Experiência em guitarra ajuda a tocar violão?

Autor Mensagem
icet
Veterano
# jan/08


Olá pessoal, eu estou decidido a aprender a tocar guitarra e somente rock/metal. No entanto, quero começar pelo violão pq acho muito mais comum chegar na casa de um conhecido (geralmente família) para algum evento (fim de ano, aniversários) e encontrar um violão "sobrando" do que uma guitarra :-) Tb por causa da portabilidade.

Já li muitos tópicos sobre o assunto violão vs. guitarra aqui no fórum, não é "bem" isso que me interessa. O que eu quero saber basicamente é:

- Vale a pena aprender umas 3+ músicas no violão, só p/ essas ocasiões e depois me dedicar à guitarra? Claro, não que eu preciso abandonar o violão, mas se fosse esse o caso...

- Existe algum cenário onde eu conseguiria acompanhar alguém no violão, ou então "improvisar" uma música simples/popular na hora? Tipo, se eu sei tocar violão (1 ano?), e tenho experiência em guitarra (5+ anos), isso ajuda?

- Se eu aprender apenas guitarra, existe alguma música que eu conseguiria tocar no violão, ou o tamanho dele mais as técnicas específicas de violão tornariam a música muito ruim / difícil de tocar?

Valeu

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


icet
uma respota geral: sim

tambem sou contra isso de um vs. o outro. acho que vale saber um pouco dos dois, e especializar em algum. pelo visto voce quer guitarra.

não entendi bem suas tres perguntas, mas acho que é sim pra elas também. o basico é exatamente igual pros dois. mas muda muito a pegada, as tecnicas, o que funciona melhor em cada um. isso voce tem que tocar os dois pra perceber.

douglas de oliveira e silva
Veterano
# jan/08
· votar


Aí Kiki
acabamos de falar desse assunto no outro tópico,hahaha

Bruh_figura
Veterano
# jan/08 · Editado por: Bruh_figura
· votar


Olha sinceramente sao instrumentos com tecnicas diferentes porem que possuem as mesmas notas no braço e os principais conceitos são basicos.
Tenho costume de ver amigos guitarristas pegarem meu violao e fazerem bend e puxarem as cordas pra baixo apenas fazendo power acordes,é meio complicado se vc toca guitarra vc sabe segurar um violão e tirar os acordes e notas mas são técnicas diferentes a sonoridades diferentes.
Esses dias tava vendo o tal do Kiko Loureiro tocando violão achei a pegada dele mt ruim e o timbre muito fraco,acho isso um exemplo claro de como um guitarrista tão comentado não conseguiu tocar violão com tanta gloria.
Vc podera pegar o violão e arriscar alguma coisa sim ,mas provavelemnte não tocara como um violonista o que já é previssivel.
Mas acho que vc deveria estudar os dois se vc gosta de guitarra compre uma e va atras,com o tempo compre um violao de 200 reais e vai tirando sozinho em casa batidas e musicas populares,concerteza vc ira se sair bem.


se cuida ;)



Ps:para improvisar em musicas seria bom e acho que o unico jeito seria estudando teoria.

LeandroP
Moderador
# jan/08
· votar


icet

A teoria é a mesma pros dois instrumentos, e as técnicas são muito parecidas. A diferença é que o violão possui recursos que a guitarra não possui, e vice-e-versa.
É melhor estudar guitarra no violão do que não estudar nada. De qualquer forma o que se aprende em um, pode se adaptar em outro... desencana!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


douglas de oliveira e silva
pois é, ele sempre aparece.

é normal, é muito mais facil as pessoas terem um violão, mas a maioria da garotada quer mesmo tocar guitarra. ai fica esse dilema.

Bruh_figura
Esses dias tava vendo o tal do Kiko Loureiro tocando violão achei a pegada dele mt ruim e o timbre muito fraco,acho isso um exemplo claro de como um guitarrista tão comentado não conseguiu tocar violão com tanta gloria.

sim, tambem ja vi. é um tipico guitarrista tocando violão. não dá pra extrair o melhor de um instrumento com a tecnica do outro.

mas se for só pra brincar, dá e sobra.

