Minha Experiência no Aprendizado de Violão/Guitarra

Autor Mensagem
gtrlv
Veterano
# mai/08


Olá, pessoal!

Não sei se este é o fórum certo pra este tópico, mas, lá vai:

Estive pensando em um tópico onde fossem postadas as experiências de cada um no aprendizado de violão ou guitarra.

Tipo assim: a pessoa faz um resumo de como foi ou está sendo sua maneira de estudar, que método utiliza/utilizou (mesmo que próprio), quanto tempo passa/passou nos estudos, suas dificuldades e avanços, aonde quer chegar (quem já chegou aonde queria, também), etc.

Minha intenção é que isso sirva de parâmetro pra quem ainda está estudando (como eu), de modo que, vendo as experiências dos outros, tenha uma melhor idéia se está no caminho certo para as suas pretensões, aprendendo com os erros e acertos dos demais colegas. Ou seja, compartilhar o que está fazendo no campo da música com o maior número possível de pessoas, criando um espaço (aqui) onde se possa contar as vitórias e eventuais frustrações diárias e, com certeza, receber o apoio de todos para continuar seguindo em frente.

Acredito que isso sirva como mais um incentivo pra quem está começando ou mesmo para aquele que já toca bem (pois seria outra maneira de ajudar aos demais).

É claro que o que funciona pra uns, pode não funcionar pra outros. Mas, conhecendo as vivências de cada um, tem-se um horizonte maior de possibilidades.

Bem, espero que a idéia seja boa!

Logo, logo, postarei o meu "resumo".

kiki
Moderador
# mai/08 · Editado por: kiki
· votar


vamo la

desculpem a falta de acentos, to num laptop, fica tudo trocado.

toco violao amadoristicamente, em casa, e no maximo em festas de amigos. tambem toco um pouco de baixo e guitarra, mas acho que violao e meu principal.

toco ha uns 11 anos, porem nunca estudei a serio. tudo que aprendi foi com os amigos, com a pratica, e mais recentemente coma internet.

alguns amigos meus, que faziam aulas de violao ou guitarra, me deram as principais dicas sobre postura, batida, etc.um pouco de escalas e tal, quando eu comecei.
os acordes eu aprendi na base da revistinha mesmo, decorando tudo.

mais pra frente fui aprendendo partitura meio na marra, com ajuda de uma amiga que toca piano erudito. tambem aprendi o basico de tonalidade, escalas, etc.

ameacei enveredar pro violao erudito, mas desisti. exige muita dedicacao.
atualmente me foco em violao popular, de rock-pop a mpb-samba-bossa.

o que mais faco hoje e tirar musica, e tocar sempre. nao estudo, pretendo um dia.
mas pela pratica to conseguindo aprender um pouco de harmonia, formacao de acordes e tonalidades, etc. e viva o cifra club!

enfim, o basico e isso. nao vou escrever mais pra nao ficar longo. se ficar alguma duvida, e so perguntar.

aguardo os depoimentos dos outros amigos do violao!

EnrickAlves
Veterano
# mai/08
· votar


Bem... toco violão há mais ou menos um ano e meio.
Sei pouquissimo, minha prioridade nesses tempos tem sido a guitarra. Andei aprendendo um pouco de parte teorica, partituras, harmonia funcional, escalas, mas nada de músicas. Ultimamente estou esperando minhas unhas crescem para aprender uns dedilhados (adoro dedilhados em violão). Também vou me arriscar e tirar umas músicas, afinal, para um bom solo é preferivel ter uma boa base.
Abçs

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


Heheh, acho que eu sou mais ou menos parecido com o kiki.

Em outubro de 1999, peguei o meu primeiro "salário" (1 salário mínimo como ajudante de professor na faculdade) e comprei o violão mais barato que tinha na loja e umas daquelas revistinhas "aprenda a tocar violão". E só.

Eu odeio exercícios. Sempre vi a música como uma diversão, e comecei a tocar para desestressar da faculdade. Então, resolvi só tocar por prazer. Nada de exercícios chatos. Também não tinha amigos que tocassem. E nem vídeos. Nem internet eu tinha direito. Então, fui inventando o meu próprio jeito de tocar. O método é simples: tocar e cantar as músicas que forem dando vontade. De vez em quando, gravar coisas e compor. E é o que eu faço até hoje.

