Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Devo avaliar então o grau de dificuldade das peças que eles tocam, a habilidade dos músicos, a variedade de técnicas empregadas e mais uma infinidade de fatores.

E é por isso que estamos falando línguas diferentes esse tempo todo. Você analisa a música do ponto de vista do estudioso, do técnico, e nós estamos falando simplesmente se gostamos ou não, e porque gostamos. Respondendo sua pergunta, entendi sua posição.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
É isso aí. Eu até acho que o Ilzo tá correto no ponto de vista dele. Mas eu, que vou pro lado do gosto/sentimento, acho que técnica não é tudo. Por isso discordamos tanto dele...

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Bem pessoal! Muita agua rolou, mas o Legiao nao ficou bom por isso! Correto!?
Concordo com o Ilzo, as vezes gostamos de muita merda musical, mas sabemos que é merda! Assim como podemos nao gostar de algo que sabemos que é bom! No segundo caso, eu me identifico bastante pq tem muita musica popular de muitissima qualidade que eu simplesmente nao me identifico e nao curto, mas é inegavel que é bom!
A questao, nao é somente gosto, mas sim genialidade de composição! Coisa que nao encontramos em legiao!
Por exemplo, eu posso nao gostar de Monet, talvez eu nem consiga apreciar e prefira mil vezes os quadros que minha vo faz na aula de pintura pra se destrair do que Monet, mas nem por isso minha vo se torna uma artista genial e Monet um pessimo pintor! É isso que o pessoal nao entende, encarar os fatos é bom as vezes, queira vc aceite ou nao!
Por exemplo, a corrupção do PT, vc pode ate julgar que aquele politico que vc admira nao esta envolvido, mas é inegavel que a corrupção ocorreu e existe possibilidade de que o tal esteja no meiO!
é so uma questao de saber analisar as coisas friamente e discernir qualidade de gosto pessoal! Acho que isso ajudaria muito aqui no forum! hehehehheh!

Abraços

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior


Muita agua rolou, mas o Legiao nao ficou bom por isso! Correto!?

Não entendi. O que você quis dizer com isso? Que Legião não ficou bom com toda essa conversa? Ué, claro que não. Uma conversa dessa não torna a Legião boa nem ruim.

É isso que o pessoal nao entende, encarar os fatos é bom as vezes, queira vc aceite ou nao!

Isso é parte do problema, pois figuras como você e o Ilzo se julgam capazes de definir o que é "fato" e o que é "opinião" sem se darem conta que seus "fatos" estão carregados de opinião e influências das mais diversas, quer vocês percebam, quer não.

Por exemplo, a corrupção do PT, vc pode ate julgar que aquele politico que vc admira nao esta envolvido, mas é inegavel que a corrupção ocorreu e existe possibilidade de que o tal esteja no meiO!

Sim, a questão é que... deixa pra lá, é melhor nem começar senão adeus tema... :)

é so uma questao de saber analisar as coisas friamente e discernir qualidade de gosto pessoal! Acho que isso ajudaria muito aqui no forum!

Isso é algo impossível de fazer. Por exemplo, você com certeza é capaz de analisar a técnica utilizada em uma peça de música erudita incomparavelmente melhor do que eu, mas mesmo a sua análise, por mais técnica que seja, não está imune ao seu gosto pessoal. Não existe imparcialidade nem mesmo na ciência, quanto mais na crítica musical.

Mas pessoal, vou repetir: isso não tem nada a ver com o tópico. O cara perguntou a importância da Legião na vida de cada um, não a influência da Legião na música, ou se Legião é bom. Já que é pra voltar a discutir Legião, vamos fazer isso lá no tópico de Legião!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Mas pessoal, vou repetir: isso não tem nada a ver com o tópico. O cara perguntou a importância da Legião na vida de cada um, não a influência da Legião na música, ou se Legião é bom. Já que é pra voltar a discutir Legião, vamos fazer isso lá no tópico de Legião!
E muita gente tb está se esquecendo de dizer as músicas da Legião que mais gosta de tocar no violão...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Me disculpem-me o termo usado, mas é que eu não resistí.
GOSTO É IGUAL A C*Ú*. CADA UM TEM O SEU.
O Balbino e o Ilzo gostam de discutir qualidade via gosto pessoal deles. Ás vezes eu fico rindo sozinho como eles conseguem decretar a verdade dos fatos assim, na maior. Mas suas opiniões são apenas gosto. Assim como as minhas. Basta eles assumirem isso.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto

