Frase de Andrés Segovia

Autor Mensagem
YOUDA
Veterano
# mai/10


Li num site q ele disse a seguinte frase:
"Os artistas que dizem estudar 8 horas por dia ou são mentirosos ou são uns asnos."

sinceramente não entendi

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que nem se ele quisesse ele conseguiria ser mais claro.

dom de Deus
Veterano
# mai/10
· votar


será que uma pessoa estudando 8 h consegue ter 100% o aproveitamenta das 8h?
ou metade do tempo ou um terço do tempo?

será que esse não é o ponto de vista dele?

também não entendi!




Li num site q ele disse a seguinte frase:
"Os artistas que dizem estudar 8 horas por dia ou são mentirosos ou são uns asnos."



que site vc leu isso ? é site confiavel?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


dom de Deus

Eu já li isso em site de citações, é confiável sim.

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


não sei se é confiável, entrei no site e dei de cara com isso

mas tae o link

dom de Deus
Veterano
# mai/10
· votar


YOUDA
The Root Of All Evil


então ........

eis o mistério da oito hora!

chama o alvoro henrique pra explica isso dai.

malucobeleza666
Veterano
# mai/10
· votar


YOUDA

Então cara, concordo com o que ele disse, eu por exemplo tenho um cronograma de 7 horas de estudo, mas na verdade, acabo estudando de verdade umas 5 ( estourando) sempre tem aquelas enrolações, tipo vou ali mijar, assim que tu mija e toca dois minutos vem a vontade de afogar os Kenyano( ou cortar o rabo do macaco, como queiram, não sou racista e não tenho nada contra kenianos tá), aí você fala, vou ali no fórum rapidinho só pra ver se falaram alguma coisa mais no meu tópico, eheh e nessa brincadeira perde-se uns 20 min... e por ae vai, são inúmeras as coisas que fazem as horas de estudos irem para o espaço, e ainda tem aquelas horas de ''estudo'' em que você não faz absolutamente PORRA nenhuma, num toca, num lê, não vê o fórum e não faz nada direito, fica só com a guitarrinha na mão ehehhe.É muito difícil estudar mais que 6 horas( estudar de verdade, sem mínimas enrolações). Ta ae minha opinião


^^

caxx
Veterano
# mai/10
· votar


É... mais tem muito "asno" muito "competente" por aí...

makumbator
Moderador
# mai/10
· votar


YOUDA

Na minha concepção, o que ele quis dizer com a frase, foi que um artista de verdade não pode se voltar unicamente para sua arte. Estudar 8 horas por dia de música pode alienar o músico da sociedade, pois se somarmos as 8 horas de prática, as horas de sono, alimentação, higiene pessoal, deslocamentos e outros pequenos detalhes, não sobra muito tempo para pensar, concordam?

Acho que ele tem um pouco de razão. Mas nessa questão, há duas vertentes principais: aqueles que consideram que um artista deve se dedicar à sua arte(e isso basta) e outra vertente que considera que um artista deve ter uma participação além de sua arte, ou seja, deve pensar o seu tempo, ser ativo politicamente, etc...

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator
ou seja, deve pensar o seu tempo, ser ativo politicamente, etc...


O tal do engajamento, que mata a arte.

Sartre... eca.

makumbator
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad

Pois é, mas pensando friamente, as duas vertentes tem suas razões, e lados positivos e negativos...

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


malucobeleza666
por favor, explike-se:
"afogar os Kenyano( ou cortar o rabo do macaco, como queiram..."
non tenho conhecimento acerca do significado dessa gíria O_o

dom de Deus
Veterano
# mai/10
· votar


YOUDA


nem queira saber..

Dogs2
Veterano
# mai/10 · Editado por: Dogs2
· votar


makumbator
Tentei entender da forma que vc interpretou a frase mas não consegui, se ele diz "ou são mentirosos" tem uma dúvida pela parte do Segovia
Um asno seria uma pessoa com problemas de compreensão, etc. Ou seja, ou a pessoa é mentirosa ou tem problema de cognição e (por isso precisa se dedicar 8 horas. Não tá escrito isso mas é dedutível a partir da interpretação da frase)

editado: acabei de ler pela milésima vez a frase e entendi essa interpretação que vc falou, mas ainda sim achei forçada. Se fosse pra ser dito desse jeito, essa frase seria só um pedaço da argumentação dele. Podem ter pego uma argumentação toda dele, recortado e descontextualizado, aí sim até entendo. Mas se ele disse essa frase secamente do jeito que tá escrito, eu duvido que ele teve a intenção de sugerir isso.


nem pergunte minha opinião sobre isso!

makumbator
Moderador
# mai/10 · Editado por: makumbator
· votar


Dogs2

Acho que ele diz assim: ou são alienados, por realmente estudarem tanto(e seriam menos "úteis" e integrados à sociedade, segundo certa visão) ou são mentirosos(não estudam tanto tempo, apenas fingem que o fazem).

Para mim, sugere uma crítica dele a quem estuda(ou diz estudar) um tempo tão excessivo, o que para ele faria o músico cair em uma das duas categorias citadas(asno ou mentiroso)


Mas é claro que não sei o contexto que isso foi dito. Inclusive, já havia lido essa frase antes em algum livro de música.

nem pergunte minha opinião sobre isso!

Qual sua opinião sobre isso? Hsahash!

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


não acho q ele kis dizer alienados

makumbator
Moderador
# mai/10
· votar


YOUDA

O que vc acha que ele quis dizer?