Por isso, acho que o meu desenvolvimento foi bem lento, e eu até hoje sei muito pouco. Consigo enganar um pouco, mas toco de um jeito esquisito, que quem olha percebe ser fruto de auto-didatismo, hehehe. Eu sei muito pouco sobre teoria, componho com base quase que exclusivamente na intuição, sou péssimo em improvisos, e sou analfabeto funcional no que diz respeito a partituras. Acho que eu toco usando mais os ouvidos mesmo. Se parecer certo, é porque tá certo.

Claro, mesmo tocando tudo errado, eu melhorei um pouquinho nesses quase 9 anos. Em tudo quanto é aspecto. Minhas primeiras gravações eram tenebrosas. Eu cantava berrando. Meus equipamentos eram bem simples (um Giannini estudante, um violão chinês genérico, uma guitarra Tonante e uma caixa Frahn).

Um evento recentes que mudou muito as coisas para mim foi a vinda para o Japão, em 2005. Quando vim para cá, naquele esquema de tocar nos churrascos e só, fui escalado para participar de uma "feirinha cultural", e adorei a experiência. Me surpreendi ao notar que eu podia tocar algo minimamente apresentável. Também descobri que aqui os equipamentos eram muito, mas MUITO mais baratos que no Brasil. Além disso, como fiquei distante da amiga que tocava comigo (eu que ensinei!), passamos a mandar gravações pela Internet.

Resultado: comprei montes de equipamentos, as gravações foram se sofisticando, e eu passei a tocar de vez em quando de noite em open jams daqui. Agora estou meio sem tempo para elas, mas foi muito bom para ver que, apesar de ter seguido por um caminho torto, eu ainda posso tocar algo minimamente agradável.

Moral da história: se você quer ser um bom músico, profissional, completo, não recomendo fazer o mesmo que eu. O meu jeito é lento, tortuoso, e errado. Mas no Japão, mesmo alguém tosco pode comprar uma Gibson, hahahaah.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


kiki
Bog

tb to sem acentos
sei lah veio achei interessante a historia de vcs dois

a minha comecou assim
minha mae sempre gostou de teclado e como eu era moleque e me empolgava com qualquer aparelho novo q aparecesse em casa eu gostava de ficar fucando, entao fiz a cabeca dela para comprar um desses baratinho msm so pra ver como era e esse teclado ficou em casa uns 3 anos sem muito uso.

Ai um dia apareceu uma banda chamada mamonas assassinas q me fez ter vontade de ter uma banda ( tah eu sei isso eh ridiculo) ai comecei a fazer aula de teclado durante tres anos depois disso fiz a tal banda depois fiz aula de piano e depois baixo e agora finalmente estou na aula de violao

to envolvido com musica jah faz mais de 10 anos mas acho q deveria ter levado mais a serio e ter me decidido por um instrumento essas troca so atrasa pro meu lado mas acho q o violao e o baixo sao definitivos (acho eu rsrsrs)

treino com frequencia entendo um pouco de tablatura partitura e sei umpouco de teoria mas ainda tah longe de chegar onde eu quero acho q vai levar mais ums 10 anos

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


japaubatuba

Hhahaah, eu na verdade comecei a rigor ainda na época do colégio. Entre 1992 e 1994, eu tive aula de música. "Aprendi" a ler partitura e a tocar flauta doce. Mas aprendi tão bem que nas provas eu precisava ir com a música decorada, senão me perdia na 2a linha da partitura, hahahaah. Então esses 3 anos nem contam, né!

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


EnrickAlves
legal... so nao concordo com uma coisa: nao precisa ter unha pra dedilhar. eu prefiro sem unha.

Bog
eu ate tive alguns amigos, poucos (uns dois ou tres) que me serviram pra dar um pontape inicial.
mas foi quase tudo na raça.
como nao moro no nihon, meu equip ainda é meia boca...

sobre um nivel apresentavel, isso é bem relativo. eu não me acho um bom violonista. mas de vez em quando eu vejo uns por ai tocando em bares e ganhando dinheiro que ate doi... da vontade de ir pra noite tirar um dinheiro...

japaubatuba
( tah eu sei isso eh ridiculo)
que nada! é isso que te motiva! tem que gostar de musica pra tocar musica!

gtrlv
e voce?

