Algumas dúvidas teóricas!

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# set/05


Caros colegas:
Tenho algumas dúvidas com relação a teoria e gostaria que vocês me ajudassem:

Eu terminei o capítulo de formação de acordes da apostila que estou estudando (aquela vendida pelo MVHP), e aprendi como formar os acordes maiores (1ª, 3ª maior e 5ª), menores (1ª, 3ª menor e 5ª), os acordes com 7ª (acrescenta-se a 7ª menor), com 7ªaumentada (acrescenta-se a 7ª maior), os acordes suspensos de 2ª e 4ª (1ª, 2ª ou 4ª, e 5ª), os de 6ª (adiciona-se a 6ª maior), os acordes 6/9 (adiciona-se a nona ao acorde de 6ª), os acorde de 9ª, 11ª e 13ª (adiciona-se a 9ª, 11ª ou 13ª ao acorde de 7ª), os diminutos (1ª, 3ªmenor, 5ªmenor e 6ª maior), os acordes com baixo invertido, e os acordes com a indicação do que deve ser tocado, como por exemplo os acordes Add. Até aí tudo bem, nenhum mistério, só listei esses acordes e a formação dos mesmos para vocês me dizerem se aprendi certo, e pra ajudar quem ainda não viu essa parte. Agora vamos as dúvidas !

O que exatamente significa um acorde "suspenso"? A apostila só diz que eles não são "maiores nem menores", mas qual a lógica deles? Diz também que eles "costumam" aparecer nas formas sus2 e sus4, mas não deixa claro se essas são as únicas formas possíveis ou se existem outras. Tenho a mesma dúvida em relação aos diminutos? Qual a lógica? A julgar pela 3ªmenor e 5ªmenor da formação eu concluiria que o "diminuto" refere-se ao tom, mas e a sexta maior, o que faz aí?

Todos os tipos de acordes existentes estão listados aí? Ou existem outros que a apostila não abordou? Quais?

A apostila se refere também aos acordes "consonantes" e "dissonantes", mas não explica claramente como classificar os acordes dessa forma. Por exemplo, seriam os acordes puros consonantes, e os de sétima dissonantes

O próximo capítulo trata de escalas. Ainda não ví nada sobre campo harmônico. Devo prosseguir com o Estudo de escalas, que já me disseram ser um estudo enoooooorme, ou aprender harmonia primeiro?

Se eu estiver entendido certo, tem um monte de acordes errados no dicionário de acordes do cifras Por exemplo, olhando o dicionário do site ví que, por exemplo, os acordes do tipo sus2, 9, add9 e add2 são considerados idênticos, o que não tem nada a ver. Os acordes add9 e add2 realmente ficam a mesma coisa, mas nada tem a ver com acordes sus2 ou 9. O acorde de nona tem que conter também a sétima, enquanto o acorde add9 não, a 9ª é adicionada diretamente ao acorde puro. Já o acorde sus 2 apenas substitiu a 3ª pela 2ª. É isso mesmo, ou estou viajando na maionese? Se for isso mesmo, tem um monte de gente, que, como eu, vem aprendendo acordes errados pelo site Tem como isso ser corrigido, se é que está realmente errado?

E como é a nomenclatura desses acordes? Por exemplo, "Dsus2" é ré com segunda ou ré suspenso na segunda? Se digo pra um amigo fazer um "dó com nona", estou falando do "Cadd9" ou do "C9"?

Última coisa. A apostila faz uma confusão danada com os termos, e mistura maior com perfeita com justa com aumentada, e acabei sem e entender com clareza. poderiam clarificar um pouco isso para mim, me explicando exatamente a diferença de uma pra outra?

Bom, acho que é isso. Perdoem-me o post longo, e espero que tenham paciência de ler, é que são tantas dúvida...

Abraços a todos, e obrigado pela força!

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


Caim Meu ficou muito confuso seu topico!
Que tal enumerar suas duvidas!?

Primeiro;
Acorde maior é formado PELA TONICA (nao 1ª) 3ª MAIOR e 5ª JUSTA!
menor: TONICA, 3ª menor e 5 JUSTA


ACORDE COM 7 : TONICA, 3ª (MAIOR OU MENOR), 5ª JUSTA e 7 menor

ACORDE COM 7 MAIOR: TONICA, 3ª (MAIOR OU MENOR), 5ª JUSTA e 7 MAIOR nada de aumentada!

