【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>

Autor Mensagem
Luiz_XD
Veterano
# mai/08
· votar


Aki ó uma foto que eu achei dele
http://www.rmv.com.br/galeria/violoes/par1008.jpg
Olha, algum músico mais experiente que eu deve conhecer essa marca, eu só conheço eagle, shelter, strinberg, tonante(marca de armas)
A e ele é elétrico sim (Acústico= Faz som, sem saída pra amplificador, Elétrico = Faz som, com saída pra amp !)


Aproveitando o post
Alguns vão me xingar, outros irão me chamar de corajoso, mas estou pensando em comprar um tonante por R$20,00 (sim vinte reais, não 200, vinte, 10+10 VINTE REAIS)
Vale a pena pra eu começa ?

Angel Rock
Veterano
# mai/08
· votar


Luiz_XD

xD
Valeu assim mesmo guri.

Ainda estou esperando minha resposta. o/

Eu não posso dar opnião na sua dúvida,porque não sei nada de violão.

faed
Veterano
# mai/08
· votar


Olá gente. Essa é a minha primeira postagem no tópico. Hj é o meu primeiro dia cm membro do cifraclub.

Tem um violão da WOLF modelos WSCE f000 ou o WSCE 421 que acredito que sejam desse ano a fabricação deles. Nunca havia ouvido falar dessa marca antes de vê-la na loja aqui na cidade onde eu moro, Feira de Santana - BA. Ele tem o preço de R$ 480,00 na loja. É eletro-acústico e quando olhei ele na loja os vendedores falaram 1001 coisas boas desse violão, sobre o som dele, a captação e a qualidade em geral do material com o qual era feito. Testei ele mas cm n sou musico, não tive manejo pra perceber se era verdade o q os vendedores falavam sobre o som dele. Esteticamente é muito bonito mesmo, com frisos na escala, fundo e laterais.

Gostaria de saber opiniões não somente TÉCNICAS cm tb LEIGAS de membros daqui q ja tiveram a oportunidade de tocar esse violão. Estou querendo comprá-lo para mim pra me aperfeiçoar em blues e tocar num esquema acústico de pop-rock e pop-reggae!!

As especificações técnicas dele são:

Captação: Afinador Digital e com tela LCD
Tampo: Spruce
Braço: Nato;
Escala: Rosewood;
Fundo: Catalpa;
Cordas: Aço;
Tarraxas: Blindadas

Abaixo vai um anúncio do mercado livre onde tem fotos dele pra quem quiser conferir:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74112588-_JM

Ficaria muito agradecido mesmo quem puder me ajudar na escolha.

Abraços!!

kiki
Moderador
# mai/08 · Editado por: kiki
· votar


ops

faed
Veterano
# mai/08
· votar


poxa...

Ninguém ainda?? Já tem 2 dias!!! Será q esse violão é assim tão desconhecido??

Pardal
Veterano
# mai/08
· votar


faed

Bem-vindo ao fórum!

Quanto ao violão, minha especialidade não são os elétricos. Esse violão seu tem afinador, isto é, você tem um diapasão embutido! Isso é muito legal para quem está começando.

Quanto às madeiras, o tampo é feito de uma madeira macia, usada para, por exemplo, fazer papel. É como se fosse eucalipto, mas não exatamente. Não é uma madeira ruim. O fato de ele estar pintado pode diminuir a vibração do tampo dele, mas como ele é captado, isso não é ruim.

A escala de jacarandá (rosewood, provavelmente da Índia) é interessante, pois é uma madeira que vai segurar os trastes. É uma madeira forte e marrom-avermelhada, além de cara. O ideal de um violão acústico é ser feito de jacarandá no fundo e lateral e, porque não, braço (fica pesado, mas o som é compensador).

Braço de Nato? Não sei que madeira é essa, me desculpe.

O fundo de catalpa me impõe outra dúvida. Essas madeiras não são comumente usadas para violão, pelo menos nos que eu conheço bem.

