Autor |
Mensagem |
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
Interfere no timbre e na projeção do som!
O Timbre varia muito com a estrutura das fibras que compõe a madeira! Elas podem ser longas, curtas, largas, ... e contribuí para uma variabilidade de timbres. O timbre do Pau Ferro e do Jacarandá são muito parecidos, mas o Jacarandá é preferido entre os violonistas. Além disso o Jacarandá é uma madeira bem "sólida" dura e resistente e por isso não "amortece" e por isso facilita a propagação das ondas que tendem a convergir ao tampo de madeira mais "mole" e confere o dato de o som ser propagado para frente! O volume do violão depende exclusivamente do tipo de construção da caixa, da quantidade de material (quanto menos melhor) e principalmente o tampo... esse influi muito!
|
evitaerc Veterano |
# jan/04
· votar
Johnny
ok
|
LeandroP Moderador |
# jan/04
· votar
Johnny
O meu velho, é bom mesmo saber essas coisas porque tem uns violões aí que parece que é feito com aquelas madeiras de "beliche" como diria um amigo meu. Ele comprou um Tonante e tá frustradão com o violão.
|
maggie Veterana |
# jan/04
· votar
Johnny
E por isso é a madeira mais cara em um violão! Mas é a melhor madeira para se construir o fundo e a faixa lateral! Em vista desse problema que vc sitou muitos construtores estão utilizando o pau-ferro que é de qualidade bem inferior!
Mas onde encontrar o Jacarandá então? Em madereiras não deve ter.
|
maggie Veterana |
# jan/04
· votar
LeandroPanucci
O meu velho, é bom mesmo saber essas coisas porque tem uns violões aí que parece que é feito com aquelas madeiras de "beliche" como diria um amigo meu. Ele comprou um Tonante e tá frustradão com o violão.
Pinus Eliotis. hehe
É madeira de pinheiro, é tão ruim que se pressionar com a unha risca a madeira. :P
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
maggie.... essa é uma pergunta que eu não sei responder. Onde encontrar o Jacarandá? Bom... acho que algum luthier poderia responder essa pergunta, mas por essas e outras que um violão com caixa de Jacarandá não sai muito barato!
E quanto ao fato da madeira mole! O tampo é feito com uma madeira bem delicada mesmo! O cedro canadense do meu violão é tão fininho e maleável que não só posso riscar como também cortar o tampo só com a unha! Além disso o acabamento é só goma laca!
|
Marcos_Dourados Veterano |
# jan/04
· votar
Ola Johnny e evitaerc
Vcs indicariam algum livro sobre Luthieria?
|
crowley666 Veterano |
# jan/04
· votar
Johnny
qual eh o seu sonho de consumo? (entre os violões classicos)
o gianinni da série awn 60eh violão clássico?
|
evitaerc Veterano |
# jan/04
· votar
crowley666
Crowley tenho a impressão ] q ele vai responder um Hauser I, pelo menos é isso que eu responderia!!
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
Hehehehehehe... Hauser I! Mas eu me contento com um Contreras ou um Romanillos!
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
Johnny seu tampo eh de cedro canadense? pq não de pinho sueco? foi questaum de escolha? qual a diferenca entre eles?
|
FeeL Vai Veterano |
# jan/04
· votar
garoto mal
acho q pra toka punk rock seria um violao de aço concerteza
, mas tipo, pega um phoenix q até da pra tirar basntate cosia
|
FeeL Vai Veterano |
# jan/04
· votar
o q é tampo?
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
eh a parte da "cara" do violao, onde tem o buraco redondo, onde eh afixado o cavalete(onde fica o rastilho), onde as cordas sao presas sem ser nas tarrachas.
acho q ficou claro, né? qq duvida perguntae
|
evitaerc Veterano |
# jan/04
· votar
piculo
Se não me engano ja ouvi o johnny falar em outros tópicos que o cedro canadense possúi uma resposta mais rapida ao toque. Não se te confirmar isso, mas deve ser verdade.
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
isso ai, me lembrei tmb. axo q é isso.
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
piculo... Olha lá! Hehehehe... nem eu lembrava que já tinharespondido isso!
Marcos_Dourados... Cara, eu nem sei se existe livro sobre lutheria! Eu aprendi muito sobre o as partes, madeira e algumas coisas físicas do violão dando uma fuçada na internet e principalmente tendo a oportunidade de conversar com luthiers João Batista (o cara que fez o meu violão) e Contreras das vezes que estive na Espanha. Mas devo a maior parte dos créditos ao meu mestre que foi pulpilo de Isias Sávio e conhece mais de violão do que do próprio umbigo! Hehehehe...
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
Tae a idéia! Quem sabe no futuro eu me empenhe em sair atrás dos luthier e escrevo um livro sobre lutheria!
