cordas enferrujadas nunca mais!

Autor Mensagem
rcagliari
Veterano
# jul/10


Senhores, descobri um macete que vai liquidar os nossos problemas com trocas constantes de cordas em razão de ferrugem. É o seguinte: existe um produto que se chama MILITEC, é um "condicionador de metais" que se usa junto com o óleo do carro e que, com o calor do motor, forma um filme ao redor de todas as peças internas do motor e protege tudo ali contra a pressão, calor e... ferrugem! A vida útil do motor do carro aumenta sei lá quantas mil vezes. Comprei pra colocar no meu carro. Ficou show. Só que vi no manualzinho que dá pra usar também em ferramentas e outras superfícies de metal, bastando passar uma camada fina do produto e aquecer o metal a 80 graus durante 30 minutos. Veio-me, então, a idéia de que essa porra poderia ser usada nas cordas da guitarra. Foi o que fiz. Passei com as mãos mesmo um pouco do bagulho em toda a extensão das três primeiras cordas e botei no forno comum em fogo baixo por 30 minutos. O resultado? FAZ DOIS MESES QUE A CORDA ESTÁ DO MESMO JEITO DE QUANDO EU TIREI DA EMBALAGEM!

É bom frisar: até então eu gastava um jogo de cordas POR SEMANA. Minha mão sua absurdamente. No primeiro dia em que eu uso uma corda nova ela já fica avermelhada. Agora o problema simplesmente ACABOU pra mim! Não sei ainda quanto as cordas vão durar, vamos ver. O militec é vendido na maioria das lojas de lubrificantes automotivos. É caro pra caralho (50 pratas um frasquinho de 200 ml), mas vai compensar MUITO pelo tanto de cordas que vou economizar, até porque é uma quantidade ridícula do produto que se usa cada vez, acho que um frasco deve durar o resto da vida. É isso. Só lamento não ter inventado essa porra pra poder patentear...

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
alterou o timbre ou o modo de tocar?

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


rcagliari: Passei com as mãos mesmo um pouco do bagulho em toda a extensão das três primeiras cordas e botei no forno comum em fogo baixo por 30 minutos. O resultado?

Ficou uma delicia! :-)

Mas, pô, cordas são coisas delicadas. Será que o timbre não ficou ruim? Será que vc descobriu com fazer Elixir caseiras? \o/

Abs

ps. legal, vou pesquisar sobre a dica!

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


marcosshrp

Esqueci de mencionar: NÃO, DE JEITO NENHUM! A única impressão que dá quando você passa a mão é que a corda está muuuuuuuuuuuito ligeiramente lubrificada, mas você percebe que não sai absolutamente nenhum resíduo nos seus dedos. Mas a pegada e o timbre continuam rigorosamente os mesmo de antes de usar o bagulho.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


rcagliari

Já pode comercializar as cordas handmade "Du Cagliari"! hehe

Abs

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Cara, usei isso em cordas GHS. Se bobear, deve ser algo do tipo que eles usam na elixir.

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! Muito bom!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


rcagliari: Se bobear, deve ser algo do tipo que eles usam na elixir.

Cara, não duvido nada!

Flw :-)

JP_dragon
Veterano
# jul/10
· votar


cara,salvou minha vida.
começarei a usar isso.

é so passar na corda,e botar no forno baixo por 30 minutos?
bolo de corda \o/

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


JP_dragon

Perfeitamente. Na verdade eu passei no comprimento equivalente ao da ponte até um pouco depois do nut porque nao sei elas não ficariam escorregadiras a ponto de escaparem da tarraxa. Ficou excelente.

d.m
Veterano
# jul/10
· votar


poxa cara tu eh um genio, grande ideia amanham vo bota em pratica.

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Pode ir ao microondas? hahaha
Cara, eu uso WD-40... e minhas cordas duram um tempo absurdo... porém, toda vez que eu termino de tocar, limpo as cordas e passo uma flanela com WD-40 novamente...
Esse processo você só fez uma vez e tá durando pro resto da vida + 6 meses? rs

Ah, fica a dica do WD-40 pra passar nas ferragens, já que eu creio que ninguém vai querer levar a ponte, tarraxas, knobs e captadores ao forno rs ele cria uma camada anti corrosiva...
Outra coisa, visitem o site do WD-40 haha tem muita curiosidade lá... inclusive, que a fórmula dele nunca foi alterada e só é conhecida por duas pessoas no mundo... e mesmo assim cada uma sabe uma parte da fórmula Oo
Animal haha

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


Igormusic

Velho, já usei WD-40, óleo singer, esponja de lavar prato, Brasso e Silvo. Nada adiantou pra mim. Tudo isso só teve utilidade durante o tempo em que a guitarra ficou parada. Enquanto o ácido da minha mão tava ali nas cordas, fodia tudo do mesmo jeito.