As cordas são, naturalmente, de aço. Não coloque de nylon, isso prejudicará o desempenho sonoro do captador (claro, enquanto estiverem as cordas de nylon). Se as cordas estiverem muito duras de apertar, experimente mandar um luthier regular bem baixinho.

As tarraxas blindadas têm superior qualidade sobre as cromadas pois, apesar de perderem na estética, ganham na qualidade de giro das cravelhas, sempre bem lubrificadas, o que não acontece nas tarraxas cromadas.

Enfim, acho que é uma boa escolha. Neste preço eu antigamente levaria o C80 da Yamaha (que é acústico), mas ultimamente a madeira do tampo não tem cheirado muito bem, por ser feito agora de um pinho de qualidade muito baixa. Boas compras pra você!

NuTeLLa
Veterano
# mai/08
· votar


e aew
galera tudo bem"???

to querendo saber o que vcs acham do hofma ye231
estou para comprar e quero saber se amadeira dele eh boa e
tem uma captação legal

flws
abraço

faed
Veterano
# jun/08 · Editado por: faed
· votar


Pardal, mesmo com certo tempo de atraso meu, muito obrigado pelas dicas que me deu sobre o violão!! Foram muito úteis!!

Vim aqui só pra contar o final feliz dessa historia

Efetivei a compra pela Internet do Violão WolF do qual tive falando. Comprei na loja Cifras & Decibéis e chegou com três dias em minha cidade (VIA PAC ainda por cima), intacto, sem defeito algum. Quem tiver com medo de comprar por net tenho a falar q a minha transação foi excelente. O Violão que custava 480,00 na loja aqui da cidade saiu por R$ 350,00 com frete e seguro via net.

Quanto ao violão... Cara, é bom demais!!! Levei ele pra alguns músicos aqui de Feira tocarem nele e eles disseram que ele só tava com esse preço pq a marca n é muito conhecida. Um deles chegou a dizer q a qualidade de som era parecida com a de Crafter Aço. Toquei num Tagima Dallas, q eh similar a ele, e q toma pau de longe mesmo!!! A qualidade do acabamento da madeira e o som do Tagima é abaixo do WOLF F000 e muito. O som dele desplugado é limpo e alto, mesmo n sendo folk, e o capatador é bala d+ com 5 bandas de presence, agudo, medio agudo, medio grave e grave, alem de ter um afinador eletronico acoplado!! Da pra deixar o som do violão parecido com uma de uma guitarra, sem pedaleira, com os efeitos desse captador ET-5 dele.

Paguei pauu mesmo pra Violaaa!! Custo beneficio sem igual!!

Veleu mesmo Pardal e q vcs continuem nos dando essa força aqui com relação a questionamentos q manjam pela grande experiencia de vcs!!

sifra2003
Veterano
# jul/08
· votar


Amigos! Gostaria de saber se algum de voces se conhecem o violão Condor midi plus nylon, pois gostaria de adquirir um para interligar num GR-30 (sintetizador de guitarra) que possuo. Utilizo o sintetizador interligado em um violão Strinberg aço através de um GK-2 (captador midi) mas, gostaria de ter um violão de nylon que pudesse usar com este mesmo sintetizador. Alguém pode me ajudar?

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


sifra2003
pela 5 vez

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Depois da "bronca" (na boa) do mano Pardal:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/190435/#5295497

Hoje aproveitei um tempinho sobrando e fiz um passeio em duas lojas aqui da região onde moro.
Na loja "A" eu não testei violão, só guitarra.
Na loja "B" eu testei os seguintes:

-Giannini GWNE18 Nylon, continua muito bom, sem nada a declarar. Toquei "Sampa", embora fosse eu tocando estava muito boa a execução (hehehehe), som clássico de Nylon. Ótimo! Recomendado aos "Iniciantes" e interessados.

