Experiência em guitarra ajuda a tocar violão?

Autor Mensagem
claudio_fagundes
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
assim como, na minha opinião, tocar piano contribui sim pra tocar guitarra, violão mais ainda, pois possuem exatamente a mesma estrutura básica. a guitarra é um desenvolvimento do violão.

Você toca os dois? Eu diria que a guitarra de rock é diferente da guitarra de jazz. Eu diria que a guitarra de jazz se aproxima do violão. Que a guitarra de rock é bem diferente ao ser tocada. Os acordes são diferentes e difíceis de serem tocados. Se você toca os dois, certamente sabe o que me refiro.

Eu reafirmo: quem quer tocar guitarra, aprenda na guitarra. É melhor. Aprender os dois ao mesmo tempo é mais difícil.

B.Frusciante
Mas se você ficar 5 anos tocando só guitarra, sem nem pegar no violão, provavelmente vai sentir uma dificuldade muito grande no início, mas talvez se acustume rápido..

Vai sentir dificuldades sim. Vai ser difícil tirar sonoridade. E ainda tem um complicador: tocar o quê no violão e em que violão. Se vai tocarr num tipo folk a diferença não é grande. Pois o folk se assemelha mais com uma guitarra.

Agora, se o cara vai cair para o violão clássico, a coisa vai ficar complicada. Assim cmo, se quiser aprender choro, ou samba. Ou tango... alguém aqui conhece os violonistas de tango moderno?

Concordo com você, quando comparou com o baixo. Talvez baixo e violão de sete cordas tenha alguma semelhança. Não sei. Eu não posso dizer porque não toco nenhum dos dois. Toco violão, guitarra há mais de 40 anos.



icet
Em outras palavras, aprendo guitarra e se um dia estou na casa de um tiu e ele me convida para tocar uma música no violão, eu consigo tirar algum som. Ou ainda, se tem um violão parado na casa de um amigo, e ninguém sabe tocar, posso me voluntariar p/ tocar alguma coisa.

Bem, eu não sei o quanto você toca de guitarra. Mas eu acho que tem uma parte básica que é necessário saber. Agora uma coisa eu sei: aqui no meu studio eu tenho um violão clássico, um violão folk, um folk de 12 cordas, um violão Yamaha flat eletrônico de cordas de nylon e uma guitarra Gibson Les Paul. A diferença de um para outro é brutal. A ponta dos meus dedos é quem melhor sabe disso.


icet
Hehe, kra da áre de exatas é assim mesmo, quer tudo em números ;-) Me desculpem se não estou sendo bem claro. Eu sei que um independe do outro, quero saber o quanto um beneficia o outro.

Eu sou engenheiro. POr essa razão acabei ligado mesmo à tecnologia. tenho um Roland E-50 aqui do meu lado. Trabalho mais com composição, arranjo, studio e direção musical. Sou cada vez menos violonista.

E para falar a verdade cada vez tolero menos o ruído extra-música que fazem os dedos da mão esquerda. Não posso aceitar isso nem em violonistas como Baden Powell, por exemplo.

Essas contas aí é que você faz... não conta nada. O que interessa é meter bronca. Se você quer aprender guitarra, ótimo aprenda. Se sente falta de aprender violão. Vai lá: aprende. Você mesmo vai descobrir as diferenças e semelhanças entre um e outro. Mas não pense que aprendendo os dois vai dominar o baixo ou cavaquinho, ou bandolim... vai ter que dominar um de cada vez.

Eu não posso nem falar muito do começo do aprendizado de violão: eu aprendi aos 8 anos de idade. Aos 13 já tinha guitarra. Aos 16 tocava na TV do Rio nos programas de rock com a minha banda.


brunoandrad
Eu acredito que qse tudo na guitarra pode ser tocado em um violão

Poder pode. Mas algumas coisas ficarão pavorosas. Principalmente aquelas que se usa a tecnologia que a guitarra plugada nos oferece.


brunoandrad
Já o q se toca no violão (bossa nova/flamenco/choro/etc) acho impossivel passar pra guitarra.

Bem eu acho que flamenco não dá mesmo. Por que o Flamengo usa mais que as cordas. Usa o corpo do violão também. Usa o tampo. Mas... quem sabe aparece alguém aí tocando e a gente gostando?

Mas bossa-nova com uma eletro-acústica dá e muito bem. Que o digam Barney Kessel, Joe Pass, Helio Delmiro e muitos outros.

Quanto a chorinho. Vocês já ouviram o Armandinho (que tocou no A Cor do Som, e junto com o pai no trio elétrico mais famoso da Bahia de todos os tempos "Dodô e Osmar") tocando Brasileirinho, Noites Cariocas... O cara é o bicho!

Bem, eu acho que mesmo da guitarra do jazz para a guitarra de jazz tem muita diferença.

Em suma: eu acho impossível uma palavra muito forte.

kiki
não, não dá não. o violão tem menos acesso às ultimas casas (existem violões com cutaway, mas existem tambem guitarras 24 casas).

