Interessante, né não?

Autor Mensagem
piculo
Veterano
# set/04
· votar


banido

Olha soh, quando vc toca a coda no último e no primeiro traste, se o braço naum estiver empenado, com todos os outros deverão fazer o mesmo(ou seja encostar suavemente).
Pq? concorda que, se o braço está perfeitamente plano nada estará fora de nível. Pois bem o q estamos fazendo com as cordas é simplesmente checando se o nivelamento do braço está perfeito.
Pense como um pedeiro fazendo uma parede, para ele checar se a parede está retinha ele usa o "prumo", no nosso caso será a corda.
Sacou.

Respondendo sua pergunta.
Eu tmb tenho um desse(foi meu primeiro) e tah com o mesmo problema.
P/ um violão serie estudo, geralmente, não se exige muito, por isso, é aceitável sim, caso não esteja afetando o bom funcionamento do violão. Se preocupa naum, futuramente vc estará tocando muito bem e começará a exigir um bom violão(que acompanhe suas necessidades).

Falou.

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar


Johnny

O que pode me dizer a respeito da madeira deste violão?

http://www.rozini.com.br/violao-folk6-texto.htm
(descrição)

http://www.rozini.com.br/violao-folk6-foto.htm
(foto)

Comprei este violão há uns dias. Eu particularmente goste do som e pretendo customiza-lo com tarrachas com trava, marcação madre-pérola, capotraste de osso, etc.

É uma boa escolha de madeiras na sua opinião?

Johnny
Veterano
# set/04
· votar


LeandroPanucci

Acho que a Escala em Pau Ferro é uma boa! A madeira é bem "dura"! A caixa poderia ser melhor se fosse em pau ferro também ou ainda melhor o Jacarandá, mas se for no caso da Embuia responde bem também. Já o tampo é a característica dos violões aço que manda! Se fosse em Pinho ou Cedro (as melhors) ele teria que ser mais grosso e por isso muitas empresas preferem usar maple um pouco mais resistente e mais fino.

Johnny
Veterano
# set/04
· votar


LeandroPanucci

Resumindo... não é a melhor opção para um violão Folk, mas ta dentro dos padrões!

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar


Johnny

Tudo bem, eu não sou um dos melhores músicos, mas tô dentro do padrão, então este violão é a minha cara he he he he

Valeu pela opinião. Também senti que o som dele não era "o bom", mas também não era "o ruim".

Ele não veio com captador de fábrica. Aliás esta foi uma opção minha porque sou canhoto e o controle fica bem na minha coxa (é phoda). Mas vou comprar um e instalar eu mesmo.

Valeu!!!

Johnny
Veterano
# set/04
· votar


LeandroPanucci

Tudo bem cara! Se vc colocar uma captação legal e tiver um bom controle de equalização antes ou junto da amplificação pode ficar muito bom!

LeandroP
Moderador
# out/04
· votar


Johnny

Eu nunca tive um violão elétrico, portanto ainda não tenho muitas referências. Mas vi numa revista um captador pra violão com controles de graves, médios e agudos (o que é comum mesmo) mais um afinador. Eu achei muito legal (se for bom mesmo). Não sei se já viu este, é da Takamine... show de bola.

Johnny
Veterano
# out/04
· votar


LeandroPanucci

Já vi sim! Eu tava querendo pegar um outro elétrico! O meu é flat e não define nada de graves e fica lotado de médios, por isso to em busca de um modelo clássico eletrificado. Vi um modelo da Yamaha e gostei! Mas me parece que os modelos da Takamine, embora um pouco mais caros, sejam bem melhores. Tem o Giannini Century C5 com captação e pre-amp Fishman com uma cápsula de microfone além da captação por rastilho que deve ser excelente, mas um violão desses sai por 3500 reais no mínimo. Ae acho que valeria mais a pena comprar um Tkamine ou Yamaha de até uns 1200 reais e comprar um amp Fender Acoustsonic Junior.