-Yamaha APX 500 Aço, não gostei do som (desplugado), muito artificial, parecia um "Flat", sem ressonância. O braço era muito confortável e "pequeno", mas parecia que as cordas estavam duras, altas. Peguei dois para testar, e os dois apresentavam o mesmo som e dureza. Não recomendo para quem está começando.

-Strinberg AS 62 (falta mais algum complemento que não me lembro) Aço, tem um bom som (desplugado), mas eu não gostei do braço, muito grosso e desconfortável. Não recomendo para quem tem mão pequena.

Acho que é só isso, se quiserem saber de guitarra:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/179867/p0#5295368

Valeu.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida

Só um comentário: os Yamaha APX são feitos para tocar plugados. Desplugados, têm o som com poucos graves e volume. Para você ter uma idéia, eu tenho um APX-900 (o top dos APX) e um CPX-5 (o mais simples dos CPX). Desplugado, o CPX soa melhor que o APX, que me custou mais que o dobro!

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Bog

Mas eu acho que deveria soar melhor.
Faltou comentar da dureza das cordas.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida

Não cara, o som dos APX é assim mesmo. Desencorpado e baixinho, com muitos agudos e poucos graves. Eles são fininhos, foram feitos para serem desse jeito. Não sei o que você acha que é um som "artificial" (?!), mas aí entra uma coisa de gosto pessoal mesmo. Eu me decepcionei muito porque todos falavam dos Takamine, e TODOS os que eu testei tinham um som entupido de médios, parecia tudo muito "encaixotado" para mim.

Quanto às cordas serem duras, já ouvi essa reclamação mais de uma vez, mas como eu me acostumei a tocar em violões muito vagabundos, mesmo esses Yamaha me pareceram o paraíso, haahha.

Eu confesso que achei difícil achar um violão que me deixasse 100% contente. Fiquei com o APX900 por conta do som plugado, mas ele não chega nem perto dos Martin que eu vi (e que eram beeem mais caros, hehe).

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
Eles são fininhos
Não eram não....
Será que eu anotei o modelo errado?
Vou ter que voltar lá só pra tirar isso a limpo.
Eu não testo modelos "Flat" (é assim fininho?).

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida

É fininho, mas não chega a ser "flat". Ele TEM uma caixa de ressonância - mas é estreita. Por isso, tem pouco volume e som não muito encorpado. Por outro lado, é mais confortável para tocar de pé e dá um pouco menos de microfonia. Este violão foi feito para ser tocado plugado.

Alvi Negro
Veterano
# jul/08
· votar


oque é cutway?

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Alvi Negro
oque é cutway?

Cutaway seria uma "ponta", uma entrada no corpo do instrumento, geralmente nos violões só são embaixo.
Note que esse tem, e se parece com uma guitarra:

http://www.abcmusical.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produt o=1868

Quando se fala em Double Cutaway, é porque se tem duas "pontas", ou dois "chifrinhos", mas nunca vi em violões, só em guitarras.

Essa seria Single Cutaway (uma abertura):

http://www.music123.com/Gibson-Les-Paul-Traditional-Electric-Guitar-51 9319-i1400045.Music123

Essas seriam Double Cutaway (duas aberturas):

http://www.music123.com/Gibson-Les-Paul-Faded-Double-Cutaway-Electric- Guitar-517512-i1149450.Music123

Exemplo clásico de Double Cutaway (dois "chifrinhos"):

http://www.music123.com/Gibson-SG-3-Electric-Guitar-512601-i1173420.Mu sic123

Obs.: Seria isso que voce se referia como "meia-lua" em outro tópico?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/169464/p4#5297882

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida
caracaterísticos do yamahas mesmo.. eles tem som de violão flat, mas não são flats, plugados é outro mundo.

mas tbm não me agrada essas características dos yamahas.

Alvi Negro
Veterano
# jul/08
· votar


Luiz Almeida
É isso que eu tava falando,rsrs, desculpe a minha ignorância pois sou "novato".
Abraço!