Sim. Um solista de guitarra conhece escalas impossíveis de serem tocadas no violão.
além dos efeitos possiveis, tanto mecanicos (alavanca, harmonicos artificiais), quanto eletronicos (distorções, modulações).

É. Violão o cara tem que se virar para extrair sonoridade e timbre com o que tem. A guitarra tem muitos mais recursos.

assim como dá pra tocar chorinho, bossa, etc (flamenco acho mais dificil, não impossivel) na guitarra sim. mas é ser meio cabeça dura insistir nisso.

Disse a mesma coisa acima!

No fim:

Tudo depende do que a pessoa pretende. Se quer ser um violeiro de festa, se quiser fazer serenata... é uma. Agora se quiser ser um instrumentista de qualidade, um artista virtuoso (não falo nem "profissional" porque tem tanto profissional ruim)... daí dependerá do domínio do instrumento.

Poderá dominar vários, mas terá que se basear em um. Para mim, guitarra e violão são instrumentos diferentes com técnicas diferentes. O começo pode até ser parecido, mas a mestria em um e em outro, é muuito mais que caminhos diferenciados.

Agora, depois que conseguir dominar um, pode ser que consiga aprender e adquirir maestria em outro instrumento.


kiki
Moderador
# jan/08
· votar


claudio_fagundes
Você toca os dois? Eu diria que a guitarra de rock é diferente da guitarra de jazz. Eu diria que a guitarra de jazz se aproxima do violão. Que a guitarra de rock é bem diferente ao ser tocada. Os acordes são diferentes e difíceis de serem tocados. Se você toca os dois, certamente sabe o que me refiro.
sim, toco um pouco dos dois (nenhum bem), sei exatamente ao que voce se refere.

por isso eu disse a ele, que não dá pra dizer que x meses de um da x meses de outro. isso não existe, tem milhares de fatores somados.

mas uma coisa é certa: se voce quer se aprofundar, tem que fazer escolhas. nunca vi um metaleiro solista virar violonista classico, nem o oposto. uma transição dessas exige estudo.
já vi guitarrista profisisonal dizer que tava estranhando tocar les paul, pois fazia tempo que não pegava uma. imagina pular pra outro instrumento.

mas pelo que eu entendi do topico, é uma coisa mais amadora, de diversão mesmo. é mais ou menos o meu caso, acho que não é o sou. por isso a gente tem pontos de vista um pouco diferentes.

e além disso, o aprendizado da harmonia no violão eu acho mais interessante que na guitarra, acho que o violão se presta mais a isso.

Toco violão, guitarra há mais de 40 anos.
/o/
caramba, puta experiencia!

eu acho impossível uma palavra muito forte.
concordo.

no mais, gostei dos seus relatos historico-pessoais.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


claudio_fagundes
ah, só mais uma coisa: achei interessante que voce perguntou se eu tocava os instrumentos. realmente, sem ter essa experiencia seria dificil entender o que voce disse.

eu acho que todo instrumentista desse genero - guitarra, violão, baixo - tem que experimentar um pouco de cada um, pra saber o que é. sem sentir a pegada, a dor nos dedos, etc., não dá pra sacar. e o violão é um instrumento bem barato, e versatil, da pra ter ele em paralelo a outros instrumentos.

claudio_fagundes
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

mas pelo que eu entendi do topico, é uma coisa mais amadora, de diversão mesmo. é mais ou menos o meu caso, acho que não é o seu. por isso a gente tem pontos de vista um pouco diferentes.
Eu fui profissional lá no começo da vida, não sou mais. Agora toco por prazer e experiências. Eu tive que fazer uma opção. Formei-me em engenharia fiz mestrado e doutorado, sou professor universitário. Agora faço música por puro prazer, mas estou muito mais ligado em produção experimental. Tenho um homestudio e faço trabalhos caseiros sem a menor vontade de voltar tocar em shows etc. Agora estou muito mais ligado ao teclado - um Roland E-50 - que nos violões e guitarras que tenho.


kiki
nunca vi um metaleiro solista virar violonista classico

Mas o Steve Hacket (ex-Genesis - que não é metal) tem um solo bem clássico em Horizons.

O Grieg Lake - do Emerson, Lake & Palmer - tem um solo clássico de The Sage, uma parte de Quadros de uma Exposição, de Mussorgski, rearranjada por Ravel.

E o guitarrista do Black Sabbath (não lembro o nome), num dos primeiros discos da banda, tem um solo bem clássico.

O Jimmy Page também se arrisca a tocar um violao classico vez por outra em solo.

Mas casos de guitarristas excepcionais, não é?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


claudio_fagundes
Agora faço música por puro prazer, mas estou muito mais ligado em produção experimental. Tenho um homestudio e faço trabalhos caseiros
espero chegar em algo assim um dia. quando eu tiver sua idade, quem sabe... =)

Mas casos de guitarristas excepcionais, não é?
o do black sabbath chama tommy iommi
sim, são guiatrristas muito bons, e de sons menos fritadores.
além disso, são incursões no mundo classico, mas não são especialistas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiência em guitarra ajuda a tocar violão?