Cuidados com o Violão Clássico.

    Autor Mensagem
    Johnny
    Veterano
    # jun/04


    Dae pessoal!

    Criei esse tópico para que o pessoal que possui e gosta de violão clássico poste a forma como cuida, limpa, troca as cordas, como guarda,... o seu violão! Notei no forum de Guitarra que o pessoal fala bastante disso e o fato é que apesar de não ter problemas sérios com oxidação, o violão clássico é um instrumento muito "delicado", sucetível a transformações devido a fatores climáticos, formas de uso, forma de ser guardado... cuidados em geral!

    Temos grandes conhecedores aqui no forum (piculo, evitarec, Jorge Rorigues, Al Majid, Cassio, ...) que podem ajudar, afinal cada um tem a sua experiência e pode contribuir com esse assunto bem sério! Um ótimo violão novinho pode se tornar uma joça ao longo dos anos se não for trato adequadamente!

    É isso ae! Postem ae... dúvidas, sugestões, experiências,...

    maggie
    Veterana
    # jun/04
    · votar


    Johnny
    dicas

    Tenho aqueles cuidados básicos:
    passar flanela depois de usar
    guardar no bag
    não expor à temperaturas extremas...


    Mas sou meio estabanada, então o violão já tem umas 'cicatrizes' de bater, quase deixar cair etc.

    jao
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Eu tenho dois violões...
    Um eagle corda de aço. que num sei nada sobre ele só isso...
    E há pouco tempo adquiri um Gianini da serie trovador cordas de nylon, exatamente pelo fato de eu querer aprender a tocar violão classico...
    Vem ca... eu deizo os dois em cima de uma mesa com a boca para baixo por que eu napo tenhop case pra eles....eu devo manter eles dentro ou fora da capa?????por que que naum pode deixa eles de pé muito tempo?(nao é o meu caso mas de qualquer forma...)

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Johnny

    E aí Johnny...100%?

    Eu tenho alguns cuidados básicos sim...vou citar apenas a minha forma de encarar estes cuidados.

    Forma de acondicionamento: A forma ideal de se acondicionar um instrumento como o violão ou guitarra, na minha opinião, seria pendurando-o na parede em seu suporte adequado, tipo aqueles que vemos nas lojas de instrumentos musicais, parecendo um garfo. Isto alivia a tensão das cordas sobre o braço, devido ao corpo do violão ficar dependurado. O problema seria então a poeira que se acumularia no violão, pois pelo que já vi, não é possível pendurá-lo juntamente com a capa ou estojo. Apesar de meus violões ficarem dentro do case, no chão, encostados na parede, não acho legal esta forma de acondicionamento. Procuro então colocá-los com as cordas de frente para a parede, pra compensar um pouco a tensão. Estou estudando um lugar lá em casa, para poder fixar estes suportes e tirá-los do chão definitivamente.

    Produtos de limpeza: De tempos em tempos, costumo passar "Lustra Móveis" em meus violões e na guitarra também. Nunca tive problemas quanto à isto. Mas o faço de forma rápida, para não dar tempo à madeira de absorver o produto, usando também quantidade mínima. O violão fica brilhando, cheiroso, e o único probleminha é que ele escorrega um pouco, mas quem tem o costume de apoiá-lo na perna esquerda, não sente muito este problema.

    Jamais deixo meus instrumentos na reta do sol.

    Nunca pego neles com as mãos molhadas ou mesmo húmidas.

    Quando preciso trocar as cordas, troco uma de cada vez, já colocando-a na mesma tensão da próxima corda a ser retirada.

    Não sou de limpar as cordas depois de haver tocado, até mesmo porque nunca lembro e também só uso cordas de nylon.

    Sugestão sobre cordas: Eu só uso cordas com tensão extra pesada. Isso é questão de gosto também, mas elas voltam ao seu estado original rapidamente, logo depois de serem feridas, proporcionando um solo mais seguro. Cordas de tensão baixa e média, são muito "moles" a meu ver.

    Acho que é só isto. Se lembrar de algo mais, coloco aqui.

    Parabéns ao Johnny por esta iniciativa.


    Amplexos.

