Autor |
Mensagem |
anonimo_83 Veterano |
# ago/05
· votar
albertoellobo
eruditismo no Brasil, vai morrer de fome...
Sério!? Eu nao to morrendo de fome, sou ate gordo por sinal! que ideia futil! heheheheh!
Eu prefiro tocar na maior sinfonica do que para os ignorantes do meu bairro ou do seu! hheheheh! Se querem ouvir o que eu tenho pra tocar legal, se nao tem capacidade de apreciar entao eu nao toco! Pode ser a rainha da inglaterra ou o lula nao importa! Eu toco primeiramente para mim, nao para os outros!
abraços
|
Rafael neto Veterano |
# ago/05
· votar
esse éo balbinao que todos nos conhecemos !!xDxP
|
CaimDark Veterano |
# ago/05
· votar
huauhauauhauauaauhauuaauauhauhauhauhauhahuuahauhauhauhauhauhahuahuauha uhauhahuahuahua.
|
Rafael neto Veterano |
# ago/05
· votar
ta fugindo do msn caim..ashuauhsahusa pode deixa q eu te bloqueio e deleto aki no meu msn ai vc pode entrar abraços!!
|
CaimDark Veterano |
# ago/05
· votar
Rafael neto
uhauhauauahuahuhauhauahuah. Ó o doido...
|
ilzo fuzaro Veterano |
# ago/05
· votar
albertoellobo
Pensei que você não fosse aparecer, mas já que criou coragem de enfrentar a minha ira, lá vai:
Virtuosismo, de fato não é tudo, e se fosse não valeria a pena estudar música.Milhares de pessoas estudam música e bem poucos virtuoses existem no mundo.
No seu tópico você fala de um amigo que mudou radicalmente após ter iniciado o estudo de música erudita; eu estaria mentindo se afirmasse que nunca vi isso acontecer. Já vi várias vezes,sim. E tambem já vi mudanças de comportamento em jovens que começaram a ouvir rock. O cara era normal, depois que se meteu com o tal rock passou a se drogar, dar uma de violento, se vestir todo de preto e enfiar pregos e agulhas pelo corpo. E só admitia música se fosse rock, qualquer outro gênero era uma ofensa.
Só ouso afirmar o seguinte: Fanatismo é prejudicial. Seja pelo erudito, rock,samba ou baião.
Não sou um virtuose. Nunca quis ser concertista, recitalista ou algo do gênero,tenho o maior respeito por quem toma uma decisão destas, pois, como já foi dito acima é um caminho de renúncias. Como apesar de casado eu frequento o puteiro 2 vezes por semana, bebo, fumo e adoro a esbórnia, não tenho o perfil de um virtuose. No entanto admiro todos os que tocam violão da maneira correta, sabendo explorar toda a potencialidade do instrumento e detesto todos os que denigrem o violão, limitando o instrumento a sua ignorância.
|
ilzo fuzaro Veterano |
# ago/05
· votar
Balbino Junior
Eu prefiro tocar na maior sinfonica do que para os ignorantes do meu bairro ou do seu! hheheheh! Se querem ouvir o que eu tenho pra tocar legal, se nao tem capacidade de apreciar entao eu nao toco! Pode ser a rainha da inglaterra ou o lula nao importa! Eu toco primeiramente para mim, nao para os outros!
Taí gente: Isso é tocar por gosto, por prazer, e não para conquistar a simpatia e os aplausos dos outros. Valeu Balbino!!!!!!!!
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
ilzo fuzaro
Antes que este assunto gere mais confusões, vou botar aqui algumas mensagens que eu já havia postado no top "alguém ae curte legião":
______
Ainda sobre o erudistismo...
1) Eu fiz uma pergunta, não uma ofensa;
2) Eu não sou contra o perfeccionismo que o ser humano tem que buscar para ser bom. Eu mesmo me considero um perfeccionista. Só que faço de tudo para não perder o bom-senso e o contato com a realidade. Ora, digamos que eu seja músico erudito... se eu estou em uma festa doméstica, tenho que saber que não posso exigir que o som tenha a qualidade de uma orquestra se apresentando no Teatro Municipal. E que não tem graça nenhuma uma festa regada à ópera, se a maioria alí não é erudita.
