Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/05 · Editado por: Moderador


Fala, galera! Este Topico é pra colher opiniões sobre a importância da Legião Urbana na vida de Vcs, Bem como o eterno mito Renato Russo, que particularmente, eu adoro.
Não esqueca de dizer qual as duas músicas da Legião que vcs mais gostam de tocar no violão (só valem 2 músicas), valeu!

edit: evite digitar com CAPS LOCK ligado

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
O unico mérito do Legiao Urbana está nas Letras! PQ os musicos em si eram mediocres, mas podemos dizer que o Renato era um poeta e o que encanta milhares de pessoas em legiao nao é o carater musical mais sim as letras!

Quanto as musicas... quando eu tinha uns 14 anos eu ouvia muito o cd tempestade, acho ele de uma depressao imensa! Hj quando ouço fico ainda mais depressivo, nao consigo imaginar como eu pude ouvir algo tao ruim na minha infancia! . rs!

e vcs!? hahaaaha

TASIVA
Veterano
# ago/05
· votar


revolucionou o uso dos acordes constantes

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


fez muita gente pensar mais...

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


Acho que a mensagem que eles quiseram passar foi o que valeu. Pelo menos faziam os jovens pensarem mais sobre algumas coisas.

Realmente o que marcou foram as letras, a música é bem simples, nada demais, como o Balbino disse.

Mas valeu, eu escutei legião até enjoar. Hoje já não aprecio mais. Qdo era mais jovem, adorava. Mas ainda acho que Renato morrer tão cedo foi uma grande perda sim.

As duas músicas que mais gosto são: índios e faroeste caboclo.

Mas a qualidade musical deles nem se compara a Chico Buarque, Tom Jobim etc. Nem de longe.

Paulo Feresin
Veterano
# ago/05
· votar


revolucionou o uso dos acordes constantes


ahuahuahua boa

Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# ago/05
· votar


Mas é claro que a tempestade era um depre ,porra meu, o cara sabia que ia morrer e expressou o que sentia ,mas os outros trabalhos eram demais, acontece que Renato seguiu um estilo para agradar e conseguiu
só que tem gente que não sabe do seu verdadeiro talento que não teve tempo de mostrar, falaram aí que nem se compara com Chigo Buarque etc....estão enganados e tem que respeitar mais nosso poeta e músico
quero ver o Chico Fazer uma obra de Arte com poucos acordes como Renato Fazia ,Você Sabia que Renato estava com projetos de Compor Músicas orquestradas,e na minha opinião não Tem voz mais bonita do que a dele e se ele quisesse cair no lado mpb ele tinha talento de sobra e colocaria muitos no bolso e pra terminar ,Renato Russo Fazia Músicas com Facilidades chegando a escrever uma única só vez e rapidamente colocando Melodia

Viram oque ele Fez com a música do Tom Jobim mesclando com Como uma onda em Italiano e Renato Cantando Gente Humilde com uma afinação perfeita.

Então se não conhece não diga que não se compara com fulano ou ciclano.

Alberto, as duas que eu gosto de tocar mais é Metal contra as nuvens e Índios acústico

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Cara... Legião significou muito pra mim, em vários aspectos. E hoje só estou aqui nesse fórum de violão por causa da Legião Urbana. Mas deixa que amanhã eu falo um pouco mais sobre isso que já tá muito tarde pra escrever mais um post gigante...

Não esqueca de dizer qual as duas músicas da Legião que vcs mais gostam de tocar no violão

Infelizmente eu toco há muito pouco tempo, sei poucas músicas e ainda tenho dezenas de músicas da Legião para aprender. Mas entre as que eu gostaria muito (e vou) de aprender a tocar estão Andrea Doria, Índios, Teatro dos Vampiros e Vento no litoral, entre incontáveis outras. Das poucas que sei, as duas que mais gosto de tocar são Tempo Perdido e Quase sem querer.

CaimDark
Veterano
# ago/05 · Editado por: CaimDark
· votar


E ae turma. Sobre a importância da Legião pra mim...