    Jorge Rodrigues
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Seguindo a linha do Majid, vamos lá, os cuidados que tomo são:

    Forma de acondicionamento: Tenho violões que ficam em case,
    e outros em capas. Nos de case eu procuro garantir que o violão não ficou mal encaixado par evitar danos ao fechar o tampo, e guardo os cases em pé por falta de espaço para coloca-los deitados com o fundo bem apoiado, que seria
    no meu ver a forma ideal. Já vi na tv violonistas que possuiam vários violões montarem estantes para poder
    guardar o violão desta forma, mas poucos podem se dar a este luxo. Nos de capa procuro ter a mais acolchoada possível como forma de minimizar impactos. Ao tocar, é bom procurar
    ficar longe de outros objetos duros como mesas e cadeiras,
    e movimentar o violão cuidadosamente para evitar impactos.

    Produtos de limpeza: Existem alguns lustradores a base de silicone que são aplicados em spray, e deixam a madeira
    brilhando como quando o violão saiu da loja. O ideal é antes
    tirar toda a poeira, inclusive a que fica por baixo das
    cordas, passar um pano levemente umido, esperar secar
    para então aplicar o polidor. Para violões bem rodados,
    existe tb um produto que é usado para hidratar a escala,
    e é feito a base de limão, deixa aqueles com escala
    em Jacaranda muito bem conservados.

    Tb jamais deixo meus instrumentos na reta do sol, mas quando temos noites de temperatura agradavel deixo os meninos
    na varanda para que a madeira abosorva um pouco de umidade
    e não resseque, o que pode causar rachaduras no tampo e
    laterais principalmente. Como aqui no Rio é muito úmido,
    não temos muito este problema, mas em regiões como Brasilia
    e o interior de São Paulo no verão, é preciso ter cuidado.
    La fora existem uns tubinhos de borracha furada com uma esponja dentro, que vc mergulhga na agua e coloca dentro dos
    violões para manter os mesmos com a madeira hidratada.
    Se o seu violão for muito leve, com tampo bem fino, é bom tomar cuidado, pq se ressecar é rachadura na certa.

    Alem tb de não pegar neles com as mãos molhadas ou mesmo húmidas, e bom ter cuidados com as roupas que vc usa qdo for tocar um bom violão. Botões de metal em camisas podem arranhar o fundo, e ja vi ziper de calça arranhar fundo de violão tb, o ideal é usar roupas macias no contato com o instrumento.

    Quando preciso trocar as cordas, tb troco uma de cada vez, já colocando-a na mesma tensão da próxima corda a ser retirada.

    Eu sou de limpar as cordas depois de haver tocado, especialmente as de aço, pq se deixar umidade as mesmas começam até a enferrujar mesmo. Passo sempre uma flanela nos violões antes de guardar para tirar mesmo até as marcas dos dedos.

    Sobre cordas acho que é gosto e tempo de violão: No início
    a turma precisa de cordas macias pq não tem força ainda na mão e não desenvolveu bem os calos. Depois eles vão ficando macias e vamos migrando para cordas mais pesadas. Em geral as cordas mais pesadas no aço dão excelentes solos, mas é preciso ter cuidado, alguns violões, mesmo de aço, não suportam a tensão das mesmas e podem empenar o tampo.

    Este ponto é importante, pq muitas vezes algumas pessoas
    não conseguem começar a tocar pq o violão está com cordas
    pesadas e a acão muito alta, causando muita dificuldade
    para o iniciante.

    Por enquanto foi o que me lembrei.

