Autor |
Mensagem |
DarkMakerX Veterano |
# fev/10
Criei esse tópico para acabar de vez com todos os derivados sobre escala. Peço a ajuda de outros membros, pois não sei tanto de escala, mas tô aqui para ajudar!
Quem tiver conteúdo, contribua!
|
DarkMakerX Veterano |
# fev/10 · Editado por: DarkMakerX
· votar
Escala Maior
A Escala Maior é uma escala diatônica, ou seja, é composta de 5 tons e 2 semitons. A escala maior segue a seguinte ordem:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom
Agora você pergunta, o que são tons e semitons? No caso de escalas, o tom representa um intervalo. Um tom é igual a dois semitons.
Vamos as notas: (Cada nota está sendo aumentada em um semitom)
A A# B C C# D D# E F F# G G#
As notas com o símbolo "#" são sustenidos. Ex: C# = Dó Sustenido Isso significa que de C para C# não andamos um intervalo de tom inteiro, e sim um semitom.
Note que as notas B e E não possuem sustenido. Isso porque se acrescentar um semitom a B não teremos B# e sim um C. Essa parte é um pouco confusa, mas é isso mesmo. Se quisermos acrescentar um tom em B, teremos C#.
Agora a ordem da escala maior vai começar a fazer sentido. Vamos montar a escala maior de C (Dó), usando a ordem no começo do post. Lembrando que como vamos montar a escala de C, vamos colocá-la como a primeira nota e vamos até a nota anterior a ela.
Começamos então com todas as notas:
C C# D D# E F F# G G# A A# B
A ordem da escala maior é:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom
Então vamos pegar a primeira nota, no caso C e colocar antes do intervalo do primeiro tom, para poder visualizar melhor.
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom C
Agora, aumentamos um tom em C para obtermos o segundo tom, que seria D. C + 1 tom = D.
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom C D
Podemos visualisar os tons e semitons como uma conta:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom C +1= D
Como estamos falando de um intervalo de tom, vamos andar duas notas, já que um tom representa dois semitons. E assim podemos continuar com o próximo tom.
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom C D E
Agora chegamos no ponto onde temos que subir um semiton. Olhando para todas as notas no começo post, podemos ver que a próxima nota depois de E é F. Se estivéssemos falando de um tom, teríamos que subir duas notas (1 tom = 2 semitons) então ao invés de F teríamos F#, mas não é o caso. Logo a escala está assim:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom C D E F
Assim podemos preencher toda a escala maior de C:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom C D E F G A B
Para finalizar, podemos conferir que a última nota, B, tem um intervalo de um semitom para a próxima. Como já escrito antes, B não possui sustenido, então vamos para C, fechando o ciclo.
Agora, se você for fazer um solo em cima de uma base de tom C, você pode usar todas as notas da escala maior de C.
http://3.bp.blogspot.com/_Z68GlkeqAec/R7FQ1re5DCI/AAAAAAAAAI0/3q9nyQeJ XL8/s400/shape1.bmp
|
Thiago0 Veterano |
# fev/10 · Editado por: Thiago0
· votar
DarkMakerX Gostei muito da sua iniciativa sei que vai ajudar muita gente,meu conhecimento é que nem o seu,então se precisar de ajuda pra alguma coisa ,pode falar.
|
DarkMakerX Veterano |
# fev/10
· votar
Thiago0 Valeu! Estamos todos para aprender, e a medida qe meu conhecimento aumentar eu vou postando mais.
Fique a vontade para compartilhar o que sabe.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
· votar
DarkMakerX
cade o resto?
rsrs
|
Death Veterano |
# fev/10
· votar
DarkMakerX bacana, mas entra no forum de guitarra http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44660/
|
dom de Deus Veterano |
# fev/10
· votar
Death
muito bacana, tópico bem organizado!!!
|
DarkMakerX Veterano |
# fev/10
· votar
japaubatuba haehaehhea tenho que preparar, mas ainda não tenho conhecimento pra ir muito além. Você, como mestre ancião, podia dar uma ajuda =P
Death Eu não frequento o fórum de guitarra :\ Acredito que outros também não, porque aqui enche de tópico perguntando.
Além do mais que espero ter aqui um material mais didático, pra quem não sabe nada.
|
Death Veterano |
# fev/10
· votar
DarkMakerX pq ao invés disso, vc não pede p/ moderação fixar um topico desse no no forum de violão? assim evita mais um tipo de topico como esse
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
· votar
DarkMakerX
que isso cara fala das pentatonica das menores por enquanto!
|
Caio Gomes Veterano |
# fev/10 · Editado por: Caio Gomes
· votar
Escalas Pentatônicas e relativas menores:
A escala pentatônica é composta por 5 notas. Nela omite-se o 4º e o 7º grau da escala maior. Em Dó por exemplo:
C D E G A C
Está é a forma mais fácil de se fazer uma escala pentatônica maior, porém, se formos fazer a pentatônica menor devemos compreender os intervalos na escala...