Mas acho que vc deveria estudar os dois se vc gosta de guitarra compre uma e va atras,com o tempo compre um violao de 200 reais e vai tirando sozinho em casa batidas e musicas populares,concerteza vc ira se sair bem.
assino em baixo.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


LeandroPanucci
postamos ao mesmo tempo, então só pra constar: concordo.

andreRO
Veterano
# jan/08
· votar


Cara na boa................eu tiro por mim mesmo.........

Sempre toquei guitarra com distorçao!!!!

Sou acustomado a fazer acordes com 5ª e maiores e menores!!!!

Veio quando pego um violao q tem uns acordes do tipo D/F# eu me enrolo um pouco........ mas isso nao me impede de tocar viola!!!!haauhaa

So q e o seguinte: e nao mando quase NADA no violao! Tipo toco umas 10 musicas NO MAXIMO!!!!!

So q tbm nunca me interessei pra aprender mais q isso =]..... sei la é questao de gosto mesmo saca?????

Tipo quando vo na casa da minha namorada.......ela manda um monte de musica no violao e eu fico mais e olhando mesmo ahauhauah......... tipo ele manda uns dedilhadas e tals....... coisa q nunca precisei fazer na minha guitarra! hauaha...... so q eu nao to falando q nao sei blz????


Entao pra finalizar te digo q fiz assim: aprendi umas musicas no violao so pra esse momentos de lazer e rodinhas de som!!!!

O meu negocio e EFEITO mesmo......... e sou feliz assim.............ahauhauahauhauah

icet
Veterano
# jan/08
· votar


Galera, muito boas as respostas. Ajudaram muito, valeu.

andreRo, acredito que vc tenha aprendido as músicas de violão num violão mesmo. E vc já sabia tocar guitarra, ae facilitou. Blz.

Se a grana permitir, acabo comprando os dois mesmos. Tipo, compraria um violão com cordas de aço (ao invés de nylon), mas dae parece um pouco redundante. Eu fico com "medo" em ter ambos (guitarra e violão) e deixar um de lado por muitos anos. Mas acho que será um investimento. Se eu quiser levar p/ algum lugar ou tocar um acústico, tenho um violão me esperando.

Em outro tópico (vou pesquisar um pouco o fórum antes), quero pedir p/ galera mp3s/wavs de músicas de guitarra tocadas em violão e tal.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


icet
Se a grana permitir, acabo comprando os dois mesmos.

Heheheh, acho que vale a pena você comprar ambos se quiser tocar ambos igualmente bem, ou se precisar de um instrumento para carregar.

Na verdade, músicas "básicas" de violão PODEM ser tocadas na guitarra. Quando digo "básicas", estou me referindo a músicas populares, tocadas com acordes e batidas de palheta. Se você quer saber só um punhadinho de músicas para tocar em rodinhas, não precisa comprar um violão.

O maior problema de aprender um e depois o outro é que invariavelmente você acaba puxando a parte técnica para aquilo que você sabe mais. No meu caso, é o oposto do andreRO. Eu sempre toquei muito mais violão, e quando pego a guitarra, sou bem fraco, até porque algumas das coisas que eu gosto de fazer no violão nem tem como fazer na guitarra.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


icet
é, acho que vale ter os dois sim. violã é mais pratico e mais versatil. da pra levar pra todo lado, nao precisa de tomada.

Em outro tópico (vou pesquisar um pouco o fórum antes), quero pedir p/ galera mp3s/wavs de músicas de guitarra tocadas em violão e tal.
sim, tem musicas que são mais violãozaveis, outras menos.
existem iunclusives cds de musicos brasileiros que tocam pela noite, e gravam cds com versoes voz e violão.

da ate pra fazer um projeto acustico aqui no forum de violão. cada um posta uma musica em versão acustica.

claudio_fagundes
Veterano
# jan/08
· votar


Bruh_figura
para improvisar em musicas seria bom e acho que o unico jeito seria estudando teoria.