    GAMA
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Olá eu tenho alguns violões e orcei para fazer um armário para 6 instrumentos ficou em R$400,00 não achei caro e o maceneiro topou parcelar.Será feito de compensado naval e recoberto com folha de mogno vermelho. Por enquanto os meus ficam em semibags acolchoadas ... funcionam.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Poxa, tem algumas coisas legais tbm que eu aprendi com outros instrumentistas. Se a falta de humidade pode rachar o tampo seu excesso pode descolar as junções do instrumento no decorrer dos anos, portanto é interessante (se voce mora em um local com alta humidade) guarda-lo com sílica gel (um absorvedor de humidade) no estojo, nunca se deve deixar o instrumento no sol, porém se vc mora em local muito humido mesmo, uma exposição por mes ou semana ao sol fraco durante alguns minutos (5 - 10 min, e não deixe o instrumento esquentar) pode ajudar a retirar um pouco da humidade da madeira diminuindo assim as suas chances de descolar.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Em relação a conservação das cordas não acredito que exista muito o que fazer, pois ao meu ver as cordas de nylon envelhecem e perdem a sonoridade muito antes de enferrujarem... Eu apenas evito tocar sem antes lavar as mãos.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Nunca passo qualquer tipo de produto no meu instrumento, seja ele agua, alcool, lustra móveis e etc, apenas uma flanela completamente seca para tirar marcas de dedos, sujeiras e etc. Acredito que este tipo de medida só afeta a aparencia do instrumento portanto não me arrisco a passar substâncias que podem ser abrasivas no instrumento. Se seu violão tiver um acabamento de goma laca, NÃO PASSE NADA NELE pois esse tipo de acabamento é extremamente frágil e qualquer produto pode arruina-lo

    evitaerc
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Outra coisa (alguns consideram frescura), evito ao máximo deixar a minha pele suada entrar em contato com o instrumento pois o suor é acido e no decorrer dos anos ele corroi o instrumento (ja vi um Do Souto arruinado pela famosa sovaqueira) portanto ao tocar, se não estou usando mangas compridas, apoio uma flanela de modo a impedir que meu braço direito entre em contato direto com o tampo do instrumento e evito assim a sovaqueira.

    evitaerc
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O mais importante de tudo, NUNCA DEIXO qualquer um que não toque um instrumento segurar meu violão, não é por mal, mas quem não é instrumentista não tem noção do espaço que o instrumento ocupa e do cuidado que se deve ter ao segura-lo e várias vezes porra ele em algum lugar.

    Johnny
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Jorge Rodrigues
    evitaerc

    A questão da umidade pouca gente tem conhecimento! Na realidade a questão de ser úmido ou seco não tras tantos problemas! O legal é que a umidade esteja num ponto entre 40-60%, mas isso nem sempre é viável e nem tanto significativo. O maior problema em relação á umidade é expor o violão a variações muito grandes! Conheço caso de um violão com um fundo trincado porque o dono saiu do inverno chuvoso de Curitiba para os 20% de umidade do inverno de Brasilia! Não podia tar outra! Nesse caso é recomendada a esponjinha umedecida mesmo! E depois de trincado o fundo... só 5 anos imerso em água pra "cicatrizar" alguma coisa, ou seja, dependendo do violão vale mais a pena comprar outro!

    A Goma Laca que o evitaerc citou é o melhor acabamento para violões clássicos! Ela quase não interfere na sonoridade do intrumento, mas é muito frágil! É normal um violão de 20 anos com acabamento em goma laca já estar na madeira... a goma laca tem solubilidade razoável em água!

    Limpar o violão para tirar toda gordura é muito importante! Os ácidos graxos danificam muito o acabamento e em caso de vilões "já na madeira" a gordura é um prblema mais sério! O ideal é limpar o violão com uma flanela com um pouco de "lustra móveis"! O lustra móveis ajuda a retirar a gordura e evita que vc passe a flanela seca mais vezes e com mais força para ter a mesma eficiência. Além disso a flanela seca é mais abrasiva!

    Johnny
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Detalhe: Hidratar a madeira de violão clássico é retroceder o processo de abrir todo o som do violão! Quanto mais "sequinha" a madeira melhor ele será! O que gera o problema é hidratar e desidratar em grande intensidade em um curto período de tempo! Ae é rachadura na certa!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Alguém aí tem um violão sobrando e queira fazer uma doação?

    Johnny

    Legal a idéia, parabéns!

    Sabe aquela escova de dentes que não usa mais e guarde com o seu violão. Isso pra fazer a limpeza das tarrachas.

    Se o seu violão tiver algum adesivo e queira retirar, sem danificar o acabamento, faça uma solução de pasta de dente com um pouquinho de água. Passe com o dedo em movimentos circulares. Isso ajuda a retirar os resíduos de cola.

    Eu nunca imaginei que saúde bucal e violão clássico tinha tanto a ver.

    Tá aí a minha dica!