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Bog
é verdade, eu tinha esquecido disso. na verdade mesmo, eu toquei teclado com uns 5 anos de idade.

a gente sempre teve um teclado em casa, e aprendeu os do-re-mi-fás. claro que é muito pouco, mas foi alguma coisa. quando a gente resolveu comprara instrumentos e montar uma banda - viu japaubatuba? era época de mamonas tambem - eu pelo menos ja sabia onde tinha os sustenidos. meus amigos nao sabiam nada...
hahaha

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


kiki
nao precisa ter unha pra dedilhar. eu prefiro sem unha.

Somos 2... Eu na verdade tenho o péssimo hábito de devorar as minhas uhas. Meus dedo são buniiiiiiiiiitos.

como nao moro no nihon, meu equip ainda é meia boca...

Hahahah, eu só comprei mesmo porque aqui é tão barato que dói na alma não comprar. :P

sobre um nivel apresentavel, isso é bem relativo. eu não me acho um bom violonista.

Eu também não, hahaha. Também nunca pensei em fazer dinheiro com isso. O máximo que eu já ganhei foi um suco de abacaxi da garçonete do barzinho.

Mas assim... digamos que antes eu levava o violão para os lugares e todos saíam correndo. Vexame total. E depois eu pude fazer uma musiquinha para a minha namorada e ainda receber elogios naquele "concurso de vocalista amador" que teve há uns tempos. Então, quando digo "apresentável", estou falando em algo que não faça todos taparem os ouvidos, haahahah.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Bog
é, acho que eu to nesse nivel tambem.
meus amigos gostam de me ouvir

[/minhamaedizqueeusoubonito]

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


Bog
vc tb era mamonas assinas?kkkk
kiki
yeah mamonas na veia

[nostalgia on]
eita epoca boa!!!
minha banda era tao ruim q levamo um mes pra conseguir tocar sabado de sol no tempo certo.

lembro ateh hj do equip da minha primeira banda era

uma guitarra da dolphim(eh assim q escreve?)faltando 2 captador
um baixo eagle zero km
teclado casio ca110
bateria central 7 pecas aquela do anuncio da revistinha de musica
tudo ligado numa caixa da brabus kkkkkkkk

o nosso baixista nunca tinha visto um baixo ai fomos afinar os instrumentos (ou pelo menos tentar) qd chegou no baixo(o baixo tinha sido acabado de comprar nos so estavamos esperando ele comprar pra ensaiar) ninguem sabia como afinar o cara so tocava violao a uns 3 meses fomos ateh um barzinho na esquina q tinha um tiozinho q manjava ele falou o seguinte "a afinacao eh igual a 4 cordas grossa da guitarra!) foi afinar a primeira corda e jah estourou (nao sabiamos q era a msm afina so q uma 8va abaixo!) kkkkkkkkkk

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


ops
[nostalgia off]

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


japaubatuba
vc tb era mamonas assinas?kkkk

Não, nunca gostei muito deles. Eu gostava mais de Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Pato Fu e outros pop rocks da vida.

Não deixa de ser curioso que anos depois, um dos impulsos que eu recebi foi exatamente ter conhecido pessoalmente o John e a Fernanda (do Pato Fu)!!! Foi depois de uma conversa com o John que eu comecei a tocar no barzinho. Mais surreal foi eles voltarem quase 2 anos depois e usarem o meu violão nos shows. Tipo... eu pensei: "nossa, eu comecei a aprender tocando as músicas deles, agora eles estão tocando com o meu violão". Situação altamente surreal. =P

gtrlv
Veterano
# mai/08
· votar


kiki
EnrickAlves
Bog
japaubatuba

Muito legal os "depoimentos" de vocês! Valeu, por responderem à minha proposta inicial!

kiki

e voce?

Ói eu aqui! rsrs

Gostaria muito de ser sucinto como vocês, mas não tenho esse dom. Então, lá vai:

Bem, após muitas idas e vindas, sempre recomeçando depois de intervalos de meses e até anos, há sete meses estou estudando quase que diariamente (ainda que muitas vezes, só 50 min. por dia).