Esse foi o único produto que funcionou pra mim. Passei so uma vez até agora e a corda continua como nova há dois meses. Não sei quanto mais vai durar, estou só observando.

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


É Militec-1?
Eu digitei no mercado livre e retornou vários resultados... inclusive de similares...

Posta um link com o produto certo que você usou aí, que logo em breve estarei cozinhando hahaha
Será que pode pegar a corda nova (enrolada) e passar o produto, depois levar ao forno? Sal a gosto ^^ hahaha

Guitar Math
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guitar Math
· votar


rcagliari
a minha eu num passei nda e tah durando até agora
deve ter mais de 4 meses ^^
olha q eu toco o dia inteiro
marca grove

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


Guitar Math
Então cara... tem gente que não transpira tanto... ou ao menos o suor não tem tanto ácido úrico (acho que é isso), pois é ele que reage com o metal...

Guitar Math
Veterano
# jul/10
· votar


^^
sorte minha
eu suo um poco
só q só mais na palma da mao
dae pega no braço e nao nas cordas e na escala ;)

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


Igormusic
É Militec-1?

O próprio!

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


Igormusic
Posta um link com o produto certo que você usou aí, que logo em breve estarei cozinhando hahaha
Será que pode pegar a corda nova (enrolada) e passar o produto, depois levar ao forno?


www.militecbrasil.com.br

Sim, pode passar com a corda enrolada mesmo, foi assim que fiz. Depois que tirar do calor, só passa um pano pra tirar o excesso (umas gotículas do produto que ficam quando você aplica).

Van_Lorien
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Jóia a ideia, parabéns pela descoberta! Pena que o produto é meio caro, mas como vem bastante, compensa comprar em sociedade com alguns amigos guitarristas.

kiki
Moderador
# jul/10 · Editado por: kiki
· votar


eita, que loucura!

caro é relativo, eu nao achei 50 paus no produto caro, um jogo de elixir eu pago 50~60 paus...

se o treco custa 50 paus e dá o mesmo efeito... numa conta rápida, um jogo daddario sai 20 contos... se fizer 10 jogos (chutando baixo), sai a 25 cada "elixir handmade cakestyle", mais a mão de obra.

mas eu nao me arrisco a fazer nao... =p

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


kiki
Deveria se arriscar ;)

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


Igormusic
nao, eu descobri um outro caminho: ebay (vide topico do mauricio bahia).
se tudo correr bem (fiz uma compra, está pra chegar) eu compro encordoamentos elixir por 20 e poucos reais, ainda tá no mesmo preço.
=]

JP_dragon
Veterano
# jul/10
· votar


kiki
e se vc assar umas elixir? que tal duraçao para a vida toda? ashuashhuas

Marcosrcf
Veterano
# jul/10 · Editado por: Marcosrcf
· votar


rcagliari
Muito, mas MUITO interessante!
Vou ver se testo também!

Na hora de esquentar, você simplesmente colocou as cordas numa forma? como fez?

MaicolBrevia
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari

Vou comprar esse produto, tenho 2 jogos de Ernie Ball novos aqui pra trocar das minhas guitas, antes de coloca-las, vou fazer esse seu "novo procedimento revolucionario de reavivar cordas", se ela durar mais de 3 meses, ai sim, APROVO. hehehehehe

Mto bom cara, parabens pela descoberta, vai ser e é de grande interesse de tds aqui do forum de guitarra e o restante do FCC.

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


JP_dragon
e se vc assar umas elixir? que tal duraçao para a vida toda? ashuashhuas
iii que nada cara, se vc assar elas elas ganham vida e roubam a guitarra de vc =]

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Postando só para acompanhar a evolução deste experimento.

Digosambora
Veterano
# jul/10 · Editado por: Digosambora
· votar


Interessantissimo,

Vou testar tambem, estou com dois jogos de cordas GHS para trocar, vou fazer com um jogo e o outro vou deixar normal e tentar utilizar as duas guitas, para ver qual o resultado.

Conforme for, vou postando aqui os resultados. ;-)

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


Será q é coincidência q embaixo dos posts tenha uma propaganda de "Registro de Patentes" ??? hahah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a cordas enferrujadas nunca mais!