    Jorge Rodrigues
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Johnny, se vc morar num lugar seco como Brasilia, é melhor manter um pouco hidratado e perder um mínimo em sonoridade
    do que ariscar a rachar o violão. Tenho um primo que saiu
    aqui do Rio para morar em Brasilia, levou o violão que era do meu tio para lá (um Del Vecchio bem antigo que tinha um bom som). Moral da história, em 6 meses, ganhou 3 rachaduras no tampo, ele pensou que estava batendo com o tampo em algo ... Um luithier aqui do Rio consertou e recomendou a borrachinha, e depois disso nunca mais rachou, portanto é melhor prevenir que remediar ....

    Quanto ao produto que falei, ele não é abrasivo, e o que
    comprei é recomendado pela Martin, possui silicone, que evita a abrasão, apenas limpa e restaura o brilho.

    Naturalmente a aplicação só vale para violões envernizados,
    não com goma laca ou verniz "boneca",como alguns luthiers chamam ou ainda encerados (existe este acabamento).O problema dos violões com este acabamento é que ficam realmente muito frágeis, qualquer toque de unha arranha
    o instrumento. Concordo que gordura, suor e variações bruscas de temperatura são tb inimigos do instrumento.

    Outro ponto ruim é o excesso de humidade, pode causar
    a aparição de fungos até mesmo no lado externo do tampo,
    e arruinar o acabamento do violão. Na minha família muita gente toca, tenho um primo que tem um Martin em Itaipava,
    e o tampo dele foi atacado por estes fungos, e ela ainda
    não achou a forma de acabar com os bichinhos.

    Portanto vamos tratar bem nossos amigos, os excesso para qq lado são sempre prejudiciais.

    Johnny
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Jorge Rodrigues

    Esse seu primo que se mudou do Rio pra Brasília fez exatamente o que eu disse que causa problemas graves! Expos o violão a uma grande variação de umidade! Se o violão já tivesse sido comprado novo em Brasilia ele já estaria "condicionado" as condições e variações climáticas da cidade. Mas fora dessas grandes variações de umidade vc não precisa "trabalhar" a umidade do violão... como disse... o violão clássico é melhor que seja o mais seco possível! Se vc hidratar ele o rendimento vai cair muito e se tentar secar ele novamente haverá grande possibilidade de trincar a caixa.

    Conheço um DiGiorgio Autor 1966 do meu professor e maestro (Aliás... aprendi 90% de tudo que sei com a experiencia de 52 anos dele!)que está com a madeira sequíssima! Se a madeira receber umidade o violão vai perder rendimento e nunca mais vai voltar a ser o mesmo, pois aí sim ele vai correr risco de trincar a caixa!

    E cara... umidade num violão clássico não é um mínimo no som... são uns 50% do que ele pode abrir em som! 50% da umidade da madeira e 50% se foi bem cuidado e bem tocado!

    pedro lazarini neto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    achei muito bom o espaço dedicado para a extensão do nosso corpo : o violão. Quanto a troca de encordoamento valeu a dica , pois eu retirava todas as cordas e , depois eu as colocava separadamente. Agora tomarei essa cautela.
    Quanto a umidade: moro metade da semana em SP e a outra metade em Santos. A maresia e a umidade atacam não só a madeira, mas outras partes do violão
    Já deixei em estojo térmico ( hermanos Conde) e os Suguiyamas 6 e 8 cordas. Mas não adianta muito. Quando tiramos do estojo, percebe-se uma leve camada, quase imperceptível. Mesmo deixando com sílica gel.
    A solução foi alternar os violões lá e cá, tomando o cuidado. Quando estou em SP deixo num quarto que bate sol, levemente quase uma estufa. ( nunca sol diretamente). Quase que uma quarentena, quando vem do litoral.
    Passo lustra móveis a base de silicone, raramente.Não tenho uma marca mais apropriada. Aceito dicas
    Sabe, uso cordas alternadas. Assim, nas primas uso Hannabach e nos bordões Augustine ou Savarez. Se alguém puder dar uma sugestão de outros nessa linha, ficaria grato.
    Bem fico por aqui. Um abraço a todos, Jonny, Maggie,Jao, Al majíd, evitaerc e Leandro

    Junião
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ei gente e quanto ao acondicionamento? quem não tem case ou suporte de braço como o que foi comentado acima (e acho que ninguem tem em casa um desses), qual seria melhor opção: suporte de chão ou capa acolchoada, e nesta última em que posição o violão deve ficar?