Discordo de você!

Grandes músicos não sabiam a teoria e muito menos ler uma pauta.

Um exemplo é o Chet Baker. Um campeão de improvisação. Nao sabia patavinas de teoria musical.

Para aprender umas escalas e criar uns riffs de improvisação não precisa saber nada de teoria.

Agora é preciso um bom ouvido. Quem tem isso nem precisa saber música. Agora, um doutor em teoria musical se não tiver tal ouvido, jamais vai ser um grande improvisador.

andreRO
Veterano
# jan/08
· votar


Bom galera é igual eu falei mesmo.............vc acaba ficando bom em um......... dai quando pega o outro ja vai ve a maior diferença!icet


Quando eu comprei minha guitarra o unico solo q eu sabia fazer era aquele do Nirvana..............COME AS YOU ARE............ detalhe: Eu fazia errado!!!!!

hauahauahuahaua


Cara na verdade fui meio corajoso em comprar uma guita sem saber porra nenhuma!!!!

So q sabia q ia aprender depois!!!!!haauhauahauahah

Sei la veio.......... eu via os caras tocando violao e tals! Bom eu ate gosto.........mas nao pra mim saca???? So quis aprender mesmo pra tocar em rodinhas................ahauha..............mesmo assim nao me atrevo muito nao!!!!

É aquela coisa ne cara??? Um guitarrista meia boca tentando tocar violão! Ou vice-versa!!!! kkkkkkkkkk

Eu me defino como um musico assim: Q NAO SABE TOCAR, MAS TOCA...........

ajahaahuiasdhfiuasdfhasdiufhasfiuasu

claudio_fagundes
Veterano
# jan/08
· votar


icet
- Vale a pena aprender umas 3+ músicas no violão, só p/ essas ocasiões e depois me dedicar à guitarra?

Não. Não vale a pena!

Aprenda guitarra desde o começo.
Os acordes, inclusive, são com uma empunhadura diferente.
A tocada é diferente. As cordas são muito juntas na guitarra. O que te obriga a ter uma empunhadura diferente do violão.

A mão direita também é diferente. O uso de palheta é praticamente inevitável (o Marc Knopler, por exemplo, em muitas músicas não usa palheta. mas é excessão). E prepare-se para dominar tecnologia, porque guitarra é tecnologia e entre ela e o ouvido tem muito mais tecnologia.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


claudio_fagundes
As cordas são muito juntas na guitarra.

Opa, opa! O tamanho e formato da escala em violões de aço é praticamente o mesmo das guitarras. A diferença fica para os violões de nylon, onde a escala é, além de mais larga, completamente plana.

Bruh_figura
Veterano
# jan/08 · Editado por: Bruh_figura
· votar


claudio_fagundes
É meio complicado improvisar sem teoria,veja existem musicos que podem ser considerados exceções e podemos citar eles aqui cada um com suas proezas mais seria como discutir apartir de que idade Bethoven ficou completamente surdo.
A teoria ajuda o cara a ter uma visão das funções das notas fazendo com que o musico não cai naquela velha seqüencia de acordes e naqueles solos de 3 notas como escutamos todos os dias por ai.
Pode até ser que existam aqueles que conseguem improvisar bem sem teoria mais a teoria faz com que a pessoa tenha uma visão melhor sobre o que esta tocando abrindo um "leque" de novas possibilidades.
Não sei se vc entende de teoria e se vc consegue ou não improvisar mais se vc não conhece e improvisa tão bem quanto alguem que estudou teoria então parabens meu amigo vc é realmente um caso a parte.
É necessário dizer que não é porque uma seqüencia de acordes leva todas as tensões possíveis e todos os intervalos necessários que ela vai soar bem afinal mesmo em uma epoca de superprodução existem aqueles grandes mestres,como Paulinho Nogueira que conseguia fazer coisas simples soarem como um truque.
Deixo claro também que é necessário que um musico tenha mais que teoria,é necessário que ele tenha sentimento para improvisar afinal é isso que faz a diferença entre um homem e uma maquina.