Vocês vão achar engraçado, mas até poucos anos atrás eu nem de música gostava. Violão então, vixe... na minha família não tenho absolutamente nenhuma influência musical, além da maior parte de meus familiares morar longe. E desde cedo acostumei a passar os dias sozinho em casa por ser filho único criado por mãe solteira. Então fora os amigos, não tinha nenhum elo de contato com a música. E as músicas que via não me chamavam atenção nenhuma, nem mesmo Legião. É curioso, nem eu mesmo sei porque. Todos meus amigos viajando na Legião, alguns aprendendo violão dos 15 anos em diante, e eu não via graça em nada daquilo. Só depois que parei pra realmente prestar atenção na música, com uns 16 anos por aí, foi que comecei a me apaixonar por Legião Urbana. Quando escutei aquelas músicas com mais atenção, de imediato senti afinidade. Aquelas canções eram simplesmente maravilhosas. Sempre tem alguma coisa de alguma música dele que se aplica a qualquer situação. Fiquei realmente maravilhado. Quando estava deprê, ouvia a Tempestade, as duas estações... quando tava num humor mais "rock and roll" ouvia o primeiro ou segundo disco, pros momentos reflexivos outros, enfim, sempre tinha o adequado pra ocasião. Pros momentos românticos então, nem se fala...
Mas enfim. De tanto ouvir Legião, e por gostar de cantarolar enquanto ouvia, comecei a sentir vontade de tocar no violão aquilo que eu tanto gostava de ouvir, até que finalmente comecei a aprender violão esse ano, e ví que ele veio pra ficar! A partir de Legião me interessei por conhecer outras coisas das quais gosto hoje, como Barão Vermelho/Cazuza, Raul Seixas, Cássia Eller, Ana Carolina, alguns nomes do rock internacional, etc. E a partir do violão estou, aos poucos, me interessando em conhecer outros modelos de música, como Zé Ramalho, Alceu Valença, e outros. E a partir daí estou também começando a conhecer melhor a MPB, e tenho gostado muito tambem. Bom, é isso. No meu caso, não seria exagero dizer que devo meu ingresso nesse fanstástico mundo da música e do violão à Legião Urbana.

URBANA LEGIO OMNIA VENCIT!!

Psyco_Terapy
Veterano
# ago/05
· votar


daqui a pouco vem um chingando, espera só!

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Acho que teve grande importância, mas ao mesmo tempo é uma banda superestimada... Dizer que o Renato Russo foi o maior poeta do Brasil já é demais.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Olha realmente, cansei um pouco de discutir Legião porque já disse o que pensava em outro tópico.

Agora, vocês já notaram que o Ilzo postou um tópico sobre o grande violonista Dilermando Reis e que o tópico está caindo??? Afinal, na Legião não havia nenhum grande violonista ou guitarrista, e sendo esse fórum um fórum sobre VIOLÃO, vejo que na verdade poucos se interessam realmente pelo que esse instrumento produz.

É aí que uso o termo alienação novamente... Quem é Dilermando??? - "Ha, não sei, deve ser um velho aí que toca violão, deixa esse tópico cair!!!". Isso é alienação!

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Também já discuti Legião o suficiente por enquanto. Mas galera, leiam o tópico direito, o cara não tá perguntando a importância da Legião Urbana na música ou coisa assim, tá perguntando a importância da banda na vida de cada um, para os que teve alguma importância, claro. É diferente.

Prático

aí que uso o termo alienação novamente... Quem é Dilermando??? - "Ha, não sei, deve ser um velho aí que toca violão, deixa esse tópico cair!!!". Isso é alienação!

Putz, e você diz que não quer alongar o assunto??? Quanta ingenuidade :)

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


Roger lopes
Então se não conhece não diga que não se compara com fulano ou ciclano.

Eu conheço, só expressei minha opinião. Posso estar errado? Sim, assim como você por dizer que não conheço ;)

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Se eu nunta tivesse ouvido Legião na infância, ou se eles nuncs tivessem existido, talvez eu não estivesse aqui, postando este tópico, conversando sobre música emitindo opiniões. Eu seria mais um autômato fabricado para "nascer/crescer/trabalhar/reproduzir/morrer.
Eu só comecei a pensar quando ouvi Renato Russo em "A Dança", e "Baader Mainhof Blues", e isso fez toda a diferença. mem interessei por música, rock, outros artistas, outros gêneros, me interessei pela vida, enfim, curtindo Legião. Comprei meu 1° som (de última geração) em 92, pra ouvir Legião. Depois decidi aprender violão pra tocar Legião. Casei com uma menina que gostava de Legião. Meu filho gosta de Legião. Meu primeiro Cd foi da Legião. O resto veio depois...
As músicas que mais gosto de tocar no violão são são Eduardo e Mônica e "Musica Urbana 2".

vocês já notaram que o Ilzo postou um tópico sobre o grande violonista Dilermando Reis e que o tópico está caindo??? Afinal, na Legião não havia nenhum grande violonista ou guitarrista, e sendo esse fórum um fórum sobre VIOLÃO, vejo que na verdade poucos se interessam realmente pelo que esse instrumento produz.
Prático, me desculpe, mas este tópico é sobre violão, sim. Não reparou na pergunta que faço aos postantes? Agora, se vc não quer participar dele, eu não tenho nadas com isso.

