Interessante, né não?

Autor Mensagem
piculo
Veterano
# dez/03


Muito se falou em qual pinho comprar e tal. Alguém saberia dizer quais as características das madeiras nobres usadas no nosso tão sonhado violão feito por luthier? só prá termos parametros na hora de avaliar uma compra.
tipo: essa madeira eh riscadinha em linhas longitidinais e paralelas.
aquela madeira tem traços assado.

Eu sei que o Johnny possa ajudar, jah o vi falando altas paradas pra galera sem o menor embaraço.

Valeu galera.

acho que muito gostariam de ouvir sobre tal assunto.
dica dada por luthier: p/ ver se o braço tah empenada basta precionar a Mizona no último traste e no primeiro, se a corda não tocar em todos os trastes ao mesmo tempo tah empenado.
fui negada.

Johnny
Veterano
# dez/03
· votar


piculo...

O tampo de um bom violão, construido por um bom luthier, é geralmente feito em Cedro Maciço que é o mesmo Red Cedar (O cedro canadense é o melhor!) ou então é feito de Pinho Abeto (sendo o europeu o de melhor qualidade. O Cedro Canadense é uma madeira mais avermelhada que o Cedro encontrado por aqui que é mais amarelado! Este cedro serve também, mas como já disse o canadense é melhor. O Pino Abeto é uma madeira bem clarinha .... seria o tampo do Giannini C3!

Para fazer a construção a madeira deve ter nervuras (linhas) o mais próximas o possível! Isso confere uma boa idade da madeira! Além disso essas linhas devem estar "paralelas" ao braço, pois nessa posição a madeira resiste melhor à tensão aplicada pelas cordas. Se fosse do contrário o tampo trincaria com maior facilidade! É bem fácil notar as nervuras no Cedro e no Pinho Abeto é um pouco mais difícil.

O Cedro é uma madeira bem menos porosa e por isso mais "firme" que o Pinho. Essa característica faz com que o Cedro tenha uma resposta bem mais rápida ao toque do que um violão de Pinho. Por isso, em geral, violonistas clássicos preferem o Cedro em quanto para tocar Bossa e MPB em geral a outra madeira cai bem.

Existem outras madeiras utilizadas para tampo de violões! Mas nenhuma vai ser tão boa quanto esses dois tipos.

nadierfilho
Veterano
# dez/03
· votar


aproveitando esse topico...
Os sites gringos trazem os nomes das madeiras em ingréis. Tipo mahogany=mogno. E as outras tipo ash, maple, bass wood, etc... Tem aqui no Brasil? qual o nome aqui?

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


Fala Johnny, eu tinha certeza que vc responderia. valeu.

aproveitando o seu conhecimento, seria possível você falar uma pouco mais sobre o restanto de instrumento tipo qual a melhor madeira p/ escala, braço etc.
vc conhece algum site, mesmo em ingles, que fale sobre o assunto?
certo de sua ajuda.

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


Cara eu lancei esse tópico pois desponho de 500,00 p/ pegar um novo violao(bom e que dure p/ sempre), acho que soh consigo usado.

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


ae galera achei esse site e fala bem do assunto. abre mais as paginas dele que eh interessante.

http://www.iad.com.br/html/c-vio1.htm

Johnny
Veterano
# dez/03
· votar


piculo...

O restante do intrumento...

A Caixa... Fundo e Lateral deve ser construindo em uma madeira bem rígida que direciona a emissão do som para frente e que não "amorteça" as ondas propagadas pelo tampo! As madeiras mais utilizadas são o Pau Ferro, s Rádica, mas a melhor madeira é o Jacarandá da Bahia ou o Jacarandá Indiano!

O Braço é geralmente construido em cedro, mas tem muitos violões que utilizam mogno ou o bass wood! Na verdade eu prefiro o cedro porque ele tem a característica de trabalhar bem menos com a variação de temperatura e é bem mais resistente.

A Escala deve ser geita de uma madeira bem dura!!! Eu já vi colocarem Jacarandá, Cedro Tingido, Maple Tingido, Pau Ferro! No entanto, nenhuma é melhor que o Ébano! Além de ser escura por natureza e por isso mais bonita ela é bem mais dura que as outras e assim preserva as características da timbragem do tampo e da caixa! Antigamente usavam muito a imbuia, mas essa madeira trabalha bastante!

A parte estrutural é feita com cedro ou pinho abeto, dependendo do tampo!