Escolhi, provavelmente, o caminho mais difícil: através de partituras e por um método em que a gente só vê os primeiros acordes depois de um bom tempo (alguns meses, dependendo do ritmo de estudo). Ao longo do caminho, vou fazendo exercícios que, ao mesmo tempo, preparam a coordenação motora, a leitura da partitura, a divisão rítmica, solfejo, harmonia, etc. Acontece que sou metódico e preciso ver meus progressos através de um "roteiro" pré-determinado. Assim, me sinto mais seguro de que terei um aprendizado consistente e abrangente. E de que estou avançando, de fato.

Então, à medida que vou "vencendo" as lições, fico mais animado em prosseguir. Tem horas, é verdade, que fico meio desanimado com a lentidão do meu progresso, pois não disponho de muito tempo pra praticar. Às vezes não sei quando é o momento de passar adiante, nas lições. Em outros momentos corro mais um pouco... Mas, o importante é que tenho sido perseverante e paciente comigo mesmo (e com o método), como nunca antes! Assim, quando não consigo mais me concentrar (esse é o meu fraco!), dou uma parada e volto mais tarde ou no dia seguinte. Deste modo, estou conseguindo seguir em frente. Às vezes retrocedo um pouco, quando acho que corri demais, mas não desisto.

Apesar de não ter qualquer pretensão de me profissionalizar no instrumento, gosto de um violão ou guitarra bem tocados. Sempre desejei isso, pra mim. Por isso quero ter uma boa "formação". Meu objetivo não é simplesmente tocar músicas no violão, mas, saber tocar bem o violão/guitarra, saber improvisar, etc. Não que eu não dê valor a quem toca só de ouvido ou só acompanha. Pelo contrário! Acho que o violão é mesmo pra divertir, unir as pessoas. Tenho amigos que só tocam por revistinhas (ou cifra club), e a gente se diverte bastante – eu, só ouvindo. Mas, eu, particularmente, quero tocar músicas com mais "conhecimento de causa". Sem firulas, mas com detalhes. Não sei se estou conseguindo me expressar direito.

Fiz algumas aulas com um professor de guitarra, com quem aprendi coisas importantes como postura, colocação correta das mãos, palhetada e alguma teoria. Mas, como eu não tava conseguindo dar conta do recado, resolvi pegar uma boa base em casa, no meu ritmo e, no futuro, voltar lá pra pegar melhor os macetes do violão e da guitarra – atualmente, meus estudos estão mais voltados para o violão, apesar de eu estudar com uma guitarra. Reconheço que sou muito complicado, mas, de outro jeito, não consegui ter "tara" em aprender a tocar.


No momento, estou praticando diversos tipos de dedilhados, fazendo exercícios de leitura e divisão rítmica, exercícios para ganhar independência dos dedos (tudo na partitura), conhecendo os primeiros acordes e alguns ritmos. Em mais alguns dias, começarei a estudar teoria (harmonia) – é tipo um programa, com início, meio e fim. Ainda tenho muita dificuldade com as batidas da mão direita e sempre fico na dúvida de quanto tempo devo repetir um determinado exercício antes de passar para o próximo. Às vezes acho que demoro muito pra mudar de exercício, mas é que a execução não tá saindo tão boa quanto creio que deveria. Esta é a parte em que um professor me faz mais falta. Meu maior problema, como já disse, é a dificuldade em concentrar-me durante os estudos. Muitas vezes estou tocando um exercício, e a cabeça tá noutro lugar. Aí percebo, e volto a prestar atenção.

Bem, gosto de MPB, Bossa Nova, Rock, Pop Rock, Hard Rock e outras coisas mais. Também gosto de música instrumental (violão e guitarra). Tenho vários dvd's de shows, os quais sempre me dão mais vontade de aprender a tocar. Acredito realmente que vou conseguir atingir o meu objetivo, ainda que demore um pouco. Esse é um sonho antigo e não vou abrir mão dele.

Ok, acho que já falei demais. Desculpem-me se o texto está cansativo!

Abraços!

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


gtrlv
Pelo contrário! Acho que o violão é mesmo pra divertir, unir as pessoas.
é, eu to mais nesse esquema atualmente.