3) quando disse que esse meu amigo ficou chato, não foi porque ele passou para o lado erudito. Foi porque ele passou a criticar e negar o que antes gostava, tentanto fazer, quem sabe, uma espécie de "PRESSÃO PSICOLÓGICA" contra a gente (tipo: eu toco prakct todas músicas que eles gostam e o grupo sem mim não é o mesmo. Agora que eu tou tocando clássico eles vão ter que aceittar o meu lado erudito; eles é que tem que se nivelar a mim; etc). E isso se deu depois que ele passou a estudar música erudita, sendo, portanto, a culpada direta, ao meu ver;
4) Ele continua meu amigo, pois, como sou bastante versátil, já aprendi a conviver com ele;
5) Nada tenho contra a música clássica, erudita, etc, ou contra quem n'ela sente prazer; e tenho muitos amigos (as) que curtem erudito também. Eu mesmo também curto, mesmo entendendo patavinas do assunto...
6) Como já disse em posts anteriores, ser músico erudito não tem necessariamente que impedir que se ouça ou goste da música popular, como muitos eruditos pensam
7) Eu não pretendo me tornar um erudito. Pode acontecer que seja necessário, mas eu não penso no assunto.
8) Como no ítem um, não fiz ofensas a ninguém, neo ao eruditismo. Apenas relatei um caso verídico seguido de uma pergunta pessoal.
_______
Concluindo...
1) Eu admiro e até gosto de ver um músico violinista tocar, uma virtuose dessas que sabem tudo sobre o seu instrumento. O que eu não aceito são os caras que porque sabem alguma coisa que vc não sabe fica METIDO A BESTA E ARROGANTE, achando que são o centro do universo, que podem criticar tudo que eles acham que estão errados (ou seja: tudo que não está de acordo com seu gosto. É o cara querer te "atropelar" ou esquecer-se do que já foi, só porque agora tem Know-how. Pra mim, ignorância é isso, alienação é isso.
2) Embora pretenda aperfeiçoar minha técnica e meus conhecimentos sobre música, além de nada ter contra os músicos eruditos e/ou virtuoses, não pretendo me tornar um erudito.
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
E, assim sendo...
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT"
Hehehehehehehehehe :D
|
albertoellobo Veterano |
# ago/05
· votar
Já ía me esquecendo... a mensagem que postei no Top "alguém ae curte legião", contando a história de um amigo meu, e que gerou inúmeras confusões foi essa:
________
Sobre o erudistismo...
Pô. Eu tenho um amigo que ocorreu uma coisa curiossíssima com ele. Ele era um cara superexpansivo, alegre, zoador, coisa e tal. Um puta companheiro. Adorávamos convidar ele pra sair pra balada, pegar umas minas, ir prum show de rock, acampamentos, viajar, etc. Aí o cara decidiu aprender violão. Primeiro rock, o popular 1,2,3,4, e ele dava show junto da galera. Ninguém da nossa turma tocava no violão melhor do que ele sons tipo Legião, Engenheiros, Pink Floyd, Guns N' Roses, Iron Maiden, RHCP, Radiohead, etc. Depois, por influência de seu tio, que é maestro, entrou para a Academia Villa-Lobos (aqui no Rio) e deciciu aprender violão erudito. Pô, tem que ver como o cara mudou! Aquele jeitão alegre, bagunceiro, deu lugar a um cara sério, introvertido, ranzinza e até chato. Agora, ao invés de curtir as coisas boas vida, ele vive procurando erros para criticar. Vez em quando a galera ainda insiste em convidar ele pra uma dessas festinhas domésticas, chega lá o cara fica criticando a música, o timbre do som, o grave defeituoso, o solo pobre da música, a desafinação do cantor, seqüencia harmonica da música, etc. Videoke então, nem pensar!
Aí eu fico pensando, será que aprender erudito torna as pessoas chatas assim?
______
Segue ainda a pergunta, que até agora só o CaimDark respondeu...
|
anonimo_83 Veterano |
# ago/05
· votar
albertoellobo
Aí eu fico pensando, será que aprender erudito torna as pessoas chatas assim?
Nao cara, nao é a musica erudita que torna as pessoas chatas, primeiros devemos perguntar pra nos mesmos o seguinte, O QUE É SER CHATO!?