É aí que uso o termo alienação novamente... Quem é Dilermando??? - "Ha, não sei, deve ser um velho aí que toca violão, deixa esse tópico cair!!!". Isso é alienação!

Já que vc quer voltar ao assunto sobre alienação...
Dilermano Reis era violonista e compositor, e ficou famoso por ter ensinado Juscelino Kubstichek a tocar violão.
Ele começou em uma cidade do interior de sampa (que me fugiu o nome agora), nos anos 30. Morreu em 1977. Foi o cara que ensinou Luiz Gonzaga tambem. Meu primeiro método de violão foi dele (Método prático para Violão. Seqüencias e harmonização / A Guitarra de Prata, 11ª edição). Foi nele que eu aprendi fazer meu primeiro acorde (Lá Menor), pra tocar Legião (Daniel na Cova dos Leões). hehehehehe :D
Agora, se os demais internautas não querem saber to tópíco do Ilzo, é melhor deixar o tópico cair do que ficar criando polêmicas entrar lá só pra dizer besteiras (como muitos fazem em outros tópicos).

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Você simplesmente reduziu o Dilermando Reis a um mero professor de violão... depois eu é quem diminui os artistas!

Mas, blz, deste tópico eu tô fora! fui!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Você simplesmente reduziu o Dilermando Reis a um mero professor de violão...
Essas palavras são suas! Eu apenas relatei o que eu sabia sobre o cara. Qualé? Eu não tenho a obrigação de saber tudo! Posso te fazer um milhão de perguntas sobre coisas que sei e que vc não responderia corretamemnte nenhuma. E nem por por isso te acharia burro.
Sob o tópico do Ilzo, logo de cara, vi que não há também nenhuma informação biográfica, que pode ser que este tóp estja lá apenas pra criar polêmica, mas eu, pessoalmente, procurarei me informar sobre esse tal de Dilermando dos Santos Reis, pois me interessa saber sobre ele...

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Roger lopes
Mas é claro que a tempestade era um depre ,porra meu, o cara sabia que ia morrer e expressou o que sentia ,mas os outros trabalhos eram demais, acontece que Renato seguiu um estilo para agradar e conseguiu
só que tem gente que não sabe do seu verdadeiro talento que não teve tempo de mostrar, falaram aí que nem se compara com Chigo Buarque etc....estão enganados e tem que respeitar mais nosso poeta e músico
quero ver o Chico Fazer uma obra de Arte com poucos acordes como Renato Fazia ,Você Sabia que Renato estava com projetos de Compor Músicas orquestradas,e na minha opinião não Tem voz mais bonita do que a dele e se ele quisesse cair no lado mpb ele tinha talento de sobra e colocaria muitos no bolso e pra terminar ,Renato Russo Fazia Músicas com Facilidades chegando a escrever uma única só vez e rapidamente colocando Melodia


Cara em primeiro lugar quero dizer que dei muita risada com a sua opiniao! Em segundo lugar quero deixar claro que tb nao sou fan de musica popular, mas é indiscutível a qualidade de Chico Buarque como Artista e Poeta! Coisa que intimamente o Renanto Russo estaria longe de ser um musico ou poeta como CHICO!
DEIxa eu deixar claro uma coisa, é claro que pra vc pode nao ter sentido, acredito intimamente que vc nem mesmo entende o que se passa nas letras e melodias do Chico Buarque, mas a diferença composicional entre o Chico e esse tal Renato Russo é absurda!
No caso do Chico que tb nao toca violao bem, mas que digamos de passagem entende muito mais de musica do que o Renato Jamais sonhou em entender> AS melodias do chico buarque sao tao ligadas as letras que dentro da musica diria que ficaria dificil extrair uma da outra, a questao de estética composicional e composição das letras é mil anos luz a frente do que o Renato fazia, tanto que eu diria que na musica popular Brasileira Chico Buarque é um dos maiores poetas! No caso do Renato ele escrevia as letras mas os temas compostos por ele como melodia para cantar suas letras eram grotescos, era como se ele fizesse a poesia e saisse tocando os acordes de qualquer jeito tentando encaixar uma coisa na outra!
Pra vc deixo meu conselho, é vc quem nao conhece de musica e nao tem o minimo grau de entendimento composicional para comparar um genio como Chico Buarque de Holanda com um cara que na minha opiniao morreu tarde! Entao nao comprove perante seus amigos do forum ainda mais a sua ignorancia musical!

Abraços

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino

Você precisa comprar um colete a prova de balas agora.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior

Pô cara, pena que você entrou no assunto tão tarde. Se tivesse entrado antes teria incendiado, e num momento em que todos, a começar por mim, estavam escrevendo "com gosto de gás"!