Mas, eu, particularmente, quero tocar músicas com mais "conhecimento de causa". Sem firulas, mas com detalhes. Não sei se estou conseguindo me expressar direito.
eu queria. até perceber que não tenho muita paciencia pra estudo serio e metodico, alem de perceber que conseguiria conciliar com outras coisas (como facul).
quem sabe no futuro.

e sempre fico na dúvida de quanto tempo devo repetir um determinado exercício antes de passar para o próximo.
huahuahuaa
isso eu nunca consegui fazer. exercicios eu faço quando da vontade.

gtrlv
Veterano
# mai/08
· votar


kiki

eu queria. até perceber que não tenho muita paciencia pra estudo serio e metodico

Até que eu tenho. O problema, é que não sou tão aplicado quanto acho que deveria (é meio contraditório, mas é isso). É o lance da concentração. O período em que realmente fico focado é um tanto curto. Daí eu não conseguir extrair o máximo do tempo que tenho pra estudar.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


gtrlv
mas sendo metodico, e fazendo isso com frequencia (diariamente, a cada dois dias, como puder) vale sim fazer um pouquinho por dia.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


kiki
vc eh um cara de sorte conseguir fzer faculdade e fazer sobrar tempo para o violao qd eu fazia facul praticamente abandonei a musica tocava muito raramente

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


gtrlv
e sempre fico na dúvida de quanto tempo devo repetir um determinado exercício antes de passar para o próximo.
cara eu faco o seguinte qd tenho um exercicio pra fazer eu sempre uso metronomo ai vejo em q velocidade eu consigo fazer sem errar vamos supor um ex em q eu consiga fazelo a 100bpm normalmente ai como meta imagino a velocidade q o professor vai exigir e aumento um pouco acima disso por ex uns 140bpm
e assim por diante eu sempre faco assim pra ter uma nocao do meu desempenho isso no caso de agilidade

qt a falta de atencao eu tb sofro muito disso eu sou praticamente incapaz de tocar uma musica inteira se tiver um tv ligada por perto
qd to sem saco pra estudar essas paradas mentais eu fico fazendo exercicios mecanicos tipo exerc. p/ velocidade, mudanca de acordes complicadas, ou alguma tecnica e fico fazendo isso vendo tv sem pensar no violao apenas fazendo qd percebo sai naturalmente!

eh isso espero ter ajudado

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


japaubatuba
vc eh um cara de sorte conseguir fzer faculdade e fazer sobrar tempo para o violao qd eu fazia facul praticamente abandonei a musica tocava muito raramente
hahaha...

não é bem sorte, é parte da minha filosofia de vida.
eu sempre reservo tempo pra fazer as coisas que eu considero essenciais na minha vida, como comer e dormir com qualidade, curtir os amigos e a familia, e tocar musica.

as vezes passo uma semana sem tocar nada... fico meio triste, quando pego pra tocar sai tudo torto. agora eu tento tocar pelo menos umas tres musicas, quse todos os dias. só pra nao enferrujar os dedos.

não é a toa que estou no setimo ano da facul (vou terminar agora), dei uma esticadinha.
felizmente minha condição economica permitiu isso... fico triste com casos de gente que nao consegue tocar por que tem que trabalhar e estudar...

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


bom vou tentar ser curto o suficiente para não ficar cansativo.

Comecei na música como percursionista da turma de pagode de colégio.... pagode era moda a mulecada se divertia e ainda tirava uma onda com as meninas...rs.. isso éra em 96 / 97.

Com a onda de pagode comecei a frequentar as rodas de samba aqui de Santos e acabei por entrar para um grupo formado que estava precisando de mais gente.. nunca vi grupo de pagode com menos de 6!! hahahaha.

Nesse grupo o cavaquinhista (demorei pra aprender essa palavra) estava com propostas de outros grupos e iria nos deixar. (snif) e eu decidi assumir o cavaco.. sem saber nada, chamei ele de canto (negão de quase 2 metros de altura com apelido de MAIZENA, ve se pode..rs) e pedi para ele me dar aulas que eu assumir no grupo o lugar dele, com 2 meses de aula, na época eu era um vagabundo q nao trabalhava só estudava..rs.. acordava com o cavaquinho e ia dormir com ele, então com essa dedicação toda com 2 meses eu já estava apto a assumir a bronca.

Dentro da harmonia do grupo comecei a tomar gosto pelo violão e baixo, até então audo-didata nesses dois intrumentos, me interessei muito por harmonia em geral que decidi fazer conservatório musical com violão erudito e popular e teoria musical.

Bom fiz 2 anos de conservatório.. aí eu já estava tocando MPB, rock/pop nos barzinhos da vida.. e ainda com o pagodão..rs.. esses dois anos de conservatório foram entre 97 e 2000.