Não estou aqui para defender o Balbino e o Ilzo, mas pelo que eu mesmo já havia postado, e também baseado em uma mensagem recente do Ilzo, NÃO ESTAMOS DISCUTINDO GOSTO AQUI, estamos analisando a obra no sentido artístico, não o gosto pessoal de cada pessoa. Eu acho que vocês ainda não entenderam esse ponto. Eu sou fã do Pink Floyd, já falei isso n vezes, mas o Pink Floyd É FRACO se comparado à Bach, à Pixinguinha, à George Gershwin (veja que citei músicos de diferentes estilos). Mas para o rock em geral, Pink Floyd é o ápice, fazer o quê?

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Eu sou fã do Pink Floyd
Temos algo em comum: Pink Floyd. Mas porque eu iria - ou deveria - querer comparar artistas tão diferentes? O que isso me acrescentaria? Não poderia simplesmente ouvi-los/senti-los sem a necessidade de ficar comparando?

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto

Você pode ouvir sem ter a necessidade de comparar, perfeito, mas neste caso agente volta à questão do relativismo puro que eu contesto. Tomando como base esse seu argumento, não podemos nem criticar o funk carioca ou o Black Metal... já que nada precisa ser comparado.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
não podemos nem criticar o funk carioca ou o Black Metal...
Eu, particularmente, não critico o Funk Carioca, o Black Metal, o Pagode Paulista, Etc. Simplesmente não os gosto.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Então pronto, você não gosta, da mesma forma que o Ilzo e o Balbino não gostam do Legião Urbana, oras bolas!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
So que o que gerou todos esses posts e tópicos foram as insinuações - explicitas ou dissimuladas - que quem curtia legião era alienado e não sabia de nada. E eu acho que não e por aí. Se eles apenas exprimissem seus gostos pessoais, eu apenas teria lido seus posts, não debatido com eles. Mais isso é fórum, isso é democracia, isso é liberdade de opinião e eu gosto muito disso.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


quem curtia legião era alienado e não sabia de nada

De minha parte, leia novamente meus posts e você vai ver que não associei o Legião Urbana à alienação. Eu havia associado a época, não a banda.

Mas Alberto, em um fórum de violão você há de convir, que existem músicos que apreciam a técnica e a composição mais trabalhada, mais refinada, e já concordamos que isso passava longe do Legião.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
já concordamos que isso passava longe do Legião.
Eu não me lembro de ter concordado com isso. Até porque Legião Urbana eu apenas ouço/sinto, não oos analiso pelo olhar técnico.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


Eu critico, acho funk carioca, sertanejo(nao o raiz, essa merda que vemos na TV), axé(blarg!), e outras coisas, que aliás nem considero música, um lixo.

Assumo que não gosto, mas se a pessoa pergunta o que eu acho eu detono mesmo.

Claro, não fico falando por aí que não gosto, só quando questionado. Pra mim isso já é respeito suficiente.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Pessoal, o que vocês acham da retirada das tropas israelenses da faixa de Gaza?

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Já que é pra esquecer o tema do tópico mesmo, chutei o balde hehehe!!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Que!?
Eu nem tava sabendo! hehehe!
Fico tanto tempo estudando musica como uma alienado musical, heheheh! Que nem tempo para assistir os jornais eu tenho! Talvez seja por isso que eu nao goste de certas coisas, pq se nem tempo pra assistir jornal eu tenho, quanto mais as merdas que a mtv passa para tonar a garotada bitolada! Acho que todo mundo aqui assitiu o Clip Another Brick in the Wall do Pink floyd nao!? Onde as crianças sao vitimas de uma ditadura as vezes nao explícita que faz com que todas pensem iguais e virem salsichas, como bois condenados aos frigoríficos da vida sem terem ao menos uma escolha ou opiniao propria! heheh! A lavagem cerebral é tao grande que ainda hj, alguem acha que nao é possivel comparar BACH A LEGIAO URBANA! PQ!? Ambos nao faziam, musica!? Ambos nao era compositores!? Musica nao é algo universal! Entao pq eu nao posso comparar!? Claro que posso! E enquanto existir obras como as de bach no mundo pq raios eu devo perder meu tempo com lixos musicais como legiao ou MC Serginho ou Chtaozinho E Chororó!? rs!
Mas como uns gostam dos olhos e outros da remela....
Cada um sempre acaba ouvindo o que quer! rs

