão das ondas da corda para o corpo do violão.

    - Quando for deixar o bixinho muito tempo parado vc não precisa abaixar a tensão das cordas se deixá-lo guardado de forma correta. Deitado e dentro do estojo... bem melhor que em um suporte oblíquo. Além disso a estrutura do violão já é feita com o objetivo de reagir naturalmente à tensão das cordas. Se vc abaixar demais a tensão poderá ter problemas com o tampo e com o leque e o braço ainda poderá empenar pra trás.

    - Por isso não deve-se tirar todas as cordas de um violão ao mesmo tempo! O efeito é mais violento que o descrito acima! Troca-se uma por uma!

    - Se vc for viajar com o violão para uma cidade de clima muito mais seco da ergião onde vc mora coloque uma esponjinha úmida dentro da caixa pra que ela não trinque.

    - Mesmo que vc não toque muito é aconselhável trocar as cordas de 45 em 45 dias... as tensões começam a diminuir com o envelhecimento.

    - Bom... o piculo já disse sobre o sol! Esse é muito perigoso!

    - Toque bastante o seu violão e faça ele abrir o som! Violão antigo não é bom... bom é aquele violão que foi por muito tempo tocado. Giannini de 20 anos que ficou 19 anos no guarda roupa não vale nem a metade de um do mesmo modelo novo.

    - Alongue muito bem antes de tocar... a tendinite e a LER são os principais pesadelos de um violonista! A Tendinite pode fazer vc parar de tocar pro resto da vida.

    - Muito cuidado se o acabamento do seu violão for em Goma Laca! É o melhor acabamento para a sonoridade, mas é muito frágil e dissolve muito fácil até com água quente.

    - Um problema pouco comentado é o fato de certos bichinhos quererem comer o seu violão... por isso guarde sempre dentro de alguma capa, semi case ou estojo. Geralmente se o cupim atacar o violão vai ser primeiro na madeira mole do tampo.

    - Levar ele pra praia! Putz... apesar de vc não querer passar dias, semanas longe do seu violão ... não é aconselhável... mas quem mora em cidades litorâneas deve ter o cuidado redobrado. A maresia acaba com as tarrachas e pode afetar a madeira.

    Bom... é isso ae! Qualquer coisa que eu lembrar eu posto aqui!

    Johnny
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    piculo... veja o esquema de trocar o cavalete e a pestana por peças de osso... é bem significativo!

    Luisfree
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    galera, nunca , jamais passe oleo de peroba nele,tira todo o verniz, primeiro faz umas bolhinhas e depois começa a descascar. Apos o uso passe uma flanela nas cordas, a transpiração das mãos causa oxidação das cordas, assim como levar ele pra tocar em churrasco, o sal é inimigo das cordas, é o que causa a oxidação das mesmas

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ow mto legal esse tópico coloquem no FAQ do musica em geral...
    isso eh mto importante e o esquema de desafinar achei legal tbm...

    piculo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Johnny... xá comigo q vou correr atrás disso.
    cara me da um help, meio off topic. vc conhece algum metodo de leitura de pauta que me faça pegar os esquemas de modo "fácil"?
    valeu.

    piculo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    esqueci de dizer que meu mail eh violaoehsagrado@yahoo.com.br

    Marcos_Dourados
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Escrevo embaixo de tudo que ja foi dito.
    "Devemos tratar o violão como nosso próprio nariz."

    Johnny
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    piculo... Dá uma olhada no "Iniciação ao Violão" de Henrique Pinto! Tem algumas coisas legais pra leitura nesse livro.

    abcdef
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    eu tenho um violão gianini serie estudo nylon já faz um ano,
    e depois de uns 3 meses q eu comprei ele troquei as cordas de nylon por aço, queria q alguem me explicasse o q pode acontecer com ele?

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    cara!!!! faz isso nunca!!


    violao pra corda de nylon é uma coisa, prá corda de aço é outra!!!! vc destroi o cavalete do violão!!!!

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    daqui uns dias, seu violão vai estar com uma curvatura no tampo, já que foi feito p/ cordas de nylon que forçam mioto menos o cavalete. ele vai mentir, vai trastejar e depois, num ato de revolta por tanta incompreensão (vc não o aceitou do jeito que ele era) vai inutulizar-se p/ sempre, e com toda a razão!!!!!!!!!!

    abcdef
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    soh vlw ae

    Johnny
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O cavalete não destrói!
    O leque do violão não foi feito pra suportar tensões de cordas de aço! Depois de alguns anos usando esse encordamento o tampo vai começar a "rasgar" por detrás do cavalete!

    kaskudo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    prá ter uma idéia, as cordas de guitarra (009) provocam uma tensão de +- 40kg no cavalete. imagine as cordas de aço de violão (013 acima)?

    Luccas C.
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    alguém sabe como evitar lascas, o meu di giorgio eu comprei usado mas bem conservado, mas mesmo assim não dá para evitar as famosas lascas no violão q o deixa mais feio, alguém sabe como evitar ou como tr das lascas no violão ?????

    vlew, e a braço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cuidados com o violao, dicas maneiras!