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


Outra coisa! 5ªs 4ªs e 8ªs nada de menor! Ou é justa ou é aumentada ou é menor!

Primeiro vou ter que ler com calma e corrigir o que vc aprendeu errado para depois ver direitinho quais eram as duvidas mesmo!
se vc enumera-las vai ficar mais facil!

Abraços

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


Outro detalhe importante! é necessario dominar tudo e entender tudo sobre escala para se poder aprender formação de acordes, o pq da consonancia e dissonancia (que tb vai envolver um pouco de historia e evolução da musica!), e outras coisinhas! Vejo que tem muitas duvidas no seu estudo e muita incoerencia, nao sei se devido ao seu entendimento ou é pq a apostila ta errada mesmo! isso eu teria que analisar!

Que tal começar do basico e ir fazendo as perguntas uma a uma, conforme eu for lendo vou respondendo ok!?

espero estar ajudando!

abraços

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


CaimDark

Como você mesmo viu na montagem dos acordes, eles estão apoiados nas notas ímpares da escala, certo?! (1a, 3a, 5a e a 7a).

O acorde suspenso substitui a 3a pela 4a, o que deixa dúvida se é maior ou menor, pois a 3a não está no acorde.

Na realidade, quando você usa uma 4a, acaba usando ela como passagem. No acorde sus usa-se a 4a e a 3a passa a ser uma nota de passagem.

O acorde sus é representado pelo modo mixolídio4, (é o mesmo modo mixolídio, só que usando a 3a como nota de passagem).

Pra formar um acorde Gsus4 por exemplo, você pega da escala mixolídio as seguintes notas: T, 2(9), 4, 5 e a 7a (menor). O que se vê muito é este acorde sendo chamado de F/G ou Dm7/G, o que vem ser a mesma coisa na prática, mas teoricamente é um Gsus4.

Com o sus9 é a mesma coisa. Você substitui a 3a pela 9a (2a).

Quando isso não acontece (de substituir a 3a pela 9a), você chama o acorde de add9.

No Brasil, quando se escreve C9, a gente faz um acorde maior com 9a, enquanto que no E.U.A. eles adicionam a 7a menor, que pra nós seria um C7(9). Rola algumas confusões neste sentido e nesses casos é a posição do acorde na harmonia que vai determinar o que ele faz de verdade... se é dominante, subdominante, tônica, substituto do dominante, dominante secundário, etc.

Dê uma lida NESTE TÓPICO que pode ser que lhe ajude nesta pesquisa.

Abraço (© Marco Alan Rotta)

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Putz!m Que tópico interessante! Parabéns! Vamos valorizar idéias assim aqui no Fórum?

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


valeu galera! qualquer coisa to perguntando de novo!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Balbino Junior
valeu a força pelo msn cara. Qualquer coisa te pentelho mais, huauhauhauhauhauh!!!

Hard_Guitar
Veterano
# set/05 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


Off-Topic:

CaimDark

Vc fez perguntas que eu tb gostaria de fazer, hehe!
Aliás, um dos grandes problemas de ser auto-didata em instrumentos é esse: num tem ninguém p/ vc tirar dúvidas, e muitas vezes as apostilas são confusas. Eu tb era auto-didata, agora to começando a pegar umas aulinhas...

P.S.: Seu ultimo tópico foi às 03:02! Tu num dorme naum? huahuhau!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Hard_Guitar
Seu ultimo tópico foi às 03:02! Tu num dorme naum
uauhauhauhauhauauha. Pior que não, fui dormir depois desse tópico e ainda acordei as 8 :(


Aliás, um dos grandes problemas de ser auto-didata em instrumentos é esse: num tem ninguém p/ vc tirar dúvidas, e muitas vezes as apostilas são confusas.


Com certeza. Comecei a tocar há uns 8 meses, e nesse tempo tive 2 professores durante uns 4 meses, mas nenhum vingou, e uns 4 fiquei, como diria o uilame, "no autoditada". MAs semana que vem devo começar numa escola de música que, espero, deve me ajudar bastante!