Prático

acredito intimamente que vc nem mesmo entende o que se passa nas letras e melodias do Chico Buarque

entende muito mais de musica do que o Renato Jamais sonhou em entender

os temas compostos por ele como melodia para cantar suas letras eram grotescos, era como se ele fizesse a poesia e saisse tocando os acordes de qualquer jeito tentando encaixar uma coisa na outra!

nao tem o minimo grau de entendimento composicional para comparar um genio como Chico Buarque de Holanda com um cara que na minha opiniao morreu tarde!

Não esqueça de mandar reforçar o colete para segurar projéteis que perfuram blindagens comuns. Um capacete a prova de balas também é essencial. E só pra garantir, é bom ele comprar também uma máscara de gás e um traje especial para se proteger de ataques químicos e biológicos...

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Pô cara, pena que você entrou no assunto tão tarde. Se tivesse entrado antes teria incendiado, e num momento em que todos, a começar por mim, estavam escrevendo "com gosto de gás"!

Nao entendi o pq tarde!? e nem o que vc quiz dizer com Gosto de Gas! hehehe


Mas acho que nao sofrerei nenhum atentado em dizer a verdade nao é!? hahahhaha! Pelo menos espero! rs

Abraços

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Mas acho que nao sofrerei nenhum atentado em dizer a verdade nao é

Depois dessa, acrescente um suprimento reserva de oxigênio a sua lista de compras... :)

Ih cara, dá uma olhada nos tópicos "alguém ae curte legião" e "anos 80 sim e daí" que você vai entender porque disse que você chegou tarde, o que quis dizer com "gosto de gás" e porque estamos brincando sobre você precisar de máscaras de gás e coletes a prova de balas!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Ah tá! NEsses topicos eu nem entrei! Prefiro dar continuidade a discução daqui pq la ja tem coisa de mais pra ler! hehehehe!

abraços

Papa Urubento XVI
Veterano
# ago/05 · Editado por: Papa Urubento XVI
· votar


Balbino Junior

Balbino, vc poderia avaliar este trabalho?

Eu considero isso genial. Vc acha bom? Ou você conhece algo melhor no estilo que possa me recomendar?

Atoyot
Veterano
# ago/05
· votar


Papa Urubento

Putz!! Perfeito esse som que voce postou! Quem é que toca? Alias, esse diretorio todo é seu?

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Papa Urubento XVI
Papa Urubento XVI

Cara eu achei legalzinho! Se vc nunca ouviu violao solando vc até aque engole! Mas nitidamente nao chega nem perto do VIOLAO que eu gosto de ouvir!

Mas deixa eu dizer o que eu nao curti!

1º - o timbre de violao eletrificado é horrivel, nao me desce! E o timbre sujo do violonista tb torna as musicas algo comum e sem acabamento!
2º - Violao de aço junto!? Que merda! O som é muito estralado que me repudia!

Agora deixa eu perguntar, O que vc gostaria de ouvir de bom!?

Quer ouvir violao de verdade entao Procura pra baixar algo no Emule ou Soul Seek de: Andres Segovia, Duo Abreu, John Williams, Julian Bream, Fabio Zanon, MAnuel Barrueco, e etc! Segunda feira eu vou ver se posto uns mp3 tb e coloco o link aqui de grandes interpretes tocando!

Abraços

karnack_jm
Veterano
# ago/05
· votar


Eu gosto muito de Legião... acho as letras do Renato muito boas... sei tocar várias músicas, foram umas das primeiras que eu aprendi... fáceis... :P... mas minha verdadeira passagem para a música, e para o violão mais tarde... foi Engenheiros do Hawaii, que conseidero bem melhor que Legião...


Não esqueça de mandar reforçar o colete para segurar projéteis que perfuram blindagens comuns. Um capacete a prova de balas também é essencial. E só pra garantir, é bom ele comprar também uma máscara de gás e um traje especial para se proteger de ataques químicos e biológicos...

oohohohohohohoh
acho melhor se matar logo... ¬¬

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


karnack_jm
acho que a pessoa que consegue diregir Engenheros do Hawai com certeza nao morre envenenado! hahahahahha!

hello__kitty
Veterano
# ago/05
· votar


A legião foi uma mudança na música brasileira, atraves de suas músicas ideologistas e depressivas"
eu me identifico muito com algumas letras do Renato"
por isso a legião e importante pra mim"....

=P

fabiana fernandez
Veterano
# ago/05
· votar


É perfeitas as musica do legiao eu não sou daquela epoca mais ouço todos os dias as musicas dele, e tb me identifico muito com as musicas

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...