Algumas duvidas sobre tocar violão

    Autor Mensagem
    rodfeliz
    Veterano
    # mar/08


    Tipo, eu to treinando faz 2 semanas, ate agota eu decorei os acordes e sustenidos e peguei um pouco de agilidade.
    Mesmo assim, quando pego uma musica simples pra tocar, nunca sai o som esperado, mesmo com o violão afinado e tudo.
    Sem contar que o dedo doi muito.

    Mas eu quero saber se agora ficar mais facil ou se o dificil ja passou...
    Fica facil agora pra tocar ou ainda falta muita coisa?
    É so treinar o que ja sei ou tem mais coisa pra aprender?

    Eu estou treinando os acordes e sustenidos todos os dias, aproximadamente 1 hora diaria.

    Sera que da pra aprender a tocar violão dessa forma em pouco tempo? Eu queria aprender o mais rapido possivel... pelo menos tocar algumas musicas.
    Quanto tempo demorada pra aprender a primeira musica?

    Outra coisa, quando eu estou treinando minha mão esquerda começa a doer, não os dedos, a mão mesmo. Isso é normal ou a posição estaria incorreta?

    Obrigado pela atenção.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz

    Sem contar que o dedo doi muito.

    Aperte com menos força. Bem menos.
    Se depois de tocar, você tem as cordas bem amrcadas nos dedos, tá fazendo errado.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz


    Outra coisa, quando eu estou treinando minha mão esquerda começa a doer, não os dedos, a mão mesmo. Isso é normal ou a posição estaria incorreta?


    Idem àcima. Deve estar muito incorreta, mas só com um professor pra dizer mesmo.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz

    No começo é assim mesmo. Com o tempo ( na caminhada ) você verá que tudo vai ficando mais fácil, tipo: A dor vai desaparecendo; o som dos acordes vão ficando mais apurados ( equalizados( acho que é assim que fala ) e etc. então dia a dia você vai percebendo a progressão do seu aprendizado. Temos que ser muito persistentes!

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eduardoviquinha
    Temos que ser muito persistentes!

    Só não pode é persistir no erro. Isso só resulta em tendinite.
    Dor nunca é normal. Procure um professor pra te orientar.

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz
    Tipo, eu to treinando faz 2 semanas,
    isso é muito pouco... continue treinando.

    Sera que da pra aprender a tocar violão dessa forma em pouco tempo? Eu queria aprender o mais rapido possivel... pelo menos tocar algumas musicas.
    pressa é inimiga da perfeição.
    e o tempo varia de acordo com a pessoa.

    Quanto tempo demorada pra aprender a primeira musica?
    depende da musica e da pessoa.

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz
    2 semanas

    É pouco. Muito pouco.

    o dedo doi muito

    Existem várias coisas que podem fazer o dedo doer. É comum sentir dor nas pontas dos dedos da mão esquerda. Com o tempo, formam-se calinhos e você não sente mais dor (na verdade, eu não sinto nada na ponta dos dedos!). Se for dor muscular, provavelmente você está colocando força demais.

    Mas eu quero saber se agora ficar mais facil ou se o dificil ja passou...

    Pode parecer bobeira, mas se vc quer tocar bem mesmo, o difícil nunca passa. Não existe algo como aprender a tocar perfeitamente uma música hoje e amanhã aprender outra. Você vai melhorando devagar coisas específicas, e conforme isso acontece, todas as músicas que você tocar vão melhorar de acordo. Talvez daqui a 1 ano você toque 10 músicas de um jeito, e daqui a 10 anos você toque as mesmíssimas músicas de um jeito completamente diferente. O problema é que sempre vai ter alguma técnica que você não domina, e as que você domina, se não praticar você regride.

    Em algum tempo, você pode conseguir tocar algo que se possa considerar "agradável". Isso anima a gente. Mas se você quer ser um bom músico, não pode parar por aí. Claro, se você só quer tocar como uma diversão descompromissada, qualquer nível que você atingir estará de bom tamanho, contanto que você esteja se divertindo.

    É so treinar o que ja sei ou tem mais coisa pra aprender?

    Ambos.

    Sera que da pra aprender a tocar violão dessa forma em pouco tempo?

    2 semanas, 1 hora por dia? Só se você for superdotado.

    Eu queria aprender o mais rapido possivel

    Não é uma boa idéia. A coisa mais importante que todo e qualquer músico - amador ou profissional, sério ou descompromissado - precisa ter é PACIÊNCIA. Sem ela, você está fadado a ter apenas frustrações, e tudo será fogo de palha.

    Quanto tempo demorada pra aprender a primeira musica?
    depende da musica e da pessoa.(2)

    minha mão esquerda começa a doer (...) é normal ou a posição estaria incorreta?

    Provavelmente, a posição está incorreta. Dor na ponta dos dedos é normal. Dor ao tocar só pestanas por 5 minutos também. Qualquer outra dor é um mau sinal.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    Dor ao tocar só pestanas por 5 minutos também.