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


maravilha o comentario de voces se aprende muito, em relação aos acordes de 7 maior ja vi e estudei muito sobre acordes com 7 maior mas tambem ja vi comentarios e em outros sites que a 7 Maior e 7 aumentadas são as mesma , se alguem puder responder se existe diferença ou é a mesma coisa ou qual expressão é a certa.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


jr sound
ate onde eu sei, são a mesma coisa. 7M, 7+... o nome é sétima aumentada, ainda que alguns chamem de 7 mais, 7 maior...
mas o modo de escrever a cifra acho que não tem certo... cifra não é convencionado, portanto há diferentes maneiras de escrever.

LeandroP
Moderador
# jul/07 · Editado por: LeandroP
· votar


jr sound

As sétimas são:

b7 ou 7- - 7a diminuta - intervalo de 4,5 tons (só ocorre em acordes diminutos - em outros casos é 6a maior, por enarmonia);

7 - 7a menor - intervalo de 5,0 tons;

7M ou 7+ - 7a maior - intervalo de 5,5 tons.


Não existe intervalo de 7a aumentada, pois este é a repetição da nota fundamental, a oitava.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


valeu a resposta e concordo que não existe o intervalo de 7 aumentada, queria ter mais comfirmação pois existem muitos prof ai indicando errado , peguei um aluno que foi muito dificil convencer ele ,mas agora com ajuda de voces fica mais facil,obrigadão.

Leandro rj
Veterano
# jul/07
· votar


ola pessoal, eu tenho uma duvida! eu toco violao a 4meses ,e ja tenho um pouco de agilidade e tambem ja sei tocar algumas musicas ,mas eu queria saber o q significa aqueles numeros no solo? Eu quero saber o que e, quero fazer um solo mas nao consigo, eu nao sei isso ainda pq eu comecei a tocar violao sozinho e em casa ,e ai eu queria q vcs me tirassem essa duvida, se puderem eu agradeço! ah manda um solo pra mim se puder pra ve se eu aprendo!VALEU

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Leandro rj
aqueles número tipo assim:

e-------)---)---)---)(-----------------1---1-1-1---1---
B--4---6---6---6---6--6--4-------------1---1-1-1---1---
G----5----------------------5-3-1------2---2-2-2---2---
D---------------------------------3-1--3---3-3-3---3---
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


se for isso, chama tablatura. dá uma busca aqui no forum de violão e no de guitarra, que voce encontra muita coisa. e no cifra club acho que tem explicação pra ler isso. é facil, só precisa treinar.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


jr sound
o que costuma-se chamar de sétima aumentada é a sétima maior, e não a sétima maior aumentada mais meio tom (como se faz geralmente, com a sexta, a quinta, etc...). é meio tom acima da sétima menor. não sei por que isso, é um pouco confuso.

mas a sétima costuma ser chamada apenas de sétima, e não de sétima menor também. eu acho que é por que ele é muito usado no acorde da quinta (I IV V7 I), que cai a setima menor. sei que isso me confundiu muito pra aprender as escalas e os acordes. depois que eu admiti isso (entender o porque eu não entendi), ficou mais facil de raciocinar.

se voce, ou algum dos amigos aqui do forum souber me explicar melhor o porque disso, ficarei muito grato.

Leandro rj
Veterano
# jul/07
· votar


O Solo q eu falo e quando aparece os numeros assim ex: 34-22-23-10-12,34,22%%%%

warmlock
Veterano
# jul/07
· votar


Leandro rj
34 = 4ª casa da 3ª corda
22 = 2ª casa da 2ª corda
23 = 3ª casa da 2ª corda

...e assim por diante

Leandro rj
Veterano
# jul/07
· votar


deixa eu ve se eu entendi ex: 12 = 2ª casa da 1ª corda

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


olha kiki! pelo que sei nós temos que seguir sempre pelos intervalos ,pois existem regras nas fórmulas que são como o leandro panucci comentou de 5,5 tons,em relação a 7 em que me referi ,e que não existe é a aumentada.esse sinal de + que levam algumas cifras significa maior e não aumentada que é = aum.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Leandro rj
é isso mesmo...
esse jeito de escrever é uma tablatura num formato compactado, muito ruim de usar... não dá pra ter mais que uma nota por vez. se encontrar tablaturas daquele jeito que eu moestrei é bem melhor.

jr sound
essa diferença entre setima maior e setima aumentada ainda não saquei...

o que seria esse aum? eu conheço quarta aumentada, essas coisas.

eu sempre chamei de setima aumentada o 7+, pode ser que eu chame pelo nome errado... mas é esse de 5,5 tons mesmo. :-P
o importante é usar o acorde certo no lugar certo.