abraços

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Amiguinho, oque é isso? Eu e o Balbino não somos figuras,somos pessoas. Em tudo, absolutamente tudo, é comum fazer comparações. Um fusca não é igual a uma ferrari, e no entanto os dois são carros. Se o meu gosto pessoal influenciasse a minha avaliação técnica, eu diria que o The Corrs é ótimo. E diria que o Yamashita não toca nada,pois, não vou com os cornos dele.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Você se recusa a fazer uma análise técnica, e acha que quem as faz estão apenas baseado em gosto pessoal. Notou a contradição? Acho que não, então vou falar detalhadamente:
Eu ouço/sinto e gosto de legião e pronto. E se alguem fizer uma análise técnica do trabalho deles, é porque esta querendo decretar uma verdade baseado apenas no seu próprio gosto. Com esse fanatismo você encerra qualquer possibilidade de diálogo. Você se recusa a avaliar e não permite que os outros avaliem, porque no fundo tem medo de avaliar seus ídolos. É você, mais do que todos que esta"" decretando uma verdade"". E a opinião dos outros não é válida, a menos que esteja de acordo com a sua "verdade".

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


o discuçaozinha que nao tem fim! hehehe galera axo que nem vai levar ninguem a lugar algum com esse papo...vamos começar discutir pra acrecentar algo musical pra alguem nao ficar discutindo gostos...Vamos passar pra outros do forum algo que nós sabemos e com isso ajudar e tirar as duvidas e tals..blz? t+ pro6

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Rafael

Em que essa discussão te atrapalha? Você não precisaria ter acessado o tópico.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Pessoal, o que vocês acham da retirada das tropas israelenses da faixa de Gaza?
Acho que tem outros interesses por trás, além da Paz propriamente dita, como dizem. Eles querem que pensemos que é uma atitude em prol da Paz entre Judeus e Palestinos, mas acho que a idéia central é mesmo criar e disseminar mais uma democracia no Oriente Médio, depois do Iraque. Uma espécie de "Cerco estratégico" à Síria, Arabia Saudita e Irã. E Israel também está interessado nesse cerco, além dos Eua e a Europa. É o "sugoduto" em cima das maiores reservas de petróleo do mundo.

ilzo fuzaro
Você se recusa a fazer uma análise técnica, e acha que quem as faz estão apenas baseado em gosto pessoal. Notou a contradição? Acho que não, então vou falar detalhadamente:
Eu ouço/sinto e gosto de legião e pronto. E se alguem fizer uma análise técnica do trabalho deles, é porque esta querendo decretar uma verdade baseado apenas no seu próprio gosto. Com esse fanatismo você encerra qualquer possibilidade de diálogo. Você se recusa a avaliar e não permite que os outros avaliem, porque no fundo tem medo de avaliar seus ídolos. É você, mais do que todos que esta"" decretando uma verdade"". E a opinião dos outros não é válida, a menos que esteja de acordo com a sua "verdade".

Se isso fosse "verdade, eu não estaria neste fórum. Mas uma coisqa eu concordo contigo: "Eu gosto da Legião e pronto".
Ainda se eu fizesse uma análise técnica no trabalho da legião eu ia continuar gostando assim mesmo... quem sabe até mais! E quando disse que não os analiso, é porque eu não sou músico, nem crítico musical, estou apenas APRENDENDO ainda. E não me sinto no direito, nem com conhecimentos suficientes para isso. Mas não tou dizendo que isso é a verdade absoluta. Não. Apenas estou sugerindo que sejam postos na mesa os parâmetros usados para tais análises, que, até agora estão com caa de "gosto pessoal". Pelo menos foi o que eu entendi dos posts neste tópico. Topa o desafio?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Esta topado!!! Amanhà estarei aqui. Se você provar que o legião é técnicamente bom, que tem uma proposta musical bem elaborada e original eu perco. Do contrário eu ganho. E o que vale é a analise puramente técnica, sem favoritismos nem fanatismos. Agora preciso dormir um pouco, pois são 11:45 da noite e eu dou minha primeira aula as 8:00 da manhã.mas amanhã á noite estarei aqui.Abraços!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Você não entendeu, cara. Eu não vou analisar a obra da Legião. O desafio é voce "traduzir", ou seja, revelar quais os parâmentros técnicos/didáticos/teóricos/sei lá, que vc e os demais postantes usam para, digamos, qualificar as músicas da Legião como limitadas. É esse o desafio. Que parâmetros são esses?