João de Vilhena
Veterano
# out/04
· votar


Johnny, eu segui a conversa com Balbino Jr. com muito interesse, então resolvi pedir-lhe algumas informações: eu estou a viver em França e estou à procura de um bom violão para a bossa. Pensei então em entrar em contacto com a casa Di Giorgio que pensei ser a marca de gente como J.Gilberto, Tom Jobim, etc... mas através a vossa conversa fiquei um pouco desiludido. Já escrevi um e-mail para o luthier João Batista para saber que tipo de violão ele me propõem e a que preço (não encontrei site para Sérgio Abreu). Mas hoje estou na dúvida, existe realmente um violão para a bossa (som mais suave e aveludado) ou qualquer bom violão clássico serve? Visto que se mandar vir um instrumento do Brasil vou ter que pagar o frete será que não seria melhor encontrar um vindo de Espanha, mais económico no final?
Os meus cumprimentos.
Há, entretanto recebi os preços da Di Giorgio : 255 dolars por um autor 3 e 600 dolars por um master (estes preços são os mesmos no Brasil?). Recebi também os preços de JB : 1800 dolars modelo classico I e 1985 dolars modelo classico I especial.
Se não é pedir muito diga-me o que acha disto.

Johnny
Veterano
# out/04
· votar


Os preços da DiGiorgio estão um pouco acima do que é praticado aqui! Os do João Batista são mais ou menos esses mesmo, mas esse é um violão que vc deve acompanhar a construção e tocar antes de levar! Eu tenho um Clássico II que é fantástico, melhor que qualquer Abreu que eu tenha tocada (não foram muitos também!). O Abreu leva em média 5 anos pra fazer um violão então vc deveria procurar por usados mesmo! Em geral o violões espanhóis são os melhores, mas acho que eles têm um som muito metálico característico da região. Acho que o melhor pra vc seria um Abreu ou João Batista mesmo! Ou então poderia dar uma pesquisada nos luthiers alemães! Só que dae é uma verdadeira fortuna!

No resto amigo... é mais uma questão de gosto mesmo!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


João de Vilhena

Se tens grana compra um violão usado de um luthier bom por ai mesmo, ofertas não devem faltar. Essa de som aveludado ou cristalino é relativa, voce mesmo pode constatar estas caracteristicas experimentando o instrumento. Derrepente para você que quer tocar bossa uma projeção muito grande não seja uma caracteristica tão almejada, aliando isso a necessidade de um instrumento leve de tocar, derrepente seria legal para ti pegar um escala 64 que é bem mais leve do que o convencional 65 (quem sabe). Mas mesmo a leveza do braço voce pode constatar experimentando instrumentos.

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


João de Vilhena

Se tens grana compra um violão usado de um luthier bom por ai mesmo, ofertas não devem faltar. Essa de som aveludado ou cristalino é relativa, voce mesmo pode constatar estas caracteristicas experimentando o instrumento. Derrepente para você que quer tocar bossa uma projeção muito grande não seja uma caracteristica tão almejada, aliando isso a necessidade de um instrumento leve de tocar, derrepente seria legal para ti pegar um escala 64 que é bem mais leve do que o convencional 65 (quem sabe). Mas mesmo a leveza do braço voce pode constatar experimentando instrumentos.

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


perdoe a mensagem repetida

João de Vilhena
Veterano
# out/04
· votar


Johnny
evitaerc
Já agora, e não me levem a mal insistir, vcs acham que violões como os de JB e Sérgio Abreu são representantes de um estilo brasileiro da mesma forma que que Contreras realiza violões de flamenco? Por outro lado acompanhar o fabrico de 5 anos, isso implica tirar férias no Brasil durante 5 anos? Ah... ideia não é má mas o violão sai um pouco caro, não? hehe.

João de Vilhena
Veterano
# out/04
· votar


Johnny
evitaerc
Deixem-me explicar melhor a minha ideia (sai os violinos...) : eu sou autodidacta e já toco à cerca de 15 anos e já tive guitarra eléctrica, folk, clássica, cavaco, etc. Já toquei vários tipos de música em bares e concertos (rock), mas hoje a única música que me de gosto mesmo tocar é a bossa (pausa para secar as lágrimas...). Bom tenho 31 anos e hoje só toco para o meu próprio prazer, então resolvi comprar a minha última guitarra (isto já parece mais novela). Bom estou pronto a meter mais grana mas não quero comprar um instrumento ruim, ainda mais que inscrevi o meu filho (6 anos) em aulas de guitarra erudita e que o violão que eu comprar poderá servir para ele. Bom já compreendi que não será um Di Giorgio, pedem-me mais caro do que aí e ainda tenho que pagar o frete de 245 dolars! No caso de um JB ainda vale a pena. Por outro lado o que me chateia quando entro numa loja é que o objectivo do vendedor é de me vender qualquer coisa, seja o que for. O que é sempre incómodo. Se eu reclamo que estou habituado a tocar numa violão com as cordas pouco afastadas do braço "eles" respondem : mas a corda tem que vibrar no sentido vertical e horizontal... eu sei mas as codas deste violão ainda assim estão afastadas demais seu filho da... Bom... se vcs me pudessem ajudar com conselhos seria super legal. entretanto já contactei a casa Contreras mas ainda não tenho resposta. Vcs conhecem os preços? Se conhecem o site de Sérgio Abreu (se este existe), também me interessa. Alumas marcas boas alemãs, também estou interessado.
Mais uma vez muito obrigado pelos vossos concelhos.

