Frase interessante no Fantástico ondem: qualidade do tempo

    Autor Mensagem
    Simonetti
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Simonetti


    (editado no título: ONTEM, não "ondem")

    Eu ontem escutei uma frase interessante no Fantástico, na matéria em que se falava sobre a falta de tempo dos dias modernos.

    Ao entrevistarem um violonista, o cara disse algo como:

    "Tudo tem a ver com a qualidade que se extrai do tempo gasto. Por exemplo, eu posso estudar 1 hora de violão que me valha por 4 horas, como posso estudar 4 horas e estas não valerem nem por uma hora de bom estudo, pois fica-se fazendo coisas que não têm a ver com o objeto de estudo, que não têm foco."

    Achei interessantíssima a colocação do sujeito, e rolou um pouco de "mea culpa".

    Daí pensei em perguntar a vocês:

    Como otimizar o tempo de estudo ao violão? Como fazer que meu tempo de estudo (que como o de quase todo mundo aqui, é curto!), seja bem aproveitado?

    Em uma pergunta a parte: o que vocês recomendam: uma hora de estudo seguido (sem pausas), ou tempos curtos com intervalos entre eles?

    Valeu!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu acho que vc deve avaliar muito bem o que esta fazendo, concentrar-se ao maximo e definir objetivos de estudo, nem que durem 20 minutos.
    É preciso ter em mente o estudo e a pratica como objetos diferentes e fundamentais.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Simonetti
    "Tudo tem a ver com a qualidade que se extrai do tempo gasto. Por exemplo, eu posso estudar 1 hora de violão que me valha por 4 horas, como posso estudar 4 horas e estas não valerem nem por uma hora de bom estudo, pois fica-se fazendo coisas que não têm a ver com o objeto de estudo, que não têm foco."
    Putz, eu vi ... foi um tiozinho que falou ... E tem 100% de razão ... Vale mais uns "minutinhos" bem estudados do que várias horas mal estudadas!!!

    kinsler
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Simonetti

    Fernando de almeida

    Olá!

    O 'tiozinho' em questão é o Turíbio Santos!!!!
    http://www.turibio.com.br/
    Um dos maiores violonistas do Brasil!

    Abraços!

    ((((o))))
    kinsler

    kinsler
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Em relação ao tempo de estudo... acho que não tem uma regra simples... acho importante um bom orientador (aulas pagas, amigo, professor, pai, irmão, etc). E muita, muita dedicação. O aproveitamento do tempo de estudo depende de uma sorte de fatores: estado de espírito, motivação, local, estado emocional, físico, etc. Se tudo tender ao lado positivo - ótimo! o aproveitamento será excelente, do contrário, se um deles te prejudica, já perde um pouco... etc.... acho que é assim com a música, e não muito diferente com outras tipos de estudo.

    Chmatador
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Estou tendo problemas exatamente com a definição de metas. Simplesmente não sei o que definir como metas para o estudo de guitarra. ( citando guitarra pois é o que estudo sozinho. No violão eu sou orientado por um professor ) Ou eles ficam vagos demais, tipo "ser rápido", ou simplesmente não me levam a lugar algum. Como se define metas razoáveis?