Bem, pra mim um cara chato é um muleke metido a entendedor de musica que nem sabe fazer um acorde de segunda inversao no violao e ja se acha o fodao, toca meia duzia de musicas com os mesmos 3 acordes e ja se acha a ultima coca-cola no deserto, isso pra mim é ser um cara chato, nao so chato como mediocre e ignorante!
Pra esse tipo de muleke pessoas que tocam um estilo simplesmente diferente do que eles admiram ja sao pessoas chatas, como por exemplo, um guitarrista punk odeia de morte um sabista e vice versa, quem toca na noite pra ganhar dinheiro e sente prazer em ser popularmente limitado mas se sente feliz pq a grana ta caindo no bolso, detesta musica nova e arte contemporanea, assim como um artista que viva pela sua arte odeia pessoas marketeiras e "artistas" comerciais!
Entao onde eu to querendo chegar!? Bem o termo chato ou insuportavel, vai de acordo com quem julga, eu sou chato para muitos, mas na minha sala da faculdade outro tipo de ditos instrumentistas sao chatos!
Nao muito longe tomaremos o seguinte exemplo, quais seriam as maiores escolas de musica!? Bem se tratando em pesquisa e desenvolvimento, podemos citar apenas duas, a musica Erudita e o JAZZ, onde o primeiro parte de um processo artesanal de construção musical onde o segundo visa mas a criatividade do interprete no momento da execução, o principio do segundo parte da improvisação e do fazer na hora!
Em qualquer faculdade ou universidade de musica em todo o mundo, serao sempre esses dois meios musicais predominantes, onde quase que constantemente, Eruditos e Jazzistas nao se trombam e nao se aceitam, claro que isso nao é uma norma muiito menos uma regra! Essa semana eu ouvi dois musicos de Jazz que me impressionaram, o Coltrane e Charlie Parker, meu achei incrivel a genialidade dos caras, os caras sao bons!? CLARO, mas eu nao compraria cd nem de um e nem do outro pq nao suportaria ouvir um cd deles inteiro! Ou seja, respeito os caras, os caras sao bons, mas a musica deles é tao cansativa para os meus ouvidos que eu nao consigo ouvir por mais de 10 minutos, assim como os jazzistas quase nunca conseguem ouvir uma sinfonia inteira e dizer o que aconteceu ali!
Entao quem é o chato!? O erudito ou o JAZZ!? Depende de quem diz!?
Eu digo que JAZZ é chato um Jazzista diz que erudito é chato e assim por diante!
Entao nao é a erudição que torna alguem chato, pelo contrario, as pessoas que nao estudaram é que criam o conceito chato pq nao suportam as mudanças so isso! Seja o que for, seja erudito seja rock, seja pagode ou seja jazz!
Aos amigos rockeiros do forum, se um amigo se tornasse fan do Belo e começasse a pintar o cabelo e andasse e se portasse como pagodeiro, ele tb nao seria tido como chato a partir dai? heheh
Pois é!
Entao esqueçam esse negocio, o que rola aqui é que as diferenças nao sao aceitas, volto ao meu exemplo, nao é pq eu nao suporto jazz que vou falar que genios como Coltrane sao ruins, eu so digo que algo é ruim quando realmente nao é bom ao meu ver, nao pq é de um estilo ou de outro isso é bobeira, Luiz Gonzaga foi genial, e nem por isso eu gosto de baiao! rs!
Abraços e espero ser compreendido!
|
anonimo_83 Veterano |
# ago/05
· votar
ilzo fuzaro
Vc chegou a ver meu video cara!?
|
CaimDark Veterano |
# set/05
· votar
O tópico era sobre o que mesmo??!?!?!?? Ah tá, Li jie...
|
CaimDark Veterano |
# set/05
· votar
ilzo fuzaro
E tambem já vi mudanças de comportamento em jovens que começaram a ouvir rock.
Bem colocado, isso acontece também, além de incontáveis outros exemplos. Mas como eu disse, não acredito que Rock ou erudito ou que for tenha força pra mudar tanto uma pessoa. Provavelmente é um conjunto de fatores, dentre os quais a música é apenas um deles.
Só ouso afirmar o seguinte: Fanatismo é prejudicial. Seja pelo erudito,
Pô, tenta explicar isso pro Balbino então...
Não sou um virtuose.
