【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>

Autor Mensagem
Beto-SP
Veterano
# ago/08
· votar


Seguinte galera, vou comprar um violão novo.Andei pesquisando pelo fórum e vi que o Eagle CH 70F era o melhor custo/benefício para a faixa de preço que quero, de R$650,00.Eu posso comprar esse violão sem medo?Ele é bom?

Lucas_aprendendo
Veterano
# ago/08
· votar


Beto-SP
andei pesquisando sobre isso e vou t falar uma coisa
agente q esta comessando fica msm perdido quanto a marcas
vc naum tem nenhum amigo q toca? as vzs ele sabe de algum violao bom
quanto a essa marca n sei te falar pq n sou profissional nesse ramo xD

Raquellvmm
Veterano
# ago/08
· votar


Saudações!!
Sou nova por aqui e ainda to aprendendo como funciona as coisas...
Entrei em um tópico referente a violão de luthier e me mandaram vir par cá. Então ta...

Então, estou querendo comprar meu primeiro violão. Meu contato com a música e desde muito criança, já canto em bandas a uns dez anos e, a alguns meses resolvi começar umas aulas de violão, no momento estou usando um violão bem velhinho que era do meu avô.

Aqui na minha cidade tem um Luthier muito respeitado que já fez viola e violão para alguns artistas do país e tem vários instrumentos dele que pertence a ganhadores do Festival da Canção.

O seguinte... Meu pai conhece esse Luthier a muito tempo e deu uma tora de cedro para ele, com a qual ele faz 4 violas. Como agradecimento ele disse que faria um violão para mim. Ai, hoje foi lá conversar com ele; mais boiei completamente no assunto...

Ele disse que eu posso escolher a madeira, tarraxa, acabamento... Eu estava querendo aproveitar que o "Papai Noel" resolveu aparecer e já fazer um violão eletro acústico de uma vez. Mas como já disse que sou inexperiente no assunto. Queria saber com alguém que realmente entende se seria um bom negócio eu fazer um violão com esse luthier ou se vale mais a pena comprar um violão de uma boa marca. (já que a parte elétrica do violão vai ser por minha conta).

Agora que já expliquei a historinha pra vocês, queria saber: O que usar para fazer um bom violão?

Ele me disse que o cedro canadense dá o melhor son, me mostrou um acabamento fosco que se dá na madeira que eu gostei muito, fica bem diferente. E tem um tanto de outra coisa que nem deu para guardar. O braço é de uma madeira, a escala é de outra e por ai vai....

Com relação à parte elétrica o que devo usar para ter um bom son?
Já coloco um equalizador ou não?
Vi um captador que eu achei bem interessante, ele capta o som direto das cordas. Vou colar a descrição que achei na Internet sobre esse captador.
"O Pickup RMC capta o som diretamente de cada corda, é instalado na ponte sob cada uma
das cordas e envia os sinais separadamente.

O sinal é enviado a um pré-amp (box ou rack), o qual pode ser instalado dentro ou fora do
instrumento.

Os sistemas RMC podem ser usados simultaneamente com equipamentos MIDI como
modelos da Roland e Yamaha com perfeita sincronia e precisão, possibilitando mixar o som
do seu instrumento com os timbres do equipamento MIDI."


Quero uma coisa de qualidade, mas com um orçamento terrestre.
Espero que alguém possa me ajudar e que esse tópico ajude outras pessoas também.

Desde já muito obrigada.

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Raquellvmm

Queria saber com alguém que realmente entende se seria um bom negócio eu fazer um violão com esse luthier ou se vale mais a pena comprar um violão de uma boa marca.
11 entre 10 te recomendariam pegar este violão de luthier. Pra começar, você manda fazer do jeito que você quiser, ele vai sair com cara de Raquellvmm. Se o cara for bom mesmo, você vai acabar com uma máquina nas mãos.

Com relação à parte elétrica o que devo usar para ter um bom son?
Existem captadores e captadores por aí. Os mais comuns nos violões de fábrica intermediários são os captadores de rastilho, que já vêm com um equalizador de 3 ou 4 bandas, controle de volume e às vezes até afinador. Shadow é uma boa marca. Fishman é a top, mas fica uns R$500 ou mais.

Agora quanto ao captador que você viu, ele é bem interessante. É um captador MIDI, que capta o som de cada corda individualmente. Pra você ter uma idéia, este tipo de captador pode ser usado com uma pedaleira da Roland que possibilita tocar sons de sintetizador com este captador. Explicando melhor: se tu colocar este captador no violão e for agraciado com esta pedaleira da Roland, você pode tocar sons de teclado/sintetizador com seu violão!!! Bom, resta saber se isso é útil pra você, já que deve ser uma grana...