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
caixa de imbuia
escala de jacaranda
tampo de pinho europeu
por R$800,00 vale? feito por luthier Rogerio Santos aki do RJ.
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
Não conheço esse luthier, mas vale a pena tocar nele e ver o que vc acha! Pelo preço compare com um C4 da Giannini ou mesmo um C5 e veja também o Master da Digiorgio.
|
evitaerc Veterano |
# jan/04
· votar
Johnny
Vc saberia as diferenças do violão flamenco pro clássico?? Po eu vejo o paco de lucia tocando num violão que tem o tampo de uma madeira estranha com uma cor avermelhada, e vi vários modelos flamencos nesse site http://www.staffordguitar.com que alem de utilizar esta madeira avermelhada tem o fundo de uma madeira clara!! Po ouvi falar que estes violoes possuem um tempo de amortecimento menor e uma resposta mais rapida, especiais para velocidade, vc sabe alguma coisa sobre eles??
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
red cedar, ou cedro vermelhor, seria isso?
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
red cedar, ou cedro vermelhor, seria isso?
|
evitaerc Veterano |
# jan/04
· votar
piculo
Realmente num sei, mas la no site tem a indicação de madeira do tampo, ele diz spruce que pra mim é pinho em ingles, mas sei la!!
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
evitaerc... Segue bem isso aí que vc ouviu falar! Eles têm uma resposta bem mais rápida que os violões clássicos. Não só pela madeira do tampo que é cedro com o piculo disse, mas também por algumas diferenças na contrução. Eu não sei te explicar muito bem, mas existe uma diferença no leque que vai atras do tampo. Realmente os violões com tampo de cedro têm uma resposta mais rápida, ajudando violonistas que presam muito o virtuosismo. Além disso o violão tem um volume muito alto e um pouco mais metálico que os violões de pinho cujo o som é mais doce e cheio de graves, mas isso não quer dizer que os de cedro não tenham bons baixos, mas sim que as notas são ricas em agudos. Um violão flamenco enfoca principalmente a velocidade e até por isso o som dele é abarrotado de agudos e sons metálicos.
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
Aê galera, comprei um violao novo
CX : Jacaranda
TMP:pinho(spruce canadence macico)
ESC:Ebano(em perfeito alinhamento, sem empeno algum)
Brç:Cedro
Valor 452,00, com capa acolchoada inclusa
Marca: Di Giorgio
Modelo: Autor -3
Maiores detalhes:
Bom grave (baixos muito altos)---(estranho isso, né não?)
excelente agudos
Resumindo, to muito contente. O violao faz um esporro violento. Pra mim, que sou intermediario tah excelente
Ae Johnny, acabei com a duvida. Cara toquei num C3 e, me desculpe a sinceridade, eu naum gostei e achei o som daquele C3 inferior ao do Autor 3 que eu comprei. Mas a sua dica pesou muito na hora da compra. Na verdade a dica de todos. Bom quem tiver na mesma duvida faça como eu va a uma loja e testes os dois. Alias peca ao vendedor p/ ver mais de 1 do mesmo modelo de violao, assim vc percebera a diferenca, caso haja.
eh isso,galera.
muita Bossa p/ nós todos.
|
Johnny Veterano |
# jan/04
· votar
piculo... Parabéns cara! Poxa... pelo seu empenho em se informar deve ter sido uma ótima compra! E acredito mesmo que o seu Autor 3 deve ser melhor que o C3! Como já disse... isso depende de muita coisa! Quando eu comprei o meu C3 eu também testei muita coisa! E achei o C3 em uma loja de CDs como mercadoria desviada... testei o bichinho e por sorte ele tinha um som bem superior em relação a outros C3 que já tinha tocado. E outro fator que pesou nessa minha compra! Por ser mercadoria desviada me venderam pelo preço de um Giannini C1 na época! R$270,00. Um C3 naquela época já era R$490,00
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
Johnny
Esqueci de dizer que em todas as outras lojas q fui o autor3 mais barato era 540,00 variando a 615,00. Ou seja, paguei MUITO barato e zerado com garantia de 1 ano.
valeu caraS pela ajuda.
|
Johnny Veterano |
# jan/04 · Editado por: Johnny
· votar
Puxa... ótimo negócio então!
Mas quanto eu tiver um tempinho eu te passo umas recomendações sobre os primeiros procedimentos com um violão novo. Pelo menos os que eu acho corretos e legais de serem feitos!
|
piculo Veterano |
# jan/04
· votar
BLZ... ficarei no aguardo, ateh porque isso quase ninguem dah a dica e eh muito dificil de encontar na net. As dicas que encontro são MUITO superficiais, nada de mudanças no bixinho, tipo abaixe o rastilho, use cordas savarez azul(sei lá).
valeu mesmo cara, to esperando.
|