Escalas - A dúvida acaba aqui

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


FsongB
os modos gregos tem a msm notas certo entaum oq difere um C jonio do G mixolidio e os intervaloes em relaçao a tonica tipo se eu começar por C e jonio por G e milodidio ?

Desculpe a sinceridade, mas acho que primeiramente você deve compreender bem as funções harmônicas "dentro" da escala maior. Do jeito que você está tentando compreender modos sem manjar dos paranauê de harmonia funcional básica tudo se torna mais embolado e difícil.

Mas o que diferencia um C jônio de um G mixolídio é como se aplica eles. Se você tiver uma progressão em Dó maior e aplicar um C jônio ou um G mixolídio sem o devido cuidado com a sonoridade, no final das contas estará tocando nada mais que a escala de Dó maior.

otra pergunta agora sobre menor melodica me expliquem pf pq o 7 e alt eu n entendi essa relaçao


Na verdade a menor harmônica é que tem a sétima alterada (em relação à menor natural). Já na menor melódica, esta tem a sexta alterada em relação à menor harmônica (ou a sétima alterada em relação à escala dórica, aí sim faria sentido.)

Prefiro encarar as duas sempre em relação à menor natural. Assim fica mais fácil de compreender.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Vejo pessoas que fala que notas como ex: Db soa diferente do que o C#, então se analisarmos melhor na teoria existe 21 tons:

Cb - C - C# - Db - D - D# - Eb - E - E# - Fb - F - F# - Gb - G - G# - Ab - A - A# - Bb - B - B#

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Tons não, notas sim.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Qual a diferença entre eles man?

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Tom se refere a tonalidade,subordinação de notas a intervalos determinados

Notas se refere um som com frequência (harmônicos e sub-harmônicos) definidos, o que tu está falando no post inicial.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Então entrariamos a um estudo fonográfico??

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


zodiaco10001

Na música ocidental temos a escala que parte da tônica até a sua repetição (oitava) dividida em até 12 notas. Já na música oriental essa fração da escala se divide em até 24 notas. Essa menor fração da escala é chamada de coma.

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


Ismah
Tom se refere a tonalidade,subordinação de notas a intervalos determinados


Na verdade o tom se refere à altura. E a tonalidade ou é maior ou menor.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Sou descendente em japonês, pretendo fazer pós graduação algum dia la de musica, entao eu teria q estudar tudo denovo na musica oriental?? =s

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


zodiaco10001

Não sei como eles abordam lá o estudo da música. Mas é certo que se estudar música aqui, vai compreender um pouco melhor a música de lá. Isso não se aplica à guitarra ou ao violão, a não ser que seja com micro-bends. Os trastes na escala do instrumento te permite usar apenas as 12 notas. Com um violino, por exemplo, aí a coisa muda. Instrumentos temperados e não temperados.

Insufferable Bear
Membro
# ago/17 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


zodiaco10001
Você poderia fazer sua tese inteira só sobre temperamentos na música oriental, e eu acho o assunto supimpa, mas a música ocidental que temos como o padrão hoje é a música de doze tons e ela é bem simples:
f = 2^(n/12) * 440

Onde f é a freqüência da nota e n é a distância em semitons entre a nota e o A (440 Hz).

Mas a história da música ocidental mostra que também tivemos temperamentos distintos desse aí, o que daria assunto para outra dissertação.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Vish vou sofrer bastante la entao kkkkkkk

zodiaco10001
Membro Novato
# set/17
· votar


Gente Na musica ocidental existem só essas 21 notas q postei?? Eu deixei de colocar o sustenido triplo e os bemol triplo

entamoeba
Membro Novato
# set/17
· votar


zodiaco10001

Não. Como já disseram, são só 12. Só que há uma redundância quando você lista sustenidos e bemóis. A ela dá-se o nome de enarmonia.

entamoeba
Membro Novato
# set/17 · Editado por: entamoeba
· votar


E nessa sua conta tem E#, Fb, Cb, B#. Meu conhecimento em teoria é superficial, mas, que eu saiba, isso non ecziste!

Para ser mais didático, a partir da sua lista, conte comigo:

01) C
02) C# ou Db
03) D
04) D# ou Eb
05) E
06) F
07) F# ou Gb
08) G
09) G# ou Ab
10) A
11) A# ou Bb
12) B

Lembre da enarmonia: mesmo som, nomes diferentes.

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


entamoeba
E nessa sua conta tem E#, Fb, Cb, B#. Meu conhecimento em teoria é superficial, mas, que eu saiba, isso non ecziste!

Na verdade isso existe sim. Depende da armadura de clave onde a escala está escrita. Tomando como referência uma escala de Dó, que não tem nenhum acidente, quando se monta uma escala de C#, naturalmente todas as notas terão sustenido, inclusive as notas Mi e Si.

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


entamoeba

Mas na prática, em violão, baixo, guitarra, o E# = F e o B# = C.

zodiaco10001
Membro Novato
# set/17
· votar


Então pq no violino ouvi falar que notas como ex: o E# tem um som que chega próxima ao F, tenho vontade de tocar violoncelo, e queria ver se existe essa forma de pensar nesse instrumento.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


entamoeba
zodiaco10001

Já li sobre 21, 24, e uma penca de outras... A música oriental joga por terra TUDO o que sabemos de música e se conceituou aqui no ocidente... É outra coisa.

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


zodiaco10001

Sim, nesse instrumento a forma de pensar é essa mesmo. Em instrumento com trastes estamos limitados à enarmonia. Por isso na prática um E# = F.

Agora, se você vai tocar um baixo ou guitarra freetless, você pode pensar da mesma forma, já que não está delimitado pelos trastes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas - A dúvida acaba aqui