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Olha, hoje o que não falta é gente estudando isso aí. Eu mesmo eventualmente estudo 8, 9 horas. Basta seguir a rotina de um trabalhador qualquer.

Não sei se a frase é fidedigna. Ao longo da minha vida já a ouvi sendo atribuída a várias pessoas diferentes. Provavelmente deve ser uma daquelas "frases de Einstein" que encontramos no cinema de Hollywood que não passa de uma pseudo-explicação num filme de ficção científica que nunca passou pela cabeça do Albert Einstein.

Mas o ponto é que horas de estudo são uma maneira ineficaz de medir o progresso musical. É possível estudar 12 horas por dia, por anos, e ser um completo ranheta. Basta estudar mal. A boa forma de avaliar o progresso no estudo é pelo meio do cumprimento de tarefas. Se você cumpriu os objetivos que determinou para aquele dia de estudos, parabéns, mesmo que levou apenas 15 minutos. Se não cumpriu, meus pêsames, mesmo que tenha levado 10 horas sem sair do lugar.

caxx
Veterano
# mai/10
· votar


Uma frase quando é dita deve ter caráter irretocável, não pode ter dualidade; por exemplo: "Eu sou o caminho , a verdade, e a vida." Duvida quem quiser, acredita, quem quiser, mais é só isso mesmo.

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Eu acho que ele quis dizer que ou são mentirosos, ou uns asnos.

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Se precisar eu desenho...

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator
então...ainda não me decidi qto a isso, porém non acho q na frase ele tenha tido a intenção de dizer isso...sei lah
tô matutando ainda

dom de Deus
Veterano
# mai/10
· votar


Dogs2


Dogs2 tá ai vc matou a charada ingual a um investigador!

eu também acho que alguém isolou esse parte!

se vc pegar um fala escrita de alguém e isola dará um sentido errado aquilo porque falta peça do quebra cabeça!

T-Rodman
Veterano
# mai/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Acho que tudo depende.
Vamos aos comparativos: jogadores profissionais de tennis: Não tem um profissional que já não mencionou que em sua juventude chegava a treinar de 8 a 13h, todos os dias, até começar a ter resultados em campeonatos, futures e ligas juvenis. E a maioria das 13h é o tenista e o paredão. Depois, de se ingressar de vez no mercado profissional, começam a deixar um pouco a quantidade para estudar técnicas para aperfeiçoarem o que já sabem. Tem certa lógica isso.

Na guitarra, baixo, bateria, não seria o mesmo caso?
- melhor do que isso, é que a música pode propiciar vários anos de carreira, enquanto o tennis um praticante começa a treinar com 8 ou 9 anos, começa uma carreira entre os 16 e 18 anos, e termina a carreira com pouco mais de 32 anos, se aposentando pelo resto da vida, enquanto o músico pode tocar por toda sua vida.
Não é toda a vida que o músico vai treinar as 8h/dia, mas deve-se levar em consideração um certo período mesmo.

A gente lê histórias de bandas que tinham guitarristas que sequer tocavam bem seus instrumentos no início, mas começando a carreira de cabeça, chegaram a treinar horas e horas para pelo menos aprender e dominar alguma coisa. O Edge do U2 fala isso. O Dado do Legião Urbana fala isso. O Nirvana menciona que eles estudavam artes, abandonaram tudo e ficaram ensaiando por 1 ano na garagem até sair alguma coisa. Só por aí dá pra ver que eles, em determinada época, até passaram as 12h de estudo e treino.

Creio que quem menciona que treinou já 8h/dia fala sempre em entrevista, e talvez seria uma forma de incentivo para quem está aprendendo - do mesmo jeito que mencionam que os Beatles se moldaram tocando em pubs de Hamburgo no período de 2 anos que ficaram por lá. Não é coisa de quem quer mentir ou enganar, e sim a dar uma forcinha para quem está começando a carreira, os estudos, etc.

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Ronaldo

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman + Dogs2
é, pode ser

luquinhas12
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos

pode tirar seu ''25'' anos de idade,coloca logo que vc tem 11 e descobriu o ''ronaldo'' hj.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Cara, tem muita coisa no meio... A técnica do violão mudou, o instrumento mudou, as cordas mudaram, a didática musical mudou... Hoje é menos difícil tocar violão no nível do Segovia. É menos penoso tocar violão, exige menos esforço, dói menos, é menos exaustivo.

Quando o Segovia já era famoso ainda não existia escola de Carlevaro, ergonomia era uma palavra que ninguém tinha ouvido falar, ninguém tocava violão até o fim da vida (o Segovia foi o primeiro de muitos grandes que estão fazendo bonito com seus 80 e muitos)...

Enfim, o buraco é muito mais embaixo.

Mas ainda duvido que o Segovia disse um negócio desses.

Blackus
Veterano
# mai/10
· votar


Caramba, ele só quis dizer que ou o cara quer mentir pra impressionar, ou então é um asno por ter que gastar todo esse tempo estudando...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Dogs2
Um asno seria uma pessoa com problemas de compreensão, etc. Ou seja, ou a pessoa é mentirosa ou tem problema de cognição e (por isso precisa se dedicar 8 horas. Não tá escrito isso mas é dedutível a partir da interpretação da frase)

Eu não interpretei desta maneira, entendi parecido com o que o Blackus disse:


Caramba, ele só quis dizer que ou o cara quer mentir pra impressionar, ou então é um asno por gastar todo esse tempo estudando...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frase de Andrés Segovia