Andrés Segóvia

Autor Mensagem
Al Majíd
Veterano
# mar/04


Violonistas,

Vocês sabem se por acaso é possível de se encontrar as músicas de Andrés Segóvia em CD? Eu já ouvi algo dele gravado em fita k7, mas a gravação estava péssima e a fita era emprestada. Será que consigo encontrar o Andrés em CD?

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Interessante este trecho de um encontro entre Andrés Segóvia e Heitor Villa Lobos, narrado pelo próprio Segóvia.

O encontro entre Segovia e Heitor Villa-Lobos (1887-1959), deu-se em Paris, em 1924, por ocasião de uma tertúlia musical organizada na alta sociedade brasileira. Segundo um depoimento de Segovia, o encontro deu-se como segue:

Quando terminei minha apresentação, Villa-Lobos aproximou-se e disse-me em tom confidencial: "-Também toco violão." - Maravilhoso! - respondi. "Você é então capaz de compor diretamente para o instrumento". Estendendo-me as mãos, ele pediu-me o violão. Sentou-se, atravessou-o nos joelhos e segurou-o firmemente de encontro ao peito, como se temesse que o instrumento fugisse. Olhou severamente para os dedos da mão direita, como ameaçando-os de cas- tigo por ferir erroneamente alguma corda. E quando menos esperava, desferiu um acorde com tal força, que deixei escapar um grito, pensando que o violão tinha se despedaçado. Ele deu uma gargalhada e com alegria infantil disse-me: "-espere, espere..." Esperei, refreando com dificuldade meu primeiro impulso, que era o de salvar o meu pobre instrumento de tão veemente e ameaçador entusiasmo. Após várias tentativas para começar a tocar, ele acabou por desistir(...) os poucos compassos que tocou foram o suficientes para revelar, primeiro, que aquele mal intérprete era um grande músico, pois os acordes que conseguiu produzir fascinantes dissonâncias, os fragmentos melódicos possuíam originalidade, os ritmos eram novos e incisivos e até a dedilhação era engenhosa; segundo que ele era um verdadeiro amante do violão. No calor desse sentimento, nasceu entre nós uma sólida amizade. Hoje o mundo da música reconhece que a contribuição desse gênio para o reper- tório violonístico constituiu uma benção tanto para o instrumento como para mim.

Amplexos

Curitiba
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Aqui em Curitiba, já encontrei Cd´s do Segóvia. provavelmente vc ache numa livraria Siciliano, se tive ai em BH. Ok?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Curitiba

Valeu cara... Eu fui à uma loja e os CD's estavam pra chegar. Estarão em torno de R$ 11,00. Barato pacas. Tô de olho pra não perder esta. Aqui em BH tem a Siciliano sim. Também vou olhar na Livraria Leitura.

Amplexos

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Kra tenhu um CD dele, acho ele um otimo violonista para a época em que ele viveu, teve sem duvida uma importância inegavel no desenvolvimento (O violonista do século com certeza) da tecnica e repertorio para o violão clássico moderno, mas na minha opinião para os padrões modernos ele esta ultrapassado como violonista... Os violonistas modernos utilizando-se de tudo que esse inegavel pioneiro criou, tiveram recursos para ir mais longe na tecnica e interpretação, o padrão de solista de hoje em dia é muito superior ao nivel do segovia. Vale mais a pena comprar um cd do Juliam Bream, Narciso Yepes, John Williams, Jonathan Leathwood, Flevio Zanon, Duo Assad e etc... Essa é minha opinião. No cd dele nota-se um som muito sujo para os padrões modernos, passagens rapidas não são tão bem executadas, os tremulos saem um pouco mancos...

ps: Achu que vou ser apedrejado pelo Al Majid e principalmente pelo Johny!!

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


evitaerc

É cara... pena que ainda não inventaram pedra virtual! Hehehehehehehehehehehe..........

Quanto ao quesito técnica... vc pode até ter razão, mas existem técnicas de Segóvia que desapareceram, ninguem tocou em frente, com utilizar o movimento inverso do indicador e médio. Mesmo porque criou-se um novo padrão de violão erudito.

Agora ... cara ... o som que o velho tirou do violão!!! Eu jamais vi alguem tirar um som tão bonito e interpretar de forma tão deslumbrante! Eu reconheço o som dele de longe! Juliam Bream é fenomenal, mas o som do velho...

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Aliás... ele era extremamente exigente com os violões dele! Chegava a ser chato!!! Se dessem um Suguyama ou um Sérgio Sbreu pra ele ele diria: "Não presta! É porcaria! Não tem som!" Hehehehehe...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


evitaerc

Uma coisa que me faz admirar bastante o Segóvia é que ele elevou a categoria do violão a instrumento erudito. O próprio Villa Lobos, quando se encontrava em salões da elite carioca se recusava a falar que adorava o violão. Porque violão era coisa de "malandro", "seresteiro", "chorões", e era muito mal visto pela sociedade "erudita" da época. O Segóvia mandou todos pro inferno e seguiu em frente, fazendo com que o violão fosse respeitado e tivesse seu merecido lugar. Acho bobagem falar isso aqui, porque vocês sabem disso. Sem contar que o velho Segóvia foi o primeiro a testar as cordas nylon, aprovando o seu uso e disseminando esta nova cultura do nylon pelo mundo. Graças a Deus...hehehehe....(coisa que vocês também estão carecas de saber).Quanto aos CDs do Segóvia, acho ótimo ver o próprio autor interpretando a sua obra. Porque outros intérpretes podem, não diria modificar, mas causar variações no sentimento da música. Já imaginou se tivéssemos hoje a obra de Bach interpretada por ele mesmo? Seria bom demais. Mas respeito sua opinião, e ela servirá em minhas reflexões, quando eu estiver "degustando" os CDs.