O suporte do cavalete e feito com a mesma madeira da caixa... eu prefiro jacarandá! E a mão segue a madeira do braço, mas pode ter um acabamento em Jacarandá ou Ébano!

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


valeu muito cara.

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


eu vi que o C3 Cadiz tem as caracteristicas de um bom violao. vc acha legal compar um desse novo da loja? tenho 500.00 p/ gastar acho que dah mas tenho medo de investir e perder grana comprando coisa ruim.

--> correria o risco de empeno no braço/escala devido mudança de temperatura ou a fábrica se preocuparia em secar a madeira no caso de um violao classico alto nível?
--> pau-ferro laminado no fundo/faixa eh ruim cara? o C3 eh assim.
--> seria esse um violao p/ vida toda?
--> ele tem o braço mais largo que os normais(eu tenho um da serie estudante da giannini)?
--> tensor regulável eh o tal "tirante"(pra tirar leves empenos)?

acho que, dependendo da sua resposta, vou comprar esse.
desculpe pela quantidade de perguntas. caso possa ajudá-lo em algo farei com maior prazer.

abraços,
Piculo

Johnny
Veterano
# dez/03
· votar


Cara... acho que por 500 - 600 reais é o melhor violão que vc pode comprar!

- Não vai empenar o braço por causa de temperatura não! A Giannini garante a qualidade e se tiver algum problema vc tem a garantia!
- Pau-Ferro na caixa não é o melhor, mas é bom sim!
- Eu tenho um Gianini C3 de 1998 e tenho ele mais como quebra galho pra carregar, ensaiar, etc! Ele tem um som bom! Mas tenho ele mais pra não arriscar muito o meu João Batista! O C3 não é pra vida toda não! Se vc evoluir vai precisar de violões bem melhores!
- O braço dele é na medida de mu violão clássico! A escala é normal, mas o braço poderia ser um pouco mais fino!
- É isso sim, mas o tirante não é regulável como o tensor! Na realidade luthiers não usam tensor (alguns nem tirante)! Existe uma técnica de cortar a madeira de uma forma que evite empenamentos.

Concluindo! Se vc coprar um Giannini C3 garanto que vc não vai se desfazer dele, pelo menos tão cedo! É um bom violão para estudo e fazer micro concertos! Eu não diria que ele é um violão concerto! Eu não considero nem um C5 como um violão concerto! Eu acho que vc deveria comprar sim... e se vc ver que vai desenvolver no violão clássico vc pega e guarda uma grana pra comrar um Tessarin, João Batista ou Sérgio Abreu mesmo!

maggie
Veterana
# dez/03
· votar


Se for pela dureza da madeira, acho que as melhores são Jacarandá da Bahia e Pinho de riga.

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


eu andei por ai e vi o Author3 da Digiogio.
caracteristicas de acordo com o telemarketing deles:

- tampo:red cedar macico(mas ele parece de pinho abeto macico, seguindo as suas dicas das nervuras paralelas e equidistnates)
- caixa: jacaranda da bahia
- escala: ebano indiano
- tarracha foleada a ouro
- valor dele: 524,00
- sem tensor. o C3 possui, por isso fiquei na duvida.
pergunto: valeria taum a pena quanto um C3 que tah quanse 600,00?

+ 1 x valeu

Crash
Veterano
# dez/03
· votar


=P
pra mim tudo isso eh grego....
meu violao eh d uma marca mo estranha..."gloria"
custou 170 RS, mas pra primero violao ate q eh bonzinho!

gabert
Veterano
# dez/03
· votar


Oi Piculo, tenho um Autor 3 desde 1987, posso te garantir que é um excelente violão para quem vai se desenvolver no instrumento. Pode comprar sem medo. Um abraço!

Anthony_Kiedis
Veterano
# dez/03
· votar


piculo
Na primeira msg do tópico vc disse que para ver se o braço do violão esá empenado deveria pressionar a mizona...
Oq eh Mizona???

Johnny
Vc eh Luthier? Só por curiosidade... Vc tem um conhecimento muito vasto sobre o assunto... Parabéns (quem dera um dia eu esteja que nem vc) rsrsrs...

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


Anthony_Kiedis
Mizona ou Mi bordão é a sexta corda(de baixo p/ cima), a mais grossa.
Mizona seria um nome mais informal entre nós. aki no forum isso eh usado direto.