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Junião

    Nesse caso a melhor maneira é deixá-lo escorado na parede de lado. Nem com o fundo nem o tampo voltado para parede, entende?

    Taka
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Tava lendo o comentário de vocês sobre passar ou não lustra-móveis no violão e fiquei com uma dúbida. O verniz que protege o violão não impede do produto chegar na madeira? Achei que ele funcionasse como um "isolante" externo contra a umidade...
    Eu moro em Brasília... e o que vejo por aqui é um grande problema de violões com o braço empenado (o empeno se dá em direção à boca). A maioria dos violões que vejo aqui em Brasília possui o problema de o braço começar a empenar com o tempo.. isso é comum. Isso é devido ao clima seco daqui? Nunca vi um caso de trinca por falta ou excesso de umidade por aqui... isso é algo muito significativo? Como pretendo comprar um violão por aqui ele já estaria "condicionado" ou eu precisaria ainda assim tomar os cuidados como colocar esponjas úmidas?
    É... pretendia levar o meu violão novo para Santos quando fosse passar as férias, mas começo a achar que não é uma boa idéia... : )

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Taka
    Não é aconselhável passar nada úmido no violão, mesmo nos com vernizes protetor.

    Taka
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    albertoellobo

    hum... nem mesmo lustra-móveis em pouca quantidade ou isso vai de gosto pessoal?

    Ah... tava conversando com um amigo ontem e ele falou que a grande quantidade de empeno de braço que rola aqui em Brasília se deve mais pela grande variação de temperatura (um calor infernal de dia e um frio maldito à noite) daqui do cerrado do que pela seca.

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Taka
    Cara, use produtos não-hidricos, porque para o violão madeira boa é madeira seca.


    a grande quantidade de empeno de braço que rola aqui em Brasília se deve mais pela grande variação de temperatura

    Exato! Acontece a mesma coisa com o violão que o cara guarda no quarto dele e mantém o ar constantemente ligado. Então, na hora que quer tocar, pega o bicho e vai pra varanda.... alteração brusca de temnperatura! Isso ferra qualquer instrumento....

    Taka
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ow... não tive grana de comprar uma case (ao meu ver o melhor modo de se guardar o violão) e por isso andei perguntando como deveria deixá-lo apoiado.
    Alguns me falaram que deveria deixá-lo deitado com a boca para baixo porque dessa forma o instrumento ficaria com a maior área apoiada, distribuindo a tensão... outros me disseram pra deixar com a boca pra cima pro peso do braço contrabalancear a tensão das cordas, outros pra deixar apoiado na parece com a boca pra parece, de modo que a pressão de apoio no braço tb diminua a tensão das cordas e outros ainda que eu deveria deixá-lo em pé, sem estar apoiado em nada, pois assim não haveria pressão alguma sendo aplicada no violão além da tensão das cordas.... fiquei bem confuso... todas fazem sentido, mas não sei qual é realmente a melhor forma de se guardar o instrumento.
    Valeu

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Um ótimo violão novinho pode se tornar uma joça ao longo dos anos se não for trato adequadamente! (2)

    Taka
    Taka, o modo mais adequado de guardar um violão é na case, porém, na ausência dela, pode-se optar por guardar ele deitado sobre superficie plana e de boca para baixo, protegido do sol direto, do e da umidade excessivos e das variações bruscas de temperatura (por exemplo: guardar no quarto com ar condicionado ligado. Quando desliga, há uma variação térmica acentuada e isso fode o violão). Outra forma muito usada para guardar o violão é deixá-lo em pé, apoiado na parede, em angulo não mais aberto que 45°... assim |\.... com a boca virada pra parede. Se for guardar ele com o braço livre de apoio, é aconselhável desafinar as cordas.
    Evite colocar pesos sobre o violão, e guardar ele naqueles suportes que seguram pela mão apenas (fica dependurado), tb, nem pensar! Isso faz desregular o braço.

    Abraços!

    Taka
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    Valeu kra!

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Taka

    ;-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cuidados com o Violão Clássico.