João de Vilhena
Veterano
# out/04
· votar


Há,talvez não seja claro, o argumento do vendedor é vibrar sem tocar no braço é claro.

Johnny
Veterano
# out/04
· votar


João de Vilhena

As melhores alemães é o Hauser e o Dalmann (não lembro se é assim que se soletra) Mas são violões pra mais de 8500 libras esterlinas e de um longo período de espera.

Os espanhóis como Contreras variam muito! Ele têm modelos intermediarios a partir de 2500 euros e até um modelo top concerto de 9000 euros. Essas informações te passo com confiança, pois estive na loja Contreras na Calle Mayor em Madrid (Bem perto da Plaza Mayor e o Palácio Real) há exatamente 1 ano. Toquei nesse Top e achei um grande violão, mas realmente ele preserva uma característica de violão espanhol! Ele acentua muito os metálicos associado a uma projeção sonora absurda! Eu achei muito bom! Acho que o João Batista é um bom violão! Mas é aquele negócio da irregularidade! Vc deveria tocar em um e ver se leva ou não!
O Abreu leva 5 anos pra fazer um violão a um custo de 4000 - 6000 dólares e esse vc pode encomendar e ficar sussegado. o Suguyama fazia ótimos violões, mas agora esqueça, não vale a pena pelo peço. Já vi Abreu usado variando entre 9500 - 11000 reais que eu acho um excelente preço!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


João de Vilhena

Cara eu pessoalmente acho que não faz tanta diferença assim o instrumento ser brasileiro pois os luthiers daqui focam a produção de sua linha para atender os padrões classicos, não os padrões da mpb, ate a planta do instrumento é baseada em 90% dos casos em plantas de instrumentos estrangeiros famosos como Fleta, Hauser, Torres e etc.

Os espanhois de uma maneira geral (sendo ate generalizador de mais) acredito que tem um timbre mais cristalino baseado numa projeção superior, o que não impede voce de encontrar um instrumento espanhol que seja um veludo, outros países que possuem escolas de lutheria exepcionais são: inglaterra e alemanha, a propria franca tem uma escola bem tradicional (mais que a brasileira), acredito que não tenhas dificuldade de encontrar um luthier expetacular por ai.

Bom estes luthiers de renome (Contreras, Romanillos, Ambridge) fazem tanto linhas de estudo quanto de concerto a variancia de preço é muito grande podendo chegar ate a uns 15000 dólares dependendo do luthier. Mas por uns 3000 ou quem sabe ate menos (não tenho muita ideia estou so estimando) ja podes arrumar um super violão expetacular para se tocar mpb e bom para encarar qualquer classico por ai.

Mando aqui um link para um site que vende violões top de linha de vários dos melhores luthiers desse planeta
http://www.staffordguitar.com/

Johnny
Veterano
# out/04
· votar


evitaerc

Em geral o timbre dos espanhóis é bem mais metálico que os violões brasileiros. A diferença é bem grande! O Fleta que vc citou é um violão incrível, projeção sonora igual ao Romanillos, mas acho que é o mais metálico deles!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


Johnny

Quis dizer metalico com cristalino

João de Vilhena
Veterano
# out/04
· votar


Johnny
evitaerc
Mais uma vez muito obrigado pelas informações e recomendações que me são preciosas. vou continuar a procurar em várias direcções, mesmo un luthier francês é boa ideia, aliás o termo luthier é francês mesmo. À medida que for avançando irei contando para vcs. Obrigado mesmo.

Alain Caron
Veterano
# fev/05
· votar


Johnny

Brother, parabéns pela aula. Sou do fórum de baixo e numa busca na net, encontrei esse tópico. Mandou bem.

Se tiver msn, vamos bater um papo. Já construí 2 violões com cordas de aço. Podemos trocar idéias.

Meu msn: rodmateus@hotmail.com

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Johnny
Bom, lá vai minha colaboração ao "Pergunte para o Johnny" heheh.