    Não é bem assim. Qualquer dor é anormal.
    Dor da pestana acontece por 95% das pessoas fazem errado. Pressionando com o dedão, quando o correto é com a força do braço.
    o dedão só encostado de leve.

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Private Pyle

    No começo dói sim, principalmente se for corda de aço. No caso da pestana, o indicador fica todo marcado, e a sensação é de que vai cordar o dedo onde as cordas encostam. O mesmo vale para as pontas dos dedos. No meu caso, chegou a sangrar uma ou outra vez. Com o tempo a pele engrossa, mas no começo é perfeitamente normal sentir dor nas pontas dos dedos ou quando segura um acorde com pestana por muito tempo.

    Nem tudo é questão de fazer "certo" ou "errado". Para certas coisas, o problema é acostumar o corpo a uma condição nova. Isso vale especialmente para a abertura (no começo, eu não conseguia fazer sequer um dó maior!) e para a pele em contato com as cordas.

    rodfeliz
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    A dor que eu falo é...
    Por exemplo... eu fico alternando em do e re direto, ate eu me acostumar com os dois.
    Quando eu fico nessa de: do, re, do, re, do, re... Depois de uns 10 minutos, o músculo da minha mão doi, como cansaço.

    E na verdade não é uma hora, eu vendo direito aqui, são 2 a 3 horas.
    É que eu não estabeleço um horário, simplesmente pego o violão e fico treinando (já que não estou estudando). Tem dias que treino uma hora outros dias que treino 3 horas.

    Completou a terceira semana de curso, eu ja domino o do e o re, mas sei fazer todos os outros sem agilidade. Sera que esta bom ou devo treinar mais?

    Abraços e obrigado pela atenção.

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz

    Se começar a doer o músculo, pare imediatamente. Não fique forçando. Se puder, procure orientação com o professor. Se for auto-didata (eu sou), entenda que, se está doendo, você está fazendo algo errado. Então, algo tem que ser mudado.

    Alguns tipos de dor são comuns quando você começa - ou até depois. Eu toco fazem quase 9 anos, mas 2 ou 3 horas de violão certamente fazem as pontas dos dedos voltarem a doer. Mas cuidado, dor muscular provavelmente quer dizer que você está fazendo força demais ou está com o braço/mão numa posição errada. Dor nas articulações é ainda mais tenebroso, você não quer ter uma bela tendinite (até onde eu sei, nunca mais fica 100% se tiver!). Cuidado ao forçar demais!

    Sera que esta bom ou devo treinar mais?

    Resposta B.

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz
    Sera que esta bom ou devo treinar mais?
    sempre tem que treinar mais.

    Completou a terceira semana de curso, eu ja domino o do e o re, mas sei fazer todos os outros sem agilidade.
    é pouco ainda. continue treinando, e va pegando o jeito pra nao precisar fazer mais força. como disseram nossos amigos Bog e
    Private Pyle, é preciso aprender a posição certa pra não precisar fazer tanta força, que isso aumenta as dores.

    outra coisa: voce disse que em 3 semanas ja dominou o dó e o ré.
    tem um erro aí. não vincule o tempo de aprendizado ao numero de acordes ou musicas que voce sabe.
    não se limite a seguir estritamente o que te passam na aula. pegue todos os acordes maiores e menores e va treinando. existem varios acordes muito mais faceis que o dó, se voce já faz ele fará os outros tranquilamente.

    não tem problema nenhum em ir aprendendo "fora de ordem", ate por que nao existe ordem.

    rodfeliz
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Obrigado, estão me ajudando.
    Eu tenho mais uma duvida.
    Eu peguei uma musica aqui pra tentar tocar, a mais fácil que encontrei:


    G D
    Boi Boi Boi, Boi da cara preta
    C D G
    Pega esse menino(a) que tem medo de careta


    No "D" eu so posso tocar da 4ª corda pra baixo e no "C" quinta corda pra baixo.
    Mas eu nunca consigo, sempre pegam na corda de cima.
    Eu to fazendo algo errado ou isso é treino?

    seiti
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    se for oq eu entedi so na prática meu caro gafanhoto.....com o tempo os dedos vaum pra casa certa....

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz
    no fundo, no fundo, o ré é necessario evitar só a 6a corda.

    Eu to fazendo algo errado ou isso é treino?
    sua ideia está corretissima, mas ate conseguir controlar isso demora mesmo. muito treino. atente a isso, mas nao precisa de preocupar em sair exatamente isso.
    principalmente pra tocar batida, é mais facil pegar todas, ou quase todas.
    em edilhados e puxados isso é mais controlavel.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rodfeliz

    Acompanhando esse debate, cheguei a conclusão que provavelmente, em virtude de sua curiosidade; vontade; persistência e humildade em querer aprender aquilo que quer, sem acanhamento algum em perguntar, você daqui a algum tempo( não sei quanto, vai depender de você) , vai tocar um violão legal! Continue assim. Penso que você está no caminho certo.
    Obs.: Agradeça esse pessoal aí que está lhe ajudando, da melhor maneira possível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas duvidas sobre tocar violão