A escala pentatônica é composta de intervalos de tons inteiros e terças menores.
No caso da maior:
Tom Tom Terça-menor Tom Terça-menor (oitava)
C D E G A D E F# A B E F# G# B C# F G A C D E G A B D E A B C# E F# B C# D# F# G#
No caso da menor:
Terça-menor Tom Tom Terça-menor Tom (oitava)
C Eb F G Bb D F G A C E F# G# A# C#
Agora, se você reparar bem, a pentatônica menor de dó é igual ao quinto modo (Mixolídio) de uma escala pentatônica menor de Mi bemol. Mas isso é assunto para modos gregos.
Relativas menores e braço do instrumento:
As relativas menores de uma nota você pode encontrar na própria escala maior, é o sexto grau. Em dó:
C D E F G A B
Logo, Am é a relativa menor de Dó.
Agora, se você quiser encontrar mais facilmente sem precisar montar a escala, vá no braço do seu instrumento e coloque o indicador na 7ª casa da mizona por exemplo, você estará apertando a nota Mi, agora ande quatro casas (ou semitons) para trás e você encontrará a relativa menor de Mi (no caso de Mi: Dó Sustenido). Se você quiser encontrar a relativa maior de Mi menor ande quatro casas à frente (no caso de Mi: Sol)
A representação da escala pentatônica menor no braço fica assim:
e---------------------------1-4-------------------------- B----------------------1-4------------------------------- G-----------------1-3------------------------------------ D------------1-3----------------------------------------- A-------1-3---------------------------------------------- E--1-4---------------------------------------------------
Para escalas maiores tem:
e--------------------------2-4--------------------------- B---------------------2-4-------------------------------- G----------------1-4------------------------------------- D-----------1-4------------------------------------------ A------2-4----------------------------------------------- E-2-4----------------------------------------------------
(No caso, a nota que daria nome à escala que estaria tocando seria a terceira nota do desenho (2-4 2-4). Terceira casa da corda lá seria o Dó por exemplo, e que viria seguido do Ré)
Porém eu não sei se essa forma é tão certa assim porque ela não segue a ordem das notas da escala (na verdade segue, porém começa da quinta). Então se alguém puder me tirar esta duvida estarei agradecido.
Nota: Eu escrevi isto a esmo, não me aprofundei para ver se tinha algo errado e nem fui muito detalhista, porém acho que dá pra ter uma ideia. Apontamento à erros são bem vindos.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
· votar
Caio Gomes
e a menor melodica e a menor harmonica?
|
Caio Gomes Veterano |
# fev/10
· votar
Escala menor natural
A escala menor natural é composta de 7 notas e compreende de intervalos de tom e semitom. Escala menor de Lá:
A B C D E F G A
Intervalos:
Tom Semi-tom Tom Tom Semi-tom Tom Tom
A menor natural não tem segredo. Eu não vou explicar tanto porque o DarkMakerX fez um bom trabalho falando da maior natural.
Escala menor harmônica
Para obter uma escala menor melódica a única coisa que deve-se fazer é elevar o sétimo grau da escala menor natural em um semi-tom. No caso de Lá:
A B C D E F G# A
Não tem segredo também, não vou me aprofundar muito explicando porque do aumento em um semi-tom do sétimo grau, porém isto ocorre por causa de progressões harmônicas mais tônicas e melódicas, pode-se dizer que ela gera harmônias melhores ou mais interessantes que a menor natural.
Escala menor melódica
Para se formar uma escala menor melódica pegue a menor natural e eleve o sexto e sétimo grau em um semi-tom. Em Lá:
A B C D E F# G# A
A causa do aumento no sexto grau se deve pois há uma dissonância na menor harmônica que é justamente entre o sexto e sétimo grau, para consertar isto eleva-se o sexto grau formando a escala menor melódica.
Porque das escalas menor melódica e harmônica
Porque numa escala maior natural há uma diferença de um semi-tom do sétimo ao oitava grau (formando uma oitava), assim ela passa para a oitava mais naturalmente. Por isto o sétimo grau é o que alguns chamam de "Nota sensível". Então se fez a escala menor harmônica para se obter está nota sensível, só que nesta alteração foi depois visto que entre o sexto e o sétimo grau havia um intervalo de segunda aumentada. Da mesma forma que um acorde menor é formado por uma terça menor, aqui se encaixa da mesma forma, porém não há tons entre o intervalo. Por exemplo:
Acorde de Dó Menor:
C-Eb-G
É Mi bemol porque é intervalo de terça, na prática é o mesmo que segunda aumentada porém não se pode colocar duas notas iguais na escala então fica o Ré entre o intervalo.