Tomei gosto pelo jazz, blues, e comecei a correr atrás da bola.. fazendo algumas aulas com feras aqui, outras ali, dando umas aulinhas básicas por aí.. e sempre estudando e evoluindo.

Quando fui fazer umas das faculdades em 2002 parei com a música.. já não dava mais pra conciliar estudo e trabalho, só ficava em casa.. tocando pra familia e sempre estudando.. mas deixei de ser músico, ainda tinha uma banda que se apresentava de vez em quando.. tínhamos tipo 1 ensaio e 1 apresentação por mês, bem devagar era o ritmo,aí na sequencia veio casamento... aí a música ficou depois da mulher, trabalho, estudo.. já viu né?

E essa sequencia de poucos ensaios com algumas bandas.. pouquíssimas apresentações perdurou até o ano passado, quando decidi voltar a ser músico.

Hoje faço alguns free-lancer e tenho algumas casas que toco, mas ainda esotu devagar no ritmo de músico.. estou voltando aos poucos.. esotu com 2 projetos em andamento bacanas, um com som de barzinho... com muito mpb, com uma pegada jazz bem legal, e uma banda de blues que estamos tendo algumas apresentações interessantes.

no resumo é isso.. tenho muitos mais detalhes a contar..rs.. mas não vou me alongar mais.

paz,
abs.
Voltei a tocar profissionalmente

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


TioAle
na época eu era um vagabundo q nao trabalhava só estudava..rs.. acordava com o cavaquinho e ia dormir com ele,
trocando o pagode pelo rock e o cavaquinho pelo violão, foi assim que eu comecei tambem.
não fazia nada alem do colegio, tocava violao todos os dias...
depois eu nao me aprofundei tanto quanto voce.

mas pelas suas datas, a gente tem mais ou menos a mesma idade. voce ja é casado?

conta um pouco mais da tua experiencia profissional (ja foge um pouco do tema do topico, eu sei).

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


kiki
mas pelas suas datas, a gente tem mais ou menos a mesma idade. voce ja é casado?

sou muleque novo.. apesar da pouca idade comecei cedo com 16 pra 17 anos já trabalhava, não sou casado civilmente, mas moro junto com a mulher desde os 21.


conta um pouco mais da tua experiencia profissional (ja foge um pouco do tema do topico, eu sei
vou contar da minha experienci profissional de musico. acho q é isso q vc perguntou e não minha experiencia profissional como analista de sistemas.

como eu disse comecei tocando pagode, na época final da decada de 90 inicio dos anos 2000 o pagode era um vírus, em todo lugar tinha.. fiz algumas gravações com grupos e acompanhei muitos grupos da cidade.

em 98 comecei nos bares das cidades.. fiz alguns gravações como free-lancer e arranjador tbm. ainda não fiquei famoso, só fiz trabalhos para bandas pequenas. Sempre tocando em bares e casas aqui em santos e baixada santista, poucas vezes toquei em são paulo, mais na época do pagode que fiz algumas apresentações na capital e no interior, aqui no litoral éra constante, tocava de quinta a domingo e alguns no meio da semana, sem contar nas barracas de praia.

mais ou menos na metade do ano 2000, o pagode já não me agradava mais, estava cansado tocava muito, éram tardes inteiras, apresentações noturnas de 4 horas... um absurdo, e já não mais valia o $$ e estava cansado fisicamente e mentalmente disso, então decidi ficar só no pop rock. Sempre tocando na noite principalmente acústico, pois gosto mais de violão à guitarra, então sempre nas casas noturnas da região.

desde o final do ano passado estou procurando uma formação ideal para som de acústico, já tive 4 formações com 3 vocalistas diferentes, mas até agora nenhuma formação foi agradável, ou por questão pessoal ou musical. Nesse meu retorno ainda estou voltando ao cenário da região, portanto bem devagar ainda.. só fazendo algumas casas, pelo menos em média 1 vez por semana estou tocando em algun lugar.
então esotu com uma formação de banda acústica, comigo nas cordas ( ou aço ou nylon, ou craviola, depende muito do repertorio e do estilo que vou fazer na data) mais uma vocal e um percurssionista (cajon e apetrechos). E uma formação de blues acústico, que é um público mais segmentado, com uma percurssão tbm, um vocal, gaita e eu nas cordas. Agora estou trabalhando para conseguir alguns free-lancers e umas composições, não faço letra só melodia e harmonia, pra voltar a aparecer no cenário, e com força de vontade e bom trabalho vou conseguir um bom espaço.

acho que é mais ou menos isso.

gtrlv
Veterano
# mai/08
· votar


japaubatuba

...eu sempre uso metronomo ai vejo em q velocidade eu consigo fazer sem errar...