Se cuida ;)

Bruh_figura
Veterano
# jan/08
· votar


icet
Meu amigo comecei tocando violão e depois comprei uma guitarra tenho que lhe dizer que senti muito a diferença mais que com o tempo e dedicação acabei pegando o jeito(é verdade que ainda estou fraca na guitarra mais to sem professor e comprei ela em agosto)!
A unica sugestão que tenho para te dar é assim veja primeiro suas prioridades,se vc quer tocar guitarra comece por ela economize dinheiro arranje um bom professor e compre seus equipamentos,quando vc sentir que vc pode dar conta de começar a fazer a transposição do que vc sabe da guitarra para o violão ai vc compra um violão e começa a estudar os conceitos basicos do violão também.
O jeito é ir com calma tudo demora um tempo para aprender,e se vc juntar mt vc acaba se perdendo,mas concerteza vc chega la.

Se cuida ;)

claudio_fagundes
Veterano
# jan/08
· votar


Bruh_figura:

A teoria ajuda o cara a ter uma visão das funções das notas fazendo com que o musico não cai naquela velha seqüencia de acordes e naqueles solos de 3 notas como escutamos todos os dias por ai.

Sim, a teoria ajuda, mas com a teoria também podemos chegar a um ponto em que escrever é melhor do que tocar. Eu, por exemplo, hoje escrevo mais do que toco. Porque com a tecnologia, especialmente os VSTi, se consegue uma performance muito interessante.

Mas essas excessões que você fala são a maioria. O Maestro Edson Frederiko entrou no meu blog certa vez, citando inúmeros instrumentistas que não sabiam patavinas de teoria. Entre eles o grande pianista brasileiro Bené Nunes. Disse também que a grande maioria dos improvisadores do jaz não sabem nada de teoria. Tocam com a alma ligada direta ao instrumento. E eu concordo com o Maestro (excelente pianista, por sinal). Obviamente não estou falando de solistas de 3 notas apenas. Isso nem considero como instrumentista.

Bem, eu não nego que a teoria ajuda. Mas até que ponto ela automatiza o improviso?

icet
Veterano
# jan/08 · Editado por: icet
· votar


claudio_fagundes

icet
- Vale a pena aprender umas 3+ músicas no violão, só p/ essas ocasiões e depois me dedicar à guitarra?

Não. Não vale a pena!

Aprenda guitarra desde o começo.


Opa, poderia elaborar o motivo? Não vale a pena pq é desperdício de tempo ou não vale a pena pq se vc souber bem guitarra, consegue tirar uma música ou outra do violão?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


icet
Não vale a pena pq é desperdício de tempo ou não vale a pena pq se vc souber bem guitarra, consegue tirar uma música ou outra do violão?

olha, na minha opinião (que é um pouco diferente do claudio_fagundes):

se voce aprender só guitarra, consegue tocar violão. pensando assim, se voce quer focar na guitarra, não precisa alprender algumas musicas de violao. nao sei se foi isso que ele quis dizer.

além disso, voce não prende "3 musicas de violao" e depois larga ele. só se voce decorar elas, sem entender nada do que ta fazendo. o que eu acho que, além de dificil, é meio inutil. se voce aprender os acordes e as batidas basicos, voce vai poder tocar algumas dezenas de musicas. tanto no violão como na guitarra.

uma dica: se voce pensa em transitar pro violão de vez em quando, não fique treinando só riffs e solos na guitarra, treine acordes, harmonias, batidas.

Bruh_figura
Veterano
# jan/08
· votar


claudio_fagundes
Sim, a teoria ajuda, mas com a teoria também podemos chegar a um ponto em que escrever é melhor do que tocar. Eu, por exemplo, hoje escrevo mais do que toco. Porque com a tecnologia, especialmente os VSTi, se consegue uma performance muito interessante.