Escala Menor Harmônica de Lá:
A B C D E F G# A
Como pode-se observar, não há nenhuma nota entre a sexta e a sétima.
Compreendendo isto, chega-se à seguinte conclusão: Intervalos de segunda aumentada (que soa igual terça menor) sem nota entre os graus é dissonante, então fez-se a escala menor melódica.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
· votar
Caio Gomes
é isso ae raaz bom trabalho! +1 pra vc!
|
Caio Gomes Veterano |
# fev/10 · Editado por: Caio Gomes
· votar
Escala de Blues
Está nada mais é do que a pentatônica maior ou menor acrescida da blue note (ver abaixo). Contém intervalos de terça menor, tom e semi-tom. Em Dó (pentatônica menor):
C Eb F F# G Bb
Terça-menor Tom Semi-tom Semi-tom Terça-menor
Também existe variações com terça, quinta e sétima da maior natural.
Blue note
A blue note é um intervalo de 2+/3m na pentatônica maior e 4+/5m na pentatônica menor. É a blue note que forma a escala de blues, sem ela a escala é uma pentatônica.
C D D# E G A D E F F# A B E F# G G# B C# F G G# A C D E G A A# B D E A B C C# E F# B C# D D# F# G#
Desenhos da Escala de Blues (arquivo .pdf - link direto da PlayTech)
É muito usado por iniciantes pois não tem notas evitadas e assim soa bem de qualquer forma, é preciso apenas um pouco de criatividade.
PS:
japaubatuba
Haha ;]
|
DarkMakerX Veterano |
# fev/10
· votar
Caio Gomes o/
valeu por contribuir com o tópico!
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
· votar
Caio Gomes
e o blue note?
|
Caio Gomes Veterano |
# fev/10 · Editado por: Caio Gomes
· votar
japaubatuba
Falha minha, editei o tópico deixando a formação um pouco mais clara. Porém eu não sei quais outras definições da blue note a não ser formar a escala de blues...
DarkMakerX
Disponha
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
· votar
Caio Gomes
eu já li em algum lugar nao sei onde que o blue note nao é so apenas e terca e a quinta pode ser qlqr coisa desde que vc saiba o que vc esta fazendo!
|
thaicovsky Veterano |
# fev/10
· votar
Escalas musicais
|
qew Veterano |
# fev/10
· votar
Bacana! Bela iniciativa.
Certa vez eu escrevi algo sobre escalas Bebop, mas nem tenho mais eu acho, se achar eu posto aqui pra ajudar =D
|
carlosmoreno Veterano |
# fev/10
· votar
NOSSA QUE AULAS EM.. TOU APRENDENDO MESMO OBRIGADO PARA TODOS OS PROFESSORES QUE NOS AJUDA AQUI NO FORUM.. VALEUUUUUUUU MESMO..
|
luquinhas12 Veterano |
# fev/10
· votar
up como faço pra começar a improvisar?
|
DarkMakerX Veterano |
# fev/10
· votar
luquinhas12 Pra começar, tem que ter uma noção de escala.
Por exemplo: Se a base está em Dó (C), você sabe as notas da escala e em quais casas estão essas notas, é só tocá-las seguindo o ritmo e fazendo o que você acha que deve.
Isso pra uma improvisação simples.
|
luquinhas12 Veterano |
# fev/10
· votar
DarkMakerX
minha duvida seria tipo,naqueles 123,143,124,sabe,que vai mudanndo ao longo das cordas?
se tipo,eu tenho que improvisar,começando por auqle nota,fazendo o que eu quero,e ir encaixando ouytras notas ao longo do imrpoviso,ou se eu tenho que fazr aquela qescala só,mais nada?
|
RastafariPai Veterano |
# out/14
· votar
Pra não faz tópico novo, vou postar minha dúvida aqui
É necessário aprender todas as digitações das escalas?? (por ex: escala pentatonica menor)
agradeço desde ja
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
RastafariPai
É bom dominar todo o instrumento, se for usar a lógica poderia te deixar com um piano de 2 oitavas que bastaria para fazer base e solo...
Alguém sabe de um livro, ou onde consigo encontrar exercícios - sobre salto de terças, quartas, e afins?
|
FsongB Membro Novato |
# out/14
· votar
crie seu propios saltos tipo escuta os intervalos e começa a cria seus proprios padroes ex 3, 7 , T , 3 da seguda nota da escala assim vai busca recria um som de um intervalo q vc curtiu
|
FsongB Membro Novato |
# out/14
· votar
procura na net por padroes melodicos
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
FsongB
É esse o termo do que eu procuro hehe
|