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Opa, blz?? Toco guitarra a um longo tempo, mas ja faz tempo tbm q abandonei o violão (de nylon na epoca).
Agora vou comprar um violão de aço por necessidade (algumas musicas rock classico com minha banda) e tbm por diversão (em casa e pá).

Encontrei um Yamaha F310, é folk e não é elétrico (pensei em colocar o captador da Sound pra violão, é um captador magnético q fica na boca do violão).

Alguem tem informações sobre esse violão se é bom?
Eu toquei e gostei, axei bem legal, tp ficando no nivel de alguns violões de 900 reais como Cort e tals, e o preço dele é bem atrativo ( só 350 ) sei q como no mundo da guitarra, o mundo do violão nao eh diferente, nao se pode esperar milagres com 350 reais e tals, mas tem o fato tbm de nao ser elétrico.
Alguem sabe algo sobre o tipo de captador que eu descrevi acima? Ele afeta muito a acústica do violão desplugado?
vlww

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim
como vc falou não espere milagres por 350 reais. Não conheço em especifico esse captador q vc falou, mas os magneticos de boca dfe violao que já usei. sempre me deram a impressão de som de pato.

o Yamaha F310 é super sincero no seu custo beneficio, realmente para essa faixa de preço é um top!! vc vai gostar do som dele, mas fica o lance do captador, eu acho que seria mais interessante vc estudar comprar um violão já com parte elétrica. Como vc mesmo disse.. CORT essa marca está com uma qualidade surpreendente nos seus violões, e com preços justos.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim

Encontrei um Yamaha F310,
Eu toquei num parecido com esse, mas não lembro o modelo, é muito bom o som dele, mas se voce quer um elétrico acho melhor comprar um do que modifica-lo. Não conheço esse captador.
Eu toquei e gostei, axei bem legal
Então não precisa de muita opinião, só se voce ainda tiver alguma dúvida.

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


TioAle
Luiz Almeida
Pods cre, vlw pela opnião dos 2! foi bem importante mesmo, hj visitando outras lojas encontrei um Hofma (ja li bem dele aki pelo FCC) e toquei, gostei, preferi ele ao yamaha, e comprei. é, como o yamaha, um violão honesto pelo preço (grande custo beneficio) som alto e claro, so q esse tem cutway, eh eletrico, alem de ter mais opçoes de acabamento, acabei pegando um sunburst, enfim curti o violão, e o som dele plugado nao eh nada mal, equalizador de 4 bandas alem do presence, vol, e tals, nao tem afinador, mas tbm por esse preço eu axei q está otimo. era bem o q eu qria, pegada legal, corpo eh um pouco menor q o folk da yamaha, o q no caso pra mim foi melhor e nao perdeu a "potencia" e ressonancia desplugado se comparado ao yamaha

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim
blz... se curtiu.. maravilha... :) ótimo!!!

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim
Isso ae cara, tem que testar, se não tem como testar sai perguntando no fórum.
Parabéns.

burt
Veterano
# ago/08
· votar


Bom dia!

Gostaria de receber informações sobre o seguinte violão:

"Violão 12 Cordas; Ass. Por Reinaldo Di Giorgi; Fab. 1975; Mod. Folk n. 16"

Qual a faixa de preço e qualidade desse produto?

Um amigo está me oferencendo por R$ 350,00. Está rasoável o estado de conservação e o som é bom. Quero adquirí-lo mais pelo ano de fabricação dele. E aí, vale a pena?

Obrigado àqueles que puderem me dar mais informações.

diether1
Veterano
# ago/08
· votar


Fala Galera !!!

To afim de um violão de nylon mais que tenha um braço fino ...

Alguem tem ideia de alguns bons ?

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


diether1
Geralmente os de nylon tem braço mais grosso. Porém ouvi rumores que o Tagima Vegas tem braço um pouco mais fino que o padrão dos violões de nylon.

Aragom
Veterano
# ago/08
· votar


Alguem sabe q marca do violao que o victor da dupla victor e leo toca chuva de bruxaria?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violões: tipos, modelos, características, etc! >>>>>