Concordo com vc afinal entender e aprender a teoria é muito mais fácil do que enxergar ela,inclusive acho que é mais dificil enxergar ela no violão e na guitarra do que no piano.Mais acredito que quando vc consegue ver aquilo que vc esta tocando ou o que vc esta ouvindo faz com que vc entenda a musica de outra maneira.
Mais veja existem grandes músicos que aprenderam teoria principalmente os que tocam musica flamenca e aqueles músicos que estudaram em universidades e conservatórios.
Sei la agora acho que chegamos em um ponto onde é mais sobre os musicos que vc sofre influencia se eles estudaram teoria ou não e qual a função que a teoria tem sobre a sua musica.

Se cuida ;)

claudio_fagundes
Veterano
# jan/08
· votar


icet
Opa, poderia elaborar o motivo? Não vale a pena pq é desperdício de tempo ou não vale a pena pq se vc souber bem guitarra, consegue tirar uma música ou outra do violão?

Você quer aprender violão ou guitarra?
Eu entendi que....

Olá pessoal, eu estou decidido a aprender a tocar guitarra e somente rock/metal.

Se você que aprender o dois pode aprender, assim como clarinetistas podem tocar sax, ou flauta e vice-versa. Pode até aprender piano ou teclado.

Mas eu entendi que vc tinha perguntado se é necessário aprender violão para aprender guitarra. Uma coisa independe da outra. Eu garanto que seus dedos não vão ficar estragados se optar por um ou por outro.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


claudio_fagundes
acho que voce exagerou um pouco.

Mas eu entendi que vc tinha perguntado se é necessário aprender violão para aprender guitarra.
não, ele perguntou se Experiência em guitarra ajuda a tocar violão? e vice versa.

Se você que aprender o dois pode aprender, assim como clarinetistas podem tocar sax, ou flauta e vice-versa. Pode até aprender piano ou teclado.
assim como, na minha opinião, tocar piano contribui sim pra tocar guitarra, violão mais ainda, pois possuem exatamente a mesma estrutura básica. a guitarra é um desenvolvimento do violão.

LeoBS
Veterano
# jan/08
· votar


icet
Se a grana permitir, acabo comprando os dois mesmos.

Eu fiz isso quando comecei a tocar

Eu fico com "medo" em ter ambos (guitarra e violão) e deixar um de lado por muitos anos.

Se voce tiver tempo estude os dois, eu estudo 4 horas de guitarra e duas de violão por dia

B.Frusciante
Veterano
# jan/08
· votar


Não li os posts anteriores, mas acredito que já tenham lhe dado as respostas!

Bom, na minha opinião ajuda de uma forma indireta...
Talvez só pelo fato de ter 6 cordas.
Mas se você ficar 5 anos tocando só guitarra, sem nem pegar no violão, provavelmente vai sentir uma dificuldade muito grande no início, mas talvez se acustume rápido..

Guitarra e violão são instrumentos totalmente diferentes, cada um com suas sonoridades, sua pegada, 90% diferente..
É como dizer que quem toca guitarra sabe tocar baixo, ou o contrário..

Aliás, eu digo isso no som, na pegada, não na teoria!
Na teoria musical, por serem instrumentos com o mesmo número de cordas e até a mesma abrangência de frequências, só nesse sentido são muito parecidos :)

guitartube
Veterano
# jan/08
· votar


icet

Olha cara..... escolher tocar guitarra não te exclui da necessidade de fazer acordes, progressões, executar ritmica, batidas e etc... (que são quase que obrigatórias no violão).
Acho que tocar violão primeiro pode te dar um embasamento de ritmo, harmonia e melodia muito grande. Um guitarrista é incompleto se não souber tocar violão e muitas das deficiências na criação vem deste vazio.

Boa sorte ae.

icet
Veterano
# jan/08
· votar


claudio_fagundes

Você quer aprender violão ou guitarra?

Ah, não é essa minha dúvida. Sim, é guitarra. Mas o cenário que descrevi acredito não ser incomum. Então, se eu vou aprender uma habilidade, quero que ela traga o maior benefício para mim possível.