Agora preciso dormir um pouco, pois são 11:45 da noite e eu dou minha primeira aula as 8:00 da manhã.mas amanhã á noite estarei aqui.Abraços!
Hahahahahahaha! Me esqueci que tu tá do outro lado do mundo! :D Valew, cara.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Que parâmetros são esses?

1º - dominio tecnico e da postura correta do instrumento! Tanto renato russo quando o Dado = 0 (nao tem postura correta, nao tocam direito e tocando 3 ou 4 acordes ainda conseguem errar durante a musica!

2º - Esquema de composição da harmonia! Sempre ou quase sempre: I-IV-V-I (graus) OU I - V - IV - V - I OU I - IV - V - IV - I!
e por ai vai nao foge muito disso, as vezes pode entrar um III ou VI Grau mas é raro! Se formos avaliar no quesito composicional, ate o latino faz isso no APE dele! hehehe!

3º - Casamento das letras com a melodia - Zero novamente, primeiro escreve a letra depois vai tocando os acordes sem parametros de tempo ou de simetria, e vai criando uma melodia desconforme como se estivesse tentando colocar uma boiada dentro de um fusca, nao cabe, nao combina e ainda assim as melodias se tiverem uma variação de 4 ou 5 notas ja é muita coisa! heheheh!

4º - Arranjos das musicas - a nao ser algumas daqueles cd qual o renato cantou solo e que nao foi ele que elaborou os arranjos e a maior parte das composições, os arranjos sao grotescos , sem a minima criatividade, coisa que um estudante com 3 meses de aulas bem aproveitadas consegue fazer melhor!

5º - Andamento das Musicas - O baterista é tao ruim, mas tao ruim, que ate em gravação de cd ele nao segura o andamento das musicas, o pulso flutua como se fosse instável, dando aquela sensação de maresia para as musicas (vontade de vomitar mesmo)

6º - Questao de afinação dos instrumentos e ouvido dos integrantes da banda - Meu, basta ouvir o cd acustico, ou os ao vivos para ver que o dado villa lobos nem ao menos sabia afinar o instrumento, a afinação dele com o RR nao batiam em diversas musicas, nao sei sinceramente o que teria sido da banda sem os Holdings* (Se é que é assim que se escreve)

7º - Analisando friamente aquele cd acustico é inimaginavel como possa haver tantos erros com tao poucas variações harmonicas, isso prova que os caras nao eram ruins, eram péssimos, para serem ruins teriam que melhorar muito ainda (basta ouvir o disco de 1970 do duo abreu que tb é ao vivo e comparar! heheheh Sacanagem nao é!? hehehe)

O QUE MAIS!?

Bem agora nao lembro de mais nenhum item, deixo para os outros participantes encontrarem mais defeitos! heheheh!

Abraços a todos!

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior

Balbino, eu até voltaria a discutir esse assunto e falaria sobre os pontos que você levantou, mas além de não estarmos no tópico pra isso, você é um cara tão fanático, tão fanático, mas tão fanático por música clássica, do tipo que diz que prefere morrer a se sujeitar a tocar num violão de aço ou que começa a esculhambar um cara do nada simplesmente porque ele citou uma música do Angra pra exemplificar a dúvida dele, que simplesmente não vale a pena a perda de tempo. É como dar murro em ponta de faca.

Abraços!

anonimo_83
Veterano
# ago/05 · Editado por: anonimo_83
· votar


CaimDark
você é um cara tão fanático, tão fanático, mas tão fanático por música clássica

É como dar murro em ponta de faca.

É isso ai! :-D

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
putz, agora que vi que vc respondeu o lance da faixa de gaza! Era só uma ironia cara, numa era uma pergunta "séria" não heheheh :)

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
Você esqueceu de falar dos trastejos, do timbre estridente,do ataque incorreto ás cordas, da falta de pegada, etc,etc etc.....
Mas, detonou direitinho. Tentando colocar uma boiada dentro de um fusca..., porra essa foi cruel! Eu não conseguiria definir tão bem assim!HAHAHA.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que a LEGIÃO URBANA foi importante...