Algumas dúvidas teóricas!

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# set/05


Caros colegas:
Tenho algumas dúvidas com relação a teoria e gostaria que vocês me ajudassem:

Eu terminei o capítulo de formação de acordes da apostila que estou estudando (aquela vendida pelo MVHP), e aprendi como formar os acordes maiores (1ª, 3ª maior e 5ª), menores (1ª, 3ª menor e 5ª), os acordes com 7ª (acrescenta-se a 7ª menor), com 7ªaumentada (acrescenta-se a 7ª maior), os acordes suspensos de 2ª e 4ª (1ª, 2ª ou 4ª, e 5ª), os de 6ª (adiciona-se a 6ª maior), os acordes 6/9 (adiciona-se a nona ao acorde de 6ª), os acorde de 9ª, 11ª e 13ª (adiciona-se a 9ª, 11ª ou 13ª ao acorde de 7ª), os diminutos (1ª, 3ªmenor, 5ªmenor e 6ª maior), os acordes com baixo invertido, e os acordes com a indicação do que deve ser tocado, como por exemplo os acordes Add. Até aí tudo bem, nenhum mistério, só listei esses acordes e a formação dos mesmos para vocês me dizerem se aprendi certo, e pra ajudar quem ainda não viu essa parte. Agora vamos as dúvidas !

O que exatamente significa um acorde "suspenso"? A apostila só diz que eles não são "maiores nem menores", mas qual a lógica deles? Diz também que eles "costumam" aparecer nas formas sus2 e sus4, mas não deixa claro se essas são as únicas formas possíveis ou se existem outras. Tenho a mesma dúvida em relação aos diminutos? Qual a lógica? A julgar pela 3ªmenor e 5ªmenor da formação eu concluiria que o "diminuto" refere-se ao tom, mas e a sexta maior, o que faz aí?

Todos os tipos de acordes existentes estão listados aí? Ou existem outros que a apostila não abordou? Quais?

A apostila se refere também aos acordes "consonantes" e "dissonantes", mas não explica claramente como classificar os acordes dessa forma. Por exemplo, seriam os acordes puros consonantes, e os de sétima dissonantes