    Pardal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Para uma boa práticade estudos, como a do Turíbio Santos, Começa-se pelos exercícios, que servem tanto para acostumar a mãos a todos os movimentos como para aquecê-la. Se você começar a estudar direto por uma música, seu aproveitamento dela será menor.
    Depois de a mão estar aquecida, com exercícios de sincronismo, mão direita, mão esquerda, velocidade etc... sido realizados várias vezes (eu repito cada exercício três vezes antes de ligar o metrônomo, e depois são mais três), passa-se ao estudo das músicas. Para começar confiante, repasse o repertório que você já está tocando bem, aquelas músicas que, por mais que exijam técnica, você já domina. Passe cada uma bem, evitando errar, "limpando", como se diz, e aperfeiçoando ao máximo a expressão, os pontos que você deseja ressaltar etc... Toque pelo menos umas três vezes cada, sem metrônomo na terceira, pois na hora de tocar não vai ter não... mas é importante que a primeiravez esteja com o metrônomo, para não acelerar. Deve-se aprendera controlar o ritmo.
    Agora já passaram umas duas horas de estudo, talvez menos, talvez mais, depende do repertório que você possui. Começe agora a ler as músicas que você ainda não domina bem. Eu disse LER, não tocar. Deixe um pouco o violão de lado, mas só leia uma música, senão a mão irá desaquecer... Isso o ajudará a decorar as passagens, a entender a digitação e o dedilhado e, sobretudo, a expressão. Agora sim você deve, depois de devidamente lida a peça, se embrenhar de tocá-la. Mesmo que já a tenha treinado antes, se ainda não decorou a ponto de esquecer, de ir no automático, deve ler. Aliás, começeisso de músicas que você já começou a tirar; depois é que você inventa de começarmais uma... Passe ela algumas vezes, talves você gaste numa música uns trinta minutos, e depois começa o mesmo processo em outra, eassim vai.
    Agora vamos descansar a mão: fazer todos os exercícios denovo, mas apenas uma vez, para não desmaiar de fome, não? Acabou? Se perceber bem, já gastou hoje umas três, quatro ou mesmo cinco horas treinando. Lhe digo que é o suficiente por este turno. Isto é, se fez isso de manhã, pode fazer de tarde, de noite... Se este é o único turno de que dispõe, foi o suficiente por hoje. Sinceramente, não vejo necessidade de mais que quatro horas de estudo diárias. Aliás, o diaseria maior seo tempo dedicado à tevê fosse menor. Ao invés da telinha, o violão. Que tal?

    Chmatador

    Como se define metas razoáveis?

    Uma meta razoável é uma meta que pode ser alcançada e que é desejável. Em prática de instrumento, é almejar um sucesso condizente com suas capacidadese que seja agradável. Por exemplo: você curte que tipo de música? Ela deve estar na meta. Se você gosta de jazz, não vai estudar pop rock, não faz sentido. Vai é estudar escalas feito um louco (ou dois), treinar improviso (coloca um CD e vai a música toda no solo), acordes cheios de inversões, de quartas sobrepostas ao invés de terças etc.. Mas tudo depende de onde você quer chegar.

    Simonetti
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pardal

    Obrigado pela contribuição. Gostei muito! Valeu!

    kinsler
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pardal

    Muito boa sua receita de estudo! Obrigado! Ocorre que muitos de nós - infelizmente - não temos o 'tempo' disponível da forma que gostaríamos. Eu p.e. gostaria de poder pegar meu violão todo dia e tocar/estudar 4 horas seguidas! Mas não posso.... Somente consigo tocar duas (max 3) vezes por semana! por duas horas... Sei, sei,... é pouco! Porém não tenho outra opção. Desencanei um pouco de querer correr contra o 'tempo'. Toco por prazer! antes de qualquer coisa. Sinto que tenho um avanço gradual na técnica e na minha desenvoltura, na medida em que tento executar músicas novas com acordes e levadas diferentes etc, e também com a ajuda do meu professor (1xsemana). Minha méta é monar um repertório legal que eu goste e seja capaz de executar! Sem muitas pretenções - no meu rítmo, na minha disponibilidade, na minha possibilidade, no meu 'tempo'!!! hehe-he Abraço! ((((o)))) kinsler

    blackcorvo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    tnum momento q vc esteja a toa e queia tocar, toque. acho q é a melhor forma de evoluir: sem ter pressa e sem se forçar a nada.
    pq se vc se forçar, pode acabar (com o tempo) inconscientemente relacionando o momento com o instrumento como um momento e que está fazendo algo por obrigação e não por lazer. (mas, no caso dos instrumentistas que vivem de shows e etc, creio que este argumento não se enquadre à situação deles.)

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/07
    · votar


    momento q vc esteja a toa e queia tocar
    Se o momento é a toa, não é o momento de tocar, Estudar ou praticar requer compromisso, e não um momento a toa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frase interessante no Fantástico ondem: qualidade do tempo