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Raquellvmm

Pega o de luthier que eu sou o 12° a te aconselhar dos dez.

Escala: Ébano

Laterias e fundo: Jacarandá da bahia

Tampo: Tenho um cedro canadense do Mário Machado. O cedro tem o problema de ter muitos "buracos", notas que não soam com tanto volume que outras, recomendo pinho canadense. Mas o cedro demora bem menos pra abrir o som. Outro problema é que ele pode rachar depois de algum tempo sem cuidado com humidade e temperatura. O pinho não precisa desse cuidado, mas vai demorar 30 anos pra ficar com o mesmo som que o cedro (volume e timbre), só que sem os buracos. A escolha é sua.

Braço: Cedro rosa com uma tira de jacarandá da bahia, para levar as notas que soam no braço pra dentro da caiza acústica. Ajudar a dar um boost nos agudos do violão.

Leque harmônico: Torres, sem dúvida. É um leque simples, sem grandes segredos, mas que permite, por isso mesmo, maior manorabilidade. A madeira eu esqueci o nome, mas tem uma própria.

Tarraxa: nylon ou aço? Uma tarracha de luxo da Schaller Hg1 de ébano.

Cordas: Que soem bem com HannaBach. O problema é manter o padrão de vida com uma corda dessas... Excelente, mas muito cara. Pode mandar encomendar de um site, http://www.strings.com.br, tem de ser por telefone, fica uns 35 reais o acordoamento.

Equipamento elétrico eu não sei, mas o ideal é não deixar instalar aquele regulador na lateral do violão, que aquilo racha a lateral que é uma beleza. O ideal é só ter o plug.

Enfim, eu recomendaria tudo isso, era o que eu pediria pro papai noel, mas eu já tenho um violão assim... só que com cedro e não pinho. Mas os maiores violonistas usam cedro mesmo.

Timo
Veterano
# set/08
· votar


bem..
me parece que existem violões Takamine mais em conta, tipo
R$ 1000,00... valeria à pena comprá-los ou só os mais caros prestam..?

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Timo

Bem-vindo ao FCC!!!

Bem, depende do que você quer. Em questão de violão clássico, um tratamento mais específico sobre o instrumento, com cuidado, feito todo o processo sem o luthier se preocupar com outros instrumentos, será sempre superior em acabamento, tratamento acústico, construção, etc... A não ser que você dê muito azar de mandar fazer um violão por um luthier ruim e / ou dê sorte de pegar um industrial que acidentalmente venha muito excepcional.

Se você quer aço, eletrucutado, e tal, aí sim um de luthier não vai valer tanto a pena, a não ser que você esteja disposto a pagar uns 5 mil por um equipamento insubstituível.

Tza_k
Veterano
# set/08
· votar


Oi gente... Qria eloigiar o topico... muito bom...

e tbm qria a ajuda de vcs...

Bom, eu toco a +/- uns dois anos, mas ainda me considero inexperiente, pelo menos da pra não passar vergonha...(rsrsr).
tenho um violão gianini serie estudo nº18, mas qria comprar um eletroacústico aço. O problema e que posso gastar na faixa de 300 a 500 reais.
Preciso que:
- ele tenha um bom som plugado (pq vou usar bastante na minha igreja)
- tenha um afinador
- q seja natural (pois o preto suja muito)

Será q alguem pode me indicar um violão bom nessa faixa de custo/beneficio???

Obrigada e abraços!!!!!!!!!!

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Tza_k

Bem-vindo ao FCC!!!

gianini serie estudo nº18

Não seria Di Giorgio?

Quanto ao violão eletroacústico aço, eu não conheço muito... Já foi em alguma loja testar?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Tza_k
Os Eagles têm afinador, mas acho difícil você achar por este preço. Dá uma pesquisada nos Hofma, me parece que a série nova está vindo com afinador, e estes sim estão na faixa de preço.

Tza_k
Veterano
# set/08
· votar


Bem-vindo ao FCC!!!

gianini serie estudo nº18

Não seria Di Giorgio?



Opsssss!!!!!!!!!
tava meio apagadinho, me enganei(rsrsr) na verdade e nº 15 EK
gianini....

Quanto ao violão eletroacústico aço, eu não conheço muito... Já foi em alguma loja testar?

Ainda não fui.... mas vou fazer isso logo....

Obrigada...