é que o que se chama de sétima é o intervalo de 5 tons, que seria a sétima do sol na escala natural (V7). e se usa muuuuuito mais que a 7+.

eu tenho um problema sério, por que nunca peguei um metodo ou uma apostila, então fui aprendendo um misto de revistinhas, internet, amigos, e agora o forum. e cifras não tem organização nenhuma, cada um escreve de um jeito. principalmente na internet.
tipo aquela diferença de add e sus que tá lá em cima. achei muito bom aquilo, nunca tinha visto.

valeu!

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Exemplo da formação dos Acordes de Sétima

- Maior ...........................Dó Mi Sol Si - Dó Maior Sétima Maior
- Dominante .......................Dó Mi Sol Sib - Dó Maior Sétima Menor (Dó Maior Sétima)
- Aumentado........................Dó Mi Sol# Si - Dó maior com Quita Aumentada
- Menor............................Dó Mib Sol Sib - Dó Menor Sétima
- Menor com Sétima Maior...........Dó Mib Sol Si - Dó Menor Sétima Maior
- Meio Diminuto....................Dó Mib Solb Sib - Dó Meia Diminuta (Dó Menor Sétima com Quinta Diminuta)
- Diminuto.........................Dó Mib Solb Sibb - Dó Diminuto

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar




INTERVALO SIMB. TONS


Tônica ou Fundamental -- --

segunda menor b2 0,5

segunda maior 2 1,0

segunda aumentada #2 1,5 |_ enarmônicos
terça menor b3 1,5 |

terça maior 3 2,0

quarta justa 4 2,5

quarta aumentada #4 3,0 |_ enarmônicos
quinta diminuta b5 3,0 |

quinta justa 5 3,5

quinta aumentada #5 4,0 |_ enarmônicos
sexta menor b6 4,0 |

sexta maior 6 4,5 |_ enarmônicos
sétima diminuta b7 4,5 |

sétima menor 7 5,0

sétima maior 7M 5,5

oitava justa 8 6,0


Intervalos maiores, quando diminuídos em um semitom,
tornam-se intervalos menores; e vice-e-versa.

Diminuir um intervalo menor, torna-o diminuto.
Aumentar um intervalo maior, torna-o aumentado.

Intervalos justos, quando alterados, tornam-se diminutos
ou aumentados.

Ex. não existe 5a maior, existe quinta justa.
não existe 5a menor, existe quinta aumentada.

Observando que da fundamental até a sua repetição
(8a justa), temos 6 tons. Os intervalos enarmônicos
de #4 e b5 dividem a escala ao meio - intervalo de 3,0
tons. Este intervalo é chamado de trítono, e acordes
com este intervalo recebem um tratamento especial.

Guarde essas regras.

:)


jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


valeu leandro essas regras são muito importante sim guardarei concerteza abraços.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


só uma pergunta, na partitura quando se escreve pela ordem dos acidentes fixos colocando os 7 acidentes de C# D# E# F# G# A# B#
o E e o B levam um acidente, aí é que me confundo,porque eu já vi em partitura essa sétima aumentada na pauta,tambem só vi uma vez,será que ela ta errada ou na forma escrita pode ser correto.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


eu vi essa partitura no site www.musicaeadoracao.com.br

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
grande pequeno mestre! muito boa a sua explicação dos aumentados e diminutos.

jr sound
não sei se é o que voce perguntou, mas quanto todas notas estão sustenidas, o mi e o si ficam sustenidos sim. por que se voce que um intervalo de meio tom do F - F# (por exemplo escala de F# maior), o F# é a tonica, e o E# é a sétima maior.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


jr sound

Como disse o kiki, as notas E e B podem aumentar, como as notas C e F também podem abaixar. Depende da armadura de clave, do tom. Mas se você observar que existe um intervalo de 7a aumentada na partitura, então está errada a partitura. A nota B# é a 7a maior de C#. Se tiver 7 suatenidos na armadura de clave e tiver a nota C, está errado, porque foi gravado como 8a diminuta... aí é "chupar o pau da barraca", como diria a Magda.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


e´mas esta o C# na pauta

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algumas dúvidas teóricas!