Cara, Spruce Plywood é uma boa madeira para violões folk?
O tampo do meu é nessa aí.

DanielBianchi
Veterano
# fev/05
· votar


up..

Alain Caron
Veterano
# fev/05
· votar


Se me permitem:

Spruce plywood é um compensado de spruce. Ou seja, várias lâminas de spruce coladas até alcançar a espessura desejada.

Como foi dito acima, o sentido dos veios da madeira é muito importante, no que diz respeito principalmente à distribuição do som pelo tampo. No caso do plywood, cada lâmina é colado em um sentido, de modo a enrijecer a madeira, mas isso faz com que a vibração não se continua, afetam o timbre do instrumento.

Por outro lado, o plywood é mais resistente que o spruce maciço. Por isso é possível construir um violão (ou outro instrumento acústico) com menos estruturas internas. Isso deixa o tampo mais livre para vibrar, beneficiando e muito o volume gerado. Além do que, o plywood suporte melhor variações de temperatura.

Espero ter ajudado.

DoAs
Veterano
# fev/05 · Editado por: DoAs
· votar


Fala galera. Tava querendo ver se alguem podia me ajudar a diferenciar as madeiras pra que eu descubra quais compõe o meu violão. Eu tenho um DiGiorgio de 1975 classico n°28. Acho que a caixa e de jacarandá, mas n consigo descobrir o resto. Outra coisa que também tenho duvida: qual e a diferença de braço para escala no violão?

P.S. Tentei criar um topico desse mas acho q n deu muito certo n.....

EDIT: To colocando algumas fotos aki pra ver se a galera mais entendida(principalmente o Johnny, pelo que pude ver) pode me dar uma mãozinha falando as maderas nas quais o meu violão e feito. Outra dica que queria e com relação ao tampo do meu violão, pois, como ele n e maciço, estava querendo troca-lo. Fui em um luthier que nao tinha cedro canadense e somente pinho. Ele falou que vale a pena investir nesse violão pq o som dele e muito bom. So q o pinho tem uma cor mais "marfim" e eu estava um pouco com dó de perder a cor original. Também como o Johnny disse o "pinho abeto é de resposta mais lenta e de um timbre mais adocicado" e na verdade n sei se adequa muito a meu estilo. Eu toco somente Baden Powell. Ja estudei algumas coisas de tarrega e agora estou com algumas transcriçoes para violao por Turibio para musicas do Radames, mas prefiro 1000x qualquer coisa do Baden. JOHNNY, vc acha q o pinho seria adequado para mim?

Valeu de mais :-)

fotos:
http://img.photobucket.com/albums/v229/Bombacaototal/P2030030.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v229/Bombacaototal/P2030029.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v229/Bombacaototal/P2030027.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v229/Bombacaototal/P2030026.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v229/Bombacaototal/P2030025.jpg

DoAs
Veterano
# fev/05
· votar


Desculpa pelo Double post hehehhehe...............mas tem outra coisa que esqueci, minha pestana é de plastico e estava querendo trocar para marfim. O luthier falou que o normal era trocar por osso. Vcs acham q no final das contas vale a pena fazer essa mudança. E minha tarracha n e original como pode-se ver na foto. Vale a pena procurar uma original?

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Alain Caron
E eu pensava que o Plywood era inferior ao Solid.
Eu vejo que a maioria dos violões folk mais acessíveis são feitos com plywood. Só os mais caros, tipo Takamine, que vêm com Solid.
Mas a diferença no timbre é muito pequena...

Alain Caron
Veterano
# fev/05
· votar


The Blue Special Guitar

O plywood é sem dúvida inferior ao maciço. Nada se compara ao timbre, harmônicos e pureza de som que um tampo maciço pode gerar.

Instrumentos acústicos em plywood são mais baratos mesmo, pois a matéria-prima é mais barata e a utilização mais fácil.

Eu nunca diria pra vc comprar um violão caro de plywood. Se a grana é curta, até vale a pena. Mas se tocar nos dois, vai perceber a diferença.

Por exemplo: em baixolões, eu já diria o contrário. O plywood é melhor.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Alain Caron
Hum...interessante.
Meu violão é um Strinberg, de 12 cordas, que tem esse tampo de Spruce Plywood.
Até agora estou contente com ele, gostei bem do som.
Testei outros violões da mesma faixa de preço e achei o melhor.
O Takamine é sem condições hehe $$

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interessante, né não?