Putz!! Sabe que eu já tava imaginando que você tinha todo o Perfil de um virtuose?? Um cara que dormia tocando e acordava tocando e que é "casado com a música", não com mulher, hehe!! Mas é isso aí, vivendo e aprendendo. Como já diz o dito popular, as aparências enganam!
Entao nao é a erudição que torna alguem chato, pelo contrario, as pessoas que nao estudaram é que criam o conceito chato pq nao suportam as mudanças so isso! Seja o que for, seja erudito seja rock, seja pagode ou seja jazz!
Acho que não é exatamente disso que ele tá falando. Não é só uma questão de ficar "chato" no gosto musical , é uma questão da pessoa mudar completamente, ficar irreconhecível, não só no tocante a música, e ficar difícil de conviver.
Aos amigos rockeiros do forum, se um amigo se tornasse fan do Belo e começasse a pintar o cabelo e andasse e se portasse como pagodeiro, ele tb nao seria tido como chato a partir dai? heheh
Pois é!
Se ele não começasse a encher o saco direto, com certeza não. Aliás, não falta quem goste de pagode entre meus colegas. Eu prefiro um bom Renato Russo, não gosto de pagode, mas não fico enchendo o saco se tem pagode tocando no lugar que tô. Se eu estiver muito incomodado posso ir embora, não preciso estragar a diversão das pessoas que estão ali curtindo.
o que rola aqui é que as diferenças nao sao aceitas
Curioso você falar isso, porque, sinceramente, ainda não ví um cara nesse fórum que tenha MENOS respeito pelas diferenças do que você. Tem umas horas que tu ficas parecendo um inquisidor, fala sério...
|
Autumn Wishes Veterano |
# set/05
· votar
YES
ele ja descobriu o choro sim, tantoé que gravou os 12 estudos de Villa
eu tenho esse material, e é de muita qualidade
|
ilzo fuzaro Veterano |
# set/05
· votar
Balbino Junior
Claro! Você acha que eu ía perder? Dei o meu modesto parecer, depois de ter visto 3 vezes! Vá lá e confira!!!!!!!!!! Valeu, cara!
|
ilzo fuzaro Veterano |
# set/05
· votar
CaimDark
É, as aparencias enganam. Sou um músico erudito, não um virtuose. Nunca pretendi ser um virtuose, apesar de admira-los. Sou casado com uma mulher, tenho 1 casal de filhos e frequento o puteiro 2 vezes por semana. Tenho apreço pela música popular e já afirmei isso muitas vezes nesse fórum. Jamais ataquei alguem por não ser um erudito, tenho amigos de muitos anos que fazem música popular e nunca sugeri a nenhum deles tornar-se erudito. Quando ouço o meu amigo Geraldinho cantar Potiguarina fico encantado com a sua cultura e com o seu conhecimento da história do seu Estado.
|
ilzo fuzaro Veterano |
# set/05
· votar
albertoellobo
Esse teu amigo esta parecendo a minha tia. Ela era professora de piano e na juventude foi comparada a Magdalena Tagliaferro. Era uma virtuose, com um futuro brilhante, passagem marcada para a Europa, e aí estourou a 2 guerra. O mais absurdo é que quando estava tocando parecia um anjo, quando não estava era ironica, pedante e ás vezes até cruel. Estudei no mesmo conservatório em que ela era professora, ela jamais me dirigiu o olhar. Eu era um estudante de violão( na opinião dela instrumento de bêbados e vagabundos), e ela era uma professora de piano ( instrumento de sábios).
Não responsábilizo a música erudita por isso. Conheci muitos músicos eruditos que são alegres, divertidos e bons amigos.
E também conheci muitos músicos populares que não são lá muito humildes, que se acham etc...
pois é...
|
albertoellobo Veterano |
# set/05
· votar
ilzo fuzaro
Balbino Junior
Lendo as respostas vejo então, vcs chegaram aonde eu pensava:
A aliennação existe. Ela é um fato. Mas em todos os segmentos. Inclusive no erudito!
|
albertoellobo Veterano |
# set/05
· votar
CaimDark
Eu tb tenho algums amigos pagodeiros e me dou superbem com eles, assim como alguns MPBistas, Jazzistas, Rastafaris, Bluesman, Forrozeiro, funkeiros e etc. Agora, ninhguém merecce um cara chato por perto. Seja qual for o gosto musical do cara...