Amplexos

Daniel_Barreto
Veterano
# mar/04
· votar


Perfeito comentário

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny

Se a gente não consegue entrar em concordância quanto ao Takamine, pelo menos quanto ao Segóvia....hehehehehehehehe

Curitiba
Veterano
# mar/04
· votar


Os violonistas atuais não seriam nada se não fosse o Segóvia, essa é a real importância dele como músico e violonista, como disse o Majid, seriam ainda todos seresteiros........

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Curitiba

Uaaaaaaaaaaauuuuuu....heheheheh....gostei do teu comentário...:D

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Isso do nylon eu num sabia!! Com certeza a importancia dale para o violão erudito foi enorme

Johnny

Po kra, que tecnica é essa q eu num conheço, como funciona. Qnt ao som dele parece possuir muita potencia mas na minha opinião é mais sujo...

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


evitaerc

Puxa cara! Eu vou dar uma vasculhada nos meus vídeos e vou tentar criar um link para vc ver ele tocando! Mas aguenta que eu sou muito cavernoso em informática, mas tô querendo aprende!

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny

Blz, ia ser maneiro, de flamenco consegui ate uns videos, mas de violonistas classicos é foda de arrumar

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Olá a todos,

Estou colocando aqui alguns sites que possuem vídeos de violão erudito. Em alguns podemos ver o Segóvia interpretando. Espero que os vídeos abram em seus computadores.

http://board6.hanmir.com/blue/Board.cgi?path=db10&db=koh0130b

http://melos.cau.ac.kr/zboard/zboard.php?id=data_video&page=1&category =&sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&prev_no=46

http://www.anavidovic.com

http://http://www.xuefeiyang.com

Amplexos

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

Porra kra, muito fodas todos kra, valeu pela dica, num vo discansar eqnt num baixar todos!!

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Hehehe...também gostei pacas....

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Gostei muito dos vídeos do site:

http://melos.cau.ac.kr/zboard/zboard.php?id=data_video&page=1&category =&sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&prev_no=46

São de boa qualidade e permite o download. Estou salvando o máximo que consigo no meu computador.

Amplexos

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

Porra conferi vizualmente como o puto do john williams é bom pra caralho!!! Esse cara é um monstro do violão!!

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Se é....ehehe...você está só assistindo aos vídeos, ou está também fazendo os downloads, deles? Eu estou salvando o máximo que consigo, pois não sei até quando este site coreano irá ficar no ar. Estes vídeos são relíquias pra mim.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Tem um vídeo de uma coreana executando o Caprice nº 24 de Paganini. Tô abismado. O povo oriental é disciplinado demais. Não sei se você já viu este vídeo, mas quase não dá pra acreditar no que ela faz...

Amplexos

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

to fazendo download kra, ehh eu ja vi uma oriental tocando uma musica do Joaquin Rodrigo, a mulher tinha uma tecnica destruidora. Mas achu q eles são disciplinados e tecnicamente fodas, mas na criatividade achu q eles ficam pra tras... Vo pegar esse video, qual é o nome dele??

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Caprice nº 24 de Paganini, o vídeo da coreana.

Cara, tem uma orquestra de violões executando "Barbeiro de Sevilha" do Rossini do início ao fim....tô cada vez mais bobo....ehehehe...


Amplexos

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

Peguei um duma orquestra de violões executando recuerdos de alhambra, mas eles estavam executando literalmente a coitada da obra, na minha opinião ficou bizarro... Po a coreana que vc falou é um monstro de tecnica, mas pega ela executando um choro achei ate engracada a falta de ginga ehehehe

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


evitaerc

Recuerdos de Alhambra tá mais pra peça solo mesmo! Fica melhor mesmo!

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Qual é o vídeo, especificamente da coreana?
Podes postar o link ae?

Valeu!
=]

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

http://melos.cau.ac.kr/zboard/view.php?id=data_video&page=2&category=& sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&select_arrange=headnum&desc=asc&no=62

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

Po kra o nome dessa coreana é Lie Ji, pega ela tocando uma tal de Kuyanbaba, a musica é linda kra, um pouco repetitiva talvez, mas o tema é lindo

Descobri uma coisa muito doida sobre o segovia, ele era fascista brabo, e tinha posições politicas anti semitas, durante um certo tempo ele não conseguiu tocar nos EUA porque os empresarios judeus simplesmente boicotavam suas apresentações. Ele aparentemente era vizinho de Garcia Lorca e quando este foi levado pelo governo de franco fez vista grossa. Ehh parece que o aparente bom velhinho era um belo de um FDP.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


O famoso virtuosi de violoncelo "Pablo Casals" nunca lhe dirigiu a palavra por causa destas coisas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Andrés Segóvia