Interessante, né não?

Autor Mensagem
piculo
Veterano
# jan/04
· votar


talvez seja bom criarmos um novo topico sobre procedimentos de manutenção do bixinho. o q c acha?

Curitiba
Veterano
# jan/04
· votar


Oh Johnny! Diz ae a loja que vc achou o C3 aqui em ctba, ou quais as melhores lojas que vc conhece.

Johnny
Veterano
# jan/04
· votar


piculo... podemos abrir um novo tópico sim! Acho que vc pode deixar ele em aberto já pra galera ir postanto as dicas e quando eu tiver mais tempo eu posto as minhas dicas.

Curitiba... Eu encontrei o C3 a uns 3 anos atrás em um Armazem do CD na Marechal Deodoro, mas nem sei mais se existe ainda essa loja por lá! Mas vc pode encontrar o C3 na CIA da Música, Drumshop e em várias lojas no centro perto da Drumshop.

Curitiba
Veterano
# jan/04
· votar


Belê, valeu Johnny!!!!

Johnny
Veterano
# jan/04
· votar


Que é isso cara... em que eu puder ajudar vou fazê-lo com maior prazer!

Cassio
Veterano
# fev/04
· votar


Ok. Bom tópico.
Mas qd se fala em violão, melhor sempre citar preço básico, pois do que adianta comparar, por ex, um Takamine com um Tonante?? Lógico que é Takamine, mas é lógico que se o cara só tem 100,00, vai kerer o Tonante...

Cassio
Veterano
# fev/04
· votar


Mesmo porque, cada um tem seu limite $$$$$$

Leandro
Veterano
# mar/04
· votar


Q madeira vcs acham q ele usou no violão dele?
huahuahuahuauahuahuhauhauauhauauhauh
http://crass.on.ru/flash/bbird.html =P

Mamonas
Veterano
# mar/04
· votar


ahuahuahu O Johnny é o conselheiro mór do Forum!
Johnny, marquei um encontro com uma gata, mas estou precisando comprar Cuecas novas. Estou em duvida em: uma Azul, 100% algodao e com reforços laterais que porporcionam maior segurança as minhas nadegas.
e uma Branquinha, 100% Poliester, reforçada na frente para dar mais firmeza as bolas. Me tire desta sinuca de bico! Valews!

Mamonas
Veterano
# mar/04
· votar


ahuauah to zuando , nem se dignem a responder isso, mas falando sério , agora, é mó legal vc ajudar a galera, tirar a duvida do pessoal do forum. Eu também estudo violão erudito, e tenho muita vontade de aprender a fazer este ( e outros!!) instrumento. Você já fez algum? Sabe de algum lugar que ensinam a fazer? Tipo um luthier q dê aulas, ou alguma escola especializada nisto, ou algo do genero?

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Mamonas

Cara... dependendo da sua intenção acho que a cueca é dispensável! Hehehehe...

Eu nunca fiz um violão, mas já desmontei um e remontei de novo! Hehehehe... só por aquela curiosidade de saber o que tem dentro! Mas eu aprendi bastante observando um luthier construindo um violão e acompanhando o metodo de construção de um luthier espanhol, realmente é muito interessante!

Cara... todo mundo pode construir um violão, basta querer! Mas quase ninguem vai fazer um violão que tenha som, pois além de ter muito conhecimento envolvido em termos de artesanato e sobre a madeira existe também o aftor talento que é crucial! E nada disso vc pode absorver de livros... só do próprio luthier que aprendeu com o pai dele que aprendeu com o pai do pai dele que aprendeu com um luthier.

Existem escolas de lutheria! Geralmente elas ensinam a parte do artesanato. Quanto ao conhecimento sobre madeiras vc deve correr atras. E o talento... tomara que Deus tenha sido legal com vc! Hehehehe...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


O Cedro é uma madeira bem menos porosa e por isso mais "firme" que o Pinho. Essa característica faz com que o Cedro tenha uma resposta bem mais rápida ao toque do que um violão de Pinho. Por isso, em geral, violonistas clássicos preferem o Cedro em quanto para tocar Bossa e MPB em geral a outra madeira cai bem.

Talvez por isto , Paulinho Nogueira tenha falado que o bom violão geralmente é de Pinho e Jacarandá da Bahia.

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Com toda certeza... aliás... fui eu qeu escrevi aquilo em itálico?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny

Copiei o itálico de um post seu Johnny.

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Hehehehehehehe... é que eu concordei plenamente com o que está escrito ae!

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Show. Verdadeira aula, Johny. Mas porque em via de regra, os luthiers europeus costumam cobrar mais caro por violões de Abeto, madeira usada também pelos violões do Abreu, apreciados pelos eruditos ?
Sinceramente achei que os usos típicos fossem o inverso do que vc disse... Ouvi também de um luthier que os violões de abeto amadurecem mais lentamente que os de cedro, porém, têm maior longevidade sonora. Procede ?
Seu mestre é o HP ?