Em outras palavras, aprendo guitarra e se um dia estou na casa de um tiu e ele me convida para tocar uma música no violão, eu consigo tirar algum som. Ou ainda, se tem um violão parado na casa de um amigo, e ninguém sabe tocar, posso me voluntariar p/ tocar alguma coisa.

Sim, o uso violão seria em ocasiões isoladas e pouco freqüentes. Guitarra eu tocaria diariamente, para mim mesmo. Dae minha dúvida, algo como:

- 5 anos de guitarra = 3 meses de violão = 1 música meia boca no violão ?

- 1 ano de violão, seguido de 5 anos de guitarra = 1,5 anos de violão? 1 ano de violão? 0,5 anos de violão?

Hehe, kra da áre de exatas é assim mesmo, quer tudo em números ;-) Me desculpem se não estou sendo bem claro. Eu sei que um independe do outro, quero saber o quanto um beneficia o outro.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


icet
percebe-se que voce é de exatas...

essas contas por meses não fazem sentido, deculpe lhe informar...
o que voce consegue tirar do violão não é fruto direto do tempo de treino. claro que se voce treinar mais, vai tocar mais. mas tem varios outros fatores.

por exemplo, tem gente que tem facilidade pra algumas coisas. 3 meses de violão pra um pode render mais que o dobro do que pra outra pessoa. 3 meses de guitarra pode render mais que 3 meses de piano.

além disso, depende do tipo de coisas que voce treina. se tocar só metal na guitarra, é o tipo de coisa que não cai bem tocar sozinho com um violão. agora se voce tocar rock/pop na guitarra, ou reggae, dá pra fazer praticamente igual no violão.

além disso, não se mede sua habilidade pelo número de músicas que voce sabe tocar. voce pode saber tudo de guitarra e ainda assim não tocar uma musica inteira no violão.

pense nisso. relativize um pouco mais as coisas.

brunoandrad
Veterano
# jan/08
· votar


Em outras palavras, aprendo guitarra e se um dia estou na casa de um tiu e ele me convida para tocar uma música no violão, eu consigo tirar algum som. Ou ainda, se tem um violão parado na casa de um amigo, e ninguém sabe tocar, posso me voluntariar p/ tocar alguma coisa.

Sim, o uso violão seria em ocasiões isoladas e pouco freqüentes. Guitarra eu tocaria diariamente, para mim mesmo. Dae minha dúvida, algo como:

- 5 anos de guitarra = 3 meses de violão = 1 música meia boca no violão ?

- 1 ano de violão, seguido de 5 anos de guitarra = 1,5 anos de violão? 1 ano de violão? 0,5 anos de violão?

Hehe, kra da áre de exatas é assim mesmo, quer tudo em números ;-) Me desculpem se não estou sendo bem claro. Eu sei que um independe do outro, quero saber o quanto um beneficia o outro.



Eu acredito que qse tudo na guitarra pode ser tocado em um violão (claro q com timbre diferente).
Sempre q vou tirar alguma música/solo eu tiro no violão primeiro.
Já o q se toca no violão (bossa nova/flamenco/choro/etc) acho impossivel passar pra guitarra.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


brunoandrad
Eu acredito que qse tudo na guitarra pode ser tocado em um violão (claro q com timbre diferente).
Sempre q vou tirar alguma música/solo eu tiro no violão primeiro.

não, não dá não. o violão tem menos acesso às ultimas casas (existem violões com cutaway, mas existem tambem guitarras 24 casas).
os bends saem muito diferentes (existem violões de aço, fica mais parecido).
além dos efeitos possiveis, tanto mecanicos (alavanca, harmonicos artificiais), quanto eletronicos (distorções, modulações).
claro que dá pra fazer tudo se voce incrementar seu violão, mas ai vira uma guitarra.

assim como dá pra tocar chorinho, bossa, etc (flamenco acho mais dificil, não impossivel) na guitarra sim. mas é ser meio cabeça dura insistir nisso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiência em guitarra ajuda a tocar violão?