Tza_k
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

Os Eagles têm afinador, mas acho difícil você achar por este preço. Dá uma pesquisada nos Hofma, me parece que a série nova está vindo com afinador, e estes sim estão na faixa de preço

Estava pensando justamente num Hofma, até fiz uma pesquisa na net a respeito, mas fiquei na duvida se realmente ele é bom....
Será q posso comprar sem medo???

lucas xd
Veterano
# set/08
· votar


Oiiie

Istou começando a tocar violão ,e queria que vcs me indicassem alguns modelos ....
Um colega me indicou um Di Giorgio serie talent ..queria saber se é um bom violão !!
Obrigado

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Tza_k
É um bom violão nesta faixa de preço de R$300 a R$500. Devem haver outras opções também. Tem um da Rozini, com tampo maciço e eletroacústico há uns R$570 no ML, mas não sei se tem afinador.

Quanto ao Hofma, tem um ótimo som. Inlusive, procure um modelo com acabamento fosco, de uma cor meio amarronzada, acho que é o HMF250. Geralmente violões com acabamento fosco tem um som mais rico.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


lucas xd
Este modelo é muito bom. Tenho o Talent I, e gosto muito dele. Procure o Di Giorgio 38E, ele tem tampo maciço, é elétrico e é do estilo clássico, sem cutaway (aquele corte no corpo para facilitar o acesso às casas mais agudas). Ele é um pouco mais barato do que o Talent, e tem a mesma qualidade, só que é mais voltado para o estilo clássico.

lucas xd
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao

Muito obrigado pela dica !!!
abraços

Paulinho Eletrico
Veterano
# set/08
· votar


alguem pode me dizer por favor...

se o violão de aço da pra tokar o ritmo de pagode/samba???

qm puder ajudar agradeço..

vlww

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Paulinho Eletrico

Bem-vindo ao FCC!!!

Claro que dá, apenas não vai ter a sonoridade nromalmente apresentada pela mídia. Mas que eu saiba, corda de nylon é algo recente. Dilermano Reis usava cordas de aço, e tocava choro, na época era muito comum pois as duas opções eram aço e tripa...

Paulinho Eletrico
Veterano
# set/08
· votar


ahh tahh legall..

mas vc me aconselharia eu comprar um violão eletrico nylon ou aço??

obrigado...

kinze
Veterano
# set/08
· votar


Bom dia a todos!
novato na área.

Estou querendo comprar um violão clássico nylon na faixa de R$ 1.000 a R$1300,00. Os da linha CG da yamaha (131 -151 - 171) não tem no comércio, espanhóis nem pensar (nem representantes nós temos no Brasil), não gosto dos digiórgios e gianninis, os de Luthiers demoram muito e são muito caros.
Resumindo: Necessito de orientações dos caros amigos deste forum. Obrigado.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


kinze

Bem-vindo ao FCC!

Compra o Di Giorgio Tárrega, procura um usado (de preferência de antes de 1995), ou um Autor 3 também de antes de 1995. Eu estou vendendo o meu Autor 3 de 2002, por 800, mas acho que não val a pena pra você que pode investir mais. Eu realmente recomendo que você procure usados bons, em bom estado, e que valham a pena. Os modelos supracitados são excelentes. Só pra você ter noção:

Eu teho o Mário Machado nº55, modelo Vinícius. Lateral e fundo de jacarandá da bahia, cedro canadense no tampo, cedro amarelo e um pouco de jacarandá no braço, ébano na escala. E um Autor 3 de 92, escala de ébano (as outras madeiras não sei). Adivinha qual tem mais projeção, volume, e timbre mais bonito (corda usada para comparar: HannaBach série 815 SLT em ambos os violões, novas!)? O Autor 3. Sério, vale muito a pena. Mas o que eu estou vendendo é o de 2002...

kinze
Veterano
# set/08
· votar


Caro Colega Pardal.

A princípio não estou inclinado a adquirir Giannini ou Di Giorgio devido a muitos fatores relatados por outros colegas. Mas se algum colega aqui do forum quizer vender um CG171S, CG201S, Alhambra 4P, (em ótimo estado, é claro) é só se manifestar.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


kinze

Bem, realmente os Giannina e Di Giorgio novos (últimos 10 anos) são ruins, mas tenho um excelente (só não estou vendendo). Quando você fala em Alhambra 4P, está se referindo a uma marca espanhola? Talves seja difícil adquiri-la no Brasil... E impotar vai ser obra homérica... Mas talvez encontre. Espero que você consiga uma boa oportunidade. Em Sampa, tem umas lojas que vendem usados e novos, lá é sempre mais barato... Se você puder dar uma passada lá, ia ser bom. E não custa muito procurar nesse tipo de loja.