Tambem uso metrônomo, mas só até uma velocidade "nomal", sem forçar muito. Mas, gostei da idéia! Na realidade, o professor de guitarra já havia dado esta dica, mas não como parâmetro pra mudar de exercíco.

espero ter ajudado

Pode crer!

TioAle

bom vou tentar ser curto o suficiente para não ficar cansativo.

Legal, o texto! Tem espaço pra escrever mais! rs

gtrlv
Veterano
# mai/08
· votar


Ops!

Demorei a enviar a mensagem, aí saiu depois do segundo post do TioAle.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


TioAle
legal, era isso mesmo que eu queria saber!

vou contar da minha experienci profissional de musico. acho q é isso q vc perguntou e não minha experiencia profissional como analista de sistemas.
hahaha

era isso mesmo, eu nao disse, mas tava implicito ne?

formação de banda acústica, comigo nas cordas ( ou aço ou nylon, ou craviola, depende muito do repertorio e do estilo que vou fazer na data) mais uma vocal e um percurssionista (cajon e apetrechos).
pois é, eu tava afim de montar um negocio meio asism, por isso eu perguntei.
meu irmão ta tocando cajon e pandeiro, fica bem bacana, acho que casa bem com violão.
eu tinha uma vocalista, mas ela caiu fora... no meio da facul a gente tentou montar um esquema, mas nao dava tempo. agora que eu to terminando a facul e ia dar tempo de pensar nisso...

enfim, legal seu depoimento. se for tocar algum dia aqui na capitar da um toque!

TioAle
Veterano
# mai/08 · Editado por: TioAle
· votar


kiki
era isso mesmo, eu nao disse, mas tava implicito ne?

hahahahha tava sim.. só escrevi isso para ocupar mais uma linha... rs, e aproveitar a deixa pra dizer oq faço de dia...rs

enfim, legal seu depoimento. se for tocar algum dia aqui na capitar da um toque!

valeu..! =) com crtz... ou qdo for descer aqui pra praia avisa que passo a agenda (parece até q estou cheio de shows) rs.

gtrlv
Veterano
# mai/08
· votar


Legal, gostei das histórias!

A participação do pessoal foi mais rápida do que pensei! Muito bom! Só senti falta de comentários sobre a "ralação" no processo de aprendizagem, propriamente dito.

De qualquer forma, foi uma maneira bem bacana de a gente saber um pouco mais dos participantes do FCC. Acredito que todos gostaram de contar um pouco da sua história, aqui.

Espero que mais gente participe! E que os que já participaram continuem a enriquecer o tópico! Garanto que histórias não faltarão! rs

Abraço!

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


gtrlv
Só senti falta de comentários sobre a "ralação" no processo de aprendizagem, propriamente dito.
bom, no meu caso não houve muita. eu nunca estudei sério, portanto nunca ralei. só toco por prazer, e assim vou aprendendo aos pouquinhos até hoje.

o maior sofrimento foi mais ou menos o primeiro mês, quando meus dedos doíam e eu insistia em tocar. e a maldita pestana que não saía...

Legal, gostei das histórias!
eu tambem! é bom saber quem são as pessoas que a gente conversa aqui.
ainda falta gente, mas o violão é devagarzinho mesmo... aguardemos!

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


kiki
gtrlv

bom, no meu caso não houve muita. eu nunca estudei sério, portanto nunca ralei. só toco por prazer, e assim vou aprendendo aos pouquinhos até hoje.

o maior sofrimento foi mais ou menos o primeiro mês, quando meus dedos doíam e eu insistia em tocar. e a maldita pestana que não saía... (2)


Heheh, é simples: a minha evolução foi tão lenta que eu nem percebi. Só notei que depois de alguns anos as caras de desgosto se transformaram em "Bog, traz o violão", hahahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha Experiência no Aprendizado de Violão/Guitarra