Penta_Blues Moderador |
# jul/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa noite!!!
jr sound
Atravessando a resposta do nosso grande camarada LeandroPanucci, está correto sim. A segunda formação é o Modo A Jônio, ou se preferir a Escala Maior de A.
Só chamo a atenção para o fato de que vc não deve se ater ao "shape". Os desenhos são iguais somente porque respeitam os intervalos entre as notas que formam a Escala, mas vc pode montar esta mesma Escala em outros locais do braço de seu instrumento, desde que respeitados os mesmos intervalos.
Assim vc pode ver que decorar "shapes" lhe deixa limitado ao passo que guardando e percebendo os intervalos vc trabalha ao longo de toda a Escala.
Mais um detalhe... Esta denominação (A Jônio) só está correta se, além dos intervalos, vc considere como tônica a primeira nota tocada neste "shape" (no caso corda 6, traste 5). Pra vc ver como "shape" por si só não significa nada, este mesmo "shape" pode ser um B Dório, um C# Frígio, um D Lídio, um E Mixolídio, um F# Eólio ou um G# Lócrio, bastando para isso apenas alterar a nota de partida.
Mais uma vez, minha sugestão é: Não se prenda a "shapes"...
Valeu!!!
|
LeandroP Moderador |
# jul/07 · Editado por: LeandroP
· votar
jr sound
seria uma regra ou não tem nada ver em estudar isso.....
Não é uma regra, e não tem a ver.
A quantidade de # ou de b não indica o modo, mas o tom.
Por exemplo, se tiver 1 sinal de #, o tom é Sol maior/Mi menor. Se tiver 1 sinal de b, então o tom é Si bemol maior/Sol menor. Se tiver 2 sinais de #, então o tom é Ré maior/Si menor, etc...
*** Ver círculo das 4as e 5as. ***
***********
Você pode estudar os modos e compará-los através dos seus intervalos característicos. Você pode definir dois padrões: um pro modo maior e outro pro modo menor.
Por modo maior, o padrão é a escala maior natural (modo jônio), e pro modo menor, o padrão é a escala menor natural (modo eólio).
O modo maior (jônio) tem os seguintes intervalos:
T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M e 8
O modo menor (eólio) tem os seguintes intervalos:
T, 2, b3, 4, 5, b6, 7 e 8
Percebeu a diferença entre um e outro?
Agora vamos separar os outros modos maiores e menores, e reconhecer as diferenças entre eles.
Maiores:
Jônio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
Lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 (este modo é o IVº do jônio)
Mixolídio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 (este modo é o V° do jônio)
Menores:
Eólio: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (este modo é o VI° do jônio)
Dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8 (este modo é o IVº do eólio, e IIº do jônio)
Frígio: T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (este modo é o Vº do eólio, e IIIº do jônio)
Lócrio: T, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8 (este modo é o IIº do eólio, e VIIº do jônio)
Os intervalos sublinhados são os "intervalos característicos" de cada modo. Sem estes intervalos característicos, você não pode afirmar qual modo ele representa, sendo simplesmente maior ou menor. Quando você utiliza o intervalo característico, então você identifica o modo utilizado.
Por exemplo:
Um acorde Am6 é representado pelo modo dórico, pois qual escala menor (já que o acorde é menor) tem um intervalo de 6a maior???
Um acorde F7M(#4) é representado pelo modo lídio, porque sabemos que o Fá é maior, que possui 7a maior, e o que separa ele do modo maior natural (jônio) é este intervalo de 4a aumentada.
|