Johnny
Veterano
# dez/03
· votar


Anthony_Kiedis... não sou luthier não, sou instrumentista mesmo! Toco o violão erudito e gosto muito de procurar entender o instrumento! É muito importante pra vc saber o que vc tem, ou o que vc vai adquirir ou até quando vc pedir pra um luthier mexer no seu violão e tals!

Johnny
Veterano
# dez/03
· votar


piculo... realmente é um pário duro! Eu tenho preferência pelo Giannini C3, mas se vc puder adquirir um Autor n3 mais antigo....

piculo
Veterano
# dez/03
· votar


po cara, to muna sinuca de bico e tanta. naum sei qual comprar.
bom acho que fico com o digiorgio author3.
o q vcs acham? sua opiniao eh MUITO importante.

piculo
Veterano
# jan/04
· votar


Johnny, o q acha do Yamaha C70(classico) como as descrições abaixo:
Violão clássico com cordas de nylon. Tampo em pinho sueco, caixa de ressonância em mogno da Indonésia, escala em javanese rosewood. Acabamento de alta qualidade na cor natural. Tarrachas douradas.

eu achei por 250,00 com capa. na loja tah 425,00 - 500,00

valeu cara

evitaerc
Veterano
# jan/04
· votar


Johnny

Ouvi um Luthier dizendo que o ébano não é a melhor madeira para a escala não, que ela só é utilizada ate hoje em violão devido a tradição de se ter um braço de ébano (se não for de ébano as pessoas não compram), ele disse que o ébano as veses da alguns problemas como rachaduras e que alguns tipos de jacarandá fazem o serviço melhor.

MimNinja
Veterano
# jan/04
· votar


Qual é melhor???(custo/beneficio) Yamaha C70 ou Giannini C6 ou C4?
Yamaha achei por 490,00. Giannini por 1035,00.

garoto mal
Veterano
# jan/04
· votar


Johnny
Ae Johnny, tu q manja muito me diz as caracteristicas do Phoenix Folk, to pensando em comprar esse, vale apena?

Johnny
Veterano
# jan/04
· votar


piculo... o C70 por esse preço que vc encontrou é um bom negócio!!! Mas se vc quer um violão de um nível bom/intermediário... veja algo como um Giannini C4, C5 ou até o C3 mesmo! o C3 é melhor que o C70 e novo é só um pouco mais caro! Uns 600 reais! Mas veja se vc encontra algum amigo que conheça bem sobre violão pra ver se o intrumento vale e se é bom! Já toquei num C3 que dava nojo!!! Varia muito!

evitaerc... realmente cara! O Luthier tem toda a razão! O Jacarandá é mais resistente tanto que é muito usado na caixa, pois a madeira tem que ser fina. Mas em termos de escala trata-se de uma espessura um pouco maior e se ele for bem cortado no sentido correto ele não trinca não. O lance é o timbre do ébano combinado com o restante do instrumento! Eu diria que uma escala de ébano é mais "neutra" do que se fosse feita de outra madeira.

piculo
Veterano
# jan/04
· votar


valeu cara.
welcome back!

Johnny
Veterano
# jan/04
· votar


garoto mal... desculpa cara eu não conheço o Phonenix Folk! Eu conheço mais os violões clássicos, mas já toquei em alguns de aço/folk!

garoto mal
Veterano
# jan/04
· votar


Johnny
Blz...
Vc pode me dizer qual violão vc pode me recomendar pra eu tocar Punk Rock ou Hard Core?Se eh que tem algum violão pra esse estilo de som?

maggie
Veterana
# jan/04
· votar


Johnny
Jacarandá da Bahia

Hoje em dia é meio difícil encontrar essa madeira, não é?

É madeira de lei, portanto o comércio em grande escala é proibido...

Johnny
Veterano
# jan/04
· votar


É sim maggie! E por isso é a madeira mais cara em um violão! Mas é a melhor madeira para se construir o fundo e a faixa lateral! Em vista desse problema que vc sitou muitos construtores estão utilizando o pau-ferro que é de qualidade bem inferior!

evitaerc
Veterano
# jan/04
· votar


Johnny

O meu fundo e laterais são de jacaranda da bahia, legal saber isso de seu valor!! Mas johnny eu achei que torres (o criador do violão moderno) em 1800 e alguma coisa havia ja provado, construindo um violão com fundo de papelão que o fundo de um violão não interfere em sua sonoridade, ele na verdade pode ser de qualquer material.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interessante, né não?