|
ilzo fuzaro Veterano |
# set/05
· votar
Virtuoses também tocam música popular, lá vai um exemplo:
http://rapidshare.de/files/4632555/Carlos_Barbosa_Lima_-_Barroso_-_Aqu arela_Do_Brazil.wmv.html
|
albertoellobo Veterano |
# set/05
· votar
ilzo fuzaro
Virtuoses também tocam música popular,
Cláro! Eu tenho uma mp3 do Paul MacCartney, onde ele compos uma peça que eu acho que é clássica, unindo com a british popular. Ficou dez!
|
CaimDark Veterano |
# set/05
· votar
albertoellobo
Vixe, quando o Balbino ver que você se referiu ao Paul Mcartney como virtuose vai ficar roxo de raiva, é capaz até de contratar um esquadrão de extermínio pra te apagar, huauhauhauauauauha :)
|
heathcliff Veterano |
# set/05
· votar
albertoellobo
Nussa, que história cabulosa essa O.o''
Vai ver o cara ficou tão aficionado pela música que passou a viver "a musica" e não "a vida".
Ou algo do tipo O.o''
|
heathcliff Veterano |
# set/05
· votar
ilzo fuzaro
Que legal esse vídeo de aquarela do brasil!
|
albertoellobo Veterano |
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar
CaimDark
Vixe, quando o Balbino ver que você se referiu ao Paul Mcartney como virtuose vai ficar roxo de raiva, é capaz até de contratar um esquadrão de extermínio pra te apagar, huauhauhauauauauha :)
O Paul McCArteney toca muito. Tem total domínio da música dentro do estilo que ele faz, logo, é uma virtuose. Só que ele, mesmo sendo um cantor/instrumentista/compositor pop, compôs um tema classico lindíssimo: A música "We all stand together, de 1976 ou 77". Uma prova de que o clássico NÃO É ANTAGÔNICO AO POPULAR, e vice-versa.
|
anonimo_83 Veterano |
# set/05
· votar
albertoellobo
Ao contrario do que o Caim disse nao fiquei roxo de raiva, pelo contrario, dei muita risada do seu comentario, virtuose é quem tem dominio de tecnica, eu adoro o Paul Mcartney, amo Beatles, mas chamar o Paul de virtuose no mínimo é falta de conhecimento! Outra coisa, ele nao compos Algo classico!? Qual a forma!? Ronsó? Forma Sonata!? é um concerto para qual formação de camara!? Se for uma canção é cantada por qual voz!? Soprano, Mezzo Soprano, Contralto, Baixo, Barítono ou Tenor!?
BEm eu duvido muito que seja algo classico, mas se vc ta dizendo... Vou esperar a sua definição antes de concluir minha opiniao!
abraços!
|
albertoellobo Veterano |
# set/05
· votar
Balbino Junior
Paul de virtuose no mínimo é falta de conhecimento!
Eu o acho uma virtuose..
Outra coisa, ele nao compos Algo classico!? Qual a forma!? Ronsó? Forma Sonata!? é um concerto para qual formação de camara!? Se for uma canção é cantada por qual voz!? Soprano, Mezzo Soprano, Contralto, Baixo, Barítono ou Tenor!?
BEm eu duvido muito que seja algo classico, mas se vc ta dizendo... Vou esperar a sua definição antes de concluir minha opiniao!
Busque a música na internet e vc mesmo avalie, já que o músico erudito é vc, não eu. Pra mim, a música "We All stand together" é classíco..
|
anonimo_83 Veterano |
# set/05
· votar
albertoellobo
Eu o acho uma virtuose..
na nossa concepção de musica boa ou musica ruim podemos ate discordar e quase sempre ambos estarmos com a razão de acordo com o nosso ponto de vista!
Mas na questao de virtuose nao funciosa assim, virtuose é aquele que tem pleno dominio da tecnica de seu instrumento! Isso é ser um virtuose e o Paul definitivamente nao o é! Se ele fosse o retano tb seria, raul seixas seria, titas seria, Pitty seria e assim por diante! o que nao é verdade!
Quanto a musica nao tenho como buscar, hospede ela qe terei o prazer de ouvir afinal eu gosto de paul mccartney!
abraços
|
CaimDark Veterano |
# set/05
· votar
albertoellobo
Não te falei? uhauhauhauahuhauhauha :)
|