Edson Gutterres
Veterano
# ago/04
· votar


Eu gostaria de receber todos os tipos de ritmos para eu tocar no meu violão. Se alguem poder me enviar meu e-mail é Edson_gatinho_7@hotmail.com

Por favor me mandem alguns ritmos

Obrigado!!!

PuNk Bass
Veterano
# ago/04 · Editado por: PuNk Bass
· votar


Upando... um dos melhores tópicos que eu já li no forum de violão


Edson Gutterres
Use a BUSCA, há muitos topicos sobre ritmos, batidas...

piculo
Veterano
# ago/04
· votar


eh cara, esse foi realmente um dos topico que me fizeram parar p/ escrever e discutir(no bom sentido) com o Johnny. Sempre q posso eu to "upando" ele. Apesar de ser longo vale a pena dar uma lida.

upando...

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Pois é...
Sempre ouvi dizer, tanto de professores quanto luthiers, que o abeto reunia melhores características sonoras para o som do violão clássico. Dai eu ter perguntado para ele, porque ele fala com propriedade, e acho legal trocar ideias com um povo assim.

Aliás, o que é Upar ?

piculo
Veterano
# ago/04
· votar


UP em inglês é "subir" entre outras traduções. qual faz-se um comentário num tópico essa msn sobe p/ o topo dos tópicos... logo foi "upada". Essa palavra eh nossa fo forum, nunca vi fora daqui.

Johnny
Veterano
# ago/04
· votar


Marcos T

Desculpa cara! Não tinha visto a sua pergunta!
Eu acho que isso é bem relativo ao gosto do instrumentista e da construção do instrumento independente da madeira. é aquilo que eu disse... o cedro tem uma resposta mais rápida e não "embola o som" é ótimo pra tocar em andamentos de Alegro à Presto. O Abeto já confere um timbre bem mais doce, mas a variabilidade de timbres é menor que num violão de cedro e é até por isso que realmente o tampo de Abeto tende a demorar bem mais tempo para "amadurecer". O ideal seria que cada violonista tivesse um violão de cedro e um de abeto, para poder ter uma "gama" de possibilidades em termos de timbres. Eu particularmente prefiro o Cedro. Toco muita coisa barroca, choro, tango, bossa (se bem que a bossa ficaria melhor com um timbre mais doce do abeto). Quanto ao fato da longevidade sonora depende muito. Depende mais da idade da madeira quando cortada e pelo que a àrvore passou durante sua vida! Sério mesmo! Às vezes um inverno muito rigoroso retarda o crescimento e seguido de um verão bem propício ao desenvolvimento podem gerar um desconpasso muito grande em uma linha muito curta da madeira o que pode enfraquecê-la tranversalmente. Mas isso só se refletiria ao longo de anos. Por isso que sempre se escole um tampo com linhas (nervuras), pois garantem que a madeira é bem madura e também conferem a boa formação dela.

GAMA
Veterano
# ago/04
· votar


Olá, mandei fazer um violão com as laterais e o fundo de louro faia e o tampo de pinho, braço em cedro escala em jacarandá com um recorte pouco pronunciado e junção na 14ª casa. Não é o sonho de um violonista classico, porém consegui um timbre aberto bem claro sem ser agudo demais, graves balanceados não muito profundos, um volume interessante. Coloquei captação shadow e um pré-amp Condor.
Toco uma mistura de Pop Rock e MPB bossanovista, em uma igreja Católica e posso garantir que a opção por uma madeira clara que geralmente é usada em cavaquinhos foi fundamental para o timbre do instrumento, sendo que ao passar deste ano o som abriu-se mais com um colorido muito bonito.
Abs.

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Johnny

Hats Off for you, Johny !
Caras como você fazem valer a pena circular por aqui.
Você tem pontos de vista legais e informação suficiente para sustentá-los. Realmente, dependendo da diversidade de repertório ou de formações, talvez valha a pena investir em ambos.
Aprendi mais um pouco contigo hoje.
Abraço

SaladaBoy
Veterano
# set/04
· votar


otimo topico

Gbm7
Veterano
# set/04
· votar


esse tal de Piculo e Johnny são fodas... parabens... eh sempre bom ver q alguem aqui pensa nas outas pessoas.

Johnny
Veterano
# set/04
· votar


Podiam deixar esse tópico sempre lá no topo da lista, né?! Temm uita fgente que cria novos tópicos que já estão respondidos neste!

banido
Veterano
# set/04
· votar


piculo
dica dada por luthier: p/ ver se o braço tah empenada basta precionar a Mizona no último traste e no primeiro, se a corda não tocar em todos os trastes ao mesmo tempo tah empenado.
fui negada.


Ihh kct omeu ta quassee encostando em todas os trastes mas não ta encostanu!!Ou mais ele num ta trastejando nem nada,ta moh bom sem nada de errado.Eh um giannini série estudo.Será q eh normal?

SaladaBoy
Veterano
# set/04
· votar


eh realmente eu acabei encontrando ele lá pela 10 pagina e dei um up

SaladaBoy
Veterano
# set/04
· votar


e Jonhy c eh foda vei

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interessante, né não?