Algumas dúvidas teóricas!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


jr sound

Então, na pauta tá C# (tem 7 sinais de #). Nesse caso, se aparecer uma nota na linha (ou no espaço) do Dó, e tiver um sinal de "bequadro" (indicando que é a nota C) tá errado. Se tiver no lugar do Dó, só pode C#.

Se quiser representar o intervalo de 7a maior, a nota deve ser o B#. O erro é que algumas pessoas preferem chamar de C ou escrever com bequadro só porque a nota na prática é C (B#).

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
pois é, isso de B# e Fb é dificil de sacar ne? mas existe...

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


kiki

Existe... e confunde o pessoal.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Olá, Leandro Panuci,já vi varios tópicos sobre os modos gregos,gostaria que me tirasse uma dúvida, esse é o modo Jônio em G certo?

-------------------------------5-7-8-
-------------------------5-7-8-------
-------------------4-5-7-------------
-------------4-5-7-------------------
-------3-5-7-------------------------
-3-5-7-------------------------------

se eu usar essa mesma formação mas em LÁ ela seria LÁ Jônico? tipo assim,
5-7-9
5-7-9
6-7-9
6-7-9
7-9-10
7-9-10
te aguardo obrigado.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


desculpe faltou mais um c hehehe
Leandro panucci.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

jr sound
Atravessando a resposta do nosso grande camarada LeandroPanucci, está correto sim. A segunda formação é o Modo A Jônio, ou se preferir a Escala Maior de A.
Só chamo a atenção para o fato de que vc não deve se ater ao "shape". Os desenhos são iguais somente porque respeitam os intervalos entre as notas que formam a Escala, mas vc pode montar esta mesma Escala em outros locais do braço de seu instrumento, desde que respeitados os mesmos intervalos.
Assim vc pode ver que decorar "shapes" lhe deixa limitado ao passo que guardando e percebendo os intervalos vc trabalha ao longo de toda a Escala.
Mais um detalhe... Esta denominação (A Jônio) só está correta se, além dos intervalos, vc considere como tônica a primeira nota tocada neste "shape" (no caso corda 6, traste 5). Pra vc ver como "shape" por si só não significa nada, este mesmo "shape" pode ser um B Dório, um C# Frígio, um D Lídio, um E Mixolídio, um F# Eólio ou um G# Lócrio, bastando para isso apenas alterar a nota de partida.
Mais uma vez, minha sugestão é: Não se prenda a "shapes"...
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


jr sound

É isso mesmo. O Penta_Blues disse tudo.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


valeu mesmo parceiros agradeço os dois pela atenção,obrigadão....

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Leandro Panucci e Penta_ Blues posso pertubar voces mais um pouquinho? vamos lá...seria essa forma te entender os modos gregos
eu vi essa fórmula resolvi pergutar

Jônio escala normal....
Dórico 2 bemois 2-7....
Frigio 4 bemois 2-3-6-7...
Lídio 1 # 4 grau
mixolidio 1 bemol 7 grau ...
Eólio 3 bemois 3-6-7....
Lócrio 5 bemois 2-3-5-6-7
seria uma regra ou não tem nada ver em estudar isso..... agradeço desde já se alguém quizer responder também fiquem a vontade

LeandroP
Moderador
# jul/07 · Editado por: LeandroP
· votar


jr sound

seria uma regra ou não tem nada ver em estudar isso.....

Não é uma regra, e não tem a ver.

A quantidade de # ou de b não indica o modo, mas o tom.

Por exemplo, se tiver 1 sinal de #, o tom é Sol maior/Mi menor. Se tiver 1 sinal de b, então o tom é Si bemol maior/Sol menor. Se tiver 2 sinais de #, então o tom é Ré maior/Si menor, etc...

*** Ver círculo das 4as e 5as. ***

***********

Você pode estudar os modos e compará-los através dos seus intervalos característicos. Você pode definir dois padrões: um pro modo maior e outro pro modo menor.

Por modo maior, o padrão é a escala maior natural (modo jônio), e pro modo menor, o padrão é a escala menor natural (modo eólio).

O modo maior (jônio) tem os seguintes intervalos:

T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M e 8


O modo menor (eólio) tem os seguintes intervalos:

T, 2, b3, 4, 5, b6, 7 e 8

Percebeu a diferença entre um e outro?

Agora vamos separar os outros modos maiores e menores, e reconhecer as diferenças entre eles.

Maiores:

Jônio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
Lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 (este modo é o IVº do jônio)
Mixolídio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 (este modo é o V° do jônio)

Menores:

Eólio: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (este modo é o VI° do jônio)
Dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8 (este modo é o IVº do eólio, e IIº do jônio)
Frígio: T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (este modo é o Vº do eólio, e IIIº do jônio)
Lócrio: T, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8 (este modo é o IIº do eólio, e VIIº do jônio)

Os intervalos sublinhados são os "intervalos característicos" de cada modo. Sem estes intervalos característicos, você não pode afirmar qual modo ele representa, sendo simplesmente maior ou menor. Quando você utiliza o intervalo característico, então você identifica o modo utilizado.

Por exemplo:

Um acorde Am6 é representado pelo modo dórico, pois qual escala menor (já que o acorde é menor) tem um intervalo de 6a maior???

Um acorde F7M(#4) é representado pelo modo lídio, porque sabemos que o Fá é maior, que possui 7a maior, e o que separa ele do modo maior natural (jônio) é este intervalo de 4a aumentada.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


valeu amigão agora ta entendido ,tiraste a minha duvida ,voce é o cara,bom final de semana pra ti.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

jr sound
Cara, o legal do LeandroPanucci é que suas respostas acabam virando aula...rs
O que mais acrescentar para esclarecer a sua dúvida?!...rs
Agora é só estudar, lembrando que o assunto é vasto e não se encerra apesar do ótimo post do Panucci. Paciência, atenção e nada de preguiça, meu camarada!
Valeu!!!

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Valeu Penta_Blues ,é verdade esse final de semana estava comentando isso, uma verdadeira aula só temos a agradecer pelo carinho e a paciência de voces , agora tá tudo explicado é como tu disse ,estudar e estudar mais uma vez em nome de todos eu gradeço pela atenção Deus os abençoem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algumas dúvidas teóricas!