PabloVieira
Veterano
# set/08 · Editado por: PabloVieira
· votar


Boa tarde galera. Treino violão sozinho há 8 meses, num violão Di Giorgio Estudante 18 de 1977, que era do meu pai. Estou em fase de comprar um novo. Pesquisei um um pouco aqui no fórum e na Internet, depois fui fazer uns testes na loja. Estou balançado entre dois modelos: o Di Giorgio Talent I e o Eagle CH800. Achei ambos muito bons, e agora estou indeciso. Achei o braço do Talent I mais confortável, e gostei mais do som do CH800. Considerando a estética, ainda gostei do fato do CH800 ter um modelo em preto.

Vim pedir opiniões do pessoal que é mais macaco véio, as experiências que cada um teve sobre estes dois modelos, e qual a recomendação de cada um.

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PabloVieira
Depende do que você vai tocar. Neste caso a escolha depende muito mais do som que você quer tirar. Se vai tocar umas MPB, violão clássico e afins, o Di Giorgio é muito bom - se for pra tocar clássico então, recomendaria o 38E, que é a versão clássica do Talent I, no sentido de que também tem tampo maciço e se não me engano também é elétrico.

Se você toca uns Rock, Legião, Raul e afins, aí é melhor um com cordas de aço mesmo.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


PabloVieira

Bem-vindo ao FCC!!!

Não se livre do seu Estudante 18 de 1977. Ele provavelmente ´emuito bom, basta regulá-lo. O Di Giorgio Talent I é um bom violão sim. A sua dúvida provavelmente paira sobre dois bons violões. A única coisa que não recomendo é comprar o modelo preto. Isso porque a tinta usada sobre a madeira diminui suas características sonoras, fazendo o instrumento ter um som levemente inferior.

PabloVieira
Veterano
# set/08 · Editado por: PabloVieira
· votar


erico.ascencao

Então cara, eu não tô afim de partir pro aço ainda, quero aprender a dedilhar.

Mas é bem esse o meu estilo... eu gosto de chamar de música de churrasco: Legião, Raul, Jota Quest, Capital, Lobão, Skank e por aí vai hahaha


Pardal
Não pretendo me livrar o Estudante 18 de maneira nenhuma! Eu adoro ele, é praticamente relíquia... passou de autodidata(pai) pra autodidata(filho). E o vendedor inclusive me falou que o meu violão devia ser bastante resistente(pela época dele), que os modelos mais novos são bem mais "frágeis". Então pretendo usar o Estudante 18 em lugares mais movimentados, rodinhas muito animadas, onde tem maior risco de quebra.

Basta regulá-lo...

Você pode me passar umas dicas?

Valeu pro pessoal que respondeu ao meu post. Eu decidi ficar com o Talent I mesmo, porque ele é beem mais confortável que o CH800.

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


PabloVieira
Eu acharia melhor você pegar o Eagle. Sinceramnte, esse lance de "Ah, violão de aço machuca meu dedinho" é coisa de emo! Seja macho, acostume e tenha dois violões com sons diferentes! Use o Di Giorgio velho de guerra pra sons mais nylonzísticos e um bom violão folk para sons que pedem cordas de aço.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


PabloVieira

Você pode me passar umas dicas?

Bom, o melhor é passar pra um luthier. Peça para ele passar a régua na escala, para corrigir imperfeições (se bem que pode demorar, mas seria o ideal; pode ficar caro...). Troque o rastilho e a pestana por peças de osso (é o luthier que vai fazer isso, hein?). Dê uma limpeza nos trastes, isso você pode fazer da próxima vez que for trocar de corda: depois de tirar as cordas velhas e antes de colocar as novas, faça uma máscara do último traste do violão (o mais próximo da boca), com papel mais resistente, mas fino, de tal forma que o 19° traste fique dentro da máscara. Pegue bombril, coloque a máscara sobre os trastes, um a um, e limpe-os, esfregando sobre eles o bombril.

Eu decidi ficar com o Talent I mesmo, porque ele é beem mais confortável que o CH800.

Um violão de aço bem regulado pode ficar até mais leve que um de nylon. E basta saber que não é preciso apertar a corda com toda a força do mundo, só a mínima necessária até que a nota saia sem ruído.

PabloVieira
Veterano
# set/08
· votar


Pardal
Um violão de aço bem regulado pode ficar até mais leve que um de nylon. E basta saber que não é preciso apertar a corda com toda a força do mundo, só a mínima necessária até que a nota saia sem ruído.

O CH800 é nylon...

Eu escolhi o Talent I por causa do braço, que é mais fino e menos curvo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>